Dacia Duster

Sim, era o 1.5 dci. Conheço o motor de inúmeros carro e em nenhum gasta tanto como no Duster. Entre os 150 e os 160 os consumos já rondam os dez litros.

Por acaso fiquei um bocado espantado com a média que fizemos para baixo, tendo sido a viagem relativamente calma, sempre pelos 120-130.

Sim, era o 1.5 dci. Conheço o motor de inúmeros carro e em nenhum gasta tanto como no Duster. Entre os 150 e os 160 os consumos já rondam os dez litros.

No clio 1.5 dci de 2001 que tive, devo ter feito cerca de 560km com um depósito de gasóleo dos arredores de Paris até à entrada de Bordéus, tive de meter gasóleo logo à entrada de Bordéus, não deu para mais, a velocidade média terá andado na ordem dos 150/160......normalmente fazia quase 1100km....é só fazer as contas!

Boas

JGTB, facil de explicar sabes qual o CX anunciado para o Duster??0,42....
EU nem digo qt faço com o 1.6 i a gasolina,então acima dos 140kmh ...

Cumps

bah, eu tambem tenho um 1.5dci no jimny (se bem que 65cv) que pesa perto dos 1100kg, e o minimo que ja gastei foi 6.8. o normal é 7.7, com cuidado. sem cuidado, 8 e tal. sempre a fundo, quase se ve o ponteiro a descer. basta fazer meia duzia de aceleradelas subida acima e a media do deposito salta para os 9.
em AE...n sei...aquilo nao dá nem 140kmh, e mesmo vindo a 120 o tempo todo nao costuma passar dos 8l
ou o duster é muito muito pesado, ou entao nao sei, mas com essa caixa os consumos nao deviam ser tao maus

Como tenho um Duster (dci de 110 pónesi) e já com bastantes km's vou meter a minha colherada, embora eu faça sempre as médias por depósitos inteiros e não por km.

O consumo, de todos os carros que tive/conduzi regularmente até hoje, é neste carro que mais oscila! Tanto faz médias muito interessantes (abaixo dos 5,5) como bem altas (lá para perto dos 8 onde nunca cheguei usando a totalidade de um depósito).

A semana passada tive que fazer uma deslocação com uma certa urgência. O carro tinha cerca de 500 km deste o último atesto e a média (que reinicio a cada abastecimento) era de 5,4. Fiz 150 km de AE (A1 e A23) a uma velocidade mais ou menos constante de 140 km/h (em alguns momentos um pouco acima ou abaixo) e a média final quando cheguei ao destino era 6,1, sem tirar nem por!
Se tivesse reiniciado o contador do consumo antes de fazer essa viagem, calculo que o valor final seria "algures" entre 8 e 9!

O grande "problema" do Duster em termos de consumos chama-se aerodinamica. Elevada altura ao solo, péssimos valores de cx e o resultado é esse!

Para termo de comparação, o Duster e o kai-kai lá de casa até aos 100 têm consumos quase iguais (os motores são ambos o 1.5 dci), sendo o Duster bem mais leve. Daí para cima o fosso nos consumos a favor do kai-kai aumenta em proporção da velocidade.

Sim, o Duster também faz consumos. Fiz uma viagem de 200 km pelo IC2, a velocidades muito moderadas, e o consumo foi de 5,3 l/100 km. Como dizes, é a partir dos 100/120 km/h que os consumos aumentam de forma evidente.

Render do facelift.
dacia%20duster%20facelift.jpg

DgMQI.jpg

O facelift do Duster chega já em maio de 2013, com apresentação em Genebra 2 meses antes.

A fim de modernizar o seu visual, o Duster adotará uma frente semelhante ao novo Sandero, mudando a grelha e as luzes, além de vir a ter novos espelhos laterais.

Na traseira apenas surgirá uma barra cromada nas versões de topo, para manter a contenção de custos.
Mas no habitáculo as mudanças serão notáveis.
Melhoramento da qualidade percetível com painel de bordo inédito e bicolor e um ambiente mais luxuoso.
Aros dos ventiladores em cromado [2], comandos de climatização modernos [4] (estilo Clio 4), numerosos espaços de arrumação (como no topo do tabliê o centro e à direita [5]).

Terá bancos traseiros rebatíveis e fracionáveis (2/3 e 1/3) e vidros elétricos traseiros de série [1] nas versões de topo, além da regulação em altura do banco do condutor.

No respeitante ao equipamento iremos assistir a um aumento do seu nível com um ESP que passará a ser de série, um sistema multimédia Media NAV [3] (ecrã grande táctil, navegação integrada, computador de bordo...).

Tudo isto sem aumento de preço.

Manterá as transmissões 4x2 e 4x4.
Motor 1.6 a gasolina de 105cv e diesel 1.5 dCi de 90 e 110cv, diminuindo consumos e níveis de emissão de CO2.

Fonte: revista Auto Plus 1265

5otZ4.jpg

Última edição:
Comparando com o anterior, os interiores estão a anos luz. Pessoalmente gosto, já com o anterior simpatizava fruto de uma estética exterior bem conseguida mas, quando se olhava para aqueles interiores perdia-se a pica toda, agora já não é claramente o caso. Se estivesse comprador deste tipo de SUV,s seria um sério candidato até porque é dos poucos que até é bastante competente fora de estrada...

Me like!

Mesmo assim ainda vão vendendo! Penso que até falei nisso aqui no forum, de um casal já entradote e com boas posses (quem me dera) que adoraram a simplicidade do carro e queriam comprar um!

Neste sábado já os vi na viatura nova! Um XX-NI-XX pretinho!

Voltar
Superior