Dakar 2013 (pg13 >>)

O Despres arranjou um amigo no Gonçalves...

É lixado, o Despres está a lutar pela vitoria, o Gonçalves "não tinha hipoteses" de ser ajudado por ele.

É por esta razão que a organização faz bem em descontar o tempo perdido senão podiam morrer à frente uns dos outros que não paravam.

Acho que em caso do piloto estar em risco todos eles paravam, era muito mau mesmo que não o fizessem. Assim, já se sabe como é. Mas o que ele arranjou é que numa próxima em que a situação se inverta fique ali 1 hora a tentar tirar a moto de lá, e a seguir vai-se queixar que ninguém o ajudou.... É pena.

Quanto aos carros, realmente os hummer dão um espectáculo tremendo, e então com estes dois pilotos. É pena que o "tractor" não seja mais polivalente, mas se calhar também já se ia a piada deles.

O Nasser é mesmo um gajo das arábias. Aquele salto é qualquer coisa espectacular: aterra quase a fazer o pino mas não se passa nada, siga adiante [:D]

A mim parece-me que no fim disto tudo o Paulo Gonçalves deve ter ficado com uma boa impressão tanto do Hélder Rodrigues como do Cyril Despres. No video aqui colocado, parece-me que se vê o Paulo Gonçalves a aproximar e a contornar o lodaçal, volta para trás para ajudar e por azar também lá enterrado. A seguir parece-me que se vê o Paulo Gonçalves de braços abertos para o Hélder Rodrigues em jeito "então o que fazes? vens ajudar aqui ou não?". Mal o Paulo vira-se de costas para ir falar com o Cyril para ver se o ajudava, vê-se o Hélder a arrancar prego a fundo, quase de certeza em mente que com esta jogada ia roubar uns minutos ao Cyril. Acaba por ajudar o francês e este mal se vê livre do lodaçal arranca sem piedade.

O que pode acontecer é que numa próxima tanto para um lado, como para o outro, a ajuda demore um bocado a aparecer por causa de atitudes egoístas.
Até consigo perceber o pensamento deles, qualquer indivíduo verdadeiramente competitivo e que viva em função da vitória, tem tendência a passar mais facilmente por cima de certos valores humanos e da sua própria dignidade, se tiver que ser um perfeito otário para vencer uma etapa, assim seja! No entanto, nunca posso deixar de aprovar. Esta situação faz-me lembrar aquela situação no Tour de France entre Schleck e Contador, que quando saltou a corrente ao Schleck, Contador aproveitou de imediato do azar do adversário para o atacar.

O que o Hélder fez também também não me pareceu muito melhor que o Despres, também me quis parecer que quis aproveitar para lhe roubar tempo.

Ainda consegui ver um pouco do resumo na sic, mas não consegui perceber o que o Hélder estava a dizer, mas o Paulo não estava muito contente, nem com um nem com outro, o pouco que também consegui ouvir foi algo do género de que o Hélder podia dizer o que quisesse, mas se fosse ao contrário, ele não o deixava lá sozinho.

No resumo da Eurosport (em português), o que é referido, é que é o Paulo Gonçalves a mandar embora o Hélder Rodrigues.

Não se tirou tempo por eles terem ficado atascados, tirou-se tempo porque a organização tirou aquele troço do lamaçal porque iria ser um problema para todos os pilotos, com a retirada do troço os pilotos que vinham atrás tinham menos quilómetros para fazer logo iriam ganhar tempo ;)

Eu sei.
A Organização fez mal em neutralizar o troço. Aquilo é uma prova de TT e a pista tem alguns kms de largura, pelo que não seria necessário passarem todos dentro do lamaçal dado que pelo que se vê na TV, era numa zona ampla. É nestas decisões de secretaria que o Dakar perde o seu encanto, de aventura pura, com tudo de bom e de mau que isso tem. Mas só la vai quem quer..

A questão ali foi que se não anulam aquilo o Despress ficava fora da corrida, o que podia ser bom para o Helder.

Esta historia de cancelarem troços já começaram há muitos anos, no episódio relatado ontem esta la bem patente a justiça de uma decisão dessas.

