Dakar 2020_2021

Entrevista com Paulo Marques a respeito do Paulo Gonçalves e também um pouco sobre o Dakar:

https://www.facebook.com/watch/?v=2671057642989123

Algumas passagens:

"...o Dakar é uma prova que se desenrola num terreno por vezes muito rápido e se a mota ou carro der 180, a gente imprime essa velocidade..."

"...muitas vezes não temos noção de onde estão os obstaculos na areia porque a areia é toda da mesma cor e depende também da luminosidade..."

"...o Paulo não era dos mais fortes tecnicamente mas sim fisicamente, treinava afincadamente para ter essa condição"

Esse voo da Toyota fez lembrar o acidente do Carlos Sousa que meteu o Luz numa cadeira de rodas.

Foi a primeira coisa que me lembrei quando vi a notícia. Ainda assim, pelo que me tenho de memória, penso que não há vídeo do acidente, acho que no caso do acidente do Carlos Sousa o buraco ainda era maior. Falam em cerca de 20m. Recordo-me de ter lido uma entrevista dele no AutoSport ou dizia que saíram do carro e estatelaram-se no chão, não conseguiam andar, e ali ficaram a ver os carros que vinham a seguir a saltar rumo ao abismo.

Já agora, fui pesquisar um bocado e encontrei uma notícia de 2007 que tem um facto que desconhecia:

O acidente deixou João Luz agarrado a uma cadeira de rodas durante os primeiros meses, mas um tratamento, em França, devolveu a autonomia nas pernas e o navegador passou a andar apoiado em canadianas. Há dois anos, uma operação inovadora à medula, no hospital de Santana, recuperou a esperança perdida e, de acordo com os médicos, João Luz deve largar os apoios dentro de um ano, ainda que sem sensibilidade abaixo do joelho.

Ainda bem, pensava que tinha ficado preso a uma cadeira de rodas.

https://www.jn.pt/arquivo/2007/gostava-de-voltar-ao-local-do-acidente-682888.html

E o Quim Rodrigues em 2018...

No caso do Sousa a duna era muito maior e o voo foi mais longo. E o perigo não estava assinalado no road book.

Foi uma pena, para além obviamente das graves lesões que todos os intervenientes sofreram, seguiam em primeiro e já tinham ganho duas etapas, tinham boas hipóteses de ganhar à geral.

Como curiosidade, agora quando andei a rever dados deste acidente vi que o João Luz foi o único navegador português a ter liderado o Dakar à geral (penso que o Fiuza ainda não esteve na frente da geral) e, até este ano, era o único com duas vitórias em etapas.

O motor deve ser baseado nisso, mas tem 5 lts.

O Lexus também por isso é que o referi.

Claro que a Pick-up tem o restrictor e se o ano passado andava pelos 385 cv este ano deve ter alguns menos, aliás os pilotos queixam-se que nas etapas de prego a fundo não conseguem acompanhar os Minis com o 6 cilindros a gasoil

[h=1]Price recorda Paulo Gonçalves e "os oito minutos mais longos" da sua vida[/h]

Piloto australiano, que foi o primeiro a chegar ao local onde o português teve o acidente fatal, voltou a falar sobre esse momento.

Toby Price foi o primeiro piloto a chegar ao local onde Paulo Gonçalves teve um acidente que se revelou fatal para o português, durante a sétima etapa do Dakar 2020. O piloto australiano, que já tinha explicado num texto publicado na sua conta oficial do Instagram o sucedido, falou agora com os jornalistas que acompanham a prova.
"A queda foi numa zona rápida e plana. Era um espaço amplo. O alarme do meu GPS disparou, olhei em frente e vi uma mota caída ao longe. Aproximei-me, vi que havia um piloto no chão, de início não percebi quem era, mas depois reconheci o Paulo. Sabia que era sério, ele estava mal. Fizemos de tudo, chamámos os helicópteros e informámos a direção da corrida o mais rapidamente possível", explicou.
Price recordou, depois, o que se seguiu. "Tentei colocá-lo de lado. Continuámos a chamar por ajuda, disseram-nos que o helicóptero estava a caminho. Tentámos fazer tudo o que pudémos, verificámos os sinais vitais, mas infelizmente não houve resposta. Apenas queríamos que o helicóptero chegasse ali depressa...Foram os 8 minutos mais longos da minha vida. Pareceu uma hora", lamentou.
A terminar, o piloto australiano recordou outro momento, quando em 2017 foi Paulo Gonçalves a parar para o socorrer. "Lembro-me que o Paulo parou para me ajudar quando em 2017 parti a perna no Dakar...", lembrou.

in: https://desporto.sapo.pt/modalidades/motores/artigos/574684

Por falar em Carlos Sousa, que é feito do homem? Provavelmente falta de apoios....

Já são 54 anos no lombo...deve andar pela Colômbia a curtir a vida.
Eventualmente terá faltado um veiculo e equipa de apoio que lhe dessem garantias de acabar bem classificado...em 2015 ficou em 8º da geral e em 2018 desistiu com problemas no carro (renault duster).

Eles têm de ter atenção...onde estiverem fotografos concentrados é sinónimo de saltos para o vazio (e fotos espetaculares)...o alonso hesitou e o capotanço foi soft...já o da toyota hilux foi full power...imaginem uma mota nesse salto...ou a aterragem do carro ser frente no chão....

por exemplo

Back