É que um 4x4 com o 1.5 dCi 110cv com o equipamento básico (sem ESP, rádio, etc) custa quase 25000€.
Só para se ter uma ideia um Skoda Yeti (target definido pela Renault) com motor 2.0 TDI 110cv, 4x4, e mais equipamento custa 31500€.
O 1.5 dCi 4x4 custa 23.800 €. ESP são + 300 € e o rádio outros tantos 300 € (mas com menos dinheiro compro um melhor que o do Duster ou do Yeti...).
Tudo somado, dá 24.400 €. Ok, mete-lhe a pintura metalizada, + 300 €. Dando 24.700 €.
Ou seja, fica a 6.900 € do tal Yeti, que pode trazer mais tralha e ser tecnicamente melhor. E tem forçosamente de o ser ! A diferença de preço a isso exige.
6.900 € "são" 1.380 contos, um milhão e trezentos e oitenta mil escudos. Com este dinheiro, quase que se compra um 2º carro, ainda que do segmento A. Ou um usado recente. Ou aplica-se o dinheiro em qualquer outra coisa, quanto mais não seja em gastos de utilização do carro.
Depois, o Dacia irá pagar sempre menos de IUC e de seguro que um Yeti.
Pensando no Yeti, será que este conseguiria ter um preço de "combate" se tal como o Dacia, fosse uma mistura de componentes comprovados do Grupo VAG ? Óbvio que não !
E isto do "low cost" é uma ideia engraçada... Tem muito valor numas coisas e noutras não presta.
Se eu fôr para Londres de avião, se viajar na TAP, sou um idiota e despesista porque gastei mais dinheiro. Mas se fôr numa companhia "low cost", já me posso gabar que consegui viajar de avião e fui a Londres por tuta e meia...
Vá-se lá perceber o Português... [8b]