Last edited:
Eu sei.
A Organização fez mal em neutralizar o troço. Aquilo é uma prova de TT e a pista tem alguns kms de largura, pelo que não seria necessário passarem todos dentro do lamaçal que era numa zona ampla. É nestas decisões de secretaria que o Dakar perde o seu encanto, de aventura pura, com tudo de bom e de mau que isso tem. Mas só la vai quem quer..

A questão ali foi que se não anulam aquilo o Despress ficava fora da corrida, o que podia ser bom para o Helder.

Esta historia de cancelarem troços já começaram há muitos anos, no episódio relatado ontem esta la bem patente a justiça de uma decisão dessas.

Sim, de facto foi ingrato o esforço realizado pela Mitsubishi em 1992, para atravessar as dunas durante um dia inteiro e durante a noite, com os navegadores a caminharem a pé à frente dos carros.

Sendo que, a Citroën mesmo com ameaça da organização de ser sancionada, desviou-se das dunas e saiu da rota de circuito...

Para rematar, todo o esforço por parte dos pilotos e co-pilotos da Mitsubishi foi inglório, visto a organização ter anulado depois a prova desse dia...

O que acabou por ser compreensível, a forma de contestação adoptada pela marca, em se retirar do Dakar desse ano.

Sim, de facto foi ingrato o esforço realizado pela Mitsubishi em 1992, para atravessar as dunas durante um dia inteiro e durante a noite, com os navegadores a caminharem a pé à frente dos carros.

Sendo que, a Citroën mesmo com ameaça da organização de ser sancionada, desviou-se das dunas e saiu da rota de circuito...

Para rematar, todo o esforço por parte dos pilotos e co-pilotos da Mitsubishi foi inglório, visto a organização ter anulado depois a prova desse dia...

O que acabou por ser compreensível, a forma de contestação adoptada pela marca, em se retirar do Dakar desse ano.

Estes são os problemas de quando uma coisa deixa de ser uma aventura e passa a ser uma competição com muito dinheiro envolvido.

Agora que tenho muitas duvidas que se fosse o Helder em 2º e o Despress em 3º e a situação fosse ao contrario se a atitude seria a mesma.

Nesse ponto estou convosco. A organização gere mal estas situações, parece que estão a lidar com um bando de meninos endinheirados e birrentos.

È nestas situações que se distinguem os homens dos meninos, por alguma razão apelidam aquilo de grande aventura.

O episodio de 92 então foi clamoroso. Mas "at the end of the day" a ideia que ficou foi que os da citroen eram um bando de meninos e que os Homens do TT estavam do lado dos Niponicos.

Estes são os problemas de quando uma coisa deixa de ser uma aventura e passa a ser uma competição com muito dinheiro envolvido.

Agora que tenho muitas duvidas que se fosse o Helder em 2º e o Despress em 3º e a situação fosse ao contrario se a atitude seria a mesma.

De facto, o espírito de aventura na caravana do Dakar, só acabará por estar verdadeiramente, do meio das tabelas classificativas para baixo.

Ainda ontem, deu também na Eurosport, o Francisco Pita preso no percurso e variadíssimos camiões que passaram e nem paravam para ajudar.

De facto, ainda me lembro dos resumos da década de 90 do Dakar, em que a maior parte dos resumos eram sim, sobre os carros atascados, quer fossem os que lutavam pelo título, quer os que se encontravam no fundo da tabela. A maior parte das imagens, eram dos pilotos e co-pilotos e pá na mão e da "régua" metálica, e quando possível, de uma corda a ser puxado pelos camiões...

Mas como referes e bem, aquilo agora é uma verdadeira competição e por demais mediática.

Quanto à questão se fosse o Helder em vez do Despres... é pena que assim seja, mas provavelmente, seria como referes.

De facto, o espírito de aventura na caravana do Dakar, só acabará por estar verdadeiramente, do meio das tabelas classificativas para baixo.

Ainda ontem, deu também na Eurosport, o Francisco Pita preso no percurso e variadíssimos camiões que passaram e nem paravam para ajudar.

De facto, ainda me lembro dos resumos da década de 90 do Dakar, em que a maior parte dos resumos eram sim, sobre os carros atascados, quer fossem os que lutavam pelo título, quer os que se encontravam no fundo da tabela. A maior parte das imagens, eram dos pilotos e co-pilotos e pá na mão e da "régua" metálica, e quando possível, de uma corda a ser puxado pelos camiões...

