desenrascas na cozinha: receitas!

Açorda[B)]

1-Migar o pão para um alguidar (corta-lo em pedaços) e juntar leite deixando amolecer.
2-Numa frigideira, refogar os alhos com muito coentro em azeite c uma pinga de òleo.
3-Juntar o pão e formar uma espécie de bolo compacto deixando tostar e virando de vez em quando.
4-adicionar novamente coentros frescos e servir.

Açorda acompanha qq prato carnes,peixe...sendo um alimento que não engorda (pinóquio). é de fácil digestão e nunca enche (pinóquio):D

Tempo:30m

Feijoada rápida;)

1-abrir a lata de feijão vermelho/branco...
2-refogar cebola aos pedaços com cenoura cortada fininha e um dente de alho mais o louro.
3-acrescentar o que tiverem à mão (carne/enchidos/soja/seitan/tofu).
4-deixem refolar e cozer lentamente.
5-no final adicionem o feijão com um pouco de ervas (salsa/coentros) e deixem apurar.podem acrescentar polpa de tomate se estiver a colar c um pouco de àgua.

tempo:25m[B)]

Ora então cá vai uma "receita" inventada por mim que transforma um comum esparguete cozido num pitéu delicioso.

- Cozer o esparguete em água e sal.
- Quando estiver cozido retirar o esparguete e passá-lo por água a ferver para tirar a "goma".
- Deitar no tacho um pouco de azeite (5 ou 6 colheres de sopa), 3 ou 4 dentes de alho picados e cogumelos FRESCOS aos pedacinhos.
- Deixar o azeite ferver e cozinhar os cogumelos até estes estarem no ponto.
- Deitar o esparguete cozido e misturar tudo......já está

Para mim fica........divino [B)][B)][B)][B)]

Vá...tudo para a cozinha. :D

PS: Se alguem experimentar, agradeço que dê aqui a sua opinião.

apenas para vos informar que está na banca o grande livro do meu mestre de eleição de São tomé - chefe João Carlos Silva!
-"Kalu mete um som para ajudar a comida a namorar com o tacho, bota um funaná"

NA ROÇA COM OS TACHOS

O são-tomense João Carlos Silva está em Portugal para o lançamento do seu livro sobre a culinária do arquipélago «Na Roça com os Tachos», que será apresentado na próxima sexta-feira, pelas 18h30, na FNAC do Chiado, em Lisboa.

Editado pela Oficina do Livro, a obra de 160 páginas, que contém fotografias de Adriana Freire, apresenta uma selecção das melhores receitas do programa de televisão homónimo, «Na Roça com os Tachos», produzido pela RTP África.

«São receitas simples, baseadas na gastronomia popular e com um cheirinho a referências culturais, quer de São Tomé e Príncipe, quer de outras antigas colónias portuguesas», informou a editora, que descreve o livro como «Viagem ao mundo exótico da gastronomia popular de São Tomé e Príncipe».

João Carlos Silva nasceu em Angolares, São Tomé, em 1956. Estudou em São Tomé e Príncipe, Angola e Portugal, onde frequentou a Faculdade de Direito de Coimbra. Exerceu jornalismo, tendo, como artista plástico, iniciado as suas actividades em Lisboa.

Fundou O CIAC e o Espaço Teia d´Arte em São Tomé. Participou em várias exposições colectivas de artes plásticas no arquipélago e no estrangeiro. Dirige o Projecto Integrado de Desenvolvimento da Roça São João e é o coordenador da Bienal de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe.

Com a devida vénia ao Jornal Digital

Epá cogumelos em azeite é uma ligação divina.[B)]

Por acaso há pessoas q nascem com o dom, por vezes lembro-me vagamente q poderia estar na profissão errada. (i am the special one)
Obviamente que cozinhar por gozo e cozinhar por obrigação n tem nada a ver.
Mas a meu ver, se for feito com carinho sai sempre bem:)

A ver se sai mais uma da cartola...[B)]

I`m on fire!

Bananas com canela.

Sobremesa simples, boa para putos em idade de junk-food.

