Dacia Duster Motor gripado 120.000 Km

MotorGuia

*****istrador
“Tenho um DACIA DUSTER de 2011 que no seu 4º ano de vida ( 2 junho de 2015) gripou o motor que tinha 121.000 Km e que sempre foi assistido na Renault. A viatura nunca me deu sinal de falta de óleo nem de aquecimento. Fiz as três revisões do programa de Manutenção na Renault e no passado dia 2 Junho ao final da tarde, quando a viatura vinha a trabalhar apenas há 30 minutos, ouvi um estrondo no motor que foi diagnosticado pela Renault no dia seguinte, como "Motor Gripado".

Percebi depois que era o conhecido motor 1.5 dci da Renault.

A oficina apresentou-me o orçamento de 6.000 euros (motor novo + mão de obra etc) e disseram-me que iam elaborar uma proposta para apresentar à marca para me ajudarem a comparticipar em 30 % a 50 % da despesa. Afinal a DACIA Portugal não me deu qualquer comparticipação, apesar do meu concessionário se esforçar por preservar a imagem da marca, garantindo-me 30 % a 50 % dos custos da reparação (6000.00 euros). Conclusão: Fiquei sem carro ao fim de 4 anos e 121.000 km. A viatura nunca me deu nenhum sinal luminoso ou outro de falta de óleo ou outra anomalia e as três revisões foram todas feitas na Renault.”.

A respeito deste caso em concreto, conseguem ajudar este nosso leitor?

bem isso é no mínimo descabido, um carro sempre assistido no fabricante, deveriam chegar-se a frente e ver qual foi a anomalia que se deu para o motor berrar, e claro que 1.5dci a já muito usados na Renault e associados, acho que a marca deveria responsabilizar-se e chegar-se a frente e dar-te um motor novo a estrear sem custos alguns ou quanto mais recondicionar o teu se possível, porque até ao momento é o 1º caso que vejo de um motor desses berrar assim do nada, apesar de sabermos de alguns problemas crónicos...

aperta com eles que eles tem de dar uma solução para isso, já que foste sempre lá fazer as manutenções...

edit: a correia de distribuição nesses motores não é mudada de 100.000 em 100.000km's segundo o plano de manutenção do fabricante, não tenho bem a certesa neste momento, mas se foi a distribuição ainda dentro da quilometragem que se estoirou eles tem de se chegar a frente....

Last edited:
Este tipo de ajuda não faz sentido sem mais informação.

1 - O leitor pretende ajuda em que sentido, na reparação do motor ou na resolução do problema com o concessionário?

2 - Motor gripado é muito vago, pois pode ter "gripado" por várias razões. Pode ser algo relativamente simples, que se resolva por 1000€ fora da marca.

Este tipo de ajuda não faz sentido sem mais informação.

1 - O leitor pretende ajuda em que sentido, na reparação do motor ou na resolução do problema com o concessionário?

2 - Motor gripado é muito vago, pois pode ter "gripado" por várias razões. Pode ser algo relativamente simples, que se resolva por 1000€ fora da marca.

de facto tens razão, sem conversarmos directamente com a pessoa que tem o caso exposto, é muito complicado, estamos basicamente a dar respostas com base no pouco contexto, duvido que as pessoas venham aqui lêr ao forum...

presumo que isto seja pessoal que só compra a revista e depois manda via email a situação para a direcção da revista e esta expõem aqui no forum, quando os deviam encaminhar para cá... que ajudava muito mais...

...

A oficina apresentou-me o orçamento de 6.000 euros (motor novo + mão de obra etc) e disseram-me que iam elaborar uma proposta para apresentar à marca para me ajudarem a comparticipar em 30 % a 50 % da despesa. Afinal a DACIA Portugal não me deu qualquer comparticipação, apesar do meu concessionário se esforçar por preservar a imagem da marca, garantindo-me 30 % a 50 % dos custos da reparação (6000.00 euros). Conclusão: Fiquei sem carro ao fim de 4 anos e 121.000 km. A viatura nunca me deu nenhum sinal luminoso ou outro de falta de óleo ou outra anomalia e as três revisões foram todas feitas na Renault.”.