Mas como referes e bem, aquilo agora é uma verdadeira competição e por demais mediática.

Quanto à questão se fosse o Helder em vez do Despres... é pena que assim seja, mas provavelmente, seria como referes.

Tenho carradas de cassetes VHS com o Dakar gravado dessa época. :)

Agora que falas nisso, os resumos do Dakar deste ano estão muito mais fracos. Não temos os directos do bivouak no resumo da noite, estão sempre amostrar imagens do que aconteceu para trás, enchem chouriços com aquilo do legends, que vem tudo no DVD oficial, e pouco mostram da acção em si.... Então os pilotos mais atrasados ontem foi a 1ª vez que deram destaque a um que passava por dificuldades que por acaso era o Pita.

16:16 Autos: Nasser Al-Attiyah abandonne

Problème de courroie d'alternateur insurmontable, a priori, pour Nasser Al-Attiyah qui aurait décidé de jeter l'éponge au kilomètre 174 du parcours initial de la spéciale du jour.

Má notícia a do Nasser... perde o espectáculo.
Eles já têem todos os camiões de assistência? Poderá estar aí a razão da desistência...

Quanto ao lodaçal... tb n concordo com a anulação daquele tempo, pois se realmente a pista tem muita largura, só vai por ali quem quer. A organização deveria ter deslocado para ali um homem com bandeira amarela e pronto!

Má notícia a do Nasser... perde o espectáculo.
Eles já têem todos os camiões de assistência? Poderá estar aí a razão da desistência...

Quanto ao lodaçal... tb n concordo com a anulação daquele tempo, pois se realmente a pista tem muita largura, só vai por ali quem quer. A organização deveria ter deslocado para ali um homem com bandeira amarela e pronto!
Já. Agora podiam andar á vontade sem poupar pneus.

O Problema é que o Nasser não quis trocar o alternador (ou a correia) no dia de descanso, e o atraso dele deveu tb a isso. (Gordon disse-o e basta ver o primeiro video da etapa de ontem para confirmar o que digo).

Agora azar.

so long Nasser

hoje é o dia da sempre espectacular descida para Iquique

DAK_2012_0900_2.jpg

16:16 Autos: Nasser Al-Attiyah abandonne

Problème de courroie d'alternateur insurmontable, a priori, pour Nasser Al-Attiyah qui aurait décidé de jeter l'éponge au kilomètre 174 du parcours initial de la spéciale du jour.

Se o Nasser de facto abandonou, é pena que assim seja. [s)]

O homem de facto dá muito espectáculo, para além de o mesmo ter mérito.

Como já referido, o mesmo sabe conduzir e o ano de 2012, será um ano em cheio, com participação nos Jogos Olímpicos, no WRC e Rallye Asiático.

Sendo que o mesmo está a trabalhar num projecto de criação de equipa, em que para o ano, participará no Dakar com 2 carros (garantidos por ele), mas mesmo assim, ainda pretendendo chegar a ter uma 3ª viatura.

o directo da chegada de ontem, onde falam tambem do lodaçal

Vendo bem, ou melhor, ouvindo bem o primeiro vídeo o Paulo Gonçalves quando fala com o Hélder Rodrigues parece dizer-lhe "vai", pelo menos é o que me parece que ele diz, e no fim pede ao Despres que retribua a ajuda que lhe deu ao qual o francês como grande besta que pelo vistos é ignorou.

já viram a pagina do Cyril Despres na wikipedia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cyril_Despres apr:)

e a espanhola
http://es.wikipedia.org/wiki/Cyril_Despres
Tambien hay que recalcar su gran repertorio linguistico. Capaz de hablar mas de 288 idiomas, entre ellos cabe destacar el Zoque (Mexico), el Insubre (Italia) y el Valenciano (España). [:D]

a inglesa também deixa uma nota
http://en.wikipedia.org/wiki/Cyril_Despres
He is a motherfucker who leaves behind, those who help him.

deve ser alguem que as anda a mudar agora mesmo, pois a referencia ao vasto reportorio linguistico já aparece nas outras linguas [:D]

Last edited:
Back