Cristiano Ronaldo

Até parece que o Ronaldo tinha muitas possibilidades quando escolheu ir para as arábias...
Provavelmente era isso ou o Sporting... [:D]

Mas na verdade foi para ser um pioneiro, para servir de exemplo aos jogadores dos decadentes clubes europeus, onde já não se joga nada de jeito, o futuro é a Arábia. Pena é virem jogar à europa e até 4 golos levam do Benfica, esse colosso europeu.

A dissonância cognitiva é mesmo uma coisa espectacular do cérebro humano.

Há um ano atrás mesmo pagando o que pagam metade dos jogadores que agora foram não ia para a Arábia. A Arábia já antes pagava bem e mesmo assim tinha muito poucos jogadores conhecidos.
Mesmo atendendo a restrições, a imagem da China no mundo não tem nada a ver com a imagem da Arábia.
Ronaldo acabou por dar "confiança" a quem poderia ter dúvidas mesmo com o dinheiro envolvido.
Acabou por abrir as portas, essencialmente em termos mentais.
Baiscae também é isso que os árabes pretendem, afirmar a sua mudança de mentalidade no mundo. Vamos ver até que ponto é real.

A Arábia pagava bem mas não era sequer perto dos valores astronómicos que começaram a pagar esta época.
O Banega era o mais bem pago e recebia 10M por ano e tinhas o Talisca a 6M por ano.
Agora tens um Brozovic a 25M por ano, um Milinkovic Savic a 20M por ano, Kante a 100M, Ruben Neves a 15M e até um Jota a 15M

A Arábia pagava bem mas não era sequer perto dos valores astronómicos que começaram a pagar esta época.
O Banega era o mais bem pago e recebia 10M por ano e tinhas o Talisca a 6M por ano.
Agora tens um Brozovic a 25M por ano, um Milinkovic Savic a 20M por ano, Kante a 100M, Ruben Neves a 15M e até um Jota a 15M

É tudo verdade, mas mesmo pagando bem, e 10 milhões já é muito, não tinham praticamente nenhum jogador conhecido. E não acredito que a vontade de qualquer jogador em ir para lá fosse muita mesmo pagando bem como já pagavam.

Se quiseres para exemplificar melhor, se um jogador tivesse um contrato igual para a China e para a Arabia acho que não hesitava nem 10 segundos em escolher a China.
Edit: em minha opinião não há dúvidas nenhumas que Ronaldo ir para lá foi importante para estes jogadores também irem. Foi mais importante Ronaldo ou o dinheiro? Obviamente o dinheiro, isso nem tem discussão como é óbvio. Mas mesmo com todo o dinheiro envolvido alguns jogadores provavelmente não teriam ido ou a hesitação seria muito maior, Benzema, Mané, mesmo Ruben ou um Jota não sei se iriam.

Last edited:
Até parece que o Ronaldo tinha muitas possibilidades quando escolheu ir para as arábias...

Mas na verdade foi para ser um pioneiro, para servir de exemplo aos jogadores dos decadentes clubes europeus, onde já não se joga nada de jeito, o futuro é a Arábia. Pena é virem jogar à europa e até 4 golos levam do Benfica, esse colosso europeu.

Financeiramente não tinha nada nem sequer parecido. É de longe o jogador mais bem pago do mundo, ganha mais que Mbapé, Messi e Neymar juntos! É um absurdo de dinheiro. Ele preferia jogar na Europa num grande clube? Quem não preferia?
Desportivamente acredito que poderia ter outras opções, mas iria ganhar 1/10 do que ganha e num clube menor ou numa liga menor. As possibilidades que tinha só ele sabe.
Messi foi agora para os EUA, tinha mais possibilidades? Tinha, ia era ganhar bem menos, optou pelo dinheiro e fez bem. Tal como já antes foi para uma equipa de 2ª linha de uma liga menor só atrás do dinheiro. è a vida. As opções ou possibilidades são o que são.

No resto se o problema são os resultados nos jogos treino, empataram com o Inter finalista da Champions e com o PSg já depois de perderem com o Slb... passaram a ser um colosso?

Não sei o que a dissonância cognitiva tem a ver com isto...

Felix, estás a ouvir ?!
nada de ir para as Arábias jogar !!!!
tens aqui na Europa montes de clubes interessados em pagar >120M !
não, OK 80M ?
não , OK 60M ?
não , OK 40M ?
prontos, só 10M ou 15M pelo empréstimo de 6-12 meses !!!!!

