Curriculum Vitae - como fazer um ?

Outra pergunta, a ver se não me espalho....

Se me perguntar no fim o que acho das condições, caso sejam boas, devo dizer que gosto muito e isto e aquilo ou ser apenas educado e não me mostrar muito entusiasmado?

Quanto a aceitar a proposta, nunca se faz no dia da entrevista ou faz? Se ele quiser uma resposta e eu pedir para pensar corro o risco de ser passado à frente por um que aceite na hora? Ou devo mesmo esperar um dia ou dois e só depois entrar em contacto para dar a conhecer a minha decisão?

(Estou a partir do princípio que o lugar "era" meu)
Quando a Empresa te faz uma proposta, não está ali para negociar. É mais numa de pegar ou largar.

Claro que há pequenas coisas que podem ser corrigidas, mas uma Empresa +/- organizada tem em alto valor a sua política laboral.

Se a Empresa atira a bola para o teu lado, de teres de dizer o que pretendes, aí o jogo é mais complicado.

Tenta dar a iniciativa à Empresa. Mas se eles insistirem muito, atira com o teu número para cima da mesa. Sem medo. [;)]

Mais dois pontos que ainda não foram abordados, mas que devem ser do conhecimento geral:
A carta de apresentação deve ser SEMPRE escrita à mão;
Na entrevista podem perguntar se uma pessoa acha que a área a que se candidata é boa para início de carreira.

Mais dois pontos que ainda não foram abordados, mas que devem ser do conhecimento geral:
Na entrevista podem perguntar se uma pessoa acha que a área a que se candidata é boa para início de carreira.

Deverá ser escrita à mão porquê? Para avaliarem em termos de caligrafia?

Em tempos compreendo que se seria a opção adequada. Nos tempos que correm gostaria de perceber o porquê dessa tua opinião, isto porque, sempre fiz as minhas escritas no computador, enviadas em pdf e em alguns casos inseria a assinatura digitalizada no documento. Se é correcto ou não, não sei. Sempre tentei usar um meio termo do que lia e do que achava sensato.

Deverá ser escrita à mão porquê? Para avaliarem em termos de caligrafia?

Em tempos compreendo que se seria a opção adequada. Nos tempos que correm gostaria de perceber o porquê dessa tua opinião, isto porque, sempre fiz as minhas escritas no computador, enviadas em pdf e em alguns casos inseria a assinatura digitalizada no documento. Se é correcto ou não, não sei. Sempre tentei usar um meio termo do que lia e do que achava sensato.

Não se justifica fazer uma carta de apresentação à mão.

Basta assinar.
Foi o que aprendi nas aulas à 8 anos, daí ter referido essa alínea. Mas se já mudou melhor! Mas até concordo com a parte da caligrafia, para uma pessoa ver se tem uma caligrafia agradavel (mesmo sendo letra de médico) ou daquelas que dá logo vontade de rasgar o papel.

Esses CV europeus ficam muito manhosos...
Pessoalmente não gosto nada. Parecem todos iguais.
Numa pilha de 10 CVs onde 8 são Europeus qual é que chama mais a atenção?

É só uma opinião pessoal...

Mas agora algumas empresas apenas aceitam os CV europeus, os antigos, vão direitos para o lixo [8b]

Há um conjunto de formalidades que é importante ter em mente.

E na questão da entrevista, causar boa impressão conta. E muito.

Porque quem está do outro lado, não sabe nada, rigorosamente nada sobre ti, de modo que aquilo é tudo esponja, absorve todas as pequenas coisas.

E se é o Patrão, o Chefe, Director ou o que seja, ele naquele momento se tiver interesse, contra ataca e tenta aprofundar o que lhe interessa, havendo aí boas hipóteses para uma pessoa mostrar as suas qualidades.

Agora, se é uma pessoa dos RH, em que valoriza o nó da gravata ou a marca do relógio, aí a coisa pia mais fino. E fica-se preso na roda da sorte.

