Dacia Duster

• Thread starter Thread starter pc
  • Start date Start date
O cá de casa continua para as curvas e retas, mas espero nunca ter nenhum acidente com o gajo, sobretudo acidente "a sério".

O ESP é para mim algo obrigatório e não abdiquei dele. Contam-se pelos dedos da mão as vezes que já o vi atuar. Por acaso a última vez foi deliberado numa rotunda larga, sem transito e com piso molhado. Senti nitidamente ele a fazer o trabalho dele, mas não evitou um pião pois não consegue contrariar completamente a falta de aderência e desafiar a física.

Com a atualização prevista tem tudo para ficar melhor sem que isso agrave muito os custos.

O cá de casa continua para as curvas e retas, mas espero nunca ter nenhum acidente com o gajo, sobretudo acidente "a sério".

O ESP é para mim algo obrigatório e não abdiquei dele. Contam-se pelos dedos da mão as vezes que já o vi atuar. Por acaso a última vez foi deliberado numa rotunda larga, sem transito e com piso molhado. Senti nitidamente ele a fazer o trabalho dele, mas não evitou um pião pois não consegue contrariar completamente a falta de aderência e desafiar a física.

Com a atualização prevista tem tudo para ficar melhor sem que isso agrave muito os custos.

Não sentes a falta das mariquices que tinhas na megane? Este é um dos meus receios em relação à dacia, penso que o duster por exemplo nem indica a temperatura exterior, mas pode ser que seja uma opção para quando trocar o meu megane, daqui a um ano ou dois...

Não sentes a falta das mariquices que tinhas na megane? Este é um dos meus receios em relação à dacia, penso que o duster por exemplo nem indica a temperatura exterior, mas pode ser que seja uma opção para quando trocar o meu megane, daqui a um ano ou dois...

Sem dúvida que sinto! Sensor de chuva, cartão mãos livres, ac digital... são apenas alguns exemplos!

Quanto ao indicador da temperatura resolvi o problema há muito tempo: comprei um na Loja Imigrantes Do Leste e tratei do instalar eu mesmo. A leitura da temperatura interior não é muito fiável, mas a do exterior (que me interessa) é.

Pelo que paguei era a melhor opção possível, além de que me fizeram uma retoma interessante pela megane. Tem espaço suficiente, motor suficiente e comportamento razoável.

PS - curiosamente tem sido bem mais fiável que a megane que na garantia levou 2 apoios do motor, um aperto na direção e a caixa teve que ser desmontada por ter uma fuga de valvolina na junta. Este agora, em 2,5 anos, apenas fundiu um médio de cada lado e eu conduzo muito de noite...

DgMQI.jpg

O facelift do Duster chega já em maio de 2013, com apresentação em Genebra 2 meses antes.

Sempre foi apresentado em Geneve?

Sempre foi apresentado em Geneve?

não foi , e se o novo desenho for esse , confirma a homogeneização das frentes dos Dacia, filosofia "VW". Um dos traços fortes do DUster é precisamente aquela "esquina" sem farois/luzes, q aparentemente sera "esquecida" em favor da versão da Renault.

não foi , e se o novo desenho for esse , confirma a homogeneização das frentes dos Dacia, filosofia "VW". Um dos traços fortes do DUster é precisamente aquela "esquina" sem farois/luzes, q aparentemente sera "esquecida" em favor da versão da Renault.

Não concordo muito com essa parte. A frente do Lodgy é diferente da do Logan/Sandero [;)]

geneva-2012-dacia-lodgy-official-reveal-live-photos_21.jpg

paris-2012-new-dacia-sandero-live-photos_2.jpg

O Logan/Sandero esses sim partilham a mesma frente, mas é o mesmo modelo em configurações diferentes (4p vs 5p)

Sem dúvida que sinto! Sensor de chuva, cartão mãos livres, ac digital... são apenas alguns exemplos!

Quanto ao indicador da temperatura resolvi o problema há muito tempo: comprei um na Loja Imigrantes Do Leste e tratei do instalar eu mesmo. A leitura da temperatura interior não é muito fiável, mas a do exterior (que me interessa) é.

Pelo que paguei era a melhor opção possível, além de que me fizeram uma retoma interessante pela megane. Tem espaço suficiente, motor suficiente e comportamento razoável.

PS - curiosamente tem sido bem mais fiável que a megane que na garantia levou 2 apoios do motor, um aperto na direção e a caixa teve que ser desmontada por ter uma fuga de valvolina na junta. Este agora, em 2,5 anos, apenas fundiu um médio de cada lado e eu conduzo muito de noite...

O cartão mãos livres é das mariquices que mais gosto, cartão no bolso e é sempre a andar, o novo mégane ainda é melhor que no meu, pois basta afastarmo-nos do carro que ele tranca automáticamente. Depois de ter certos gadgets é dificil de passar sem eles :)

Por alguns países de África é vendido com o nome Renault.

