Dacia Duster

Infelizmente é verdade que cada vez são menos os suv, jipes que possuem redutoras. Que me lembre discovery e range rover são ainda os resistentes. Por algum motivo, de entre os actuais, são os que têm melhor comportamento off-road [:cool:]
Nunca a electrónica substituirá as redutoras ainda que ajude em algumas situações. [;)]

Hoje em dia o contrário também já começa a ser verdade.
O ideal é a junção das duas coisas (redutoras e electronica).

No caso do Duster não tem redutoras mas tem uma 1ª "anormalmente" curta que juntamente com a electrónica deve dar para desenrascar bem os propositos que servem... ninguém esperará, por certo, que o Duster se compare a um Defender. Se calhar em algumas situações pode até ser melhor que o Defender (de serie), a electrónica não se dá muito mal com rodas no ar e resolve bem o problema... já a transmissão do Defender não aprecia muito ficar com rodas no ar e tem tendencia para deixar escapar todo o binário pelas rodas suspensas... a electronica resolveria o caso de forma mais leve e barata do que as trancas de diferencial.

Dacia Duster 1.5 dCi 2wd (2010) CAR review | Road Testing Reviews | Car Magazine Online

Aqui vão os meus 2 cêntimos.
É um carro ridículo, como qualquer crossover baseado num utilitário. E só por ter 4x4 não quer dizer que tenha aptidões decentes para TT. É preciso bem mais que um sistema xoné. A não ser que a vossa ideia de TT seja subir passeios ou andar por gravilha. Mas nesse caso qualquer coisa dá.

Mostra lá qual é o utilitário 4x2 que, por 23.000€ (preço do Duster 4x4), consiga fazer um destes videos com tanta facilidade!

YouTube - Duster Duster Off-Road 2

YouTube - Dacia Duster testing its 4x4 skills in the mud, off road

Um TT puro e duro faz melhor?... em algumas situações claro que faz.
Mas custa quase o triplo.
E depois de sair da terra... eu diria que perde em toda a linha, dinâmica, conforto, consumos e até performances em alguns casos.

Última edição:
Também já vi um.

+ O aspecto exterior surpreendeu-me, melhor do que estava à espera
+ O espaço interior muito bom, tanto para passageiros como bagagens.
+ O conforto dos bancos pareceu-me bom, falta ver em andamento o conforto das suspensões.
+ Gostei da posição de condução apesar do volante não ter regulação em profundidade.
+ Gostei do facto de para entrar/sair do carro não ter que me baixar/levantar

- O tablier tem o aspecto que esperava (já tinha visto um Sandero em tempos). Não compromete, mas não é de encher o olho. Plásticos duros mas não me parece que vá fazer muitos barulhos. A ver num teste dinâmico.
- A cobertura da bagageira é fraca, poderiam ter feito bem melhor mesmo que o carro viesse a custar mais 20€ [:D]
- O facto de não ter auto-rádio específico (o modelo que eu vi, nem auto-rádio tinha...) implica um voltar ao passado com o medo do roubo do auto-rádio.
- A posição dos comandos dos vidros traseiros é tudo menos ergonómica. Já o comando dos vidros dianteiros apesar de não ser perfeita a localização, ainda se aceita... (o estranho é as portas terem o suposto local para o comando dos vidros....)

Se eu o comprava. Sem dúvida, parece-me uma excelente proposta.

Última edição:
Ena...! Folgo em ver que já à pessoal que foi ver e gostou.

Eu posso dizer que gostei desde a primeira vez que o vi. Adorei as formas robustas e pouco consensuais. Gosto de carros simples e com pouca coisa para avariar. Manias...
Eu vou andar a "namorar" o 4x4 mas a gasolina.

Cumprimentos.

Última edição:
Ainda estou para saber como é que vocês sabem que este modelo é muito robusto :rolleyes:
e já agora, qual é o conceito de muito robusto ... :rolleyes:

Ok..., vou dar a minha visão da coisa.
O aspecto robusto é uma apreciação meramente estética e não vou por aí. Cada um sabe de si e não deve ser condenado por isso. Se fosse ficar chateado por cada vez que se diz que o UMM é horrendo, já estaria de baixa por depressão à muito...[:D]

Quanto ao conceito, para mim uma coisa robusta é acima de tudo algo construído com a finalidade de ser durável, resistente a tratos mais abusivos e com pouca coisa para avariar. Algo parecido com o conceito KISS. "Keep It Simple, Stupid!"

