desenrascas na cozinha: receitas!

Eu faço no forno electrico, deixo cozinhas durante um bocadinho e depois resistencia de cima para aloirar.. Fica uma maravilha..

Se por acaso tiverem k fazer uma jantarada pa uma carrada de pessoal
e n souberem o k fazer deixo aki uma sujestao.:)

Feijoada á brasileira.

um tacho um refogado com cebola , alho , cenoura azeite , louro.
carnes cozidas depois com e uma farinheira(se rebentar melhor ...deixa o gosto) e uns bocados de chouriço ou uma morcela(cozida á parte)

qd tudo tiver cozinhado é intruduzido umas latas de feijao preto...

é aconpanhado por arroz branco , couve em fioszinhos,(caldo verde) e farinha de pau e rodelas de laranja...

eu uma fiz fiz uma pa 13 pessoas por cerca de 20euros e em 2 horas tava na mesa... tava divinal...[B)][B)] o pessoal comeu k nem uma besta e ainda deu o almoço pa 4 no dia seguinte..;)

arrozinho branco feito, mete-se um tachinho ao lume com azeite, 1 tomate pequeno ou polpa de tomate em substituição, ferve, junta-se água (1 copo), depois mete-se marisco (delícias do mar cortadas, berbigao (ai o berbigao tenrinho!!!), camarao descascado, etc). começa a ferver e junta-se um bocadodemolho de marisco e ferve mais uns minutos mexendo de vez em quando.

desliga-se, serve-se o arroz e aolado ou por cima omolho. ficaexcelente e é uma receita que,
além de saborosa e simples, é muito fácil de confeccionar.

[^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^]

Pedia aos caros colegas forunistas que nao deixassem morrer este tópico, pois é um autêntico manual de sobrevivência na cozinha, bastante útil para leigos na cozinha (como eu...). ;)

(Já compilei as receitas que mais gostei num documento de Word [8D])

Desde já, bom apetite!!! :D

Venham mais receitas de desenrasque!! [:X]

Gelado rápido!
Esta aprendi na Tve noutro dia e a solução é simples. Pq não começar ao contrário?

1-comprem groselhas,amoras congeladas.
2-batam no 123 com umas natas bem cremosas.
3-ssssssssssssssssssschhhhhhhhhhhhhhhhhhlleeeeeeeeeeeeeeeeep.

Gelado instantâneo;)

Não te preocupes q o tópico não morre.

Uma dica útil e saudável.

Em vez de fritar batatas pré-fritas, liguem o forno façam batatas assadas.

Uns 10-15m, ficam crocantes e deliciosas.
(e sem oleo ;))

Não sei se o pessoal gosta de queijo como eu a ponto de comer cascas e até lamber o selo que diz "Cooperativa de Lacticinios Maximino Ramiro & filhos.":D
cá vai a receita:

Com a casca de um queijo (daqueles que se comem fazendo um furinho tipo tampa à colherada) que tem ainda as paredes intactas.
(ou seja, comam o interior e guardem a casca)

1-façam uma massa, esparguete,cotovelos, qq coisa...
2-ponham a massa depois de cozida e escorrida dentro do queijo.
3-cortem umas fatias de tomate e temperem com oregãos e sal.
4-forno a gratinar com o queijo/esparguete.

(podem adicionar bacon ou rodelas de chouriço embutidas no queijo para causar mais espanto.) a sensação é que esta um disco voador apetitoso pronto a ser devorado.

Para quem não gosta de queijo, paciencia. façam queixa ao moderador:D;)

citação:Originalmente colocada por Quatrelle

Gelado rápido!
Esta aprendi na Tve noutro dia e a solução é simples. Pq não começar ao contrário?

1-comprem groselhas,amoras congeladas.
2-batam no 123 com umas natas bem cremosas.
3-ssssssssssssssssssschhhhhhhhhhhhhhhhhhlleeeeeeeeeeeeeeeeep.

Gelado instantâneo;)

Não te preocupes q o tópico não morre.

Tb vês esse gajo?!!?

É um cromo esse tipo... tudo o que faz parece fácil...

citação:Originalmente colocada por Vanquish

Ora então cá vai uma "receita" inventada por mim que transforma um comum esparguete cozido num pitéu delicioso.

- Cozer o esparguete em água e sal.
- Quando estiver cozido retirar o esparguete e passá-lo por água a ferver para tirar a "goma".
- Deitar no tacho um pouco de azeite (5 ou 6 colheres de sopa), 3 ou 4 dentes de alho picados e cogumelos FRESCOS aos pedacinhos.
- Deixar o azeite ferver e cozinhar os cogumelos até estes estarem no ponto.
- Deitar o esparguete cozido e misturar tudo......já está

Para mim fica........divino [B)][B)][B)][B)]

Vá...tudo para a cozinha. :D

PS: Se alguem experimentar, agradeço que dê aqui a sua opinião.

acabei de fazer isso, li aqui e lembrei-me de comprar cogumelos frescos e toca pa cozinha..

mas meti umas 200g de cogumelos para o mesmo de massa , e ainda deitei um pouco de coentros para além do alho!

uma delicia em 5 mn;)

massa com salmao

-cozer massa no tacho 1 para as pessoas que forem comer
-no tacho 2 a parte por um bocado de azeita a aquecer
-juntar natas ao tacho 2
-juntar salmao fumado , muito
-juntar o tacho 2 ao tacho 1

acho que é assim se calhar nao é preciso 2 tachos

20 min

Alguem sabe fazer bifanas fritas?

