[Comparativo] Design megane vs golf

PENABARROS

New member
Tenho visto que a maior parte das pessoas falam muito mal do design destes ultimos modelos que a renault lançou, pois eu aqui coloco um desafio a todas para fazer umas comparações entre o megane II e III com o golf V e VI comparem e digam o que axam se vêm diferenças entre o meg II e III e entre o golf V e VI. Qual das marcas realmente ganha pela difrença e originalidade fazendo um carro completamente diferente do mm modelo mas anterior???

2006%20Renault%20Megane%202%20lg.jpg

pp_megane_B_442x331_photo4.jpg

megane2.jpg

2009-renault-megane-2_1600x0w.jpg

Last edited by a moderator:
Mégane II e Golf V

Megane_RS_2005_1.jpg

01.jpg

Mégane III e Golf VI

Renault-Megane-III-01.jpg

vw-golf-vi-twindrive-prototype.jpg

Acho que sinceramente são dois modelos perfeitamente comparáveis, mas cada um à sua maneira. A Renault sempre teve a mania (e tem conseguido com mérito) estabelecer designs que têm vingado. Esta remessa de modelos/restylings (Clio III fase II, Mégane III, Laguna III, Scenic) não me parece a mais convincente (mas são gostos acima de tudo!).

A Volkswagen, sempre foi mais conservadora. Se colocarmos um Golf III ao lado de um IV, depois colocarmos um IV ao lado de um V, e um V ao lado de um VI (apenas 2 a 2), as diferenças existem, mas não são muito chocantes. Mas se colocarmos por exemplo um Golf III ao lado de um V ou um Golf IV ao lado de um VI o impacto é outro.

Pessoalmente entre estes 2 modelos e mesmo entre as 2 marcas, gosto mais da Volkwsagen. Há quem os ache sempre iguais, quadrados, simples, feios. A simplicidade deles acho a palavra de honra e acima de tudo o que lhes dá o mérito e entidade própria. Trata-se de marcas que não precisam de revolucionar completamente um carro para o tornar melhor ou um sucesso (não quer dizer que a Renault tenha que revolucionar para ser um sucesso, mas cada marca com a sua estratégia).

O que é certo é que, de uma forma ou de outra, ambas marcas conseguem vingar no mercado. E além disto, duvido muito que a Volkswagen tenha menos trabalho que a Renault ao tentar lançar um novo modelo que não rompa radicalmente com o conceito do anterior, nem deixe de seguir a evolução natural da coisa [;)]

Agredeço imenso a ajuda com as fotos esta como eu queria deixar. Axo que nao me expliquei bem quanto ao topico. Qnado eu digo comparar é entre os mesmos modelos e nao entre o golf e o megane mas sim entre o megane II e o megane III e comparar o golf V e com o golf VI.

O que posso falar é que quando a renault lançou este novo megane pode sim chamar se de "novo" e eu gosto do novo estilo

Enquanto no golf , eles chamam "novo" mas de novo nao tem nada porque é em tudo parecido com os antecessores

O novo Golf perdeu o seu brilho depois de um recem-nascido (para alguns regresso) chamado Scirocco

O Megane está mais bonito!

Já vi ambos os modelos ao vivo e achei o megane muito, mas muito mais cativante que o golf...o 3 portas então...[br:)]
Enquanto que um rompeu completamente com o design do anterior, o outro é apenas mais do mesmo...achei o golf bastante quadradão e feio...quando podiam inovar, como todas as outras marcas estão a fazer...mantêm o mesmo aspecto de sempre, que na minha opinião já cansa de ver, parecendo mesmo em relação à concorrência algo...ultrapassado...não querendo com isto dizer que é um mau carro...

Sempre axei que a renault nunca teve medo de quando desenha os carros cortar quase radicalmente se nao for mesmo um corte radical com os seus antigos modelos, pois nunca têm nada a ver uns com os outros, enquanto que com o vw axo que no caso do modelo da golf desde o golf IV até ao agora golf VI quase ou nada mudou. Será que têm medo de cortar com essas raízes, pois quando se vê um golf IV e um por ex: um golf V que diferenças há entre eles? Para mim sao identicos e quem fala na vw fala em outras marcas, parece que têm ,medo de fazer coisas diferentes, depois como a renault faz essas tais coisas diferentes toda a gente critica que são isto e aquilo mas ng diz que a concorrência é sempre a mesma coisa coisa que para mim é sempre igual.

