Dakar 2019

A primeira etapa do dakar acabou sem grandes surpresas, mas alguns indicadores de virmos a ter uma boa prova.

O Nasr parece estar novamente rápido. O Sainz foi um pouco rato, a ver como lhe corre o dia de hoje.

Nas motos, a Honda e Yamaha com boas condições de finalmente tirarem o poleiro à KTM.
Vamos lá ver se o Barreda se aguenta.

hoje ainda não vi o resumo...só vou acompanhando pelo livetiming.

Parece que o Nacer hoje perdeu algum tempo e consequentemente o 1º lugar. É a minha aposta para a vitória [:cool:]

O Sainz não ia abandonar no ano passado? Sorte que lá conseguiu ganhar no ano passado, senão vai desenvolver o carro para um certo francês [:D]

Fiquei surpreso pela troca de co pilotos entre o Despres e o Peterhansel, a ver o que vai dar. Estará a ocorrer uma "sucessão" do melhor piloto francês por outro que também tem muita qualidade? o Peterhansel já não vai para novo (apesar de quanto a mim ser o melhor que lá anda), e sinceramente acredito mais no sucesso do Despres que no Loeb.

Nas motas, renovaram a equipa da KTM no pós Coma e os 3 principais já ganharam a prova, para mim são favoritos, se bem que gostava de ver ganhar uma dos 2 principais franceses da Yamaha. O kevin Benevides também me parece de grande qualidade, ao contrário do Barreda que é muita parra e pouca uva.
Quanto ao Paulo Gonçalves, a idade já começa a pesar e a não ter ganho há uns anos quando apertou os calos ao Coma, agora cada vez será mais difícil.

E anda lá uma Africatwin [:D]

Em termos de competição não tem nada a ver com o Dakar, há bem mais diversidade de máquinas e pilotos, principalmente gente mais velha, que é sempre bom de se ver.

Há uns 4 anos o Palo Cecci andou a lutar pela vitoria numa africa twin.

DSC_0156-low-600x400.jpg

Não tem a ver com o Dakar em quase nada. A começar pelo circo mediático, passando pelo profissionalismo envolvido, e acabando na dureza. Na América do Sul é mais duro em termos de prova, mas mais fácil em termos de logística, dado que há hotéis e espectadores por todo o lado.

Last edited:
Vou acompanhando de perto e inclusive sei de alguns detalhes mais "intimistas" por ter um amigo das duas rodas a fazer a prova...

Por mera curiosidade, segundo as contas que me apresentou e do que me lembro, o budget dele, tudo somado (inscrição, mota, assistência, transporte, gasosa, comunicações...) passa um pouco os 100.000€!!!

Vi isso ontem no resumo. Que estupidez. :sh)

Bem, no Dakar o Nasser tb exagerou na 1ª etapa ao passar o sainz.

Acredito que foi cansaço, só pode. Cena parva e com isto o Strugo ficou na frente.

Adorava ver o maduro da antiga Dessoude a ganhar isto.

p.s. - Cuecas novas para a malta da cronometragem.

Este ano reparei na curiosidade do miúdo de 16 anos que lá anda e no primeiro atleta com síndrome de down, como co-piloto do pai.

Hoje parece haver confusão.
Price já vai a perder 20min.
Walkner a perder quase 30min.

Nos carros ainda no começo e tudo juntinho.

Parece que as dificuldades estãop entes o WP4 e o WP5.

Esse "chasso", com o devido respeito! Não dá sequer para começar numa prova como o Dakar! Uma mota "semioficial", tipo a KTM 450, custa mais de 20.000 Euros! Esse valor (6500€) não chega para uma boa preparação de motor e suspensões! É triste, mas é o mundo real! Peças sobressalentes é outro tanto! Falo de rodas (não confundir com pneus), quadro, suspensões, eletrónica...

Dizem as "más línguas" que as Honda (motas mais avançadas tecnologicamente da prova) nem sequer se consegue avaliar o custo delas! Boa parte das peças, em especial motor e suspensões, vem diretamente do Japão, só para a prova e nem sequer se encontram à venda, tenhas muito ou pouco dinheiro! É competição pura e dura! Não se olha a custos quando é para vencer! Longe vai o Dakar de Sabine...

Nem quero imaginar o orçamento da Honda para a prova, mas certamente que passa alegremente 1 milhão de euros, isto só para as motas oficiais, sem contar custos de ID da marca no Japão e afins! É crucial por termo ao domínio laranja! Já o andam a tentar desde 2013 sem sucesso! Talvez seja este ano... ou não!

O conde ganhou hoje nas motas, ao que parece. Para mim é o mais espectacular do pelotão juntamente com o Walkner.

Motard Joan Barreda desiste do Dakar na terceira etapa

https://www.lusa.pt/article/25379251

16:17
Joan Barreda desiste e é evacuado de helicóptero
Espanhol foi forçado a abandonar devido a queda

• Foto: EPA
...
E à terceira etapa chega-nos a primeira desistência de um grande candidato à conquista do Dakar. Líder à partida do dia, o espanhol Joan Barreda foi forçado a abandonar, devido a uma queda sofrida ao quilómetro 143 da tirada, que liga San Juan de Mar**** e Arequipa. De resto, o piloto da Honda foi mesmo evacuado de helicóptero para o hospital, ainda que a sua condição não inspire cuidados.
Refira-se que esta terceira tirada está a ser madrasta para os homens da frente, já que também Toby Price, Ricky Brabec e Matthias Walkner têm vivido alguns problemas. De resto, também nos carros há problemas nos favoritos, nomeadamente com Carlos Sainz, que terá muito provavelmente perdido qualquer chance de revalidar o título com um problema sofrido logo na fase inicial da etapa.

https://www.record.pt/modalidades/motores/todo-o-terreno/dakar/detalhe/joan-barreda-desiste-e-e-evacuado-de-helicoptero

Este um dia vai conseguir acabar um dakar sem uma queda.....

Last edited:
O conde ganhou hoje nas motas, ao que parece. Para mim é o mais espectacular do pelotão juntamente com o Walkner.

Eu por acaso ao fim de um bocado começo a torcer pelos underdogs. Pelo que já não posso ver a malta da KTM à frente. [:)]

O Barreda lá foi com os porcos... O gajo é rápido demais e ou acaba no chão ou desta vez pelo que entendi desviou-se do caminho e atascou de modo que não saiu mais.

Excelente etapa para o Paulo Gonçalves, que terminou em 6º. 1 mês depois de estar deitado na mesa de operações para retirar o baço.

Nos carros, Loeb com problemas, a perder mais de 40m.
Nasser em grande.
Sainz caiu num buraco e partiu o carro todo. Já ia com 3h de atraso no WP2, e não deve terminar o dia.

Back