Dacia Duster 3 2024

A nivel de tecnologias não seria por aí.

O tempo des espera é que poderia ser decisivo,mas isso é uma questão pessoal,a ti de ver.

O que não faltam são híbridos da Toyota a GPL, principalmente em Espanha...!!!

A novidade propriamente dita é um motor de injecção directa a GPL de fábrica.
.Tudo o que tem existido são adaptações e no caso de motores de injecção directa nem sempre são felizes.

Este motor nem é um híbrido propriamente dito. Mas se fosse não seria essa a questão. Como bem dizes já se adapta toyotas e afins há anos e sem stress.

Estou em vias de fechar negócio por um Dacia Duster Eco G 100 . Deram me a hipótese de esperar e optar pelo G 120 ,mas pode demorar já que deve ser o último desta nova gama a sair . As desvantagens para mim seriam ,o tempo de espera e esta conjugação de tecnologias pouco testadas . Por outro lado as vantagens seria um motor mais recente e potente,com melhores consumos. O que fariam na minha situação?

Duas questões:
Qual a diferença do preço entre um e o outro?
Qual o tempo de espera?

Cá em casa existe o Eco G de 100 cv e vai a caminho dos 4 anos e 40.000 (anda pouco, é verdade) e nada a reportar. O motor, em algumas situações, torna-se algo curto e sou um daqueles que vai experimentar o 1.2 G quando sair, mas apenas por curiosidade. Se fizesse mais km's era bem capaz de ponderar a troca, mas não se justifica...

Não sei o teu perfil de utilizador, nem a resposta às questões que colocas pelo que não consigo adiantar mais...

Duas questões:
Qual a diferença do preço entre um e o outro?
Qual o tempo de espera?

Cá em casa existe o Eco G de 100 cv e vai a caminho dos 4 anos e 40.000 (anda pouco, é verdade) e nada a reportar. O motor, em algumas situações, torna-se algo curto e sou um daqueles que vai experimentar o 1.2 G quando sair, mas apenas por curiosidade. Se fizesse mais km's era bem capaz de ponderar a troca, mas não se justifica...

Não sei o teu perfil de utilizador, nem a resposta às questões que colocas pelo que não consigo adiantar mais...

Boas!
Tenho um uso intensivo, 4 viagens de 18 km(misto entre estrada municipal e um troço curto de AE)diárias,quem correspondem aos períodos em que vou trabalhar ,poucos km em percurso urbano sem trânsito, férias viagens ocasionais. Penso que faça pelo menos 20000 km . Ainda não saíram preços,mas tive indeciso entre o 1.2 Mhev e este 1.0 , e a diferença eram 1300€ ,acredito que este G120 não vá ser mais caro .
Quanto a tempos de espera ,nem o Stand da Dacia me soube dizer ,o comunicado de imprensa não é muito clarificador.
Como é que se tem comportado esse Eco G ? Eu já experimentei um 1.0 desta nova geração e não achei muito mau ,tb conduzi pouco tempo .
O G120 vem com injeção direta de fábrica,o que no caso do GPL é inédito,e pelo que pude ler no Autogas não é uma coisa que tenha tendência para correr bem.

Last edited:
Tenho um vizinho com 1 Duster 1.0 a GPL. Ontem estava de capot aberto e com o carro a trabalhar. Fiquei admirado por me parecer um carro a gasóleo. O meu vizinho, em defesa do seu carro[:D], disse logo que era por estar com o capot aberto. Não é que tenha qualquer problema, mas não esperava que o motor 1.0 tivesse um trabalhar tão áspero« (não sei se relacionado com o facto de estar a GPL).

Tenho um vizinho com 1 Duster 1.0 a GPL. Ontem estava de capot aberto e com o carro a trabalhar. Fiquei admirado por me parecer um carro a gasóleo. O meu vizinho, em defesa do seu carro[:D], disse logo que era por estar com o capot aberto. Não é que tenha qualquer problema, mas não esperava que o motor 1.0 tivesse um trabalhar tão áspero« (não sei se relacionado com o facto de estar a GPL).
Qualquer motorzeco de 3 cilindros joga matrecos. Portanto, lá se vai o romance 😅

Eu quase que sou doutorado em 3 cilindros. Um corsa B 1.0 e actualmente o 1.5 da Bmw, ambos a gasolina. Nenhum tem um trabalhar equilibrado, mas ao ralenti (que era como estava o Duster) não se parecem com carros a gasóleo.

