Dacia Duster

A palavra é inercia. Pela inercia conseguimos avaliar a massa de um corpo! [;)]

Só com muita sensibilidade, e as condições de atrito teriam de ser as mesmas. Basicamente, acho muito irrealista conseguir medir o peso de uma porta pela sua inércia. Mais fácil é inclinar o veículo num determinado ângulo e abrir a porta. Aí sim se podem tirar algumas conclusões do peso da porta.

Além disso, os materiais estão a ficar cada vez mais leves, por isso não é de espantar que esta porta seja mais leve que a de um 190D. E nem por isso é menos segura.

Hoje passei boa parte do meu dia de volta de um, a estuda-lo ao pormenor... Amanhã começa a formação.

Agora não vou aqui deixar a minha opinião, mas só tenho uma coisa a dizer, há pessoas neste fórum (e neste tópico em particular) com expectativas mesmo muito baixas sobre o que deve ser um automóvel actual... :sh)

Cumps.

Não deixas a tua opinião mas mandas a garfada do costume...[;)]

As expectativas dependem de pessoa de pessoa. No teu caso secalhar querias que um carro que custa 18.000€ novo tivesse o melhor interior do mundo.

Mas para outras pessoas, o tipo de material do tablier não interessa, ou o barulho que a porta faz é secundário.

Não deixas a tua opinião mas mandas a garfada do costume...[;)]

As expectativas dependem de pessoa de pessoa. No teu caso secalhar querias que um carro que custa 18.000€ novo tivesse o melhor interior do mundo.

Mas para outras pessoas, o tipo de material do tablier não interessa, ou o barulho que a porta faz é secundário.

Não é garfada nenhuma... Simplesmente esta carro tem soluções que para mim não se enquadram nos padrões do que deve ser um automóvel novo hoje em dia! Só isso... Eu não quero saber se tem materiais macios, ou que se riscam, ou que é feio (embora ao vivo é bem menos do que em foto), ou isto ou aquilo, mas há coisas que não devem ser descuradas! E neste carro, são!
Se calhar é a minha ideia de carro que está errada, se calhar sou eu que não estou preparado para "aceitar" um produto low cost, o que é certo é que considero que existem demasiadas concessões e o preço não é assim tão bom... É que um 4x4 com o 1.5 dCi 110cv com o equipamento básico (sem ESP, rádio, etc) custa quase 25000€.
Só para se ter uma ideia um Skoda Yeti (target definido pela Renault) com motor 2.0 TDI 110cv, 4x4, e mais equipamento custa 31500€.
Se compensa o investimento? Não sei, mas pensem no valor de retoma, pensem na imagem da marca, pensem no equipamento a mais, pensem num carro que tem ergonomia (sim porque no Dacia não existe), etc e vejam se compensa.

Cumps.

É que um 4x4 com o 1.5 dCi 110cv com o equipamento básico (sem ESP, rádio, etc) custa quase 25000€.
Só para se ter uma ideia um Skoda Yeti (target definido pela Renault) com motor 2.0 TDI 110cv, 4x4, e mais equipamento custa 31500€.

O 1.5 dCi 4x4 custa 23.800 €. ESP são + 300 € e o rádio outros tantos 300 € (mas com menos dinheiro compro um melhor que o do Duster ou do Yeti...).

Tudo somado, dá 24.400 €. Ok, mete-lhe a pintura metalizada, + 300 €. Dando 24.700 €.

Ou seja, fica a 6.900 € do tal Yeti, que pode trazer mais tralha e ser tecnicamente melhor. E tem forçosamente de o ser ! A diferença de preço a isso exige.

6.900 € "são" 1.380 contos, um milhão e trezentos e oitenta mil escudos. Com este dinheiro, quase que se compra um 2º carro, ainda que do segmento A. Ou um usado recente. Ou aplica-se o dinheiro em qualquer outra coisa, quanto mais não seja em gastos de utilização do carro.

Depois, o Dacia irá pagar sempre menos de IUC e de seguro que um Yeti.

Pensando no Yeti, será que este conseguiria ter um preço de "combate" se tal como o Dacia, fosse uma mistura de componentes comprovados do Grupo VAG ? Óbvio que não !

E isto do "low cost" é uma ideia engraçada... Tem muito valor numas coisas e noutras não presta.

Se eu fôr para Londres de avião, se viajar na TAP, sou um idiota e despesista porque gastei mais dinheiro. Mas se fôr numa companhia "low cost", já me posso gabar que consegui viajar de avião e fui a Londres por tuta e meia...

Vá-se lá perceber o Português... [8b]

Eu acho que o problema é a definição de low cost.

