Diário de bordo...das aulas de condução!

Eu vou na 9ºna aula de condução, e o instrutor quer-me meter a exame [kiss]

Nao vou todos os dias porque estou a estudar em Coimbra e não me posso dedicar a 100 %

O instrutor diz que eu conduzo bem, contudo cometo alguns erros que não devia, já falhei duas vezes a segunda mudança porque só entra a meio [:D] uma vez esqueci-me de calcar a embreiagem náo percebo porquê, tenho tendência a andar demasiado á direita da faixa de rodagem, e já me disse "tens que começar a deixar uma comissão para o gasóleo" [:D]

Sobre o carro em sí, é um Hundai Gettz 1.5 CRDi de 87 cavalos, é um carro bem divertido, apesar de não ser fã do Diesel é um carro que dá alguma diversão, caixa esgosta rapidamento, é turbinado, é sempre diferente de descobrir para quem está habituado a carros a gasolina, outra coisa que acho excelente no Gettz é o facto de ser um excelente carro para aprender a conduzir, nunca vai abaixo, mesmo quando se trava com ele engatado em primeira ele teima em nao parar e fazer força para a frente, incrível [:cool:] É muito bem equipado, tem abs, 4 discos, 4 airbags para um Segmento B com 6 anos que é muito bom, tem 300.000 kms e um trabalhar muito regular e certinho, optimo para quem não tem noção do que é conduzir e preciso de facto de um carro que faça algumas coisas sosinho, pontos de embreiagem é fantástico, nas súbidas mais íngremes basta levantar a embreiagem que ele começa a andar para a frente, tem muito binário e bastante cedo, um bom carro. [;)]

Agora vou parar 3 semanas por causa das frequencias, e depois vou completar as minhas últimas 10 aulas e por essa altura já devo ir a exame [;)]

Saudações e boa conduçao

Eu vou na 9ºna aula de condução, e o instrutor quer-me meter a exame [kiss]

Nao vou todos os dias porque estou a estudar em Coimbra e não me posso dedicar a 100 %

O instrutor diz que eu conduzo bem, contudo cometo alguns erros que não devia, já falhei duas vezes a segunda mudança porque só entra a meio [:D] uma vez esqueci-me de calcar a embreiagem náo percebo porquê, tenho tendência a andar demasiado á direita da faixa de rodagem, e já me disse "tens que começar a deixar uma comissão para o gasóleo" [:D]

Sobre o carro em sí, é um Hundai Gettz 1.5 CRDi de 87 cavalos, é um carro bem divertido, apesar de não ser fã do Diesel é um carro que dá alguma diversão, caixa esgosta rapidamento, é turbinado, é sempre diferente de descobrir para quem está habituado a carros a gasolina, outra coisa que acho excelente no Gettz é o facto de ser um excelente carro para aprender a conduzir, nunca vai abaixo, mesmo quando se trava com ele engatado em primeira ele teima em nao parar e fazer força para a frente, incrível [:cool:] É muito bem equipado, tem abs, 4 discos, 4 airbags para um Segmento B com 6 anos que é muito bom, tem 300.000 kms e um trabalhar muito regular e certinho, optimo para quem não tem noção do que é conduzir e preciso de facto de um carro que faça algumas coisas sosinho, pontos de embreiagem é fantástico, nas súbidas mais íngremes basta levantar a embreiagem que ele começa a andar para a frente, tem muito binário e bastante cedo, um bom carro. [;)]

Agora vou parar 3 semanas por causa das frequencias, e depois vou completar as minhas últimas 10 aulas e por essa altura já devo ir a exame [;)]

Saudações e boa conduçao

Julgo que todos os carros a gasóleo fazem isso. Penso que tenha a ver com a compressão... Os motores são naturalmente "acelerados". Se reparares, com a primeira metida, levanta a embraiagem devagar e não aceleres... o carro vai começar a andar. Por isso é que é tão fácil guiar um carro a gasóleo ! Eu detestava, no Yaris 1.4 D4D de 90 cv, quando precisava de fazer uma curva mais devagar em 2ª, o sacana acelerava em vez de travar [:D] É uma questão de controlar com a embraiagem.

O Clio III que andei na escola fazia essa porcaria em segunda..Metia-a muito cedo e acelerava sozinho.. Segundo o meu instrutor era uma tecnologia qualquer do carro que fazia isso de forma a nao ir abaixo. Já o meu não faz isso, mesmo sendo a diesel. Meto-lhe uma acima cedo de mais e acontece-me uma de duas coisas.. Treme todo e pede-me para reduzir ou calco mais um bocado e ele aguenta-se.. Acontece-me mais a segunda opção, tanto que já arranquei em 3ª com ele a pensar que era um 1ª e ele não se queixou [:)]

Conheço um R19 1.9D comercial, um Clio 1.5 dci 65 também comercial, esse Yaris da instrução de 5 lugares, um 159 1.9 jtd.... ou seja, não encontro nenhum padrão para a existência desse "sistema", a não ser o facto de serem todos a gasóleo...

Julgo que todos os carros a gasóleo fazem isso. Penso que tenha a ver com a compressão... Os motores são naturalmente "acelerados". Se reparares, com a primeira metida, levanta a embraiagem devagar e não aceleres... o carro vai começar a andar. Por isso é que é tão fácil guiar um carro a gasóleo ! Eu detestava, no Yaris 1.4 D4D de 90 cv, quando precisava de fazer uma curva mais devagar em 2ª, o sacana acelerava em vez de travar [:D] É uma questão de controlar com a embraiagem.

