Custo de vida em Lisboa?

b4u

Active member
Boas pessoal,

é o seguinte, venho pedir-vos opiniões acerca do custo de vida em lisboa associado à renda de uma casa (t1 +/- equipado), alimentação, contas, deslocações, ou seja, tudo a cargo.

Tenho esta dúvida, pois quem sabe numa possível oportunidade de emprego os rendimentos têm de ser calculados de acordo com o custo que se vai ter, uma vez que custos com casa, contas e alimentação não os tenho na "minha" terra.

Boas pessoal,

é o seguinte, venho pedir-vos opiniões acerca do custo de vida em lisboa associado à renda de uma casa (t1 +/- equipado), alimentação, contas, deslocações, ou seja, tudo a cargo.

Tenho esta dúvida, pois quem sabe numa possível oportunidade de emprego os rendimentos têm de ser calculados de acordo com o custo que se vai ter, uma vez que custos com casa, contas e alimentação não os tenho na "minha" terra.

isso vai variar consoante a zona de lisboa que queiras morar.

isso vai variar consoante a zona de lisboa que queiras morar.

Exacto...

Se moras no Saldanha e trabalhas no Saldanha, pagas uma pipa de massa por uma casa e zero em transportes

Se vives fora de Lx, tens o custo dos transportes mas tens acesso a casas mais baratas.

Se vives e trabalhas fora da cidade mas na periferia tens outro tipo de custos.

Quanto à alimentação é identica em todo o lado. Há opções para todas as carteiras.

Como vês há uma série de variaveis que tens que definir.

Dentro de Lisboa um T1 numa zona "aceitável" e mobilado deve rondar os 600€.
Acrescenta mais uns 100€ para as contas.

Isto assim por alto.

*EDIT

Alimentação: almoços dentro de lisboa são 5~6€ no mínimo, jantares já depende do supermercado.

Viagens: depende obviamente de onde vens...

Última edição:
Boas pessoal,

já vivo em Lisboa ha 7 anos, sempre da forma que indicas.

O custo é bastante elevado, e em contas simples e reais, é o seguinte.

T1 equipado = 350/400€ em Odivelas, na linha, etc ou de 450/500€ dentro de Lisboa

Contas = para 1 pessoa, água,luz,gás conta com 15/20€ mês

Deslocações= dependem da casa e do local para onde te diriges, eu gasto pelos 150/250€ mês mas passeio muito desnecessáriamente (numa óptica de pura necessidade apenas gastas 50€ em transportes ou um valor variavel com carro proprio)

eu gasto pelos 800€ com casa/comida/contas , mais propinas e viagens.

Para poupares nada há como viver com mais pessoas, um t3 é a melhor opção, pois é mais 200/300€ que um t1 dentro de lisboa. e a dividir por 3 sai mais barato

Já agora quanto vais viver para Lisboa?

aponto para uma situação em que opte por um t1, em que o emprego seja em lisboa e a habitação seja dentro ou fora desta.

se por um lado for perto poupa-se em transportes mas aí a renda é maior de certeza!

por exemplo cá no porto arrenda-se uma casa t2 a 350€ não muito distante dos centros de gaia e porto, digamos mais 300€ despesas (contas, alimentação) mais 100€ para combustivel ou transportes e a brincadeira já tá vai em 750€.

aponto para uma situação em que opte por um t1, em que o emprego seja em lisboa e a habitação seja dentro ou fora desta.

se por um lado for perto poupa-se em transportes mas aí a renda é maior de certeza!

por exemplo cá no porto arrenda-se uma casa t2 a 350€ não muito distante dos centros de gaia e porto, digamos mais 300€ despesas (contas, alimentação) mais 100€ para combustivel ou transportes e a brincadeira já tá vai em 750€.

para quem é de fora viver em lisboa, é viver para fazer carreira! se queres poupar, ou viver relaxadamente esquece [;)]

Casa Aponta para os 400€/450€ menos de 400€ arranjas, mas é complicado ou em zonas menos boas. Ou pouco tratado etc etc.

Contas, 25€ + net outros 25€

Deslocações, se for transportes uns 30€ para os passes de Lisboa. Se tiver comboio é um pouco mais. De carro depende muito.

Comidas, depende do que fizeres em casa ou fora de casa. Mas se pensares em 5€ (almoço) x 22 dias (mês) = 110€ como depois há o bolo de manha ou a tarde e o café. Pelo menos 150€

Por isso menos de 650€ não gastas e isto é sendo Poupado.