Só sei que às vezes vejo uns meganes pelo retrovisor e... são a coisa mais feia que anda na estrada, caso o carro seja escuro e tenha um certo tipo de pára-choques com uns bigodes cinzentos.

Só sei que às vezes vejo uns meganes pelo retrovisor e... são a coisa mais feia que anda na estrada, caso o carro seja escuro e tenha um certo tipo de pára-choques com uns bigodes cinzentos.

Pois é mas sao esses tais bigodes e todo o resto que o faz diferente dos outros, enquanto q o golf até agora nc foi diferente dos outros sempre igual sempre a mesma coisa. E por isso ng fala neles, pq já nao há nada para falar

Sempre axei que a renault nunca teve medo de quando desenha os carros cortar quase radicalmente se nao for mesmo um corte radical com os seus antigos modelos, pois nunca têm nada a ver uns com os outros, enquanto que com o vw axo que no caso do modelo da golf desde o golf IV até ao agora golf VI quase ou nada mudou. Será que têm medo de cortar com essas raízes, pois quando se vê um golf IV e um por ex: um golf V que diferenças há entre eles? Para mim sao identicos e quem fala na vw fala em outras marcas, parece que têm ,medo de fazer coisas diferentes, depois como a renault faz essas tais coisas diferentes toda a gente critica que são isto e aquilo mas ng diz que a concorrência é sempre a mesma coisa coisa que para mim é sempre igual.

Mas é que o objectivo é mesmo não cortar ligações entre os modelos antecedentes.

Eu pessoalmente detesto o que a Renault faz, nunca se sabe muito bem o que vai sair a seguir, não existe uma base para manter e como identificador do modelo/marca ao longo dos anos.

Mas é que o objectivo é mesmo não cortar ligações entre os modelos antecedentes.

Eu pessoalmente detesto o que a Renault faz, nunca se sabe muito bem o que vai sair a seguir, não existe uma base para manter e como identificador do modelo/marca ao longo dos anos.

Pois é nc ninguem gosta sao o que sao mas depois dizem olhando bem afinal nao é bem como eu dizia.
Quem tem um golf V axo que comprar um Golf VI vai ter o mm carro só que novo penso que a vw peca mto por nao inovar o seu desing devia ter mais atrevimento como foi com o sirocco um carro original diferente

Eu não gosto do megane II. Acho-o feito como tudo. Este novo III está bastante mais agradável... em todos os aspectos. Alias, a Renault tem feito por subir os seus automóveis a nível de qualidade geral, tanto que aprecio bastante o Clio, Megane e Laguna.

Penso que este Megane III só peca pela linha do capot que tem a meio da grelha frontal... se fosse uma frente continuada ficava bastante melhor.

Quanto ao Golf... bem, a nível estético não é tão arrojado, perde um bocado nas versões mais base, mas quando chegam as versões com jante de 18 e plásticos pintados à cor da carroçaria, ficam bem à maneira.

No geral considero o Golf melhor produto, a nível de design, depende das versões de cada um.

eu também sou dos que sempre detestou o design do Mégane II. A traseira era um aborto.

nesta nova geração apenas não gosto do desenho dos farolins traseiros, no entanto acho que a nível global está com linhas muito mais fluidas, e mais à frente que o Golf. Aliás, acho que o Golf vai ficar ainda mais para trás nesse aspecto, com o lançamento do novo Astra e Milano, por exemplo, que seguem a mesma linha que o Mégane, na minha opinião...

Enquanto no golf , eles chamam "novo" mas de novo nao tem nada porque é em tudo parecido com os antecessores

O conceito da VW (principalmente no Golf) sempre foi esse. Neste ponto depois depende dos gostos. Normalmente o cliente do Golf é um cliente mais conservador. Está à espera de um carro esteticamente agradável, sem ser demasiado radical com o modelo anterior. Não será por acaso que as fórmulas que a VW aplica têm resultado e bem!

Mas independentemente dos gostos e das opiniões, façam o exercício que já sugeri. De Golf para Golf, as diferenças parecem mínimas. Mas compare-se o Golf IV com o VI:

vw_front.jpg

VW-GolfVI-01.jpg

Ninguém entendeu o tópico...
Está-se a falar da originalidade.
O Mégane é original, independentemente de ser feio ou não.
O Golf não.
É a mesma receita ao longo dos anos.

Back