Os injectores de GPL de facto fazem um ruido específico, não sei se seria isso. Era questão de clicar no comutador para gasolina e percebe-se bem a diferença.

Mas esse ruido dos injectores de GPL não aumenta de volume na proporção da aceleração como o bater de um diesel. Acaba por ser mais proeminente ao ralenti.

De qualquer forma, a frio esse motor em si não é silencioso. Também não sei se seria o caso.

Os injectores de GPL de facto fazem um ruido específico, não sei se seria isso. Era questão de clicar no comutador para gasolina e percebe-se bem a diferença.

Mas esse ruido dos injectores de GPL não aumenta de volume na proporção da aceleração como o bater de um diesel. Acaba por ser mais proeminente ao ralenti.

De qualquer forma, a frio esse motor em si não é silencioso. Também não sei se seria o caso.

Também não sei, mas é possível que seja isso.

Eu quase que sou doutorado em 3 cilindros. Um corsa B 1.0 e actualmente o 1.5 da Bmw, ambos a gasolina. Nenhum tem um trabalhar equilibrado, mas ao ralenti (que era como estava o Duster) não se parecem com carros a gasóleo.
É o barulho proveniente da injeção,é normal.

Este novo em novembro 1.2 G 120 vai sair com cx EDC ??

A de 140 vai ter , agora a versão de 120 , alguém sabe ???

Já palpitava , então boa sorte para os 20cv a mais “à mão”.

No restiling deste Duster 3 (tenho um desde maio ), troco pelo 140 EDC.

É apenas a única coisa que falta ao 1.0 Gpl 100cv, cx EDC.

Já palpitava , então boa sorte para os 20cv a mais “à mão”.

No restiling deste Duster 3 (tenho um desde maio ), troco pelo 140 EDC.

É apenas a única coisa que falta ao 1.0 Gpl 100cv, cx EDC.

Agora vais ter um 1.2 GPL de 150cv cx Auto e 4x4 ...

hybrid 155 no lugar da 140, a 'mild hybrid' 140 rende a 'mild hybrid' 130 e a Eco-G 120 ocupa o espaço da Eco-G 100. A gama tem, pois, mais potência em todos os seus níveis. Estas juntam-se à opção hybrid-G 150 4x4

Novos Dacia a GPL serão eletrificados – Que Carro Comprar

Afinal em que ficamos, vai ter ou não 120cv "automaticos" ???

Os novos motores bi-fuel (GPL) da Dacia com tecnologia MHEV
  • 1.2 ECO-G 120cv 12V EDC tração dianteira: 2025
  • 1.2 ECO-G 150cv 48V EDC e-4WD: finais de 2025
  • 1.2 ECO-G 140cv 48V EDC Tração Dianteira: 2026
  • 1.2 ECO-G 120cv 12V Manual, Tração Dianteira: meados de 2026

Ando eu aqui numa luta para comprar um carro familiar(2o) e nunca mais há notícias oficiais e com preços deste update do Duster .

Nunca foi hipótese por não ter caixa automática a versão a GPL,mas tudo a confirmar agora, entra e logo para 1o lugar na compra. Vamos e ver preços e tempo de espera

Enviado do meu 2109119DG através do Tapatalk

Ando eu aqui numa luta para comprar um carro familiar(2o) e nunca mais há notícias oficiais e com preços deste update do Duster .

Nunca foi hipótese por não ter caixa automática a versão a GPL,mas tudo a confirmar agora, entra e logo para 1o lugar na compra. Vamos e ver preços e tempo de espera

Enviado do meu 2109119DG através do Tapatalk

……encomendas lá para fim novembro e mete 5 meses de espera no mínimo …..

Eu encomendei o meu no final de agosto (Eco-G 1.0) e ainda estou à espera dele. Só deve ser entregue para dezembro. Isto é normal no mundo dos carros ou é só da Dacia? Nunca tinha comprado um carro.

Back