Diário de bordo...das aulas de condução!

Espero que esteja a correr bem[;)] Olha abri um tópico parecido, mas é para as aulas de Código. Alguma dúvida passar ali ao lado[;)]
http://forum.autohoje.com/road-book/83021-minhas-aulas-de-codigo-o-topico.html
Eu também tive hoje a minha primeira aula de condução. Claro que não andei. Foi só ligar o carro, desligar, ligar luzes e por aí.
Só tenho um defeito: fico muito tenso quando estou ao volante. E já agora, todas as caixas de velocidades para se engrenar a marcha a trás têm um botão para "desencravar" a manete?

Edit: Já agora, para instrução de condução que tipo de carro é preferível a quem não tem experiência de condução? Se grandes ou pequenos
No meu caso, apesar de não sair do sítio, hoje foi um Astra de 2004; é o melhor que lá está mas acho-o muito grande. Já no caso de pessoas que conheço andam com o Leon II.
Mas ali também têm uns corsas C e uns ibizas nova e a anterior. Eu ibiza não queria. É que não gosto da marca, preferia os corsas, mas pronto isso são outros 500

Na minha altura não havia cá escolha, levei com um corsa e que bom [:D]

Pá, escolhe o maior. Depois de te habituares a um carro grande fazes o que queres com um pequeno. Mas se te habituares com um pequeno vais sentir dificuldades ao conduzir um grande, então a estacionar pior ainda.

Na minha altura não havia cá escolha, levei com um corsa e que bom [:D]
Pá, escolhe o maior. Depois de te habituares a um carro grande fazes o que queres com um pequeno. Mas se te habituares com um pequeno vais sentir dificuldades ao conduzir um grande, então a estacionar pior ainda.
Eu também n\ao escolhi. O instrutor é que me levou para aquele. Mas eu até preferi[;)] já que n\ao estavam lá os Corsas[:cool:] que apesar de mais velhinhos acho que devem ser "outra loiça". Da única vez que estive num ibiza n\ao gostei, além de que a Seat não me agrada. Também me aconteceu uma bonita É que tenho daquelas carteiras a tira colo e conforme entro para o carro nunca mais me lembrei. Nisto fui ter uma aula de código e só quando saí da sala é que me apercebi. Fui então ao parque à espera do instrutor que entretanto foi ministrar uma aula.
De resto foi engraçado. A explicar as luzes do painel de instrumentos; travão de estacionamento; travão de "serviço" (acho que é isso); como se ligam as luzes avisadoras de perigo, as luzes de presença, cruzamento e estrada; o melhor é que quando liguei o carro (não dou à chave com o jeito necessário) com o pé na embraiagem e depois de engrenar a MA, ao largar o pé do pedal senti realmente o motor a ter um barulho diferente (quando o motor quer a mudança para arrancar!). E oura coisa que me metia confusão mas ali não mete é que eu do volante ao olhar para o retrovisor direito consegui ver o carro todo e o espaço envolvente[:cool:]
Agora só vai ser preciso treinar o código a sério e descontrair na parte da condução. Tenho mesmo que relaxar é que ando sempre com um peso enorme nos ombros e na cintura. Não sei se é da posição do banco, de ainda não ter encontrado a ideal, mas ando mesmo muito contraído:sh)
paulo27 obrigado pelas ajudas

Eu também n\ao escolhi. O instrutor é que me levou para aquele. Mas eu até preferi[;)] já que n\ao estavam lá os Corsas[:cool:] que apesar de mais velhinhos acho que devem ser "outra loiça". Da única vez que estive num ibiza n\ao gostei, além de que a Seat não me agrada. Também me aconteceu uma bonita É que tenho daquelas carteiras a tira colo e conforme entro para o carro nunca mais me lembrei. Nisto fui ter uma aula de código e só quando saí da sala é que me apercebi. Fui então ao parque à espera do instrutor que entretanto foi ministrar uma aula.
De resto foi engraçado. A explicar as luzes do painel de instrumentos; travão de estacionamento; travão de "serviço" (acho que é isso); como se ligam as luzes avisadoras de perigo, as luzes de presença, cruzamento e estrada; o melhor é que quando liguei o carro (não dou à chave com o jeito necessário) com o pé na embraiagem e depois de engrenar a MA, ao largar o pé do pedal senti realmente o motor a ter um barulho diferente (quando o motor quer a mudança para arrancar!). E oura coisa que me metia confusão mas ali não mete é que eu do volante ao olhar para o retrovisor direito consegui ver o carro todo e o espaço envolvente[:cool:]
Agora só vai ser preciso treinar o código a sério e descontrair na parte da condução. Tenho mesmo que relaxar é que ando sempre com um peso enorme nos ombros e na cintura. Não sei se é da posição do banco, de ainda não ter encontrado a ideal, mas ando mesmo muito contraído:sh)
paulo27 obrigado pelas ajudas

