Deslocação para fora, direitos e regalias

Na multinacional alemã da indústria automóvel em que trabalhava, horas de viagem em fim de semana contavam como horas de trabalho, que podia compensar depois.
E com a vantagem de que, em viagem de avião, tudo o que fosse acima de 6 horas no total, era sempre em executiva. E as milhas eram para mim. [:D]

Partilha o nome por mensagem!

Na minha é o seguinte:

Se tiverem que pagar o hotel (geralmente é sempre 3 ou 4*), dão-me 80€ por dia.

Se não tiverem que pagar o hotel (do tipo convite feito por entidade estrangeira para ir a uma reunião/seminário/apresentação) dão 100€ por dia.

Alimentação muitas vezes está incluida no hotel (ou pelo menos o PA), caso contrário é pago desse dinheiro que dão. O Truque é tentar comer o mais barato possível para juntar algum.

Despesas de deslocação apresenta-se a fatura e quando chegares a portugal reembolsam. Pedem-te sempre para quando puderes usares transportes públicos, mas por exemplo se chegares as 23h e chamares um uber para o hotel eles também pagam).

O mais comum que o pessoal faz é geralmente duas semanas na Suiça, que dá à volta de 1400€ mais o ordenado normal.

Última edição:
Não expliquei como deve de ser.

Tenho cartão de crédito da empresa, todas as despesas, voos, hotéis, comida, etc são faturados no cartão de crédito. Acima de determinado valor tenho de apresentar (e guardar) as faturas (burrocracias do estado português).

Os voos sou eu que marco como quiser, e acumulo as milhas em meu nome. Mesma coisa com hotéis, sou eu que marco e uso sempre hotels.com (para quem não sabe em cada 10 noites oferecem 1 grátis), acabo sempre por ganhar 6-10 noites grátis por ano que uso em férias com a família, daí ter brincado que sou pago em milhas e noites de hotel.

Não fico a perder com as viagens obviamente, mas também não recebo extra ao dia por estar fora, daí a minha surpresa pois não conheço empresas a fazer isso ( a pagar tudo mais um extra!).

E nessas despesas todas de hotéis e refeicoes tu escolhes qual o hotel que queres, independente do preço?

Quer não que acho esquisito não receber extra, a não ser que já te paguem bem por isso e que esteja no contrato de trabalho que é para andares sempre no passeio.

É que isso é bonito até aos 30, depois vem os filhos e um gajo deve preferir ficar em casa!

E nessas despesas todas de hotéis e refeicoes tu escolhes qual o hotel que queres, independente do preço?

Quer não que acho esquisito não receber extra, a não ser que já te paguem bem por isso e que esteja no contrato de trabalho que é para andares sempre no passeio.

É que isso é bonito até aos 30, depois vem os filhos e um gajo deve preferir ficar em casa!
Existem limites por cada país, se ficar abaixo desses limites ganho créditos que depois posso gastar para ficar acima do limite. Por exemplo, se o limite em Londres é 200 por noite, se eu ficar por 150 ganho 50 por noite em créditos, e noutra viagem posso ficar por 250. Igual com os voos. Uso os créditos para upgrades ou doar para caridade dado que quase sempre consigo hotéis e voos (mesmo em executiva) abaixo do cap.

Obviamente que quando assinei contrato sabia ao que vinha, não se gerem operações continentais sem viagens, tenho equipas em 3 países diferentes, é óbvio que preciso viajar.

Existem limites por cada país, se ficar abaixo desses limites ganho créditos que depois posso gastar para ficar acima do limite. Por exemplo, se o limite em Londres é 200 por noite, se eu ficar por 150 ganho 50 por noite em créditos, e noutra viagem posso ficar por 250. Igual com os voos. Uso os créditos para upgrades ou doar para caridade dado que quase sempre consigo hotéis e voos (mesmo em executiva) abaixo do cap.

Obviamente que quando assinei contrato sabia ao que vinha, não se gerem operações continentais sem viagens, tenho equipas em 3 países diferentes, é óbvio que preciso viajar.

Então, em princípio o teu salário já contempla bem os 50€/dia que muitos recebem!

Esse sistema é interessante, mas os créditos só circulam dentro da empresa certo? No fundo, das a colegas?

Eu dos hotéis não posso queixar-me. Temos uma rede enorme de hotéis com tarifa negociada (pelo menos 3 em cada cidade onde temos escritórios) e mais outra rede através da agência de viagens. Posso escolher um hotel fora, desde que o valor não supere 30% aos acordados, se for acima, preciso de aprovação mas também é possível. Há regras e mínimos para os hotéis, com o padrão mínimo a ser hotel com 4 estrelas (por temas de higiene e segurança).

De resto, depende da posição, funções e motivo das viagens. Eu viajo quase sempre com clientes e tenho por isso mais liberdade, malta técnica já não é bem assim, mas o âmbito de viagem é diferente.

