Desabafo

Epah, um gajo lê este tópico de seguida e fica emocionado com a solidariedade do pessoal daqui!apr:)

Lost, não vou dizer que lamento a tua situação, porque acho que depende de ti superar,e não é lamentar o que se passou ou o que se passa agora que isso se consegue.

Primeiro que tudo, tens que resolver urgentemente essa situação das dores de cabeça, cansaço, etc. Já sei que foste a vários médicos, mas acho que devias ir a mais. Algo se passa. Se não tens nenhum problema de saúde que provoque isso tudo, então o mais provável é ser da medicação. Pelo que li, não deves cortar com a medicação de um dia para o outro, mas acho que devias pensar em cortar a medicação gradualmente. Muito sinceramente, acho que a tomar esses medicamentos todos é pouco provável que venhas a sentir-te melhor, mais confiante, mais feliz. Eu acho que os medicamentos não curam depressões, apenas inibem os sintomas...

Tens que começar a acreditar mais em ti. Esquece o que se passou, o que não conseguiste fazer. O tempo não vai recuar por pensares assim...Tens que ser forte, muito forte, e acreditar que vais conseguir superar tudo, porque vais conseguir.

A dependência de medicamentos é algo grave, e nunca deve ser substituida por outra dependência, como o álcool... Porque se o álcool ajudasse alguma coisa, então terias que te tornar um alcoolico para te sentires melhor. Em relação a drogas leves, prefiro não falar, porque apesar de saber que podem ajudar, eu acredito que se possam tornar numa dependência...

Tens uma família que te apoia. Na minha opinião, acho que é um factor fundamental para conseguires sair dessa situação. Tenta arranjar um sítio onde possas passar uns tempos, um sítio calmo, sem preocupações, onde possas fazer um retiro espiritual, digamos assim... Talvez no interior do país, numa aldeia, em casa de um familiar que tenhas, sei lá....Um sítio onde não tenhas nada em que pensar, onde nada te preocupe, onde possas relaxar. Acho que umas semanas num sítio assim te fariam bem, para poderes ganhar coragem, e força, e vontade de regressar a casa, vontade de estar com a família, vontade de fazer amigos.

No regresso, acho que um trabalho de voluntariado seria bom para poderes dar valor ao que tens. Passares uns tempos com pessoas com problemas graves a nível físico, por exemplo, poderia ser benéfico. A sensação de poder ajudar alguém é enriquecedora e faz-nos sentir bem. Ao mesmo tempo, podes ver que, se calhar, até não estás assim tão mal, e que há pessoas em piores situações, e que com a tua ajuda, vão melhorando!

Acima de tudo, tens que acreditar que és capaz, e lutar por isso, por muito difícil que seja (e vai ser).

Também sou depressivo, a vida não me correu como eu desejei... Matriculei-me no 12º anos e desisti da escola (andava em baixo, divorcio dos pais). Estive 2 anos a trabalhar em sítios que não me satisfaziam, e muito mal remunerados. Depois tive que ir viver para um sítio a 450 km's de distância. Trabalhei uns meses, e fui fazer um curso nível III (equivalente o 12º ano). Os meus professores também me perguntavam o que é que eu andava lá a fazer, e diziam que tinha capacidades para mais. Trabalhei durante um ano, e sempre a pensar no que alguns professores me disseram. Decidi concorrer ao ensino superior. Estudei sozinho para um exame nacional, cuja matéria era totalmente desconhecida para mim, e consegui entrar. Mudei a minha vida para cá, a 300 km's.

Neste momento estou á espera que saia a minha nota de estágio, para ter a licenciatura concluida (tenho 28 anos). Fui sempre trabalhador-estudante, tinha um full-time e um part-time, e andei na ***** para conseguir fazer o curso sem ir a metade das aulas, e a estudar para os exames, matérias que nunca tinha ouvido falar. Trabalho até ás 00h00m, e tinha aulas ás 8h. Por vezes trabalhava das 7h ás 13h, depois das 15h ás 00h00.