Mesmo assim, a relação preço/qualidade é razoável.

Nada que ultrapasse o Hyundai/Kya, mas sempre são menos 8.000 usd.

A segurança do duster tem sido muito debatida e conforme pode ser visto no video post ado o dacia tem 3 estrelas apenas por dois factores: não tem aviso de colocação de cintos segurança (mariquice) e nas versoes de entrada não tem ESP, aqui depende um pouco de cada um e é sempre uma nais valia ter, mas por exemplo quando comprei o meu carro era um extra de trezento e tal euros e decedi não por, não sou grande acelera e a "carroça" só tinha à volta de 100cv.
Pelo que vejo nas revistas o unico factor de segurança "real" mais preocupante é que pelos vistos o Duster "estica-se" nas distâncias de travagem.
Com outros interiores e equipamento eu não me importava nada de ter um, o novo restling pelos vistos vai resolver um pouco isto, pelo menos o interior parece mais moderno.

Nada mais errado.. Escusam de tapar o Sol com a peneira, a filosofia "low cost" teve no caso do Duster consequências graves.
A fraca prestação no capitulo da segurança, abrange quer a segurança activa, através da falta de equipamento de segurança e no caso da passiva o risco de ferimentos
a que os ocupantes estao sujeitos.

Protection of the chest was rated as marginal for both front seat occupants, based on dummy readings of chest compression.

the driver's side, structures in the dashboard were considered to present a risk of injury to occupants of different sizes and to those sat in different positions, and protection on that side was rated as marginal

In the side barrier impact, the driver's door opened and the car was penalised.

but the rear (luggage compartment) door opened during the test and the car was penalised.

In the side barrier impact, the driver's door opened and the car was penalised.

Protection against whiplash injuries in the event of a rear-end collision was rated as marginal.

Pedestrian
Neither the bumper nor the front edge of the bonnet scored any points, offering poor protection to pedestrians' legs. The bonnet provided good protection in most areas likely to be struck by a child's head, but was predominantly poor in those areas where an adul't head would hit.

Last edited:
Otro gran éxito internacional que ha superado las expectativas de la firma es el Duster, un todocamino compacto de precio ajustado y que se comercializa tanto con el logo de Dacia como con el de Renault. En cuestión de unos meses recibirá importantes cambios que mejorarán la relación valor-precio.

Al igual de lo que ha ocurrido en los Logan y Sandero, el Duster contará con los últimos bloques de Renault bajo el capó, arrancando con el pequeño 0.9 TCe de 90 CV como opción base y sumando el 1.2 TCe de 115 CV para los más equilibrados. En diésel seguirán estando a la venta los 1.5 dCi con 90 y 110 CV. Estas novedades serán sólo para el mercado europeo.

Otra novedad afectará al equipamiento de seguridad. Todos llevarán de serie el control de estabilidad. Además se ofrecerán el control de estabilidad, sistema de navegación, sensores de parking y otros elementos hasta ahora no vistos en el modelo (al menos en Europa).

Estéticamente los cambios no serán muy profundos. El frontal contará con una parrilla de nuevo diseño, las ópticas cambiarán ligeramente sus formas y los paragolpes lucirán algo más modernos, pero las líneas generales quedarán inalteradas, algo lógico dado su enorme éxito. En el interior el salpicadero debería presentar un aspecto más cuidado, con una instrumentación más atractiva y una consola central actualizada.

spyshots-dacia-launching-facelift-for-duster-suv-60186-7.jpg

Fotos espía: Dacia Duster restyling

Amigos,
A Aventura Dacia Duster 4x2/4x4 organizado pelo clube escape livre, este fim de semana na cidade da Guarda, e que teve o apoio da revista AutoHoje, foi um sucesso.
Estiveram presentes 18 carros, e que a organização levou em caravana pelas belas terras da Serra da Estrela.
Parabens a todos

Amigos,
A Aventura Dacia Duster 4x2/4x4 organizado pelo clube escape livre, este fim de semana na cidade da Guarda, e que teve o apoio da revista AutoHoje, foi um sucesso.
Estiveram presentes 18 carros, e que a organização levou em caravana pelas belas terras da Serra da Estrela.
Parabens a todos

Assino por baixo do pjneves (olá amigo)! Uma vez mais as nossas "latinhas" mostraram que nos podem levar mais longe do que estávamos à espera, nomeadamente por maus caminhos e trazer-nos inteiros!

O meu já tem uma bela coleção de riscos e vou ter que pensar em mandar fazer-lhe um detalhe, desde que não me peçam "couro e cabelo"!!!

Quanto ao passeio em si, foi ao nível habitual do Escape Livre: tudo organizado ao pormenor, paisagens fantásticas, excelente gastronomia e um ambiente descontraído e agradável!

Parabéns também à Auto/Hoje/Motorpress por de ter associado a esta iniciativa. A ver se depois coloco uma ou duas fotos da coisa...

Back