Curriculum Vitae - como fazer um ?

Eu sinceramente até prefiro nem usar o Europass, só se o pedirem mesmo...é maçudo, longo, e adopta determinada linguagem que nem todos os recrutadores dominam (como esse nivelamento A1, A2, B1, B2, C1 e C2).

Como tenho o meu estilo de CV adoptei uma linguagem diferente para classificação de línguas. (Muito bom, bom,...)

Com essa página, ficas com um cv de 3 páginas?

Eu sinceramente até prefiro nem usar o Europass, só se o pedirem mesmo...é maçudo, longo, e adopta determinada linguagem que nem todos os recrutadores dominam (como esse nivelamento A1, A2, B1, B2, C1 e C2).

Como tenho o meu estilo de CV adoptei uma linguagem diferente para classificação de línguas. (Muito bom, bom,...)

Com essa página, ficas com um cv de 3 páginas?
sim, com essa fica 3, actualmente tem 2

Vamos lá ressuscitar este tópico.

Encontro-me neste momento a redigir o meu CV e deparo-me com algumas dúvidas.

Em termos de formatação aconselham a utilização predefinida do EuroPass ou algum "template" a critério pessoal? Uma , duas pag. no max?

Grato.

Em termos de formatação aconselham a utilização predefinida do EuroPass ou algum "template" a critério pessoal? Uma , duas pag. no max?

Grato.

A não se que peçam claramente o europass, eu tenho o meu próprio template. Mais de duas páginas não é aconselhável.

Grato.

Quem lê CVs tem de ler centenas por dia. Portanto tenta compactar tudo numa única página de forma bem estruturada. Toda a gente manda Europass, portanto manda diferente para não seres apenas mais um.

Um bom CV diz apenas: tirei o curso x na universidade x com média x. Trabalhei nestas empresas cujas minhas responsabilidades eram Y e graças à minha eficiência fiz com a empresa melhorasse nos aspectos a, b, c (meia dúzia de linhas no máximo). Referir prémios que tenhas ganho e fluência linguistica.

Acredita que isso chega e basta.

Certo.

Como sou recém-licenciado fora o estágio (secundário) a experiência profissional não é muita. Acham por bem englobar as secções "experiência profissional" e "formação e educação" numa só , ou sub-dividir ambas?

Estou a pensar seriamente em iniciar-me na área da consultoria, devo portanto elaborar um CV mais formal? Em sumo devo adaptar o CV em função do cargo a que me candidato?

dividir, porque uma coisa é o que se aprende na faculdade (nada) e o que fez fora dela
epá eu acho que um cv é sempre o mais formal possível sem grandes floreados

Bom dia!

Vim de retroescavadora reavivar este tópico não com o intuito de vos perguntar como fazer um curriculum vitae, mas perguntar se conhecem algum formato, para além do europass (que na minha opinião já caiu um pouco em desuso), que esteja agora na "berra" para me poder guiar por aí.

A minha ideia inicial seria por fazer um curriculum de minha autoria porque o meu intuito será iniciar na área da minha formação (apesar de ainda não licenciada) e queria dar uma maior enfase às técnicas aprendidas no meu curso e não à minha experiência profissional na área, que na realidade é zero. :(

O objectivo passa por "vender o peixe" baseando-me naquilo que aprendi na faculdade, é portanto um curriculum de quem quer começar a tentar arranjar algo na área. Mas gostava de fazer as coisas em bem. [:blush:]

Se por acaso tiverem aí algum modelo do género ou alguma dica que me possam dar para o meu caso, eu ficaria muito agradecida.

Última edição:
Olha eu utilizei o powerpoint para fazer o meu CV.

Coloquei a estrutura da página na vertical, brinquei com as ferramentas que o programa dispõe e depois gravei em PDF. É melhor que o word porque te permite movimentar as caixas de textos e divisões sem complicações.

Voltar
Superior