Dacia Duster

• Thread starter Thread starter pc
  • Start date Start date
Não está nada mau não... e o que int€r€ssa? Há previsões?

Nesse scan duma revista francesa dizem que a versão 4x4 deve estar disponível em França por cerca de 17000€. Agora, é fazer as contas [:D]

Já agora, tem redutoras?

Nesse scan duma revista francesa dizem que a versão 4x4 deve estar disponível em França por cerca de 17000€. Agora, é fazer as contas [:D]

Já agora, tem redutoras?

Dacia Duster is easy to drive and not only aimed at all-terrain aficionados. The combination of its low unladen weight (1.180kg in 4X2 - 1,280kg in 4X4) and compact proportions ensure particularly agile handling. In the 4X4 version, thanks to the unique and intuitive control (sourced from Nissan) located in the cabin at the foot of the central column, Dacia Duster drivers can easily adapt the vehicle's transmission configuration to meet their needs of the moment.

This control allows one of three modes to be selected:

• When the AUTO mode is selected, the front/rear torque split is calculated automatically as a function of available grip. This system is aimed at providing optimal traction, however much grip is available, and gives Dacia Duster genuine 4x4 ability. In normal conditions, the torque is transmitted through the front wheels only. If traction is lost, or when grip is at a premium, some of the torque is transferred to the rear axle. In extreme conditions, the torque is split equally front and rear. This split is performed by an electromagnetic torque converter supplied by Nissan.

• In LOCK mode, the driver electronically locks it into 4x4 mode, whereby 50 per cent of torque is consistently fed through the rear axle. This mode is recommended in low grip conditions (snow, mud, dirt, sand) at low speeds.

• In 4x2 mode, the transmission is locked into two-wheel drive. This mode is suited to driving on good roads and reduces fuel consumption.

Mais algumas informações de quem supostamente já teve contacto com o veiculo:

hoy he tocado uno, porque he coincidido en pista con los de dacia, el interior es calcado al del sandero, solo cambiaba la tapicería y creo que algun detalle. Pero no me pregunteis que, porque no me se el interior del sandero tan bien.

no se decir si eso es bueno o malo porque no lo he conducido, asi que no se como va de grillos. Los ajustes me han parecido correctos, como en el sandero. Mejorando los que vi en los primeros logan. Me ha parecido que el espacio entre los asientos delanteros y traseros es grande y ademas, da impresión de serlo. El maletero es grande y queda bastante alto para un percentil amplio.

Não sou fã da Dacia, sobretudo à forma como se chega ao produto final.

No entanto, este Duster acaba por ser uma surpresa agradável do ponto de vista visual.

Não é original, nem traz nada de novo, é bastante cliché até, mas o todo é sem dúvida melhor que a soma das partes.

Como a maior parte das opiniões, também concordo que o conjunto faróis/grelha é algo mauzinho.
De todas as soluções possiveis e imaginárias, porquê decidirem avançar com uma solução a tender para o feio é algo dificil de entender.

Mas tirando esse por"maior" (já que é onde reside grande parte da identidade do modelo, um pouco como critiquei também no Giulieta), o resto acaba por encaixar.

Volumes e superficies e outras soluções visuais a remeterem-nos para alguns Nissan que existem nos EUA, como o X-Terra e o Pathfinder, mas não significa que não sejam soluções viáveis.

O que mais acaba por transparecer do Duster é a aposta em algo mais simples e directo, com ar mais rude, mas simpático, com as formas a expressar o propósito deste carro, que os mais fashions SUV's compactos, que apostam na sofisticação das linhas, mais refinadas, trabalhadas e até elegantes.

O duster assume volumes mais quadradões, mas sem cair na pura brutalidade arquitectónica de um Discovery, por exemplo.
Não existe praticamente cedência às tendências escultóricas e dinâmicas das superfícies, salvo o arco que caracteriza o perfil do carro, elemento identificativo já visto no Sandero.

O conjunto rodas/carroçaria está bastante bem conseguido.
Rodas grandes, mas sem cair no exagero, a estarem bem colocadas em generosos e musculados arcos de rodas, sendo os mesmos algo facetados e a criar uma sensação de robustez visual ainda não encontrada em nenhum modelo da Dacia até hoje.

Mesmo as aplicações/protecções em plástico, encontram-se bastante bem inseridas no conjunto, sem cair no exagero de outras propostas, e a não contribuirem para um look mais carregado, estando praticamente ausentes da lateral.

Interessante a transição entre a lateral e a traseira, feita por uma aresta que se estende desde o párachoques, subindo para o tejadilho, prolongando-se até ao pilar A e regressando à traseira do veículo servindo de linha base às janelas, desvanecendo no pilar C. A meu ver, solução bastante bem executada.

No final, obtemos um carro com proporções bastante bem conseguidas, bons volumes e superficies, estilo depurado, com as várias soluções a terem um carácter funcional.

Um bom antídoto para a complexidade visual dos nossos dias.

COmparando com o seu rival mais provável, o Yeti da Skoda, este do ponto de vista visual é claramente mais convincente que o checo.
A única coisa que destoa é mesmo os faróis/grelha.

Outra coisa digna de nota é o peso contido mesmo na versão 4wd, com menos de 1300kg. A maior parte da concorrência deve andar pela tonelada e meia.

