[Comparativo] Design megane vs golf

Discordo, quase na totalidade.

Tanto BMW, Mercedes e até a Audi inovaram bastaste nos design's, pecam depois pelo resto da gama ser toda semelhante, não fosse isso (e o volume de vendas) a tornar as linhas tão "vistas" e ainda hoje causariam espanto para quem estava habituado às linhas tão conservadoras que as marcas praticaram durante décadas, relembro que a BMW foi alvo de variadíssimas criticas (entre elas também se falou muito de beleza) por abandonar o ar tradicional da BM, a Mercedes foi elogiada pelo aspecto bem mais jovem e muito se falou nas enormes grelhas da Audi.

Há muito poucos automóveis que logo à partida parecem tão velhos como o golf, mas este tem um duplo efeito, é velho porque não inovou mas é actual porque o novo é igual ao que tem 10 anos...

Quanto ao passar despercebido, para mim isso foi verdade até à chegada do V, gostei do exterior do 3 portas, detestei o 5 portas e os interiores, a começar pelos volantes horríveis quando vinham de um 3 raios bem ao meu gosto que equipava o IV.
O VI tem um interior que gosto, mas não há um único ângulo no exterior em que não diga que detesto.

O que eu não gosto é por exemplo quando as gamas dentro das marcas são quase iguais.

Foi uma moda que existiu nos anos 80 e 90, por exemplo os Mercedes C E e S eram todos muito parecidos, ou os Serie 3 5 e 7 idem por exemplo. Eram praticamente iguais só com a diferença assinalável no tamanho. Hoje em dia pelos vistos algumas marcas estão a voltar a esses tempos, e a adoptar por exemplo um desenho de faróis comum a toda a gama. Por exemplo o novo Polo vai ter uma frente igual ao Golf com excepção de ser mais pequeno. Pessoalmente prefiro quando as marcas se diferenciam mais entre automóveis. Não me agrada muito ter um Golf e ser confundido com um Polo.[;)]

Discordo, quase na totalidade.

Tanto BMW, Mercedes e até a Audi inovaram bastaste nos design's, pecam depois pelo resto da gama ser toda semelhante, não fosse isso (e o volume de vendas) a tornar as linhas tão "vistas" e ainda hoje causariam espanto para quem estava habituado às linhas tão conservadoras que as marcas praticaram durante décadas, relembro que a BMW foi alvo de variadíssimas criticas (entre elas também se falou muito de beleza) por abandonar o ar tradicional da BM, a Mercedes foi elogiada pelo aspecto bem mais jovem e muito se falou nas enormes grelhas da Audi.

Coloca a foto de uma audi 80 de perfil, depois das gerações seguintes das A4. Existiu sempre uma evolução na continuidade.

A BMW mudou bastante a estética (a meu ver) nos interiores, mas exteriormente continuam a ser um BMW. Os farois BMW são inconfundíveis. As grelhas em forma de rim. Mesmo de noite, se vier um BMW atrás de ti não o consegues identificar logo ? Claro que o resto evoluiu, mas no Golf também. O Golf IV ao lado do Golf VI é bastante diferente.

Quanto à audi, falas nas enormes grelhas, mas tu já viste como é que elas foram introduzidas ?
Por exemplo, no A4 foram introduzidas no restyling do B6 para o B7, um carro que partilha paineis e o interior na totalidade. Algum A4 foi uma evolução estética gigantesca face ao anterior ? Alguma vez rompeu aquela sensação que tens logo de "é um audi !" ?

Já um laguna I comparado com um Laguna II é substancialmente diferente.
Então no Megane I para o Megane II, se não o conhecesses e tirassem o logotipo ao II, ficavas sem saber de que marca era.

Isto é só a minha opinião, claro.

Mas não considero que os Alemães sejam globalmente revolucionários em estética. Bem pelo contrário.

Resumindo, daqui por 3 ou 4 anos, certamente o Megane II estará visualmente muito mais ultrapassado/cansado que um Golf V. Isto tem tudo a ver com o que o Cagi disse mais atrás.[;)]

Não concordo nada com isso!

