Dakar 2013 (pg13 >>)

Hoje ficou completa a telenovela do Paulo Gonçalves no Dakar, saindo hoje o último episódio.

Paulo Goncalves began the stage as 16th. He was confident in the morning to make up ground. Then came the jury decision. He understandbly found it hard to concentrate afterwards. The six-hour penalty was issued due to alleged unauthorised outside assistance. The penalty refers to stage eight, when Goncalves first got stuck in a mudhole all by himself, before suffering a broken drivetrain caused by a stone. In this situation rider No. 15 accused Goncalves of receiving outside assistance. Other riders who came by at that point, and who were in direct competition with the Portuguese, do not confirm such incident. Still the jury trusted the accusations, robbing the rider and the team of any hopes of a top result overall
Traduzido para Português por mim. Se tiver algum erro, peço já desculpa, mas mesmo assim achou que ficou melhor que as do Google:
Paulo Gonçalves arrancou para a etapa em 16º. Na manhã estava confiante em recuperar terreno. Depois chegou a decisão do júri. Em subsequente achou difícil de se concentrar compreensivelmente. A penalidade de seis horas foi publicada alegadamente devido a assistência exterior não autorizada. A penalidade refere-se à etapa 8, quando o Gonçalves ficou sozinho preso no lamaçal, antes de sofrer uma transmissão partida provocada por uma pedra. Nesta situação o piloto nº. 15 acusou o Gonçalves de receber assistência exterior. Outros pilotos que vieram desse sítio, e que estavam em concorrência directa com o português, não confirmam tal incidente. Ainda assim o júri confiou nas acusações, roubando ao piloto e à equipa qualquer esperança de um resultado de topo na classificação geral.
Dakar 2012, Stage 11

Já por mera curiosidade o tipo que fez a queixa foi o Frans Verhoeven. Fui investigar para ver se havia alguma razão menos à vista que pudesse estar relacionada. E reparei que este tal indivíduo o ano passado estava a competir ao lado do Paulo Gonçalves na Speedbrain (a mesma equipa do Paulo este Dakar), este ano mudou-se para a Sherco.

03-01-12_frans_verhoeven_1.jpg

Última edição:
Hoje ficou completa a telenovela do Paulo Gonçalves no Dakar, saindo hoje o último episódio.

Traduzido para Português por mim. Se tiver algum erro, peço já desculpa, mas mesmo assim achou que ficou melhor que as do Google:
Dakar 2012, Stage 11

Já por mera curiosidade o tipo que fez a queixa foi o Frans Verhoeven. Fui investigar para ver se havia alguma razão menos à vista que pudesse estar relacionada. E reparei que este tal indivíduo o ano passado estava a competir ao lado do Paulo Gonçalves na Speedbrain (a mesma equipa do Paulo este Dakar), este ano mudou-se para a Sherco.

Deve ser a tão celebre "dor de cotovelo"...

[8b][8b][8b]

O que eu adorava fazer a etapa de hoje do Dakar.

50 kms de praia dunas ao estilo da Mauritânia e paisagem de perder o fôlego.

O Dakar não esta acabado e hoje pode haver surpresas dado que é uma etada dura, que a organização demorou 16 horas a fazer, e é etapa maratona.

O que eu adorava fazer a etapa de hoje do Dakar.

50 kms de praia dunas ao estilo da Mauritânia e paisagem de perder o fôlego.

O Dakar não esta acabado e hoje pode haver surpresas dado que é uma etada dura, que a organização demorou 16 horas a fazer, e é etapa maratona.

Este Dakar está a ficar muito tipo Baja.

Este Dakar está a ficar muito tipo Baja.

Do pouco que se consegue ver pela net, relatos de pilotos, e imagens de TV não posso concordar contigo.

Acho que foi muito bem escolhido o percurso e acho que fizeram muito bem em chamar o JP Fontenay para ajudar nas marcações. Tiveram de tudo um pouco, desde calor a frio, agua e fes-fes em proporções gigantescas. Só quem já conduziu em cima daquilo percebe o difícil que é.
É unânime que tem sido o Dakar mais duro desde que foi para a América do Sul. Ainda ontem ouvi um podcast de um telefonema de um piloto americanos das motas e ele estava de "queixo caído" com o que tem feito e visto...

Eu se mandasse naquilo para o ano mantinha as dureza mas alterava as regras. OS carros tinham todos de ser baseados em modelos de serie, chassis, motor de origem com poucas alterações. Limitava os cavalos, a velocidade de ponta e a assistência vamos supor a 1 camião por carro.. Iríamos ter um Dakar muito mais giro.

Este DAKAR está a ser porreiro, mas é pena o abandono do Nasser e os problemas do Gordon...

