Dacia Duster

• Thread starter Thread starter pc
  • Start date Start date
LOL

Muito se disse aqui que o Duster não se enquadrava com a votação [:D]

E qual foi mesmo a novidade que trouxe ao segmento?

Só se for um preço mais baixo que os restantes; de resto não trouxe nenhuma nova solução, itens como o design, o motor e por aí fora são mais do mesmo e até reciclagens.

É um produto muito engraçado dado o preço, mas não merecedor de ganhar tal prémio.

Não é merecedor e dificilmente ganha pois se os critérios são:
-Design
-comfort
-safety
-economy
-handling
-performance
-functionality
-environmental requirements
-driver satisfaction
-price
-Technical innovation
-value for money

Os únicos em que o Duster recebe nota positiva serão:
-driver satisfaction
-price
-value for money

Bom dia a todos,

Queria pedir-vos uma coisa, e só o farei se me derem autorização para isso.

O que pretendo é copiar alguns comentários deste tópico e colocar no Facebook da Dacia e Renault, e como é lógico, apenas colocarei os comentários, retirando qualquer indicação da Pessoa que o escreveu.

Peço isto para ver se a Renault/Dacia começa a ter uma pequena ideia do que se está a passar em Portugal, porque infelizmente só reclama quem tem problemas, não é verdade?!

Fico à espera da vossa confirmação, ou não!

Obrigado

P.S : Os comentários serão relativos à situação que eu estou a passar, que tem a ver com o facto de ter o meu Dacia Duster na Oficina da Renault Telheiras há mais de 35 dias.

Last edited:
Penso que isso não ofende ninguém e é do interesse dos actuais e potenciais proprietários...

Isto é um Forum Público, nem é preciso estar registado para o ler... Logo, se estás a citar ou mencionar algo que aqui leste, basta colocares a fonte de onde o retiras...

Digo eu....

Se tiveres força, não lhes dês descanso!!!!!!!!!

Abraço e boa sorte!

PS- Quando me ligarem do stand, levam logo com um pedido de esclarecimentos: "É assim que lidam com a garantia???"

(tb podes copiar este!!!! :-)) )

O Design é algo relativo e também pode entrar...

Economy para o segmento SUV também...

Não se esqueçam também das capacidades 4x4 dentro do segmento SUV...

Pelo que percebi, os carros são avaliados e comparados dentro do segmento onde se inserem...

Algo o fez ser um dos 7 finalistas desta lista:

Confira a lista dos 32 candidatos:
- Alfa Romeo Giulietta
- Audi A1
- Audi A8
- BMW X3
- BMW Série 5
- Chevrolet Spark
- Citroën C3
- Citroën DS3
- Citroën C4
- Dacia Duster
- Fiat Doblò
- Ford C-Max/Grand C-Max
- Honda CR-Z
- Hyundai ix35
- Jaguar XJ
- Kia Sportage
- Kia Venga
- Lexus CT200H
- Mazda5
- Mini Countryman
- Mitsubishi ASX
- Nissan Micra
- Nissan Juke
- Nissan Leaf
- Opel/Vauxhall Meriva
- Renault Wind
- Saab 9-5
- Seat Alhambra/VW Sharan
- Suzuki Kizashi
- Suzuki Swift
- VW Touareg
- Volvo S60/V60

-Design
-comfort
-safety
-economy
-handling
-performance
-functionality
-driver satisfaction
-price
-Technical innovation
-value for money

-driver satisfaction
-price
-value for money

Last edited:
Quando de fala em desing, penso que se referem não ao styling mas sim ao desing do ponto de vista por exemplo do packaging (e não só).
Um pouco como os prémios de design atribuídos ao Multlipa.

Agora se o ponto avalia a "beleza" do carro então aí concordo que entre para os pontos positivos pois é visualmente um produto muito apelativo.