Que tudo te corra bem. [;)]

Nem todos Carlos, há pessoas no RH que valorizam mais a pessoa e o que ela tem para oferecer do que o aspecto estético (claro que se fores todo porco, a cheirar a cavalo, podes ser o melhor profissional do mundo mas n te safas [:D]), MAS, nem todos são assim como descreveste [;)]

Faço sempre carta de apresentação, devidamente enquadrada para a empresa que vou enviar o CV. Além de adequar o CV é bastante importante escrever uma carta específica para cada empresa e função a que se candidata. Claro que o corpo pode ser o mesmo, mas todos os pormenores são importantes.

E nunca fiz cartas escritas à mão, apenas vão assinadas!

Principalmente quando a envias por email, não é?[:D]

Nem todos Carlos, há pessoas no RH que valorizam mais a pessoa e o que ela tem para oferecer do que o aspecto estético (claro que se fores todo porco, a cheirar a cavalo, podes ser o melhor profissional do mundo mas n te safas [:D]), MAS, nem todos são assim como descreveste [;)]
Não foi minha intenção generalizar. [;)]

Apenas referir questões diferenciais aplicadas ao nível da função do entrevistador.

Mas agora algumas empresas apenas aceitam os CV europeus, os antigos, vão direitos para o lixo [8b]

Vcs fazem quotes a posts com quase 4 anos...[:D][:D]

Sim é verdade, agora - em 2009- há empresas que exigem e tornou-se obrigatório em alguns casos por causa dos software de reconhecimento e catalogação de CVs.

Relativamente a cartas (ou e-mail) de apresentação muito sinceramente não ligo muito a isso nem sequer acho fundamental. Normalmente escrevo umas duas linhas a explicar que vai um Cv em anexo e pouco mais [:D]

Faço isso porque se me chameram sem carta, é porque o meu CV está muito adequado a função e o selecionador reconheceu isso. Isto facilita tudo.

Não interressa a quantas entrevistas são chamados. Interressa mais em quantas são convidados a ficar e a qualidade do cargo real. Mas isso só vão entender ao fim de alguns anos de estrada e secas de 3h a fazerem psicotécnicos em que no final a oferta é uma miséria.

Tenho de confessar uma coisa.

Nunca escrevi uma carta de apresentação, mas já li bastantes. [;)]

Numa CA tens de referir sucintamente quem sou eu e ao que venho.

Imagina que do outro lado está alguém que irá receber centenas de CV e tens de lhe captar a atenção.

Por outro lado, o teu CV será triado por diversos intervenientes. Em vários níveis.

Por exemplo: Empresa de Recrutamento, RH da Empresa Recrutadora, Direcção da Empresa Recrutadora.

Não há 2 Cartas iguais. Foca-te apenas em conseguir que o teu CV seja lido por quem decide.

Junto por PM um exemplo de uma carta que passou essas fases todas e chegou até mim. Gostei e registei.

E curioso, é a nacionalidade da pessoa, que por razões óbvias tem os dados trocados. [;)]

Vcs fazem quotes a posts com quase 4 anos...[:D][:D]

Sim é verdade, agora - em 2009- há empresas que exigem e tornou-se obrigatório em alguns casos por causa dos software de reconhecimento e catalogação de CVs.

Relativamente a cartas (ou e-mail) de apresentação muito sinceramente não ligo muito a isso nem sequer acho fundamental. Normalmente escrevo umas duas linhas a explicar que vai um Cv em anexo e pouco mais [:D]

Faço isso porque se me chameram sem carta, é porque o meu CV está muito adequado a função e o selecionador reconheceu isso. Isto facilita tudo.

Não interressa a quantas entrevistas são chamados. Interressa mais em quantas são convidados a ficar e a qualidade do cargo real. Mas isso só vão entender ao fim de alguns anos de estrada e secas de 3h a fazerem psicotécnicos em que no final a oferta é uma miséria.

Nem reparei na data [:)] só no fim ahhahaha

Tenho uma dúvida, caso alguém não tenha ainda experiência profissional, deverá colocar os estágios (não remunerados, ou seja estágios escolares) na experiência profissional de modo a valorizar o curriculum?

Tenho uma dúvida, caso alguém não tenha ainda experiência profissional, deverá colocar os estágios (não remunerados, ou seja estágios escolares) na experiência profissional de modo a valorizar o curriculum?

Claro que sim. Tudo o que achares relevante para a função a que te candidatas deve constar do CV.

Voltar
Superior