Neste momento trabalho no mesmo sítio há 2,5 anos, e estou a pensar em ir para o estrangeiro em busca de evolução profissional, dentro da empresa em que trabalho. Assusta-me bastante a ideia de sair do país, de ir viver para um sítio desconhecido, de ir trabalhar para um sítio desconhecido, de ter mais responsabilidade, mas sei que é o melhor em termos profissionais, e é a enfrentar os medos que os conseguimos superar.

Nunca procurei ajuda de psicólogos, ou psiquiatras, porque acredito que a esmagadora maioria receita medicamentos, e não ajuda mais do que isso. Pensei muito nisso, e achei que lutar, e tentar não andar deprimido, e arranjar objectivos, seria o melhor caminho.
Em relação aos amigos, tenho amigos do tempo em que não andava com depressão e das fases boas que tive ocasionalmente. Ninguém quer ser amigo de alguém que está sempre deprimido, sempre em baixo, sempre na *****...
Entretanto, há 2 anos que tenho uma namorada que me faz muito feliz, e que é uma das coisas que me faz acordar todos os dias bem disposto.[;)]

Tenho fases boas, fases más, dias em que ando mal, mas olho SEMPRE para a frente! Tento esquecer os problemas, e as pessoas que os causaram, e tento ser o mais forte que consigo.

Lost Soul, faz-te á vida!! Resolve essa situação das dores de cabeça, do cansaço. Pode ser algum problema de saúde, mas pode também ser efeito dos medicamentos. Os medicamento não te vão fazer mais confiante, mais feliz. Acredito seriamente que, largando gradualmente, te vais sentir melhor. Quatro anos sob o efeito desse tipo de medicamentos não é saudável, e se não te trouxeram melhorias até agora, também não vão trazer.
Hás-de conseguir superar isso tudo, e voltar a ser feliz!! Nessa altura, podes voltar para para Coimbra!! Há imensa gente mais velha a frequentar o Ensino Superior, nunca é tarde!

Um abraço

p.s.: peço desculpa pelo testamento, se é que alguém vai ler isto tudo...

p.s(2).: se acharem isto tudo uma carrada de baboseiras e idiotices sem sentido, ignorem, batam-me ou chamem-me nomes feios[:D]

p.s(3).:Lost Soul, fala com um Moderador e pede para mudar esse nickname para um que seja mais adequado a uma pessoa que vai dar a volta por cima[;)] ( TheNewBeginning seria um nick porreiro, especialmente se acreditares nele[;)] )

Última edição:
Sim senhor, gostei de ler. apr:)

É de facto impressionante a solidariedade que se consegue gerar entre membros deste fórum. É por estas que acho que continua sempre a valer a pena estar por aqui. apr:)

Força Lost Soul! Que este tópico te faça erguer a cabeça e olhar para a vida de outra forma bem mais positiva. apr:)

Comprendo tudo o que vives, pois estou numa situação "semelhante", nao sou pessoa de falar muito dos meus problemas (talvez seja esse o meu mal:( ), alem de falar aqui dos meus "fantasmas" não te vai ajudar em nada! ..mas acredito que tudo depende de nós, o que queremos da nossa vida, e o que podemos fazer por ela! Acredita naquilo que és capaz!
Nestas situações não sei que palavras ei-de tomar, pois eu ainda acredito que serás capaz, eu serei capaz, e cada um por si! Cuida de ti.:)
ps:sou um gajo que acredita coincidencias, e nem de proposito tinha aberto um tópico sobre a depressao, e não é que depois dei com o teu. Isto parece que anda tudo conbinado.[:D]

cumps[;)]

Tens de começar a ter uma vida regrada: boa alimentação e muito exercício levam a um verdadeiro repouso durante o sono. Não tentes fazer mais do que achas razoável, há tempo. Está com os amigos, faz coisas úteis, ajuda os outros!