É tudo verdade, mas mesmo pagando bem, e 10 milhões já é muito, não tinham praticamente nenhum jogador conhecido. E não acredito que a vontade de qualquer jogador em ir para lá fosse muita mesmo pagando bem como já pagavam.

Se quiseres para exemplificar melhor, se um jogador tivesse um contrato igual para a China e para a Arabia acho que não hesitava nem 10 segundos em escolher a China.
Edit: em minha opinião não há dúvidas nenhumas que Ronaldo ir para lá foi importante para estes jogadores também irem. Foi mais importante Ronaldo ou o dinheiro? Obviamente o dinheiro, isso nem tem discussão como é óbvio. Mas mesmo com todo o dinheiro envolvido alguns jogadores provavelmente não teriam ido ou a hesitação seria muito maior, Benzema, Mané, mesmo Ruben ou um Jota não sei se iriam.

goste-se ou não do CR7, parece bastante óbvio, não é !?

Imaginem a celeuma que daria se o tema do debate fosse a origem do dinheiro. E isso é válido para o Ronaldo, como para N desportos que andam a receber rios de dinheiro daquelas paragens (aka petrodolares).

É como aquele meme do Drake: toda a CS "adorou" fazer peças sobre o Qatar e as condições de quem alombou para colocar o Mundial de pé e como os "engravatados" lucraram com isso ... mas tocar nas "vacas sagradas" (desportistas) que andam a receber rios de dinheiro com a mesma origem, aí já assobiam para o lado (no fundo é ainda pior, porque há sistematicamente peças a exaltarem os valores gigantescos e cada novo record batido).

Last edited:
Imaginem a celeuma que daria se o tema do debate fosse a origem do dinheiro. E isso é válido para o Ronaldo, como para N desportos que andam a receber rios de dinheiro daquelas paragens (aka petrodolares).

É como aquele meme do Drake: toda a CS "adorou" fazer peças sobre o Qatar e as condições de quem alombou para colocar o Mundial de pé e como os "engravatados" lucraram com isso ... mas tocar nas "vacas sagradas" (desportistas) que andam a receber rios de dinheiro com a mesma origem, aí já assobiam para o lado.

O dinheiro vem dos nossos bolsos... podia ir para o povo, mas está a ir para os desportistas.
Em todo o caso espera-se que esta moda ajude por pouco que seja a mudar mentalidades por lá, ajude o país a ser mais aberto por exemplo com turismo.

É a diferença entre ter HC na Noruega ou Dinamarca vs na Arábia Saudita, Rússia, Qatar, Angola, etc.

Num lado o dinheiro serve para serviços públicos, fundos soberanos etc.

Nos outros sítios serve para a elite torrar. Em vez de jogarem Sim City ou um simulador qualquer, "brincam" no mundo real, seja lá o custo que for. Enquanto isso o grosso da população continua "quase" na idade média. São opções (a que eu tenho o direito de achar altamente deplorável).

Agora a CS que não se faça de sonsa e está aí forte para malhar nos "cães grandes" da FIFA, UEFA, etc ... mas depois já faz de conta que os jogadores são uns santos no processo.

Last edited:
Financeiramente não tinha nada nem sequer parecido. É de longe o jogador mais bem pago do mundo, ganha mais que Mbapé, Messi e Neymar juntos! É um absurdo de dinheiro. Ele preferia jogar na Europa num grande clube? Quem não preferia?
(...)
(...)
Erro

Felix, estás a ouvir ?!
nada de ir para as Arábias jogar !!!!
tens aqui na Europa montes de clubes interessados em pagar >120M !
não, OK 80M ?
não , OK 60M ?
não , OK 40M ?
prontos, só 10M ou 15M pelo empréstimo de 6-12 meses !!!!!

O Félix se com 23 anos for para as arábias, é um imbecil maior do que parece... Mas OK.

O Félix se com 23 anos for para as arábias, é um imbecil maior do que parece... Mas OK.
O Félix ou vai para as arábias ou arranja um clube do meio da tabela algures por aí ganhar metade do que ganha hoje ou menos. (ou vem para o Slb, que será irá dar ao mesmo em termos práticos) E depois pode correr bem ou continuar a correr como tem corrido, ou seja mal e aí nem dinheiro nem portas abertas.
Embora em momentos diferentes está com o mesmo problema do Ronaldo, quem eu quero não me me quer, nem paga o que eu quero e quem me quer eu não quero.
Em termos de carreira pode ser muito mau, mas também pode não ser, porque ninguém sabe o futuro. E o passado é o que todos sabemos.
Sendo que financeiramente lá pode ganhar tanto como em 3 ou 4 anos num grande clube europeu, essa é que é a realidade.
Como disse um dia destes não queria estar no lugar dele nesta decisão.