Relaxa, a partir do momento em que relaxas tens uma condução muito melhor... [;)]

Relaxa, a partir do momento em que relaxas tens uma condução muito melhor... [;)]
Vou tentar[;)] Obrigado.
Em relação à caixa de velocidades, eu acho que até prefiro as duras. É que eu para engrenar uma mudança naquele vi-me à rasca, é preciso alguma força e muito jeito. Enquanto que uma leve é capaz de me atrapalhar, já que penso eu que ao mínimo toque aquilo mude de velocidade.
Até agora já sei: 1ª velocidade para arrancar e 2ª para manter o carro em andamento.

Vou tentar[;)] Obrigado.
Em relação à caixa de velocidades, eu acho que até prefiro as duras. É que eu para engrenar uma mudança naquele vi-me à rasca, é preciso alguma força e muito jeito. Enquanto que uma leve é capaz de me atrapalhar, já que penso eu que ao mínimo toque aquilo mude de velocidade.
Até agora já sei: 1ª velocidade para arrancar e 2ª para manter o carro em andamento.

Às vezes mesmo em andamento convém meter 1ª, andar em segunda a velocidades muito baixas faz mal ao motor e ao disco de embraiagem... [;)]

Às vezes mesmo em andamento convém meter 1ª, andar em segunda a velocidades muito baixas faz mal ao motor e ao disco de embraiagem... [;)]
Obrigado[;)] Reparei nisso ontem. Andei num Ibiza destes e não gostei muito
foto-seat-ibiza-ocasion-19114_1.jpg

Desta vez fui um instrutor que me dizia:" pé na embraiagem a fundo" e eu já sabia que me ia agarrar na mão direita para aumentar a caixa.
Outra coisa que não me agradou é a manete das mudanças. A MA é ao lado da 1a e tem que se puxar para baixo a manete[:vm)]Mas acho que me portei melhor com este do que com o Astra.
No Astra num caminho sem saída tive a infeliz ideia de por o pé no travão a fundo o que fez com que eu e a instrutora andássemos aos solavancos (não sei como se escreve) e também atrapalhei-me numa rotunda é que ela disse para eu virar na 1a saída entretanto vi um sinal de trânsito proíbido não sei onde o que fez com que eu continuasse e ela aí pos a mão no volante a virar de novo para a 1a saída.
Ontem ia-me enfaixando na traseira de um autocarro porque me atrapalhei com o travão (carreguei na embraiagem) e depois num vermelho estava uma ambulância em estado normal, abre o verde eu claro que ainda demoro a processar a mudança dos pedais e estava a por o pé no acelerador a ambulância dá-me logo uma buzinadela[8b][8b][8b][8b][8b] Não ia em marcha de urgência, abre para verde e eu ia no carro da instrução é natural que não tenha os mesmos reflexos que ele. Até porque nem toda a gente pega em carros antes de tirar o "título de condução"

Obrigado[;)] Reparei nisso ontem. Andei num Ibiza destes e não gostei muito
foto-seat-ibiza-ocasion-19114_1.jpg

Desta vez fui um instrutor que me dizia:" pé na embraiagem a fundo" e eu já sabia que me ia agarrar na mão direita para aumentar a caixa.
Outra coisa que não me agradou é a manete das mudanças. A MA é ao lado da 1a e tem que se puxar para baixo a manete[:vm)]Mas acho que me portei melhor com este do que com o Astra.
No Astra num caminho sem saída tive a infeliz ideia de por o pé no travão a fundo o que fez com que eu e a instrutora andássemos aos solavancos (não sei como se escreve) e também atrapalhei-me numa rotunda é que ela disse para eu virar na 1a saída entretanto vi um sinal de trânsito proíbido não sei onde o que fez com que eu continuasse e ela aí pos a mão no volante a virar de novo para a 1a saída.
Ontem ia-me enfaixando na traseira de um autocarro porque me atrapalhei com o travão (carreguei na embraiagem) e depois num vermelho estava uma ambulância em estado normal, abre o verde eu claro que ainda demoro a processar a mudança dos pedais e estava a por o pé no acelerador a ambulância dá-me logo uma buzinadela[8b][8b][8b][8b][8b] Não ia em marcha de urgência, abre para verde e eu ia no carro da instrução é natural que não tenha os mesmos reflexos que ele. Até porque nem toda a gente pega em carros antes de tirar o "título de condução"