Só quem testou os carros é que tem um termo de comparação entre eles, mas do meu ponto de vista, o Duster tem talvez uns 6 pontos a seu favor, mas lá está, o meu conforto pode ser bastante diferente do "conforto" dos júris, pois eles devem sentar-se em alguns carritos durante os testes..[:D]

Se a relação Marca/Cliente fosse um factor decisivo, e se eu fosse Júri, o Dacia Duster nem sequer entrava nos favoritos.[8b]

Quando de fala em desing, penso que se referem não ao styling mas sim ao desing do ponto de vista por exemplo do packaging (e não só).
Um pouco como os prémios de design atribuídos ao Multlipa.

Agora se o ponto avalia a "beleza" do carro então aí concordo que entre para os pontos positivos pois é visualmente um produto muito apelativo.

ohhh... o meu coraçãozinho de designer até ficou comovido[:D][;)]

Avaliar o design de um automóvel não é dizer que é bonito ou feio.
Design avalia-se como bom ou mau.
Há mais questões a envolver o design que apenas o estilo da carroçaria.

O Duster não se diferencia dos outros a não ser no preço.
E como já se viu, até regride em alguns pontos no campo da segurança activa e passiva.

No que toca a questões de segurança e dinâmica, e pelo que se vê aqui no fórum, critica-se e bem, quando um novo modelo falha num teste do alce ou não apresenta uma pontuação decente no Euro Ncap.
É fácil criticar modelos chineses ou sul-americanos que ficam abaixo dos standards europeus.

Mas por alguma razão divina, a Dacia tem passado algo incólume, quando já se viram testes e mais testes que põem os seus modelos na cauda do que se faz na Europa.

Não critico o facto de se fazer um back-to-basics (até sou fã de um retorno a veiculos mais simples), ou não ter plásticos fofinhos. Não é isso que está em causa.
É quando se começa a pôr em causa o produto final em questoes mais estruturais como a segurança, é aí que se deve pôr um travão a estes maus exemplos de low-cost.

Não se pode desculpar maus resultados por ser low-cost.

Isso não é razão.
Low-cost não implica produtos inferiores.

Por muito atractivo que seja o Duster, do ponto de vista estilistico ou financeiro, não nos podemos desviar das caracteristicas realmente importantes que os nossos automóveis não podem falhar.

Snackmynitch: já passaram os 30 dias para reparação, podes e deves pedir a resolução do contrato.

Se fosse assim tão fácil, acredita que já tinha o dinheiro na mão!

Este tipo de situações envolvem um acordo de ambas as partes, ou em último caso, terá mesmo que ir para tribunais, porque como é lógico as marcas não querem devolver o dinheiro, muito menos 20.000€!

Amanhã irei lá apresentar uma reclamação e tentar chegar a um acordo relativamente a esta situação. O que eu quero mesmo é o meu carro reparado ou que me dêem um Duster novo, e com alguns extras para compensar todo este tempo de espera.

Se não me derem prazos e negarem a atribuição de um novo carro, ou a devolução do dinheiro, então aí partirei em primeira instância para o Centro de Arbitragem Automóvel, e só depois disso irei para os tribunais, mas acreditem que caso se chegue a esta fase, farei tudo o que estiver ao meu alcance para que todos os orgãos de comunicação social fiquem a saber desta situação lamentável, dê por onde der, não podemos baixar os braços, senão comem-nos e tomam-nos por parvos.

Eu já vi um carro a ser trocado por exemplo, não foi nada que me contassem por isso não é nada de especial. Não te posso contar mais pormenores pois não seria prudente da minha parte, apenas te digo que foi numa marca generalista e o motivo bastante caricato; a pessoa não recorreu aos tribunais simplesmente contactou o importador e fundamentou o porquê com legislação.

Eu no teu caso punha as cartas em cima da mesa e dizia abertamente como iam funcionar as coisas, mas sem pressão, não querem? OK.

Pegas na documentação toda e vais ao centro de arbitragem.

Mas repito: tens direito a uma viatura nova, ou resolução do contrato.

Mas no caso de lhe darem uma viatura nova como vai ser? vai estar mais 5 ou 6 meses à espera da entrega? e durante esse tempo anda novamente a pé ou deveriam emprestar-lhe um carro durante a espera?

Mas no caso de lhe darem uma viatura nova como vai ser? vai estar mais 5 ou 6 meses à espera da entrega? e durante esse tempo anda novamente a pé ou deveriam emprestar-lhe um carro durante a espera?