Pelo que conheço de pessoal que mora no porto em relação ás rendas conta com o dobro para uma casa em condições +- semelhantes. O resto é mais ou menos igual.

já vivo em Lisboa ha 7 anos, sempre da forma que indicas.

O custo é bastante elevado, e em contas simples e reais, é o seguinte.

T1 equipado = 350/400€ em Odivelas, na linha, etc ou de 450/500€ dentro de Lisboa

Contas = para 1 pessoa, água,luz,gás conta com 15/20€ mês

Deslocações= dependem da casa e do local para onde te diriges, eu gasto pelos 150/250€ mês mas passeio muito desnecessáriamente (numa óptica de pura necessidade apenas gastas 50€ em transportes ou um valor variavel com carro proprio)

eu gasto pelos 800€ com casa/comida/contas , mais propinas e viagens.

Para poupares nada há como viver com mais pessoas, um t3 é a melhor opção, pois é mais 200/300€ que um t1 dentro de lisboa. e a dividir por 3 sai mais barato

Já agora quanto vais viver para Lisboa?

paulo, muito informativo isso. respondendo à tua questão, não há datas em concreto nem é certo que vá num futuro muito próximo.

porém quero dar um salto profissionalmente e tenho q fazer estas contas quando aponto para um salário. claro que digamos um salário de 1500€ cá no porto é muito bom em situações idênticas mas em lisboa já pode ser quase só o suficiente. já pedi isso em algumas entrevistas e temo que seja o que me elimina na selecção! e eram boas oportunidades que queria lutar por.

saliento que não pretendo um salário para enriquecer mas o suficiente para pagar todas as minhas despesas e poder ainda vir uma vez ao porto por mês e se sobrasse um pouco que fosse era excelente.

paulo, muito informativo isso. respondendo à tua questão, não há datas em concreto nem é certo que vá num futuro muito próximo.

porém quero dar um salto profissionalmente e tenho q fazer estas contas quando aponto para um salário. claro que digamos um salário de 1500€ cá no porto é muito bom em situações idênticas mas em lisboa já pode ser quase só o suficiente. já pedi isso em algumas entrevistas e temo que seja o que me elimina na selecção! e eram boas oportunidades que queria lutar por.

pois, ás vezes é melhor fazer sacrificios no inicio, para depois ascender na carreira!

é preciso calma e paciência, uma carreira não se faz de um ano para outro, e 1500€ já são muito boa fruta no inicio de carreira!

eu contento-me com metade disso [:D]

Arranja alguém com quem dividas casa, é uma forma de equilibrar os custos. É claro que te pode dar dores de cabeça.

Arranja alguém com quem dividas casa, é uma forma de equilibrar os custos. É claro que te pode dar dores de cabeça.

eu sempre vivi.

Mas requer que sejas extremamente adaptativo, tolerante, compreensivo, ao mesmo tempo que saibas te impor e fazer os outros te respeitar.

Não é fácil[;)]

exacto. irei procurar quartos a dividir despesas.

quanto a sacrificios eu faço-os se bem que sendo solteiro e a viver no porto 1000€ não chegam. e sou poupado e tudo mais as despesas mensais com renda é que apontam para esse valor.

mas gostava de uma oportunidade destas, alargar horizontes conhecer limites

é preciso calma e paciência, uma carreira não se faz de um ano para outro, e 1500€ já são muito boa fruta no inicio de carreira!

1500€ dá 1100 e pouco limpos. No caso de solteiro. Por isso faz bem as contas.

Para ganhar 1500€ limpos tens que ter no recibo um pouco mais de 2000€ brutos.

1500€ dá 1100 e pouco limpos. No caso de solteiro. Por isso faz bem as contas.

Para ganhar 1500€ limpos tens que ter no recibo um pouco mais de 2000€ brutos.

as contas eu sei fazê-las [;)]

mas há uma realidade inevitável. Ter emprego já é bom, ganhar para trabalhar no principio é óptimo. Ter um bom ordenado é Muito bom

as contas eu sei fazê-las [;)]

mas há uma realidade inevitável. Ter emprego já é bom, ganhar para trabalhar no principio é óptimo. Ter um bom ordenado é Muito bom

Opps o quote não era para ti mas não faz mal.

Era só para relembrar esse pormenor muitas vezes esquecido pelos candidatos a primeiro emprego.[;)]

Pensa que quem vai para Lisboa, também vai para Madrid...

Quem vai para Madrid, facilmente vai para Amesterdão...

Quem vai para Amesterdão, facilmente vai para Londres... ou outro qualquer lugar na UE.

A Europa é tão pequenina [;)]

Voltar
Superior