Há instituições de voluntariado para ajudar os outros, há poucas coisas mais gratificantes do que isso, crianças, velhotes...

Agarra-te a um grupo de amigos, divirtam-se, vê fotografias antigas e ri-te... de ti próprio!

Mais motivação para passar o problema e menos médicos, só de ir ao médico fico deprimido...

Liga menos às coisas sem importância, ouve mais música e vê menos televisão, vai ao teatro.

Boa sorte!

Entao e assim..
A minha historia começou a quatro anos, ainda andava no liceu, qd me comecei a sentir cansado, fraco, sem paciencia para nada nem ninguem..
nessa altura fui arrastado ate ao medico onde me diagnosticaram um esgotamento e o inicio de uma depressao..
pronto, la fui tratado, na altura estava no 12º ano e o meu objectivo era entrar na faculdade, sempre foi o meu sonho desde puto e nc tinha tido ideia de outro curso senao aquele... sempre que passava por coimbra dizia para mim msm, fonix, um dia hei de vir pra ca...
no entanto foi com mt custo que entrei na faculdade, pois as minhas notas no 12º cairam a pique, mas la entrei.. no entanto o primeiro ano nao correu da melhr maneira, apesar de ter passado deixei duas cadeiras para tras, tendo passado o ano inteiro em medicos,e entupido de medicamentos...
o segundo ano la começou e foi onde tudo descambou de vez... nao consegui fazer nada, reprovei...:(
por mt que me esforça se e tentasse nao conseguia fazer nada...
passava a vida com um cansaço extremo, fortes dores de cabeça que me acompanhavam todo o dia desde que acordava, desorientaçao, perdas de memoria.....
ja perdi a conta aos medicos a que ja fui, da quantidade de medicamentos que ja tomei e estou sempre na msm.. ja passei por neurologistas, psiquiatras, psicoterapeutas, psicologos.... nada.... sinto me um caco, ando totalmente de rastos.. a unica coisa que me dizem e que tenho um esgotamento nervoso, e ando a tomar um saco enorme de medicamentos...
e esta tem sido a minha vida ultimamente, consultas, tratamentos.... no meio disto tudo estou a ver os meus sonhos ir por agua abaixo.. ja estou a faltar as aulas a uma data de tempo, nao sei se devva ir ou nao.. ando completamente perdido...
so sei que me sinto mt mal, ando um caco, tendo msm ido parar ao hospital noutro dia onde passei umas horas a tomar soro...
ando completamente desorientado, confuso, ate coonduzir que e das coisas que mais adoro e me da prazer de fazer tenho evitado, pois ouve uma vez em que quase ne enfiava nos rails e outra em que entrei em contra mao, felizmente em ambos os casos sem danos...
tento sair, distrair me mas nao sinto melhoria nenhuma, passo o tempo todo cansado, a morrer de dores de cabeça e so quero e estar quieto e que ninguem fale cmg...
neste momento nao sei o que fazer com a minha vida, vejo o tempo a passar e os meus objectivos a irem por agua abaixo..
dsc o desabafo, mas so dormi tres horas esta noite e estava a dar em doido....
cumps..[;)]

Como vês, Lost Soul, já tens a solidariedade do Forum.
Outros, como tu, andaram por baixo e estão agora de cabeça bem levantada...
Se eles foram capazes...tu também és!
Precisas de falar e ser ouvido, muito mais do que medicado...
Se calhar, a primeira mudança vai ter de começar por aqui...o resto virá por acréscimo, mas tens que ajudar !
Nunca te esqueças que todos os dias o sol nasce ... nasce para todos... para ti também !
Sai do escuro e vai procurá-lo...nós estámos a tentar indicar-te o caminho !
E olha que a Vida, embora não te pareça, TEM COISAS MUITO BOAS...vai á procura delas !
Abraço.

p.s(3).:Lost Soul, fala com um Moderador e pede para mudar esse nickname para um que seja mais adequado a uma pessoa que vai dar a volta por cima[;)] ( TheNewBeginning seria um nick porreiro, especialmente se acreditares nele[;)] )

É isso mesmo!! É assim que se começa, com vontade, "ganas" de resolver isso! Acho que este pode serr um óptimo primeiro passo!!!

