Cruise control

Como esta no post do ecoflex o cc aumenta os consumos pelos motivos referidos, eu utilizo apenas o cc para descansar o pé em viagens longas, para controlar a velocidade prefiro utilizar o limitador de velocidade, sempre torna uma viagem menos monótona do que circular sempre á mesma velocidade e evita exceder determinados limites.

Mas nas descidas o CC trava o carro e mantém a velocidade sempre igual.

Nas descidas mais acentuadas eu desligo para o carro ganhar mais velocidade á borla [:D]

Isso só deve acontecer nas gamas mais altas, os CC mais comuns não tem essa função.

Isso só deve acontecer nas gamas mais altas, os CC mais comuns não tem essa função.

Nem por isso. Na Navara, que não é propriamente uma gama alta, o CC "trava-me" a carrinha nas descidas não a deixando ultrapassar a velocidade pré-determinada.

Last edited:
Alguém já notou que com o CC ligado as "reprises" são mais rápidas do que "pedalmente" com o CC desligado?

Sei que não é impressão minha pq outros colegas meus constataram o mesmo nas Octavia 1.9 de 105cv e nos 320d (os tais dos N47...).

Confirmo... tenho carros com os dois tipos de sistema.

Concordo com o josemanuel... os CC com radar, sobretudo os mais recentes estao num grande nível de funcionamento e proporcionam uma viagem muito mais segura e confortável!

É impressão, como não estás a acelerar sentes mais.

Se fores de lado vais sentir o mesmo efeito.[;)]

Alguém já notou que com o CC ligado as "reprises" são mais rápidas do que "pedalmente" com o CC desligado?

Sei que não é impressão minha pq outros colegas meus constataram o mesmo nas Octavia 1.9 de 105cv e nos 320d (os tais dos N47...).

As reprises com CC são feita a fundo, quando temos de desacelerar e queremos retomar a velocidade que tínhamos com o CC o efeito é o mesmo que acelerar a fundo.

Mas nas descidas o CC trava o carro e mantém a velocidade sempre igual.

Nas descidas mais acentuadas eu desligo para o carro ganhar mais velocidade á borla [:D]

Em alguns sistemas de CC, noutros simplesmente não há travão e o carro embala (mesmo com o consumo instantâneo a zeros).

Em alguns sistemas de CC, noutros simplesmente não há travão e o carro embala (mesmo com o consumo instantâneo a zeros).

Amigo Ecoflex quando dizes que desligas o CC nas descidas, espero que não coloques o carro em ponto morto....como sabes os carros de injeção eletrónica devem andar sempre engrenados em descidas convém engrenar uma velocidade mais alta 5ª ou 6ª porque reduz o consumo substancialmente ou seja nunca se deve andar com o carro desengatado.abraço

Desde quando é incorrecto não se usar o CC nessas condições meteorológicas ?

Em todo e qualquer tipo de via, desde que se saiba o que se faz. E até em cidade.
Boa tarde DeCeli neste fórum como já alguém disse já se falou muito sobre o CC mas nunca é demais repetir o mesmo tema; quando chove não se deve usar o CC porque podes apanhar lençois de agua e o carro desliza faz aquaplaning é evidente que os carros mais atuais têm sensores que ao detetarem chuva desliga o CC ......

Amigo Ecoflex quando dizes que desligas o CC nas descidas, espero que não coloques o carro em ponto morto....como sabes os carros de injeção eletrónica devem andar sempre engrenados em descidas convém engrenar uma velocidade mais alta 5ª ou 6ª porque reduz o consumo substancialmente ou seja nunca se deve andar com o carro desengatado.abraço

Bom, não sei porque chegaste à conclusão que desligo o CC nas descidas (será que era mesmo para mim?)....Ou uso ou não uso, pura e simplesmente, não ando a brincar com manete. O resto do post, já o sei há muito, e não tenho por hábito, seja em AE ou não, de andar desengatado[;)]

Abraço.

Bom, não sei porque chegaste à conclusão que desligo o CC nas descidas (será que era mesmo para mim?)....Ou uso ou não uso, pura e simplesmente, não ando a brincar com manete. O resto do post, já o sei há muito, e não tenho por hábito, seja em AE ou não, de andar desengatado[;)]

Abraço.

Peço-te desculpa a minha observação é para o nosso amigo Josémanuel

Abraço.

Peço imensa desculpa enganei-me a observação é para o josemanuel obrigado

Back