Sim é normal, tao normal num motor diesel que referi essa situaçao extrema no Gettz, mas atenção, há motores diesel e motores diesel, o Gettz é tem muito binário mesmo, e muito cedo. [;)]

Sim é normal, tao normal num motor diesel que referi essa situaçao extrema no Gettz, mas atenção, há motores diesel e motores diesel, o Gettz é tem muito binário mesmo, e muito cedo. [;)]

Getz, não Getttttttz. [:D][;)]

O Polo da escola de condução também quase arrancava sozinho, se assim se pode dizer. No entanto, até às 2000 rpm era uma porcaria.

Quando comecei a conduzir o Clio constatei o que já à pendura se notava: que a performance era um pouco inferior, mas que a progressividade era muito maior e que respirava bem em altas, ao contrário do outro.

Boas venho aqui ao lado da condução[:)] que é por causa de uma dúvida. Disseream-me ontem que quem chumba na condução só tem uma semana para marcar novo exame de condução.
Isso é realidade ou mito?

Embora a maior parte da malta queira logo marcar imediatamente para ver se despacha a condução.[:D]

E é já depois de amanhã, fuuuuu que nervos. Felizmente ainda vou ter duas horinhas de condução lá pela cidade segundo o meu instrutor para familiarizar com uma cidade diferente. Está bem... A verdade é que o meu colega também vai ter duas horas ou seja logo de manhã vamos partir para Setúbal, vai ser grande parte do dia nisto, espero que o resultado final seja positivo.[kiss]

Embora a maior parte da malta queira logo marcar imediatamente para ver se despacha a condução.[:D]
E é já depois de amanhã, fuuuuu que nervos. Felizmente ainda vou ter duas horinhas de condução lá pela cidade segundo o meu instrutor para familiarizar com uma cidade diferente. Está bem... A verdade é que o meu colega também vai ter duas horas ou seja logo de manhã vamos partir para Setúbal, vai ser grande parte do dia nisto, espero que o resultado final seja positivo.[kiss]
No caso que conheço reprovou porque num sinal de Obrigação de Parar em Cruzamento ou Entroncamento não segurou a embraiagem e deixou deslizar o carro até uma linha contínua. O instrutor disse-lhe que só tem os 8 dias. Mas conheço gente que reprovou e ainda não foram a exame.

Mais um fanático pelo AHO na estrada!

Mais um fanático pelo AHO na estrada!

Ufa desde as 8h30 até às 14h, apenas com pausa para almoço e de 1/2 em 1/2 hora ser o meu colega a levar o carro, finalmente fiz o exame de condução, e se no início estava a ver a minha vida a andar para trás, ao tocar num passeio a estacionar e repetir a manobra de marcha atrás paralela ao passeio 3 vezes, eis que fez-se luz na minha cabeça ao ouvir o meu examinador dizer "então (...) tu decerto já fizeste isto várias vezes, aqui é só mais uma, vá mostra que sabes!". Nem foi tarde nem foi cedo. Cheguei ao Bonfim aprovado![kiss][kiss][kiss][kiss]

Estou mesmo feliz, consegui tirar a carta à 1ª sem sobressaltos. E agora lá vou começar a tirar partido dela, já a partir de amanhã.

Menos sorte teve o meu colega que entrou à campeão numa rotunda e até buzinadelas dos outros ouviu. :/ Para a próxima correrá melhor.

Voltando a mim, agora só uma questão: a guia que me permite conduzir enquanto não chega a carta é válida por quantos dias?

Tenho exame pedido e deve ser la para a segunda semana de Maio. Agora só de pensar fico nervoso.
Thatsme como conseguiste acalmar-te?
Já agora os meus parabénsapr:)

Pessoal gostava de obter feedback sobre algumas escolas de condução onde penso me inscrever (neste caso é carta de mota). As escolas são as seguintes:
- Benficartas (em frente ao cemitério de benfica);
- Idal (Alameda D.Afonso Henriques)
- Grupo seguranca maxima (Campo Grande, Av. Brasil)
- Escola radical

Se alguém poder dar alguma opinião sobre a escola, o seu funcionamento, os instrutores de teoria e prática, as instalações, material didáctico, etc, agradecia.

Aproveito também para perguntar qual é o livro que se usa hoje em dia para o código?
É das edições Alves Costa (um de cor predominantemente azul)? Na altura em que tirei a carta, cerca de 10 anos atrás, era este e um de capa cor branca, que começava a ganhar mercado (não me recordo da editora).

Valdispert.:sh)
É o melhorzito e sem efeitos nocivos
Aproveito também para perguntar qual é o livro que se usa hoje em dia para o código?
É das edições Alves Costa (um de cor predominantemente azul)? Na altura em que tirei a carta, cerca de 10 anos atrás, era este e um de capa cor branca, que começava a ganhar mercado (não me recordo da editora).
É o da Alves Costa, mas a cor acho que muda.
O da minha irmã era para ser de uma mas o dono da escola conseguiu um contrato em que lhe mudaram as cores e tem publicidade à Autohoje.
Já o meu só tem as capas da escola de condução e mais nada

Boas, vou ter exame de condução no ACP Carregado no dia 11. Algumas dicas para não stressar? :S
1. Não dizer a ninguém que conheças que vais a exame. ACHO que uma pessoa fica mais descansada.
Depois é dormir bem, descansar e levares aquilo na descontra.
Como alguém disse aqui no tópico:"É só mais uma aula de condução"[;)]
Não adianta ires com os nervos.
Se der para levar o rádio ligado é meter num som baixo e relaxar[;)]

Voltar
Superior