Dacia Duster

Aproveito novamente este post até porque ele demonstra integralmente onde reside o sucesso do Duster.

Mas já viram a pose que este carro tem?

O pessoal quer lá saber que seja medíocre em segurança ou que o interior seja uma lástima. Por fora, não há nada pelo seu PVP que consiga transmitir todos os valores da moda. O Duster fá-lo brilhantemente.

Pose?? que se lixe a segurança, o que importa é a pose do Renault Duster comercializado no Brasil. Não existe nada que dê mais prazer do que andar com um off road na cidade, quem não acredite no que estou a dizer, que se meta dentro de 1 e toca a subir passeios na big city.

Para um mercado como o brasileiro não podemos ter uma discussão igual à que temos cá. O Clio lá ainda é o Clio II, assim como a Kangoo I e a gama Dacia está toda na Renault. O único modelo recente que têm lá é o Fluence. Por exemplo, na Fiat, acontece algo semelhante mas com uma gama mais alargada. Acredito que aconteça por questões económicas.

Meus caros,

Tenho lido com muita atenção os comentários e acho curioso o facto de não haver criticas construtivas acerca deste carro, apenas criticas destrutivas. Nem eu que tenho um Duster tenho tanto que escrever neste fórum, fico feliz por ver tantos comentários sobre um carro irracional, fraco a todos os níveis, feio, caro!! :)

As razões que me levaram comprar este carro foram:
1º Motor que considero fiável, tenho um clio DCI com quase 500 000 kms sem nunca ter dado um único problema. Isso para mim é importante porque não gosto de trocar de carro de 10/10 anos.
2º Espaço interior e conforto. Sim, conforto, porque apesar de ser algo despido é muito confortável.
3º Manutenção económica e baixos consumos.
4º Design atraente.

Não entendo o porquê de tanta critica...

Porque será que este carro mexe tanto com as pessoas?
Porque será que esta a ser um sucesso de vendas na Europa?
Porque será que os críticos apreciam o carro?
Porque será que foi um dos 7 nomeados para carro do ano?
Porque será que foi considerado a compra mais racional do ano 2011 à frente de carros como o Opel Meriva ou o Citroen C3?

Seria mais racional dar 22000€ por um dos "3 grandes" com 5/6 anos e com uma catrafada de kms, a consumir 8/9 litros aos 100km e a ter uma manutenção caríssima???
Em relação à segurança concordo em parte com o que foi dito mas se optarem por ESP em vez das 3 estrelas ficamos com 4! Mas lembrem-se sempre que a segurança começa em nós, não se fiam nas estrelas :) Há alguns anos atrás ninguém ligava às estrelas dos carros e havia carros a sair para o mercado por 50 ou 60000€ com 2 ou 3 estrelas e eram carros espectaculares!!!

Parabéns pela excelente compra a todos os proprietários de Dusters e aos anti-Dusters continuem a desdenhar o carro porque tenho me divertido bastante a ler os comentários!!

Meus caros,

Porque será que foi considerado a compra mais racional do ano 2011 à frente de carros como o Opel Meriva ou o Citroen C3?

Desconhecia. Foi considerado por quem?

Seria mais racional dar 22000€ por um dos "3 grandes" com 5/6 anos e com uma catrafada de kms, a consumir 8/9 litros aos 100km e a ter uma manutenção caríssima???

Já estabelecemos que essa compra dos "3 grandes" não é mais racional que o Duster pelas razões que mencionaste. Mas se te deres ao trabalho de ir a umas páginas mais atras verás uma série de opções de semi-novos muito melhores que o Duster, concorrentes diretos por um preço semelhante ou até mais baratos com 2 ou 3 anos máximo e poucos Kms.

Respostas a bold

Basta ser a sigla SUV para conferir esse certo "status".

Além do mais, a posição mais elevada não é por mais segurança, é mesmo por cinismo/ complexo de superioridade.

Isto. Antigamente (antes da moda dos SUVs) quem tinha um "jipe" era "rico", portanto aposto que muitas pessoas (porque a maioria nunca vai andar por caminhos de terra) ainda têm essa mentalidade quando compram um SUV.

Então se o puderem comprar a baixo preço...

Portanto o mercado automóvel português é apenas composto por dacias duster e mercedes/bmws/audis importados?

não existem toyotas, renaults, hondas, citroens, peugeots, seats, etc. por essa ordem de valores?

Última edição:
Lol.. cá para mim esses filmes são característicos de uma cabeça complexada. Achar que os outros só têm o que têm para mostrar só põe em evidência o quanto isso nos afecta. Isso para mim é tudo bullshit...

