Dacia Spring II 2026

Conseguiram transformar o Twingo num carro completamente diferente e com uma identidade muito própria. Excelente design. Continua a ter 2 problemas técnicos graves na minha opinião: bateria sem refrigeração líquida o que vai significar mais degradação por causa do calor, e vidros de compasso atrás que compromete o conforto dos passageiros.

De resto será um fantástico segundo carro para voltinhas na cidade e interurbanas e para muita gente que vive em meios rurais que anda num raio de 100km da sua casa. Tem 330 litros de bagageira!

Está porreiro e é um avanço brutal em relação ao Spring "chinês". Ainda para mais porque vai ter preços próximos, pois anunciaram um valor abaixo de 20.000...

full.jpg

full.jpg

Pena que tenha perdido uma das caracteristicas mais interessantes do Twingo: a regulação longitudinal do banco traseiro.

Por outro lado ganhou um pequeno "frunk":

full.jpg

Os 337 litros de bagageira parecem otimistas tendo em conta que o Twingo anuncia apenas 305 com o banco todo puxado à frente...

Está porreiro e é um avanço brutal em relação ao Spring "chinês". Ainda para mais porque vai ter preços próximos, pois anunciaram um valor abaixo de 20.000...

full.jpg

full.jpg

Pena que tenha perdido uma das caracteristicas mais interessantes do Twingo: a regulação longitudinal do banco traseiro.

Por outro lado ganhou um pequeno "frunk":

full.jpg

Os 337 litros de bagageira parecem otimistas tendo em conta que o Twingo anuncia apenas 305 com o banco todo puxado à frente...
O grupo Renault gosta de anunciar a capacidade da bagageira fora da norma VDA.
Não sei se é este o caso.
No Renault 5 anunciam 326l mas pela norma VDA são 277.

Este carro com um "pedacinho" mais de bateria era um candidato a "pilhinhas" (aka 2º carro mais pequeno a pilhas), está muito bem conseguido.
Mas por um "pedacinho" de "euros" mais estou a "namorar"" o NIO Firefly - se daqui a alguns meses mantiverem as campanhas ....

Este carro com um "pedacinho" mais de bateria era um candidato a "pilhinhas" (aka 2º carro mais pequeno a pilhas), está muito bem conseguido.
Mas por um "pedacinho" de "euros" mais estou a "namorar"" o NIO Firefly - se daqui a alguns meses mantiverem as campanhas ....
Pela minha experiência chega bem para 2o carro.
Tenho um I3 desde 2021, com uma bateria similar, com 90.000 feitos nas nossas mãos e chega bem.
Há alturas, em que carrega quase todos os dias mas, não tem criado situações chatas.
Curiosamente, custou usado, com 3.5 anos, o que irá um destes novo.

Lá em casa dos meus pais mora um Spring de 45cv dos primeiros, com bateria ainda a 92%.

Agora sim, um dácia que dá gosto de conduzir, só o facto de não ter transmissão de tractor, ajuda, que os ICE manuais da dacia epah que nervos.

A unica cena é supostamente a segurança passiva ne? E claro, é rijo e saltitão em estrada irregular, é preciso algum cuidado.
Ah e claro em arranques numa subida mesmo muito inclinada ( tipico de diversos bairros na periferia de LX ) aquilo avança mesmo muito devagarinho, se for num trânsito real precisa de ir em 4 piscas até aos 20 pelo menos mas por norma e pa quem conhece, este tipo de subidas é em zonas sem saída, coisas assim, bairros encavalitados nas encostas.

A minha mae trabalha a 10KM de casa, aquilo é perfeito.

Isto pa dizer que esse novo dacia spring deve ficar impec pra deslocações curtas ou medias como referiu o IceDevice.

Por curiosidade, qual é o preço nessas campanhas?
Tenho ideia que se aproximava dos 30k.

Carros que dependerem de 4h em AC para meterem 200km na bateria e não terem qualquer forma de contornarem isso, são o que são, se calhar servem durante uma vida, mas ocupam o lugar de um carro e não são bem um carro, um carro mesmo com 35/40kwh se tiver carga rápida de 80/100kw, tem uma possibilidade de viagem que desenrasca perfeitamente.

É isto que muita malta se esquece quando só pensa em elétricos com baterias grandes!

Há quem utilize o carro apenas para as voltinhas, e mesmo com bateria pequena, só necessita carregar ao fim de semana.
Exacto, já dizia alguém responsável na Toyota acerca disso mesmo, que as pessoas ou até a industria se focam demasiado em grandes baterias e autonomias mas que para citadinos isso não devia ser a prioridade.

Carros que dependerem de 4h em AC para meterem 200km na bateria e não terem qualquer forma de contornarem isso, são o que são, se calhar servem durante uma vida, mas ocupam o lugar de um carro e não são bem um carro, um carro mesmo com 35/40kw se tiver carga rápida de 80/100kw, tem uma possibilidade de viagem que desenrasca perfeitamente.
Lê o que foi dito acima.
O que referes não tem interesse para citadino e muito menos de curtas distâncias.

A minha mãe carrega ou de 1 em 1 semana ou de 15 em 15 dias, ora, tem wallbox na garagem, carrega de noite se necessário.

Quer 40KWh pra quê, mesmo?
Não é um carro é o quê? um cavalo lusitano?

A minha mãe tb tinha um carrito e andava em cidade/escola, quando tirei a carta comecei a leva-lo para todo o lado. Do nada o que era para uma coisa, deixou de ser, felizmente era a gasolina se não lá tínhamos de trocar, o que digo é que um R5 ou um Dacia, ou o carro que for se só tiver carga AC para mim tem uma limitação forte como VE! Bem mais forte que ter uma bateria de 40 em vez de uma de 50,…

Não quer dizer que esses carros não possam ter o seu lugar, mas eu até acho que deviam oferecer nem que por opção futura a possibilidade do retrofit do carregador DC.

Concordo que a opção de ter carregador DC é algo que torna o carro mais versátil.
Se comprasse um Spring destes era uma opção que colocava.
Um dia mais tarde, numa eventual venda, até poderia facilitar a mesma.

Quando comprei o Twingo sabia que não tinha carregamento DC, mas como a bateria só tem 21 kWh e em AC carrega a 22 kW, não foi um deal breaker.

O carro está muito interessante. No entanto, só o comprava se a diferença para o Twingo equivalente for > 1500€.

Concordo que a opção de ter carregador DC é algo que torna o carro mais versátil.
Se comprasse um Spring destes era uma opção que colocava.
Um dia mais tarde, numa eventual venda, até poderia facilitar a mesma.

Quando comprei o Twingo sabia que não tinha carregamento DC, mas como a bateria só tem 21 kWh e em AC carrega a 22 kW, não foi um deal breaker.
O Spring carrega a quanto em AC?

Carro sem arrefecimento líquido de bateria devia ser proibido. Uma pena e estraga um modelo que tinha tudo para ser um sucesso.
Este carro vai arruinar a reputação dos EVs daqui a uns anos. Fazer isto é malicioso, e a Renault/Nissan parece que fazem de propósito para sabotar a reputação de EVs.

Eles estão a confiar que as pessoas não façam ideia do que é isso. O twingo é igual. Para quem sabe é um no go, para os que só olham para o bling bling de um carro cool a baixo preço, azar.
:)

Voltar
Superior