A respeito deste caso em concreto, conseguem ajudar este nosso leitor?

ajuda para pagar o arranjo ou ajuda para quê?

O leitor pode fazer como alguns proprietários de 1.5dci, se tiver Seguro contra métodos os riscos.
"Ter um acidente"!

Eu acho que pelo valor em questão e partindo do princípio que foi o problema dos bronzes acho que o proprietário pode tentar contactar proprietários de outros modelos com motor DCI a quem tenha ocorrido o mesmo (através dos forums) e tentar obter testemunho por escrito. Juntar 2 ou 3 casos que lhe sejam alheios, enviar carta registada à marca e exigir reparação sem quaisquer encargos por se tratar de um defeito comum de fabrico, que, aquando da venda do veículo eram conhecidos e a marca nada fez para evitar o pior.

Se calhar foi a distribuição, ela é mudada a cada 120.000km, será que foi mudada? Se o carro tinha 121.000km e a distribuição não foi mudada, então as marcas não se responsabilizam porque a culpa foi do proprietário que deveria ter mudado a distribuição antes dos 120.000km. Será que foi isso? Estes casos com pouca informação são um pouco vagos, para isto fazer sentido o proprietário deveria ter conta aqui no fórum. Assim ficamos sem saber o que realmente se passou.

Last edited:
Eu acho que pelo valor em questão e partindo do princípio que foi o problema dos bronzes acho que o proprietário pode tentar contactar proprietários de outros modelos com motor DCI a quem tenha ocorrido o mesmo (através dos forums) e tentar obter testemunho por escrito. Juntar 2 ou 3 casos que lhe sejam alheios, enviar carta registada à marca e exigir reparação sem quaisquer encargos por se tratar de um defeito comum de fabrico, que, aquando da venda do veículo eram conhecidos e a marca nada fez para evitar o pior.

Este motor penso que não tem esse problema, isso dos bronzes acontecia nos Meganes/Scenic II, o Duster tem uma nova versão do 1.5 dCi.

Eu apontaria mais para a questão da distribuição, tendo em conta a quilometragem e o facto da marca se recusar a dar uma comparticipação.

3 revisões e o motor tem 121k Km?
Isto segundo as minhas contas dava 5 revisões e não 3.

Alguém pode elaborar?

3 revisões e o motor tem 121k Km?
Isto segundo as minhas contas dava 5 revisões e não 3.

Alguém pode elaborar?

Pode ter feito as 3 primeiras ao abrigo da garantia e ter feito as outras "fora"....

O motor gripado é um pouco ambíguo, se ao menos fossem conhecidas as causas, se derivou de má manutençao, capas de viela defeituosas, distribuiçao
ou até mesmo um turbo partido.
Estar a dar opinioes sem saber bem as coisas nem sempre ajuda.

Que estranho 3 revisões em 121.000km's e não aguentou?! Oh que estranho um carrinho tão jeitoso e económico de manutenção...
Poupam 100 ou 200€ por trocar o óleo quando o rei faz anos agora gastam 6000€ num motor novo...

Mesmo sendo de 30 em 30, deveriam ter sido 4 revisões. Mas continuo a dizer que quem arrisca usar o mesmo óleo em 30 mil km's...deveria saber ao que vai..

De facto é mto estranho o que aconteceu com tão poucos km´s o meu pai tem um sandero diesel para táxi e já passou os 200mil sem qualquer problema

Que estranho 3 revisões em 121.000km's e não aguentou?! Oh que estranho um carrinho tão jeitoso e económico de manutenção...
Poupam 100 ou 200€ por trocar o óleo quando o rei faz anos agora gastam 6000€ num motor novo...

Mesmo sendo de 30 em 30, deveriam ter sido 4 revisões. Mas continuo a dizer que quem arrisca usar o mesmo óleo em 30 mil km's...deveria saber ao que vai..

Porquê? sabem mais que a marca!?!? Quer dizer, a marca preconiza mudanças de 30 em 30 000kms, e a culpa disso é do condutor!?[8b]

Back