Se os vossos putos estão numa de comer bosta e não estão para mandar fora os pudins de bosta de camelo e E-130,240,345,234,etc...
Façam assim:

1-2 bananas
2-esmaguem tudo até ficar em pure e misturem canela, açicar amarelo e limão.
3-servir aos putos e calar.
[}:)]

citação:Originalmente colocada por Quatrelle

apenas para vos informar que está na banca o grande livro do meu mestre de eleição de São tomé - chefe João Carlos Silva!
-"Kalu mete um som para ajudar a comida a namorar com o tacho, bota um funaná"

NA ROÇA COM OS TACHOS

O são-tomense João Carlos Silva está em Portugal para o lançamento do seu livro sobre a culinária do arquipélago «Na Roça com os Tachos», que será apresentado na próxima sexta-feira, pelas 18h30, na FNAC do Chiado, em Lisboa.

Editado pela Oficina do Livro, a obra de 160 páginas, que contém fotografias de Adriana Freire, apresenta uma selecção das melhores receitas do programa de televisão homónimo, «Na Roça com os Tachos», produzido pela RTP África.

«São receitas simples, baseadas na gastronomia popular e com um cheirinho a referências culturais, quer de São Tomé e Príncipe, quer de outras antigas colónias portuguesas», informou a editora, que descreve o livro como «Viagem ao mundo exótico da gastronomia popular de São Tomé e Príncipe».

João Carlos Silva nasceu em Angolares, São Tomé, em 1956. Estudou em São Tomé e Príncipe, Angola e Portugal, onde frequentou a Faculdade de Direito de Coimbra. Exerceu jornalismo, tendo, como artista plástico, iniciado as suas actividades em Lisboa.

Fundou O CIAC e o Espaço Teia d´Arte em São Tomé. Participou em várias exposições colectivas de artes plásticas no arquipélago e no estrangeiro. Dirige o Projecto Integrado de Desenvolvimento da Roça São João e é o coordenador da Bienal de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe.

Com a devida vénia ao Jornal Digital
Aí está...serviço publico ao mais alto nivel...

"Kalu...filma aqui....búnitu...lindu lindu lindu lindu"... e o forno novo todo ferrugento e que so fecha com uma cadeira a empurrar a porta [}:)][}:)][}:)]

N digas isso...

Se quiseres servir à malta uns percebes como entrada e um Linguado com molho de manteiga... eu estou lá caídissimo! Aliás... saio já de casa, é só dares luz verde.

MUITO BOM, MESMO MUITO BOM.
Temos de tirar o chapéu ao Quatrelle.
está aqui um excelente tópico.
Podes ja pensar em lançar um livro de cozinha, tipo,
Receitinhas do AHO by Quatrelle.
Os meus parabéns

Marisco não é peixe :D:D:D

Mas podes fazer assim:

Arranjas uma boa sapateira, daquelas com as maminhas de fora, este mês é fixe para isso.

Metes a dita no congelador umas 2 horitas para a adormecer.
Aqueces um tacho com muita agua até ferver, depois metes dois punhados de sal e vinagre com fartura. quando estiver a ferver outra vez ....zuca, metes o bicho lá dentro até ferver 15 minutos e nada mais.

Quando a tirares da agua quente, passa-a de imediato por agua fria corrente até arrefecer completamente. Tiras as patas e a 2ª casca. Raspas a caquinha toda para um prato e pisa-a toda com um garfo, atenção, nesta fase nada de misturas, SÒ A CAQUINHA DO BICHO E MAIS NADA. Depois voltas a por a caquinha dentro do bicho.

Com umas bejecas e pão torrado, marcha que nem ginjas.[:p][:p][:p]

citação:Originalmente colocada por MS

Eu se fosse gaja, casava-me contigo!!:D[:p]

Epá, se não fosse a nossa heterosexualidade iamos já a Espanha[:p][}:)][}:)][}:)]

Por falar em Chouriço segue a receita Kartoffelsalate[:p];)

1-numa frigideira refogar em azeite e pinga de òleo cebola aos pedaços.juntar chouriço ou linguiça partida em cubinhos.
2-acrescentar batata e cenoura cortada fininha.
3-deixar fritar e apurar acrescentando salsa e ervas que tenham por aí.inventem!