Pra mim, um produto Low Cost é um produto sem imagem de marca, com uma qualidade inferior mas que faz o mesmo que um produto mais caro (para os meus propósitos). Por exemplo eu posso comprar um cabo de audio da Profigold que me custa 70€/m pra ligar o ipod a umas colunas daquelas portáteis, ou posso comprar um cabo que faz exactamente o mesmo, numa loja dos chineses por 5€. Qual é o melhor produto? Claro que neste caso extremo é o dos chineses, a relação entre o que oferece e o que custa é imbatível. Isto é um produto low cost. Fazer o mesmo com um pouco menos de qualidade e por muito menos dinheiro!

Na comparação que sugeri a questão é outra, primeiro porque acho que o preço não é assim tão bom segundo porque não faz o mesmo dos adversários mais caros...

Pá e não me lixem, o interior do carro é medonho do ponto de vista ergonómico, eu já nem falo dos materiais (são todos duros) do facto de se notar perfeitamente que o carro é feito de restos (é óbvio demais), mas porra há botões em sítios que não lembra a ninguém! Os vidros traseiros são um bom exemplo, a chapeleira é uma trampa, o ajuste de altura dos faróis é mecânico (por cabo de aço) e tem o botão num sítio um bocado manhoso, a chave do carro deve aí do tempo do Clio I ou Megane I, etc... Pá são coisas que já não se vêm em carros que saíram no início da década de 90!

Enfim, são 6000€ de diferença, é certo, mas provavelmente essa diferença aumenta quando se tiver de vender um e outro...

A Renault podia ter feito bem melhor com o preço que pede pelo carro, é o que eu acho!

Cumps.

Sem contar com o GT-R... [br:)][br:)][br:)] Só que este tem 0 de Renault, já o Cascais não é bem assim!

Tem a parte mais importante na produção de um carro, que foi a entrada de Capital. Se a Renault não levantasse a Nissan não haveria GT-R para ninguém [:p]

Enfim, são 6000€ de diferença, é certo, mas provavelmente essa diferença aumenta quando se tiver de vender um e outro...

Boas. Achas que um carro que está com entrega a demorar 4 meses (até lá ainda vai aumentar uns quantos, e mais uns bons meses de atraso em relação a Setembro...) vai ter problemas de retoma?

Era capaz de apostar em como, tal como o Qashqai, vai ter uma óptima retoma.

Só para dizer que o meu entusiasmo sofreu um rude golpe:

Acaba de me ligar o vendedor e fez-me uma proposta de retoma, no mínimo, ridícula, mas lógica:

Encomendando agora, o prazo previsível de entrega não será inferior a 6 meses (lá para Outubro) e como tenho que ficar com meu carro actual até à vinda do "espanador" (só seria retomado nessa data) o que sucede é que daqui a 6 meses a minha carripana terá ainda menos valor comercial... e mais km!

Do meu lado assumo que vejo a hipótese de compra a esfumar-se cada vez mais!

Daqui a pouco ainda vejo pessoal com um dilema entre:

Duster novo ou kai-kai de serviço com 6 meses ou 1 ano! Só não tenho esta dúvida por já haver um kai-kai lá em casa!

Vou esperar por um teste dinâmico para tomar uma decisão, mas é previsível o desfecho da coisa!

Ao contrário do que possas pensar, daqui a uns tempos o teu carro valerá exactamente a mesma coisa, mesmo com mais km. A diferença de meses não irá fazer mossa (o que importa mesmo é o ano da matrícula, não o mês da mesma !).

O problema que tu enfrentas é normal com a Dacia. Com um preço tão espremido, até nas margens de lucro, é normal que o concessionário não consiga ser mais flexível ou esteja disposto a "chatear-se" com uma retoma.

Nunca se irá ter uma margem de manobra alargada a negociar um Dacia.

Se gostas do carro e gostavas de ter um, aguenta mais uns tempos e deixa passar esta fase inicial...

Ao contrário do que possas pensar, daqui a uns tempos o teu carro valerá exactamente a mesma coisa, mesmo com mais km. A diferença de meses não irá fazer mossa (o que importa mesmo é o ano da matrícula, não o mês da mesma !).

O problema que tu enfrentas é normal com a Dacia. Com um preço tão espremido, até nas margens de lucro, é normal que o concessionário não consiga ser mais flexível ou esteja disposto a "chatear-se" com uma retoma.

Nunca se irá ter uma margem de manobra alargada a negociar um Dacia.

Se gostas do carro e gostavas de ter um, aguenta mais uns tempos e deixa passar esta fase inicial...

Isso é exactamente o que estou a pensar fazer.

A minha Megane tanto vale 11.000€ agora como valerá em Outubro/Novembro.

Vou deixar passar este stress e vou ler uns diarios de bordo .. lá para Novembro penso nisso.

Provavelmente ainda compro um chaço pelo caminho para fazer os 6 meses e poder ir ao abate.

Ao passares de um Megane II/III (ou Clio III) para um Duster, vais sentir que passaste de cavalo para burro. O refinamento do produto, comandos, insonorização, apresentação interior, é bastante pior.