Com aquele molho tolho.. é que fritando com banho mais margarina e juntando vinho nunca fica como as "verdadeiras"..

Uma pequena receita de massa:

- numa frigideira, duas colheres de água com cebola.
- quanto a cebola estiver cozinha juntem azeite de deixem ferver um pouco.
- De seguida juntem pimentos, tomate e oregãos (com cogumeloes feescos tambem deve ficar bom..)
- Deixem cozer

Quanto estiver pronto é so colocar por cima de massa (recmendo tagliiattelli) e desfrutar..

Empadão de Atum:

Para 4 pessoas

500kg de Espirais (pref. trocolor)
1 saco de queijo ralado
3 latas de atum
100 g de bacon
1 lata cogumelos laminados
1 cebola media
2 dentes de alho
1 cenoura
1/2 pimento
Azeite q.b

Cozer a massa, enquanto se faz o estrugido com o azeite, cebola, alho, bacon e pimento partidos pequeninos, depois de alourar o alho, juntar a cenoura também partida, o atum previamente escorrido e os cogumelos juntar um pouco de vinho branco, deixar no maximo 10 min em lume brando para não ficar seco.

Escorrer a massa, deitar metade no fundo de um tabuleiro, deitar o atum, metade do queijo, resto da massa e resto do queijo, levar ao forno a derreter o queijo, preferencia só com a resistencia superior do forno.

e Voilá um prato que em meia-hora e cerca de 5/6€ fica com optimo aspecto.

cumps

Pudim Francês

Ingredientes:
4 ovos
3 gemas
1/2 cálice de vinho do Porto
sumo e raspa de 1/2 laranja
200 grs de açúcar
5 dl de leite completo
5 grs de farinha de trigo (1 colher de chá bem cheia)
150 grs de açúcar para o caramelo
Confecção:
Primeiro preparar o caramelo: Deite o açúcar numa frigideira com +- 3 colheres de sopa de água, leve a lume brando mexendo sempre com uma colher de pau até ficar com cor de mel escuro.
Despeje imediatamente o caramelo na forma, e com cuidado faça circular o caramelo pelas paredes da forma até que o caramelo se prenda.
O pudim: Misture bem o açúcar com a farinha, junte os ovos e o leite e mexendo sempre, adicione o vinho do Porto e o sumo e raspa da laranja.
Depois de bem misturado passe por um passador e encha a forma.
Leve ao forno a cozer em banho-maria durante 25 a 30 minutos mas convém verificar.
Depois de cozido retire do forno e deixe arrefecer.
Depois de frio leve ao frigorífico.
Desenforme depois de bem fresco e decore com rodelas de laranja.

demora é um pouco a cozer se não tiverem uma panela de pressão, mas se tiverem é super rápido e uma excelente sobremesa para servirem nos dias especiais...;)

citação:Originalmente colocada por Vanquish

Ora então cá vai uma "receita" inventada por mim que transforma um comum esparguete cozido num pitéu delicioso.

- Cozer o esparguete em água e sal.
- Quando estiver cozido retirar o esparguete e passá-lo por água a ferver para tirar a "goma".
- Deitar no tacho um pouco de azeite (5 ou 6 colheres de sopa), 3 ou 4 dentes de alho picados e cogumelos FRESCOS aos pedacinhos.
- Deixar o azeite ferver e cozinhar os cogumelos até estes estarem no ponto.
- Deitar o esparguete cozido e misturar tudo......já está

Para mim fica........divino [B)][B)][B)][B)]

Vá...tudo para a cozinha. :D

PS: Se alguem experimentar, agradeço que dê aqui a sua opinião.
Podes usar umas gotas de vinagre na agua onde fazes a massa para evitar que ela cole por causa da goma, depois é só escorrer ;).
É mesmo bom, fica 5*.

Platano com mel e canela

Cortar o platano em viés,

Usar uma travesa e dispor o platano em camadas alternadas com mel (pouco não exagerem) e canela, regar com leite (meia chavena de café) ou leite de coco.

Levar ao forno quente por 20m.

que excelente tópico[:X][^][:X]
eu infelizmente tenho de cozinhar por obrigação:(...e ADORO RECEITAS simples práticas e rápidas (quanto menos tempo demorar melhor me sabe a comer, porque realmente quando são daqueles pratos que demoram uma eternidade fico sem fome...)
depois de tantas receitas deliciosas[B)][B)] porque não um pudim do mais facilimos que há e delicioso...??

Fazem uma gelatina como indica o pacote do sabor que mais gostarem (eu pessoalmente prefiro ananás);
quando estiver feita ainda em quente juntam-lhe uma lata de leite condensado e misturam bem;
depois cortam pedaçinhos da fruta em calda (neste caso de ananás em calda) e metem lá dentro;
colocar o pudim no frigorifico até ficar firme;)

vão ver se não fica uma pequena delicia[B)][B)]
simples prático e acima de tudo baratíssimo;)

Voltar
Superior