É suposto ficar como que numa massa uniforme com tudo ligado e podem enfeitar com azeitonas que na alemanha não há disso:D

tempo:20m

Podem acrescentar cogumelos q liga sempre.
Comi isto uma vez em Lagos no restaurante "A Vaca" de cozinha Suiça.
Bem bom[:p]

A arte culinária é apenas A Profissão na Noruega. Um chefe ganha balurdios €€€€€ e tem nome e respeito.
Cá para se ter€ respeito basta comprar um pit bull, fazer um tag manhoso na estação de metro da Falagueira e incendiar um carro...[8)]

Mas se um dia mudar de vida para uma cidadezinha sem ser esta bosta capital, talvez abra um boteco, um tasco só com taparia pra não dar trabalho. Sandes de Torresmo e morcela negra, maranhos, cogumelos com ervas e presunto, nozes com caramelo torradas em manteiga, ... sem ser in ou fino. um sitio onde s pague o que se come.
Se estivesse às moscas metia 2 ucranianas em top e mini-saia e aquilo enchia logo.[}:)]
Porra! uma panela de sopa q dá pra 3 dias e 6 refeições custa 3,5€... pq se paga 1,20 por uma sopa?
ficava o miniprato a 3,50€ que já me dava pra ganhar, petiscos a 4€, copo de vinho a 50cents e café a 30cents q era o preço antigo e mm assim dava lucro. Quanto custa uma chavena de àgua?[8][8][8]

citação:Originalmente colocada por Quatrelle

A arte culinária é apenas A Profissão na Noruega. Um chefe ganha balurdios €€€€€ e tem nome e respeito.
Cá para se ter€ respeito basta comprar um pit bull, fazer um tag manhoso na estação de metro da Falagueira e incendiar um carro...[8)]

Mas se um dia mudar de vida para uma cidadezinha sem ser esta bosta capital, talvez abra um boteco, um tasco só com taparia pra não dar trabalho. Sandes de Torresmo e morcela negra, maranhos, cogumelos com ervas e presunto, nozes com caramelo torradas em manteiga, ... sem ser in ou fino. um sitio onde s pague o que se come.
Se estivesse às moscas metia 2 ucranianas em top e mini-saia e aquilo enchia logo.[}:)]
Porra! uma panela de sopa q dá pra 3 dias e 6 refeições custa 3,5€... pq se paga 1,20 por uma sopa?
ficava o miniprato a 3,50€ que já me dava pra ganhar, petiscos a 4€, copo de vinho a 50cents e café a 30cents q era o preço antigo e mm assim dava lucro. Quanto custa uma chavena de àgua?[8][8][8]

Queres um socio? :D

Para comer enquanto se bebe..
- Pegar em qualquer fruta e corta-la as fatias finas;
- Fritar em manteiga e adicionar acuçar;
- no fim adicionar vinho do porto e deixar ferver um pouco (se quiserem dar cenaria, adicionei qq coisa que arda e depois peguem fogo!)

Uma receita que só eu é que faço e que foi apelidada de arroz africa! :D
- Panela com água a ferver com bastante sal;
- Colocar o arroz e deixar cozer;
- No fim lava-se o arroz uma ou duas vezes.

Fica mau como tudo, mas é rapido!

ai querem receitas fáceis e boas? tá bem, tá!

entao aqui vai uma sugestao pra quem gosta muito de massa:

façam um estrugido (refogado) com alho, azeite q.. e molho de pimentos. deixem ferver um pouco e misturem água. quandoestiver tudo a ferver, metam a massa (de preferência esparguete ou tagliatelle) e deixem cozer.

quando faltar 5 minutos pra acabar de cozer misturem miolo de camarao e se possível daquelas barras de marisco esfiapadas, ou em substituiçao 1 peito de lagosta cortado aos bocadinhos. tapem e deixem acabar de cozer com o lume desligado.

entretanto num tachinho à parte metam 1 pouco de azeite ou manteiga e quando começar a ferver, juntem meio pacote de molho de marisco (dá pra 2 pessoas) e logo em seguida mexem e deitam meio copo de água. deixem ferver 2 ou 3 minutos e juntem à massa envolvendo tudo. podem servir com salsa, orégaos ou coentros. dá outro sabor. podem ainda misturar queijo ralado por cima. fica divinal.

P.S: em vez de massa podem meter arroz, mas nao acrescentem tanto molho e nao metam as especiarias aqui descritas. bom apetite.

Voltar
Superior