Dakar 2020_2021

Li algures que atualmente atingem 180/190km/h.
Há uns anos, ainda na Argentina, lembro-me de passarem esses dados e mostra as velocidades atingidas de 170 km/h.

https://www.advpulse.com/adv-bikes/closer-look-ktms-450-rally-machine-racing-in-dakar-2020/

[FONT=&quot]With its aerodynamic windscreen, the Factory 450 Rally is capable of top speeds in excess of 110+ mph (180 km/h)[/FONT]

https://twitter.com/CSainz_oficial/status/1216794280863420418

Cruise control: 50km at 180km/h!En este @dakar
hemos hecho secciones de 50km a 180km/h sin levantar el pie ni un momento!

Li algures que atualmente atingem 180/190km/h.
Há uns anos, ainda na Argentina, lembro-me de passarem esses dados e mostra as velocidades atingidas de 170 km/h.

Acho que estão limitadas a precisamente 170 km/h. Mas facilmente podem dar mais que isso em estrada.

Ainda sobre as 450. Tive oportunidade de dar uma voltinha numa há alguns atrás chegada há pouco do Dakar. não interessa o nome do piloto...
Numa reta em terra batida com bom piso marcou 150, mas dava BEM mais. Eu é que não tive coragem...

Um amigo meu tem uma rally replica mas a 690 ainda. É fácil dar mais que isso, é preciso é ter os "tintins" lá no sitio.

São motas fantásticas, adorava fazer uma especial do Dakar ou Eco Race numa.

Por falar em Eco Race, este ano os camiões estão a dar cartas. É que os carros em têm hipótese.

Os camiões fora limitados por questões de segurança, as motas são 450cc por questões de segurança.
A etapa de ontem foi anulada para as motas também por questões de segurança.
Ter uma recta com 40 km, o que acrescenta a uma competição desta que não seja um risco desnecessário para pilotos?

Um amigo meu tem uma rally replica mas a 690 ainda. É fácil dar mais que isso, é preciso é ter os "tintins" lá no sitio.

São motas fantásticas, adorava fazer uma especial do Dakar ou Eco Race numa.

Por falar em Eco Race, este ano os camiões estão a dar cartas. É que os carros em têm hipótese.

Imagino que as 690 do Dakar (nunca calcei o rabioche numa) sem o restritor fossem aos 200 km/h o que é medonho no fora de estrada, mais ainda com o peso destas!

A 100 km/h uma simples pedra com meia dúzia de cms de altura permite um salto com 4 ou 5 m de comprimento… imaginem o resto… ao dobro da velocidade ou perto!

Neste momento, há 24...segundos a separa r1.º e 2.º nos carros com o nosso Fiuza a 6m38 do primeiro. Era bonita uma vitória lusa em homenagem ao Paulo Gonçalves.

Os camiões fora limitados por questões de segurança, as motas são 450cc por questões de segurança.
A etapa de ontem foi anulada para as motas também por questões de segurança.
Ter uma recta com 40 km, o que acrescenta a uma competição desta que não seja um risco desnecessário para pilotos?

Esta parte não, bem sabemos pelo que foi...
Já tinha acontecido o mesmo em 2005 aquando da morte do Meoni.
Curiosamente nessa altura veio à baila a limitação da velocidade nas motas, com muita gente contra, veremos o que vai acontecer agora.

Alonso hoje. PAra já continua.

accidente-fernando-alonso-dos-vueltas-campana-etapa-maraton-202064036-1579074103_1.jpg

Essa cena é mítica.

Mas é para não acontecer o que aconteceu ao outro camião Daf de 88 ou 89, salvo erro, que ficou virado ao contrário e matou o mecânico e copiloto.

Apesar de não ser a categoria mais interessante em termos de competição, ver esses monstros a correr é sempre espetacular, além da engenharia da coisa.
Este ano parece quase um passeio para eles.

Fui ver os Dakar quando partiram de Lisboa, tanto na fase em que se concentravam ao pé dos Jerónimos, como depois em classificativas no Alentejo.

Os camiões são das coisas mais espetaculares de se ver. Desafiam os nossos standards e padrões, aquilo anda muito e é uma massa gigantesca, os Kamaz são qualquer coisa .....

Compreendo e concordo com medidas que possam minimizar riscos, mas .....

Isto é competição em fora de estrada, vai sempre haver risco e acidentes, no dia em que se tornar um jogo de computador perde tudo.

Fui ver os Dakar quando partiram de Lisboa, tanto na fase em que se concentravam ao pé dos Jerónimos, como depois em classificativas no Alentejo.

Os camiões são das coisas mais espetaculares de se ver. Desafiam os nossos standards e padrões, aquilo anda muito e é uma massa gigantesca, os Kamaz são qualquer coisa .....

Lembro-me de tirar uma foto, na zona de Grândola, do Kamaz do Nikolaev com as rodas da frente no ar.

Na zona onde estava, que tinha uma recta (com raízes), curva de 90º à esquerda, travessia de ribeiro, e curva de 90º à direita. Surpreendeu-me a brecagem dos camiões, aliada à velocidade com que abordavam aquelas curvas

É verdade, ontem no resumo do Eurosport adorei uma imagem de um onboard de um camião que está a ser desatascado e durante o processo vem um SSV, capota, cai de pé, dá ideia que sacodem a poeira e siga viagem [:D]

É verdade, ontem no resumo do Eurosport adorei uma imagem de um onboard de um camião que está a ser desatascado e durante o processo vem um SSV, capota, cai de pé, dá ideia que sacodem a poeira e siga viagem [:D]
Também achei "piada"

"Aquilo" é mesmo perigoso!

Como muitos outros, já tive o "privilégio" de andar de moto no Norte de África e, mesmo sem abusar (muito), os riscos são medonhos! Quase tanto como a adrenalina...

Back