Pode acontecer uma família ter determinada posição na vida, de repente fugir o tapete debaixo dos pés e ter de mudar de hábitos ou cortar nalgumas coisas começando se calhar pelo carro. É algo infelizmente bastante comum nos tempos que correm, mas não é exclusivo dos chicos espertos como pretendes demonstrar. E tão pouco tem a ver com ter um audi, bmw ou mercedes.

Até porque há mercedes a 2k € e a 200k € tal como bmw's ou mercedes. Se alguém aposta 20mil euros num carro desses ao invés dum duster a primeira coisa que me vem à cabeça para justificar essa escolha é gosto pessoal, não tem necessariamente de ser um pé-rapado show off.

E a malta critica critica critica, mas o segmento d germânico sofre uma desvalorização tremenda após os primeiros anos de compra. Para mim no link da dacia que pus anteriormente estão lá carros bem mais inflacionados que um qualquer 320d com 3 anos. Então a nível qualitativo nem se fala!

Infelizmente, e digo infelizmente porque alguns sao bons amigos e familiares, é uma realidade que nao se pode escamotear.

Eu sei que é triste e se calhar no teu universo nao te cruzas com pessoas assim, mas elas existem e sofrem por nao conseguir "acompanhar" outros "andamentos" [;)]

Tu continuas sempre a bater no mesmos erros e a querer sempre colar o status aos importados alemães quando depois não percebes isto:

.Com 20 000€ vais buscar um importado recente premium já com impostos (obviamente q não é um serie 5 com 1 ano), o Duster com pintura metalizada e ESP custa 22 000€ (com despesas de legalização). A isto, e para q o Duster fique minimamente "normal" tens de comprar rádio, termómetro, sensores de estacionamento, etc.

.QUALQUER carro à venda no mercado NOVO por 22 000€ é MELHOR e mais seguro do q o Duster, independentemente do segmento;

.Com 22 000€ compras um bom carro de serviço (se calhar com menos de 1 ano) de qualquer marca generalista, e com os 2 ou 3 anos de garantia como um novo ou mesmo um premium relativamente recente. Basta ires ao stand virtual e estão lá às "pazadas" e muitos deles ainda com a oportunidade de se baixar o preço. Então neste caso qual é a diferença entre dar 22 000€ por um Duster ou 22 000€ por um premium usado? O do premium é blood money e o Duster é dinheiro de gente trabalhadora e honesta?

Se tu soubesses metade da missa do tratamento que levam os "Carros de Serviço" :sh)

.Se ter um carro importado ou alemão é ser snob ou querer ter status, então qual é o motivo RACIONAL para se comprar um carro q pelo preço é muito pior do q QUALQUER segmento B do mercado, inclusive carros q custam 10 000€ a menos? O Nissan QQ custa 25 000€, mas pelo preço oferece o mesmo ou mais em segurança do q a restante concorrência do segmento C. O Duster pelos 21/22 000€ não oferece nem o q carros como o Spark oferecem, e este nem 10 000€ custa.

.Conheces quantas pessoas q tenham um Duster por pura necessidade, ou seja, q necessitam um veículo off road para o dia a dia? Ou seja, quem compra um Duster para andar em cidade e dá mais de 20 000€ por um modelo com as limitações q o Duster tem em prol do "estilo" é mais "racional e "inteligente" do q quem vai buscar um importado ou comprar um usado premium porquê?

Vais ao stand virtual e a partir de 17 000€ tens (por exemplo) Meganes break de 2010 , algumas delas com "meia dúzia" de quilómetros, extremamente bem equipadas, e com garantia. Só alguém pouco racional é q pode achar q é preferível dar 22 000€ por um Duster novo do q dar 18/19 000€ por uma Megane com 20 000 km completamente equipada, espaçosa, muito mais segura, melhor construída, mais bonita e com garantia. Mas isto sou eu.

Claro, e felizmente nao somos todos iguais [:D]

Para alem disso os numeros de vendem da Dacia reflectem uma realidade que nao se pode negar ou tentar ocultar [;)]

Ponho a questão da seguinte forma:

Tens um budget de 22000€ para comprar um carro espaçoso/familiar NOVO, digam-me uma opção (a diesel) melhor que o Dacia Duster???

Por 22mil e poucos € consegue-se negociar um mégane com o mesmo motor, rapado de equipamento, no entanto muito mais equipado que o duster e com uma percepção de qualidade completamente diferente.

Se quiseres ir para o i30 tens a menos de 22mil € o 1.6 diesel com pack comfort.

Kia não estou a par de preços mas calculo que se consiga um ceed com um nível médio equipamento perto deste valor.

Não faltam opções melhores, mas enfim...

Megane break nova com 110cv por 22mil e pouco?? :) não me parece...

i30 break diesel por 22mil e pouco?? também não me parece...