Não sou fã dos produtos Dacia, mas a um nivel visual, este Duster, apesar de nao inovar e algo cliché, conseguiu-o fazer de forma convincente, e mesmo usando um nome completamente idiota.

Esperar pelas reviews, apesar de não se esperar grandes surpresas nesse campo.

Não sou fã da Dacia, sobretudo à forma como se chega ao produto final.

No entanto, este Duster acaba por ser uma surpresa agradável do ponto de vista visual.

Não é original, nem traz nada de novo, é bastante cliché até, mas o todo é sem dúvida melhor que a soma das partes.

Como a maior parte das opiniões, também concordo que o conjunto faróis/grelha é algo mauzinho.
De todas as soluções possiveis e imaginárias, porquê decidirem avançar com uma solução a tender para o feio é algo dificil de entender.

Mas tirando esse por"maior" (já que é onde reside grande parte da identidade do modelo, um pouco como critiquei também no Giulieta), o resto acaba por encaixar.

Volumes e superficies e outras soluções visuais a remeterem-nos para alguns Nissan que existem nos EUA, como o X-Terra e o Pathfinder, mas não significa que não sejam soluções viáveis.

O que mais acaba por transparecer do Duster é a aposta em algo mais simples e directo, com ar mais rude, mas simpático, com as formas a expressar o propósito deste carro, que os mais fashions SUV's compactos, que apostam na sofisticação das linhas, mais refinadas, trabalhadas e até elegantes.

O duster assume volumes mais quadradões, mas sem cair na pura brutalidade arquitectónica de um Discovery, por exemplo.
Não existe praticamente cedência às tendências escultóricas e dinâmicas das superfícies, salvo o arco que caracteriza o perfil do carro, elemento identificativo já visto no Sandero.

O conjunto rodas/carroçaria está bastante bem conseguido.
Rodas grandes, mas sem cair no exagero, a estarem bem colocadas em generosos e musculados arcos de rodas, sendo os mesmos algo facetados e a criar uma sensação de robustez visual ainda não encontrada em nenhum modelo da Dacia até hoje.

Mesmo as aplicações/protecções em plástico, encontram-se bastante bem inseridas no conjunto, sem cair no exagero de outras propostas, e a não contribuirem para um look mais carregado, estando praticamente ausentes da lateral.

Interessante a transição entre a lateral e a traseira, feita por uma aresta que se estende desde o párachoques, subindo para o tejadilho, prolongando-se até ao pilar A e regressando à traseira do veículo servindo de linha base às janelas, desvanecendo no pilar C. A meu ver, solução bastante bem executada.

No final, obtemos um carro com proporções bastante bem conseguidas, bons volumes e superficies, estilo depurado, com as várias soluções a terem um carácter funcional.

Um bom antídoto para a complexidade visual dos nossos dias.

COmparando com o seu rival mais provável, o Yeti da Skoda, este do ponto de vista visual é claramente mais convincente que o checo.
A única coisa que destoa é mesmo os faróis/grelha.

Outra coisa digna de nota é o peso contido mesmo na versão 4wd, com menos de 1300kg. A maior parte da concorrência deve andar pela tonelada e meia.

Não sou fã dos produtos Dacia, mas a um nivel visual, este Duster, apesar de nao inovar e algo cliché, conseguiu-o fazer de forma convincente, e mesmo usando um nome completamente idiota.

Esperar pelas reviews, apesar de não se esperar grandes surpresas nesse campo.

Tudo dito. Belo post.[;)]

A grande diferença é que o Duster tem uma identidade e o Koleos constitui a ausência de qualquer uma.

Bom post Crash (como é hábito).

Tirando a frente acho que o restante está bastante agradável.
Gosto da linha do Pathfinder e variantes das américas e este tem alguns ares.

Fiquei curioso sobre o sistema 4x4 herdado da Nissan e como se comporta neste produto.

Só para continuar na linha dos tópicos iluminados dos feios e bonitos, só me apetece dizer que feio, aliás, muito feio é o quasqai e andam muitos por aí felizes da vida.
Viva a liberdade de escolha!

Interior

Interior

index.php

index.php

O interior tal como se esperava é muito semelhante ao Sandero, mas não compromete
Mais algumas fotos do exterior:

index.php

index.php

index.php

index.php

Bastante agradável o exterior da frente.
O interior está simples e eu também não desgosto. Mas no segmento/gama de preços em que se insere não se esperava muito mais. E desde que tenha lá as funcionalidades necessárias e acessíveis, não me parece mal.

A parte frontal lembra-me o Pajero! (vá , tenham calma!)

visto nestas últimas fotos parece-me um produto bom PARA O SEGMENTO QUE SE INSERE e poderá fazer concorrência ao yeti, cujo futuro também nao deve ser brilahnte. agora com uns trocos a mais já se compra algo bom com 1 anito, casos de qashqai, por exemplo e outros mais baratos.

mas se for pra dar só umas voltinhas, porque nao?

Só para continuar na linha dos tópicos iluminados dos feios e bonitos, só me apetece dizer que feio, aliás, muito feio é o quasqai e andam muitos por aí felizes da vida.
Viva a liberdade de escolha!

E este é bonito? Ou é só a tua opinião? Ou ouviste alguém dizer? Ou queres um Qashqai e não consegues comprar? E já agora o que conduzes para percebermos os teus gostos?

Não sei o que acrescentaste de relevante a este tópico....e já agora nem eu, que te fui responder!!!

Enfim.......

Back