Daqui a 2 /3 anos o mégane II é um carro que terá uns 7 anos de design? E como o III nada tem a ver com o II, não houve um prolongar de anos e anos a fio com um desenho pouco alterado e que vai cansado!

Eu gostei do Golf III, principalmente as versões Gt, Gtd, que quebrava com o design quase tirado a fotocópia do I e II!

E adorei o Golf IV, que mesmo sendo uma evolução era bem diferente do III!

Agora também gosto de mudança, gosto de ter um "megane", "civic", "mazda 3", "astra"... em que se vê um trabalho mais elaborado, em que acaba uma geração e não tem propriamente que passado 2 anos já ninguém os poder ver, porque se arrastam no tempo! São diferentes, e mesmo antigos mais actuais que o Golf.

Para mim desde o V, o Golf nada mais é que um carro banal, e ver as fotos aqui postadas só reforça isso, igual por dentro e por fora!

Cumprimentos!

Não concordo nada com isso!

Eu por acaso concordo.

Acho é que o termo "cansado" não é o mais indicado.

Quando tu tens uma evolução na continuidade (como acontece com o Golf), se o novo modelo não é radicalmente diferente, o antigo também não "envelhece" de repente.

Ou seja, o que nos faz identificar um carro antigo são sinais de coisas que se deixaram de fazer e a comparação com o modelo actual.

Visto lado a lado (como puseram aqui), do Golf IV para o actual nota-se muito a antiguidade do IV, mas isoladamente ele continua a ter os traços gerais de um Golf actual, e não parece tão antigo.

Já se tentares comparar um 308 com um 306, o 306 parece uma relíquia.

Eu por acaso concordo.

Acho é que o termo "cansado" não é o mais indicado.

Quando tu tens uma evolução na continuidade (como acontece com o Golf), se o novo modelo não é radicalmente diferente, o antigo também não "envelhece" de repente.

Ou seja, o que nos faz identificar um carro antigo são sinais de coisas que se deixaram de fazer e a comparação com o modelo actual.

Visto lado a lado (como puseram aqui), do Golf IV para o actual nota-se muito a antiguidade do IV, mas isoladamente ele continua a ter os traços gerais de um Golf actual, e não parece tão antigo.

Já se tentares comparar um 308 com um 306, o 306 parece uma relíquia.

Também não concordo [;)]

Gosto bem do 306, e também gosto do 307 e ainda não cansa ver um nem ver o outro nas estradas! Até porque 306 já não se vêm aos pontapés!

A Golf tem diferenças claro, mau era!! O que acontece é que olhas para o novo e a não ser que sejas uma pessoa atenta, e eu sou[:D]! Passas por um VI e nem sabes que acabou de sair! [;)]

Mas o facto de não concordar não quer dizer que não entendo o teu ponto de vista!

E nem estou a contestar as qualidades do produto, apenas acho, como muitos outros que é um carro sem factor novidade, e isso leva muitas pessoas ao stand! (um scirocco já me levava à VW)

(mas como disse aqui alguém, agora trocas um Golf V por um VI e só podes dizer que é novo, e o apelo? e a descoberta do novo?)

Mau era se tinhamos todos a mesma opinião [;)]

Cumprimentos

O meu problema nem é o velho não envelhecer de repente, é o novo já parecer velho! :sh)

Cumprimentos

com a chegada do VI as diferenças tornaram-se ainda mais evidentes, e os preços não são nada de exagerado, como na altura do golfIV em que tinhas de desembolsar mais 5000€ para ter um golf face a um megane!

Mas nessa altura comparar um Mégane I e um Golf IV, havia uma diferença enorme. Não quer dizer que se justificassem os 5000€ ou mais de diferença, mas o Golf IV, em 1997, foi a pedra no charco. Já actualmente, as coisas tenderam a aproximar. O Mégane é um carro muito bom, bem construído, espaçoso, agradável, elegante, e o Golf continua as pegadas dos antecessores. Com a evolução (muito) positiva do Mégane, a tendência foi de equivalência de patamares.

Apesar de "fã" do Golf, continuo a bater no cego. Ainda estou à espera de um Golf tão interessante como o Golf IV (olhando para a época em que saiu).

Back