Quanto ao Despres e ao Speedy Gonçalves, só me ocorre dizer F.D.P. do Despres, e da organização!!

O que é isso de fes-fes?

Não sei se se escreve assim (não deve ser), mas é um pó muito fininho tipo por de talco que tem o mesmo efeito que conduzir dentro de agua. Se fores depressa entrares num zona de fes fes muito fundo o carro prende mesmo.

Edit- Afinal é fesh-fesh

resize10.jpg

Última edição:
Do pouco que se consegue ver pela net, relatos de pilotos, e imagens de TV não posso concordar contigo.

Acho que foi muito bem escolhido o percurso e acho que fizeram muito bem em chamar o JP Fontenay para ajudar nas marcações. Tiveram de tudo um pouco, desde calor a frio, agua e fes-fes em proporções gigantescas. Só quem já conduziu em cima daquilo percebe o difícil que é.
É unânime que tem sido o Dakar mais duro desde que foi para a América do Sul. Ainda ontem ouvi um podcast de um telefonema de um piloto americanos das motas e ele estava de "queixo caído" com o que tem feito e visto...

Eu se mandasse naquilo para o ano mantinha as dureza mas alterava as regras. OS carros tinham todos de ser baseados em modelos de serie, chassis, motor de origem com poucas alterações. Limitava os cavalos, a velocidade de ponta e a assistência vamos supor a 1 camião por carro.. Iríamos ter um Dakar muito mais giro.

Só digo isso porque existem demasiados troços rápidos (bastava ver o andamento dos Hummer, relativamente aos outros).

Não sei se se escreve assim (não deve ser), mas é um pó muito fininho tipo por de talco que tem o mesmo efeito que conduzir dentro de agua. Se fores depressa entrares num zona de fes fes muito fundo o carro prende mesmo.

Edit- Afinal é fesh-fesh
Não acredito que isso aconteça. O que se passa é a física e a mecânica a trabalhar; os carros necessitam de oxigénio (ar) e sendo que o fesh-fesh é de tal modo fino, o que se passa é que deve infiltrar-se por todas as cavidades e com isto impede a entrada de ar, existindo menos oxigénio, menos potência, menos velocidade - "prende".

Não acredito que isso aconteça. O que se passa é a física e a mecânica a trabalhar; os carros necessitam de oxigénio (ar) e sendo que o fesh-fesh é de tal modo fino, o que se passa é que deve infiltrar-se por todas as cavidades e com isto impede a entrada de ar, existindo menos oxigénio, menos potência, menos velocidade - "prende".

Não precisas de acreditar, mas é isso mesmo que acontece. Eu já conduzi muitas vezes nesse tipo de terreno. Entrei demasiado rápido numa zona com muito fesh-fesh e ia batendo no volante. De mota e muito fácil entrar rápido e a frente prender e sair por cima do guiador.

O que referes e outra questão que também acontece que é do filtro de ar ficar entupido com este pó e também é verdade que se mete me todo o lado. Andei anos a tirar pó deste de dentro do meu anti jipe.

E ontem o De Villiers explicou precisamente usando a mesma descrição.

Não precisas de acreditar, mas é isso mesmo que acontece. Eu já conduzi muitas vezes nesse tipo de terreno. Entrei demasiado rápido numa zona com muito fesh-fesh e ia batendo no volante. De mota e muito fácil entrar rápido e a frente prender e sair por cima do guiador.

O que referes e outra questão que também acontece que é do filtro de ar ficar entupido com este pó e também é verdade que se mete me todo o lado. Andei anos a tirar pó deste de dentro do meu anti jipe.

Os mais parecido, para quem nunca sentiu, é andar em cima de pó de cimento ou cinzas (aquelas mais finas que ficam no fundo).

Saiam da frente do Carlos Sousa, até agora fez o 5º tempo no WP2 (o Ricardo Leal dos Santos ficou a 5 minutos e só fez mais 1m55s do que o 1º, partindo de 21º)!

Um video vale mais que mil palavras. Só não compreende o que é o fesh-fesh, quem só pisou areia da praia. Fesh-fesh é MUITO pior.

Saiam da frente do Carlos Sousa, até agora fez o 5º tempo no WP2 (o Ricardo Leal dos Santos ficou a 5 minutos e só fez mais 1m55s do que o 1º, partindo de 21º)!

No WP3, o Carlos Soussa está neste momento com o 7º tempo, a 5'13" do primeiro, que é o Robby Gordon

Os portugueses das motos, hoje ficaram seguidinhos...

5º lugar para Gonçalves

6º lugar para Faria

7º lugar para o campeão do mundo de todo o terreno, Rodrigues

Voltar
Superior