Dacia Duster 3 2024

Só fica a faltar o full hybrid automático a GPL, mas já é um começo. Para quem dizia que era impossível um 1.2 a GPL há umas páginas atrás, têm aí a resposta, quando os fabricantes querem, fazem, o 1.0 já é curto para o Duster, precisavam mesmo dum motor melhor.

Assino por baixo.

Esperemos que, quando chegar, os preços não disparem!

25K pelo 1.2 GPL com 130cv e 7 lugares, não vejo nada no mercado sequer parecido. Tem tudo para ser um sucesso.

Eu estava a ser irónico. Carros a combustíveis fósseis têm autonomias mais que suficientes e não demoram nada a abastecer. 1400km de autonomia não é argumento de venda relevante.

Se colocassem esse motor também no Duster, era um no brainer.

De acordo com a imprensa francesa, quando lançaram o Duster o 1.0 estava a prazo e a tapar um buraco na oferta GPL. Este 1.2 GPL é obvio que é o motor ideal para o Duster.

Claro que estreia primeiro no Bigster, para este trazer novidade

E tambem se fala num full hibrid 1.2 de 160cv
(uma variante do austral de 200cv)
Mas agora com este 1.6 de 155cv já não sei

Na base desta versão está o 1.2 TCe com 130 cv, combinado com o sistema mild-hybrid de 48 V, que continua a auxiliar o motor, independentemente de estar a funcionar a gasolina ou a GPL.

Graças a dois depósitos que somam 99 litros de combustível (50 litros de gasolina e 49 litros de GPL), o novo Dacia Bigster ECO-G 140 anuncia uma autonomia recorde de até 1450 quilómetros.​

Vai até França sem parar [:p] Já os elétricos quantas vezes tem de parar pelo caminho?

Cx manual ou automática??!

25K pelo 1.2 GPL com 130cv e 7 lugares, não vejo nada no mercado sequer parecido. Tem tudo para ser um sucesso.

25k€ deve ser a entrada de gama com o 1.2 140 só a gasolina, com o equipamento Essential que não deve vender muito.

Só vai ter 5 lugares, como já tinha sido explicado no outro tópico.

As versões mais interessantes - GPL e com equipamento mais generoso - devem rondar os 30k€.

O topo deve andar nos 35k€ (1.8 Hybrid 155 em versão Journey ou Extreme).

Os motores vão ser:

-1.2 TCe 140 48V - 1.2 TCe 140cv mild-hybrid
-ECO-G 140 - 1.2 TCe mild-hybrid 140cv a gasolina e 130cvs a GPL
-1.8 Hybrid 155 - evolução do anterior 1.6, agora um 1.8 com 107cvs e a mesma parte eletrica mas a embraiagem reforçada do Rafale/Austral
-1.2 TCe 130 apenas na versão 4x4 (mecânica) e que é também a única com suspensão traseira multi-link.

Todos são manuais à exceção do 1.8 Hybrid 155.

Dentro de algum tempo vão apresentar uma outra versão 4x4 com uma nova transmissão automática EDC6 e tração traseira elétrica e GPL, será a 1.2 ECO-G 4x4 EDC e apontam para 170cvs.

Last edited:
Cruzei-me hj com um Duster dos novos. Tem mto bom aspecto exterior.

O interior também evoluiu muito!

Apenas andei à pendura, mas face ao meu de 2022 a evolução é tremenda, nomeadamente em termos de digitalização.

25k€ deve ser a entrada de gama com o 1.2 140 só a gasolina, com o equipamento Essential que não deve vender muito.

Só vai ter 5 lugares, como já tinha sido explicado no outro tópico.

As versões mais interessantes - GPL e com equipamento mais generoso - devem rondar os 30k€.

O topo deve andar nos 35k€ (1.8 Hybrid 155 em versão Journey ou Extreme).

Os motores vão ser:

-1.2 TCe 140 48V - 1.2 TCe 140cv mild-hybrid
-ECO-G 140 - 1.2 TCe mild-hybrid 140cv a gasolina e 130cvs a GPL
-1.8 Hybrid 155 - evolução do anterior 1.6, agora um 1.8 com 107cvs e a mesma parte eletrica mas a embraiagem reforçada do Rafale/Austral
-1.2 TCe 130 apenas na versão 4x4 (mecânica) e que é também a única com suspensão traseira multi-link.

Todos são manuais à exceção do 1.8 Hybrid 155.

Dentro de algum tempo vão apresentar uma outra versão 4x4 com uma nova transmissão automática EDC6 e tração traseira elétrica e GPL, será a 1.2 ECO-G 4x4 EDC e apontam para 170cvs.

Vi ontem algures na net que daqui a uns meses chegará a versão de 7 lugares, mas se calhar pode ser má informação.

Quanto ao preço, se apresentar pelos 30k€ apenas com 5 lugares, mesmo a GPL, não terá o mesmo impacto que os 25k€ (ou mesmo 27k€ ou assim), com 7 lugares.

Este novo 1.2 a GPL de 130cv deve casar lindamente com o Duster, e se custar mais 2 ou 3 mil € que o 1.0, pode canibalizar as vendas deste. No Bigster, e especialmente com 7 lugares ocupados e carregado, vai ficar curto...um pouco à imagem do 1.0 carregado e com 5 pessoas a bordo no Duster. O de 170cv já será outra loiça.

É pena o 1.8 hybrid por cá não vender grande coisa (digo eu). Parece um bom combo.

Last edited:
Vi ontem algures na net que daqui a uns meses chegará a versão de 7 lugares, mas se calhar pode ser má informação.

Quanto ao preço, se apresentar pelos 30k€ apenas com 5 lugares, mesmo a GPL, não terá o mesmo impacto que os 25k€ (ou mesmo 27k€ ou assim), com 7 lugares.

Este novo 1.2 a GPL de 130cv deve casar lindamente com o Duster, e se custar mais 2 ou 3 mil € que o 1.0, pode canibalizar as vendas deste. No Bigster, e especialmente com 7 lugares ocupados e carregado, vai ficar curto...um pouco à imagem do 1.0 carregado e com 5 pessoas a bordo no Duster. O de 170cv já será outra loiça.

É pena o 1.8 hybrid por cá não vender grande coisa (digo eu). Parece um bom combo.

O que li é que vai haver versão de 7 lugares nos mercados fora da Europa, por exemplo a versão Renault no Brasil.
Mas na Europa não seria possível porque esta base (não esquecer que é de segmento B) já não permitiria cumprir os regulamentos de segurança com um veículo tão grande e pesado.

O interior também evoluiu muito!

Apenas andei à pendura, mas face ao meu de 2022 a evolução é tremenda, nomeadamente em termos de digitalização.

evoluiu em design e ecrãs ...
pois a qualidade dos plasticos e tablier e dos tecidos dos bancos .. acho que regrediu

Eu não vejo drama nos plásticos duros. É o que é. Preocupa-me mais a montagem do que a qualidade ao toque.

Sent from my SM-A526B using Tapatalk

Pena o 1.2 GPL nao ter caixa auto

Completamente….bem Duster III encomendado , nem quero saber , só estava à espera se o “novo” 1.2 Gpl viria com cx auto…..

O “velho” 1.0 chega e sobra , só queria cx auto .

Back