Sobre as motivações do OP, percebo bastante e concordo em parte. Viajar em trabalho, por muito que seja uma experiência positiva, gera transtornos e muitas vezes custos para quem viaja, deveria ser visto e compensado de outra forma.

Sendo assim também não tenho que ir....era o que faltava ausentar da família, por almoço e hotel...

mas já toda gente disse como funciona as coisas, tu ainda estás na esperança de ir ao estrangeiro fazer mais dinheiro, contenta-te se levares as despesas de deslocação e estadia pagas e já gozas, vale isso é pela experiência que pode abrir outras portas, não é para ires fazer um extra para receber mais no final do mês...

já se viu para onde andas virado, mas ainda não caíste para a realidade , era uma alegria, então a malta até se matava para andar sempre deslocada fora do país à conta do patrão.

O que é necessário perceber é que 12 dias é basicamente uma missão. Muitas empresas necessitam que estejam mais de 1/2 meses para serem considerados expatriados e receber bem mais.

Eu acho que vocês não percebem bem a situação que o homem quer saber... Ele não parece um profissional com cargos de gestão ou até com ensino superior e bem pago como muitos de vocês, que quando vão para fora conseguem trazer inputs e mais valias que podem mais tarde fazer com que cresçam na pirâmide hierárquica da organização.

Vamos simplesmente supor que ele é um eletricista, e tira 1250€ cá, qual seria realmente o sentido de ele se ausentar da família, por comida e alimentação pagas? Para isso fica cá.

Eu não sou nada esquerdalha, abomino-os nas verdade, mas a questão aqui é que ele não vai para fora ganhar CV, vai lá, faz o que tem a fazer e vem... E como é lógico, deve ser pago extra salário para isso. No meu ponto de vista, nem faz sentido de outra forma.

Eu acho que vocês não percebem bem a situação que o homem quer saber... Ele não parece um profissional com cargos de gestão ou até com ensino superior e bem pago como muitos de vocês, que quando vão para fora conseguem trazer inputs e mais valias que podem mais tarde fazer com que cresçam na pirâmide hierárquica da organização.

Vamos simplesmente supor que ele é um eletricista, e tira 1250€ cá, qual seria realmente o sentido de ele se ausentar da família, por comida e alimentação pagas? Para isso fica cá.

Eu não sou nada esquerdalha, abomino-os nas verdade, mas a questão aqui é que ele não vai para fora ganhar CV, vai lá, faz o que tem a fazer e vem... E como é lógico, deve ser pago extra salário para isso. No meu ponto de vista, nem faz sentido de outra forma.

É isso mesmo. O pessoal aqui é que divaga e já só pensa no que poderia melhorar para mim no futuro na empresa. Penso ter deixado bem esclarecido que é chegar lá, executar e regressar. Caso fosse melhorar o meu posto após isso, eu queria lá saber dos troços extra.
Sendo assim, pretendo tirar alguma contrapartida com isto, como é de esperar.

É isso mesmo. O pessoal aqui é que divaga e já só pensa no que poderia melhorar para mim no futuro na empresa. Penso ter deixado bem esclarecido que é chegar lá, executar e regressar. Caso fosse melhorar o meu posto após isso, eu queria lá saber dos troços extra.
Sendo assim, pretendo tirar alguma contrapartida com isto, como é de esperar.

No teu lugar exigia alojamento e refeições (sem grandes luxos) e depois um valor fixo/dia consoante o país e ordenado, para te ajudar... Quanto ganhas e para onde vais?

Eu tive uma proposta semelhante, que era ir ao mexico dar formaçao a uns mexicanos numa empresa que tinha sido adquirida pelo grupo durante 15 dias, tinha hotel, alimentação e carro pagos, e receberia 60€ por dia a mais, dizia o gestor que era gratificação por representar a empresa em solo estrangeiro! Não sei se existe tal coisa! [:D] e aceitei a proposta! Isto três meses antesde ir, o problema é que mês e meio antes de ir pus a carta despedimento pelo que não cheguei a ir! Mas no teu caso Nuno não aceitaria nada menos que um valor diario e despesas todas pagas!

É exactamente o que pretendo e mesmo assim a firma poupará dinheiro, visto o valor do colaborador de lá ser bastante superior.
Ao aconteceu agora devido a período de ausência do mesmo por motivo de matrimónio.
É uma situação isolada, supostamente a não repetir.

É exactamente o que pretendo e mesmo assim a firma poupará dinheiro, visto o valor do colaborador de lá ser bastante superior.
Ao aconteceu agora devido a período de ausência do mesmo por motivo de matrimónio.
É uma situação isolada, supostamente a não repetir.

Experiência recente:

Voo marcado e pago pela empresa, hotel idem. O resto (deslocações, alimentação...) foi usado cartão de crédito da empresa, mas nada de abusos.

Aparte o vencimento normal só se sabe no final do ano porque o (eventual) bónus é sempre anual. Depende dos objetivos traçados. Esta ida correu bem...

Voltar
Superior