Epá....isso não! Nem quero ouvir falar dessa hipótese, nem pensar mesmo! já me chegaram os dois meses que andei sem o carro, e dos quase cinco meses de espera pelo Duster.

Nem que me dêem o carro de exposição[8b]

Isso não é problema dele, mas tá descansado que se fosse o caso, decerto que aparecia uma viatura no importador para o snack com facilidade.

Se fosse eu claro que queria é a resolução do contrato pura e simples... Simpatizo com o Duster, mas já deu para ver que um dos argumentos utilizado pela Dacia para conquistar novos clientes (a rede de distribuição renault para após-venda), não passa de uma falácia.

Novidades fresquinhas, mas sinceramente só darei certezas quando existirem factos reais.

Acabaram de me ligar da Renault de Telheiras(Responsável Pós-Venda), a dizer que a famosa "Peça" está a chegar a Portugal, e que amanhã ou no máximo Sábado o Duster estaria pronto, nem que fosse necessário fazer horas extras para o arranjar no sábado.

Não sei se fico contente se continuo chateado, o certo é que já começo a ver uma luz ao fundo do túnel.

Vamos ver no que dá.

P.S - entretanto a minha carta em Francês para a Renault França e Dacia ficará pendente mais uns dias, mas não fica esquecida!

só vos digo.. depois de ter passado uns dias em frança.....o que mais se via por lá era dusters....dusters e ds3, mas esses para aqui não interessam.

Novidades fresquinhas, mas sinceramente só darei certezas quando existirem factos reais.

Acabaram de me ligar da Renault de Telheiras(Responsável Pós-Venda), a dizer que a famosa "Peça" está a chegar a Portugal, e que amanhã ou no máximo Sábado o Duster estaria pronto, nem que fosse necessário fazer horas extras para o arranjar no sábado.

Não sei se fico contente se continuo chateado, o certo é que já começo a ver uma luz ao fundo do túnel.

Vamos ver no que dá.

P.S - entretanto a minha carta em Francês para a Renault França e Dacia ficará pendente mais uns dias, mas não fica esquecida!

Sabes que eles sabem perfeitamente os direitos do consumidor, ignorar é diferente de desconhecer [kiss]

Boa sorte.

ohhh... o meu coraçãozinho de designer até ficou comovido[:D][;)]

Avaliar o design de um automóvel não é dizer que é bonito ou feio.
Design avalia-se como bom ou mau.
Há mais questões a envolver o design que apenas o estilo da carroçaria.

O Duster não se diferencia dos outros a não ser no preço.
E como já se viu, até regride em alguns pontos no campo da segurança activa e passiva.

No que toca a questões de segurança e dinâmica, e pelo que se vê aqui no fórum, critica-se e bem, quando um novo modelo falha num teste do alce ou não apresenta uma pontuação decente no Euro Ncap.
É fácil criticar modelos chineses ou sul-americanos que ficam abaixo dos standards europeus.

Mas por alguma razão divina, a Dacia tem passado algo incólume, quando já se viram testes e mais testes que põem os seus modelos na cauda do que se faz na Europa.

Não critico o facto de se fazer um back-to-basics (até sou fã de um retorno a veiculos mais simples), ou não ter plásticos fofinhos. Não é isso que está em causa.
É quando se começa a pôr em causa o produto final em questoes mais estruturais como a segurança, é aí que se deve pôr um travão a estes maus exemplos de low-cost.

Não se pode desculpar maus resultados por ser low-cost.

Isso não é razão.
Low-cost não implica produtos inferiores.

Por muito atractivo que seja o Duster, do ponto de vista estilistico ou financeiro, não nos podemos desviar das caracteristicas realmente importantes que os nossos automóveis não podem falhar.

O Duster já fez o teste EuroNcap?

-Design
-comfort
-safety
-economy
-handling
-performance
-functionality
-driver satisfaction

-price
-Technical innovation
-value for money

-driver satisfaction
-price
-value for money

Não concordo.

Na minha opinião estão a verde os valores onde acho o Duster bastante bom.

Back