Não percebo essa obcessão por carro NOVO quando o mercado de usados está cheio de boas propostas semi-novas. E se alguns podem não estar muito bons, a maior parte está. Eu já comprei carros semi-novos de serviço com 1 a 3 anos e todos eles foram impecáveis.

Mas se a ideia é novo, por exemplo, pedi uma simulação para um C4 novo com equipamento que o Duster só pode sonhar e o preço apresentado, chave na mão, foi de 23 500 euros e com margem de negociação. Mesmo custando 1500 euros mais, nem vamos comparar os dois carros.

O problema da Dacia é que é tão low cost e "bem sucedida" que as políticas de desconto são muito limitadas. Pelo contrário marcas como a Fiat a Citroen ou a Kia são muito agressivas baixando bastante o preço de tabela. Ou seja, na prática é possível ter um automóvel novo, do mesmo segmento, por um preço equivalente e com qualidades europeias.

Mas ok, cada um faz com o seu dinheiro o que quiser. Não me venham é dizer que o Duster é o carro com melhor relação preço qualidade/escolha racional, porque não é.

Megane break nova com 110cv por 22mil e pouco?? :) não me parece...

i30 break diesel por 22mil e pouco?? também não me parece...

Break? Quem falou em break? Megane normal, 5 portas...

O preço dum i30 base de configurador (não acrescem despesas de transporte e averbamento) começa nos 18 e muitos. As despesas não ascendem aos 1000€, ainda tens 2000 e tal € para jogares com equipamento. Embora o i30 rapado seja mais equipado que o dacia. Ah.. e sem os descontos usuais, oferta de extras etc etc, o que ainda pode dar margem para mais equipamento ou esticando a corta até ao próximo nivel potência.

Não que eu goste do i30, ou aconselhe a alguém especialmente estando ai a saltar o próximo, mas se alguém chegar ao pé de mim e me disser que comprou um i30 diesel por 19mil € eu considero um gajo racional, um gajo que compre um dacia por 22mil €... hmm dá-me vontade de rir.

O problema da Dacia é que é tão low cost e "bem sucedida" que as políticas de desconto são muito limitadas. Pelo contrário marcas como a Fiat a Citroen ou a Kia são muito agressivas baixando bastante o preço de tabela. Ou seja, na prática é possível ter um automóvel novo, do mesmo segmento, por um preço equivalente e com qualidades europeias.

Tocaste no ponto.

A margem de desconto na Dacia é quase inexistente.

Aliás, no mercado francês aconteceram umas "cenas" engraçadas de Clios promocionais a custarem (bem) menos que Sanderos e coisas assim.

O seu quê de surrealista...

Não percebo essa obcessão por carro NOVO quando o mercado de usados está cheio de boas propostas semi-novas. E se alguns podem não estar muito bons, a maior parte está. Eu já comprei carros semi-novos de serviço com 1 a 3 anos e todos eles foram impecáveis.

Mas se a ideia é novo, por exemplo, pedi uma simulação para um C4 novo com equipamento que o Duster só pode sonhar e o preço apresentado, chave na mão, foi de 23 500 euros e com margem de negociação. Mesmo custando 1500 euros mais, nem vamos comparar os dois carros.

Mas ok, cada um faz com o seu dinheiro o que quiser. Não me venham é dizer que o Duster é o carro com melhor relação preço qualidade/escolha racional, porque não é.

Eu sou um de muitos para quem os semi-novos sao algo de nebuloso e duvidoso ...

Hoje em dia há tanto medo que achem que um gajo come sandes de fiambre em casa que se verifica uma 'onda' de raciocínio engraçado que é gastar dinheiro para provar o oposto. [:D]

Só gente insegura... [:blush:]

Break? Quem falou em break? Megane normal, 5 portas...

O preço dum i30 base de configurador (não acrescem despesas de transporte e averbamento) começa nos 18 e muitos. As despesas não ascendem aos 1000€, ainda tens 2000 e tal € para jogares com equipamento. Embora o i30 rapado seja mais equipado que o dacia. Ah.. e sem os descontos usuais, oferta de extras etc etc, o que ainda pode dar margem para mais equipamento ou esticando a corta até ao próximo nivel potência.

Não que eu goste do i30, ou aconselhe a alguém especialmente estando ai a saltar o próximo, mas se alguém chegar ao pé de mim e me disser que comprou um i30 diesel por 19mil € eu considero um gajo racional, um gajo que compre um dacia por 22mil €... hmm dá-me vontade de rir.

A boa disposiçao é essencial a uma vida gozada em pleno [:cool:]

E pela quantidade de Dusters que vais cruzar pelo teu caminho num futuro proximo, vais te fartar de rir [:)]

Voltar
Superior