Se eu dormisse 3/4 horas/dia, passado alguns dias andava a cair pelos cantos. É importante que o "apoio químico" te ajude a estabilizar os sonos. Talvez seja necessário ajustar as doses que tomas.
E não me parece nada boa ideia andares por aí a conduzir nesse estado....

Quando dizes que não pensas em nada em concreto, significa o quê? que ficas a "contar carneiros"? Sentes-te simplesmente apático? ou há outro tipo de sentimentos como medo, angústia, solidão, saudade, revolta, raiva, vergonha... ou outro qualquer?

No geral e isso msm, apatia, revolta, raiva...
qt ao conduzir tento evitar mais possivel..
na semana passada entrei em contra mao, felizmente nao houve grds problemas mas causei confusao...
cumps..

Quero mandar um grande abraço a todos pelas palavras de incentivo, pela ajuda e pelos conselhos...
acreditem que fiquei tocado com a entre ajuda do pessoal do forum... como alg disse e umas das razoes pq nao se deixa de ca vir...
um sincero mt obrigado a todos...
logo qd vier do psiquiatra venho ca dar novidades...
mais uma vez, mt obrigado a todos...
abraço..[;)]

Quero mandar um grande abraço a todos pelas palavras de incentivo, pela ajuda e pelos conselhos...
acreditem que fiquei tocado com a entre ajuda do pessoal do forum... como alg disse e umas das razoes pq nao se deixa de ca vir...
um sincero mt obrigado a todos...
logo qd vier do psiquiatra venho ca dar novidades...
mais uma vez, mt obrigado a todos...
abraço..[;)]

Ok
Ficamos a aguardar...
pela minha parte ( e estou certo que pela de todos), nada tens que agradecer.[;)]

Bem...ideias não faltam e cada uma melhor que a outra..
As endorfinas.. ai as endorfinas! Melhor remédio pra depressão não há.. e sim, eu também para além de tudo sou ginásio-dependente, body-pumper, RPM´er, e dou no ferro...

mas isto tal como o surf, tornei-os meus queridos e saudáveis vícios.

já agora Boxer... andas em que ginásio? Miraflores!? Holmes ou solplay?

Tinha ficado na página anterior, só agora é que dei com este post [:D]

Eu estou no Holmes, mas o pessoal quase todo daqui (Credibom) está no Solplay. Não sou propriamente dependente, mas sou grande fã e sinto-me muito bem no ginásio. Relaxa, acima de tudo. É uma hora e meia em que não se pensa em nada [;)]

arranja um Hobbie, fotografia, etc.. qualquer coisa que te obrigue a andar no exterior..............

se não fumas,,, pega num cigarro (é o melhor anti-depressivo que eu conheço). impoe-te a ti proprio um limite de meio maço por dia

vai a uma Igreja,, não necessariamente do ponto de vista religioso, mas são "santuarios" de silencio e "meditação".

a cabeça não para á noite,, (eu uso a tactica da dose de "Wisky" generosa, mas atenção que eu não ando a tomar medicamentos...

não deves deixar a medicação sem autorização do médico..

vai cortar o cabelo, fazer as unhas, gasta dinheiro num SPA

e levanta a cabeça.............costas direitas e anda pra frente.

hobbie ando a pensar msm no surf..
sempre gostei desde pequeno e ainda hj acompanho o que por ca se faz e nao so.. agr tenho andado a pensar mais na ideia...
vamos ver...
cumps...[;)]