O Félix ou vai para as arábias ou arranja um clube do meio da tabela algures por aí ganhar metade do que ganha hoje ou menos. (ou vem para o Slb, que será irá dar ao mesmo em termos práticos) E depois pode correr bem ou continuar a correr como tem corrido, ou seja mal e aí nem dinheiro nem portas abertas.
Embora em momentos diferentes está com o mesmo problema do Ronaldo, quem eu quero não me me quer, nem paga o que eu quero e quem me quer eu não quero.
Em termos de carreira pode ser muito mau, mas também pode não ser, porque ninguém sabe o futuro. E o passado é o que todos sabemos.
Sendo que financeiramente lá pode ganhar tanto como em 3 ou 4 anos num grande clube europeu, essa é que é a realidade.
Como disse um dia destes não queria estar no lugar dele nesta decisão.

Uma coisa é dizeres que não é uma decisão fácil, outra é dizeres que não queria estar no lugar dele [:D]

Já te disseram isso aqui da outra vez. A generalidade das pessoas adorariam estar no lugar dele.

Ele a ir para a Arábia será uma grande incógnita, porque é demasiado novo para supormos que já ficará por lá. Mas depende muito de como correr essa aventura, não é um campeonato que (re)abra portas, mesmo com o hype todo do momento.

Uma coisa é dizeres que não é uma decisão fácil, outra é dizeres que não queria estar no lugar dele [:D]

Já te disseram isso aqui da outra vez. A generalidade das pessoas adorariam estar no lugar dele.

Ele a ir para a Arábia será uma grande incógnita, porque é demasiado novo para supormos que já ficará por lá. Mas depende muito de como correr essa aventura, não é um campeonato que (re)abra portas, mesmo com o hype todo do momento.

Já disseram e eu já expliquei o porquê de dizer isso. Profissionalmente a decisão é muito mais complicada que aquilo que parece e por isso não queria estar no lugar dele.
Ir para a arábia é uma incógnita mas num ano garante estabilidade financeira equivalente a 4 ou 5 anos na europa, se ficar 2 anos ganha mais que ficando na europa a ganhar a champions todos os anos até ao fima da carreira. O problema está aqui, a decisão dele seja qual for tem um risco elevado, um risco financeiro (há portas que só se abrem uma vez) e outra risco desportivo.
Se ele for para a arábia e desatar a marcar golos ou a fazer bons jogos, mesmo numa liga menor irá certamente ter interessados na europa. Se for flop, foi uma boa decisão porque a conta vai ficar cheia na mesma. Se fica na europa e corre mal, todas as portas se fecham como parecem estar a fechar neste momento, pelo menos os clubes que ele quer.

Já disseram e eu já expliquei o porquê de dizer isso. Profissionalmente a decisão é muito mais complicada que aquilo que parece e por isso não queria estar no lugar dele.
Ir para a arábia é uma incógnita mas num ano garante estabilidade financeira equivalente a 4 ou 5 anos na europa, se ficar 2 anos ganha mais que ficando na europa a ganhar a champions todos os anos até ao fima da carreira. O problema está aqui, a decisão dele seja qual for tem um risco elevado, um risco financeiro (há portas que só se abrem uma vez) e outra risco desportivo.
Se ele for para a arábia e desatar a marcar golos ou a fazer bons jogos, mesmo numa liga menor irá certamente ter interessados na europa. Se for flop, foi uma boa decisão porque a conta vai ficar cheia na mesma. Se fica na europa e corre mal, todas as portas se fecham como parecem estar a fechar neste momento, pelo menos os clubes que ele quer.

o problema não é o que ele quer
o problema são os 120M que o atletico pagou e quer reaver parte desse investimento,
por 40-50-60M tinha de certeza muitos (pelo menos alguns) clubes interessados

tambem é verdade que a experiencia em UK correu MUITO mal ao clube a tambem a nível pessoal e familiar da parte dele, o que não ajudou , Claro !

Não acredito que alguém dê 50 ou 60milhões por ele na europa, a não ser da mesma forma que os árabes, com lavagem de dinheiro.
Os últimos 3 anos são completamente banais para um jogador desses valores.

Back