Pelo que tenho lido já à uns meses na imprensa internacional aponta para ser um veículo SUV robusto. Mais que as ofertas actuais pesadas com os seus gadgets hi-tec.
Seja como for, a marca se bem que pouco tenha já a ver com a original Dacia "made in Roménia" , quero acreditar que ainda terá uns genes daqueles carros das ex-republicas de leste à prova de bomba e de soviético encharcado em vodka. [;)]

É a minha perspectiva do Duster. Mais coisa menos coisa...

p.s. - Agora..., de parecer até ser vai uma boa diferença embora muita gente viva dos "pareceres"... Ainda vai ter que o provar... Para já ainda é um menino.

Fiquei admirado por ver ontem à noite num intervalo no AXN um spot publicitário ao Duster. E na TV foi bem agradável a sua imagem. Que dá mesmo a ideia de robustez. Ah, mas não dá "cagança"...

fui este domingo a renault boavista para o ver...tava la um 1.5dci 85cv preto. gostei bastante do interior,mas como o carro ja tinha sido vendido nao o pude ver por dentro
:(.tava fechado a sete chaves.

Ando mesmo entusiasmado com o chaço .... sem electrocinas, sem mariquiçes ... não avaria.

Quem me dera que estivesse na presença de um novo UMM / Portaro ... sempre a andar e sem avarias ! [:D]

Não pretendo fazer TT, quero algo confortavel, duradouro, robusto e que gaste pouco.

Quem me dera que estivesse na presença de um novo UMM / Portaro ... sempre a andar e sem avarias ! [:D]

[;)] Um UMM também avaria. A diferença é que normalmente avaria onde outros já partiram à algum tempo. Outras vezes nem por isso. Tem uma personalidade forte.

Também eu gostaria de um dia poder comprar algo novo com o logo da UMM... Enfim..., até os Romenos nos ultrapassam. :sh)

Também vi o anuncio do Duster e fiquei surpreendido. Está com bom aspecto e muito bem "fisgado" à nossa realidade. Diz a senhora no fim do anuncio : Só 17500€€ ???? ahh, isso é muito barato. Já não compro. E vai embora.

Achei genial. [:cool:]

A senhora no fim do anuncio diz isto

" Só 17500€, não espera que eu gaste tão pouco!!! [:D][:D]

Bem adaptado a nossa realidade sem duvida :sh)

Como disse algures numa página aí atrás, estive em Espanha e andei atento a ver se via algum a circular e não vi um um único!

Apenas vi um camião carregado com eles, mas não deu para fotografar, pois eu ia de autocarro!

Seja como for, tenho mesmo que ir matar a minha curiosidade sobre o carro! Se tiver pachorra e tempo ainda sou capaz de o ir ver hoje, partindo do pressuposto que existe algum em Chelas ou em Telheiras!

Se o vou comprar? Não sei! A minha carteira diz para eu ficar quieto!

Já sei o porquê destas marcas estarem tão bem cotadas a nível de satisfação. Critérios pouco exigentes e pronto. Basta que não avarie que já é o melhor do mundo e arredores...

Ainda bem que existem estas propostas, haverá mta gente que lhe faz falta o 4x4 e que possa transportar-se com algum comodismo. O Lada Niva dos tempos actuais. [:D]

Como disse algures numa página aí atrás, estive em Espanha e andei atento a ver se via algum a circular e não vi um um único!

Apenas vi um camião carregado com eles, mas não deu para fotografar, pois eu ia de autocarro!

Seja como for, tenho mesmo que ir matar a minha curiosidade sobre o carro! Se tiver pachorra e tempo ainda sou capaz de o ir ver hoje, partindo do pressuposto que existe algum em Chelas ou em Telheiras!

Se o vou comprar? Não sei! A minha carteira diz para eu ficar quieto!

Em Telheiras ainda não chegou.

Já sei o porquê destas marcas estarem tão bem cotadas a nível de satisfação. Critérios pouco exigentes e pronto. Basta que não avarie que já é o melhor do mundo e arredores...

Ena. Mas é que é mesmo, mesmo, mesmo isso. [:D]
Mesmo, mesmo!

Ainda para mais descobri que na fábrica é feito por velhinhas Romenas e tudo.
Vai mesmo ter de ser o irmãozinho pequenito do UMM... [;)]

YouTube - Dacia Duster - How it`s made !

cUMMprimentos!

Voltar
Superior