Acima de tudo ha uma coisa que tens de fazer: ser verdadeiro contigo mesmo. Não mintas a ti mesmo, é o pior que se pode fazer. Por exemplo não digas a ti mesmo que vais fazer surf se à partida sabes que nao vais fazer, ate porque o surf implica uma serie de coisas para as quais tu não tens motivação, ir às compras, deslocações um pouco grandes etc.. Acho que devias começar por objectivos que sabes que vais mesmo concretizar para a partir daí a tua confiança em ti ir aumentando e aí sim podes tentar coisas que impliquem mais desdobramentos da tua parte!

o surf foi um exemplo.. ate pq moro relativamente perto de uma praia(onde costumo passar mt tempo).. sempre gostei do mar..
o surf foi so msm um exemplo...
nao e uma certeza...
cumps..

Mas se queres sair desta situação em que estás tens de ter certezas, tens que ter força e confiança! Tem de haver um género dum "clique", um abrir de olhos de forma a dares a volta a isso. Mas para isso é preciso querer e parece que tu não queres. Podes dizer que queres, mas estás a mentir a ti mesmo, porque no fundo sabes bem que não queres. Eu não te quero mandar abaixo mas acho que tens de abrir os olhos para a vida!

arranja um Hobbie, fotografia, etc.. qualquer coisa que te obrigue a andar no exterior..............

se não fumas,,, pega num cigarro (é o melhor anti-depressivo que eu conheço). impoe-te a ti proprio um limite de meio maço por dia

vai a uma Igreja,, não necessariamente do ponto de vista religioso, mas são "santuarios" de silencio e "meditação".

a cabeça não para á noite,, (eu uso a tactica da dose de "Wisky" generosa, mas atenção que eu não ando a tomar medicamentos...

não deves deixar a medicação sem autorização do médico..

vai cortar o cabelo, fazer as unhas, gasta dinheiro num SPA

e levanta a cabeça.............costas direitas e anda pra frente.

Se o tabaco fosse um bom antidepressivo nao havia depressões[:D]

Mandar o gajo fumar e fazer as unhas...[:blush:]

mais um pouco dizias a ele pa ir vender o corpinho po Conde Redondo[:D] [:D] para se distrair á noite[:cool:]

Bom...
fui novamente ao psiquiatra, o homem alterou me alg medicaçao, acrescentou outra, enfim, o costume...
o pior de tudo e que vou ter msm de suspender os estudos.. isto sim e que me ta a deitar a baixo:( ...
mas pronto, ha que levantar a cabeça e agr tenho e de me restablecer o resto dp ha de vir...
Como se nao chegasse descobri tb que tenho uma perfuraçao timpanica e que terei de ser operado... mas pronto, ha pessoas piores nao ha que desanimar...
mais uma vez um mt obrigado a todos pelas palavras de apoio e de ajuda...
um grande abraço...

.

A depressão é causada por momentos de grande relaxamento e tristeza intercalados com outros de euforia. Ora, fumar leva a isso mesmo. Quando fumas, estás relaxado, quando não fumas, estás em ansiedade.

É do pior que há para a depressão!! Atenção a isso! Não digam coisas só por dizer!

Obrigado

Bom...
fui novamente ao psiquiatra, o homem alterou me alg medicaçao, acrescentou outra, enfim, o costume...
o pior de tudo e que vou ter msm de suspender os estudos.. isto sim e que me ta a deitar a baixo:( ...
mas pronto, ha que levantar a cabeça e agr tenho e de me restablecer o resto dp ha de vir...
Como se nao chegasse descobri tb que tenho uma perfuraçao timpanica e que terei de ser operado... mas pronto, ha pessoas piores nao ha que desanimar...
mais uma vez um mt obrigado a todos pelas palavras de apoio e de ajuda...
um grande abraço...

Não estará na altura de ouvir outras opiniões?!
Tanto quanto sei, a medicação anti depressiva começa a atingir niveis séricos ao fim de 15 dias....
Não será possível, fazeres uma ou outra cadeira?

Voltar
Superior