É que um 4x4 com o 1.5 dCi 110cv com o equipamento básico (sem ESP, rádio, etc) custa quase 25000€.
Se compensa o investimento? Não sei, mas pensem no valor de retoma, pensem na imagem da marca, pensem no equipamento a mais, pensem num carro que tem ergonomia (sim porque no Dacia não existe), etc e vejam se compensa.

Cumps.

O Skoda Yeti, desse valor, também não tem ESP de serie.

O 1.5 dCi 4x4 custa 23.800 €. ESP são + 300 € e o rádio outros tantos 300 € (mas com menos dinheiro compro um melhor que o do Duster ou do Yeti...).

Tudo somado, dá 24.400 €. Ok, mete-lhe a pintura metalizada, + 300 €. Dando 24.700 €.

Ou seja, fica a 6.900 € do tal Yeti, que pode trazer mais tralha e ser tecnicamente melhor. E tem forçosamente de o ser ! A diferença de preço a isso exige.

6.900 € "são" 1.380 contos, um milhão e trezentos e oitenta mil escudos. Com este dinheiro, quase que se compra um 2º carro, ainda que do segmento A. Ou um usado recente. Ou aplica-se o dinheiro em qualquer outra coisa, quanto mais não seja em gastos de utilização do carro.

Depois, o Dacia irá pagar sempre menos de IUC e de seguro que um Yeti.

Pensando no Yeti, será que este conseguiria ter um preço de "combate" se tal como o Dacia, fosse uma mistura de componentes comprovados do Grupo VAG ? Óbvio que não !

E isto do "low cost" é uma ideia engraçada... Tem muito valor numas coisas e noutras não presta.

Se eu fôr para Londres de avião, se viajar na TAP, sou um idiota e despesista porque gastei mais dinheiro. Mas se fôr numa companhia "low cost", já me posso gabar que consegui viajar de avião e fui a Londres por tuta e meia...

Vá-se lá perceber o Português... [8b]

O Yeti com pintura metalizada e ESP custa, segundo o configurador, 32.402€... desta forma a diferença cresce para 7.800€.
Se não estou enganado, e eu acho que não, o Duster 4x4 apenas está diponivel na versão CUIR com estofos de couro e tecido... este item na Skoda custa mais uns trocos.

Gosto muito do Yeti mas acho que 7.800€ à cabeça é um preço muito alto pela, suposta, menor desvalorização.

Isto é como noutros segmentos... dizer que um Aveo por menos de 10.000€ é pior negócio que um Clio por 15.000€... enfim... não é melhor nem pior, é outro negócio.

Temos é que ter oferta para todas as bolsas. Se calhar com a chegada do Duster vai haver muita gente que pode pensar em ter um SUV e que até aqui não tinha pk não chegava lá... nem mesmo aos mais baratos.
Agora que pode ter um SUV ao preço de um Clio... dá que pensar.
Acho até que os outros construtores também deveriam pensar no assunto.

O Skoda Yeti, desse valor, também não tem ESP de serie.

O Yeti com pintura metalizada e ESP custa, segundo o configurador, 32.402€... desta forma a diferença cresce para 7.800€.
Se não estou enganado, e eu acho que não, o Duster 4x4 apenas está diponivel na versão CUIR com estofos de couro e tecido... este item na Skoda custa mais uns trocos.

Gosto muito do Yeti mas acho que 7.800€ à cabeça é um preço muito alto pela, suposta, menor desvalorização.

Isto é como noutros segmentos... dizer que um Aveo por menos de 10.000€ é pior negócio que um Clio por 15.000€... enfim... não é melhor nem pior, é outro negócio.

Temos é que ter oferta para todas as bolsas. Se calhar com a chegada do Duster vai haver muita gente que pode pensar em ter um SUV e que até aqui não tinha pk não chegava lá... nem mesmo aos mais baratos.
Agora que pode ter um SUV ao preço de um Clio... dá que pensar.
Acho até que os outros construtores também deveriam pensar no assunto.

Acho que comparar um Skoda Yeti, com um Dácia Duster é a mesma coisa que comparar um Tata a um Alfa Romeo.

O Skoda têm qualidade, apresentação e em muitas coisas é muito melhor do que um Seat ou mesmo um VW. Os Dácia pareçem carros feitos com plásticos e peças da feira dos ciganos (sem ofensa para quaquer cigano que leia isto, porque não estou a depreciar a etenia, estou simplesmente a usar uma expressão). Ainda no outro dia aluguei uma carrinha de 7 lugares numa rent-a-car e vinham-me com um Dácia! Escusado dizer, que ficaram com a carrinha e deram-me uma Scenic, com de costume.

Isso até poderia ser assim analisado se a diferença entre os dois produtos residisse só na desvalorização de cada um. Mas sabes bem que não é só isso que está em jogo.
Acho que comparar o Yeti com o Duster não tem muito a ver, a não ser no comprimento.

Voltar
Superior