Pá, conduz com calma e ignora os nervosinhos do trânsito. Quando é assim fica parado ainda mais tempo, é o pior que lhes podes fazer. É o que eu faço também [:D]

Tirei a minha carta num dos primeiros ibizas igual ao da foto, um 1.4 TDi. Tinha cerca de meio ano se não me engano. Como carro era razoável para a época em termos de construção, estabilidade, etc.
O que era mesmo complicado, e vindo eu da terra dos ottos porque praticamente toda a minha família e amigos os tinham, foi o motor.
A primeira vez que dei á chave, ainda me lembro, além de não pegar á primeira pareceu-me (com toda a honestidade) a betoneira que tivemos para construir a casa. Transmitia imenso ruído para o habitáculo e lembro-me de até os pedais tremerem bem como a manete de velocidades (a fazer ponto de embraiagem nem se fala). Acalmava acima de uma 3ª mas desenvolvia muito pouquinho, dava a sensação de parecer puxar mas o velocimetro pouco mexia.
A transmissão apresentava algum gasto, nomeadamente as muito usadas primeira e segunda e a marcha-atrás.
Mas pronto, lá se tirou e ao fim de um tempo a pessoa começa a habituar-se ao carro.
Desejo á nossa colega as melhores felicidades, quando temos a carta na mão é uma das grandes alegrias da nossa vida [:p]

Tirei a minha carta num dos primeiros ibizas igual ao da foto, um 1.4 TDi. Tinha cerca de meio ano se não me engano. Como carro era razoável para a época em termos de construção, estabilidade, etc.
O que era mesmo complicado, e vindo eu da terra dos ottos porque praticamente toda a minha família e amigos os tinham, foi o motor.
A primeira vez que dei á chave, ainda me lembro, além de não pegar á primeira pareceu-me (com toda a honestidade) a betoneira que tivemos para construir a casa. Transmitia imenso ruído para o habitáculo e lembro-me de até os pedais tremerem bem como a manete de velocidades (a fazer ponto de embraiagem nem se fala). Acalmava acima de uma 3ª mas desenvolvia muito pouquinho, dava a sensação de parecer puxar mas o velocimetro pouco mexia.
A transmissão apresentava algum gasto, nomeadamente as muito usadas primeira e segunda e a marcha-atrás.
Mas pronto, lá se tirou e ao fim de um tempo a pessoa começa a habituar-se ao carro.
Desejo à nossa colega as melhores felicidades, quando temos a carta na mão é uma das grandes alegrias da nossa vida [:p]
Neste caso é nosso[;)] Também já reparei que conduzir é óptimo, mas segundo os instrutores faço uma força descomunar e diferente no volante, uma das mãos aperto-a mais, porque quando me viram o volante (já que vou muitas vezes para o eixo da faixa de rodagem e algumas para a berma) o volante descai sempre para o lado oposto.
Também notei isso do barulho. O Astra onde tive a primeira aula era um destes e achei excelente em todos os aspectos. E é Opel[:cool:][br:)][br:)] O instrutor ontem dizia-me era para não acelarar muito (eu gosto e só dou toques ligeiros em rectas grandes, não piso mesmo porque pareceu-me que não consigo manter uma velocidade estavel. Ia a 60 e o ponteiro a subir)
Diogo obrigado pela ajuda com a ambulância, da próxima vez é o que faço, até porque os outros condutores para o serem também tiveram que andar num carro com placas e 1 par de pedais e retrovisores[:cool:]
Opel-model-Opel_Astra_H.jpg

A ver se actualizo o das aulas de código, até porque pode também servir para ajudar no Código da Estrada. A ver se faço uma tabela com as velocidades permitidas[kiss]

Pessoal venho pedir a vossa ajuda...

A partir de que idade poderei começar a tirar a carta? :confused:

Já me disseram que posso começar a fazer o código aos 17 mas as aulas de condução só com 18. É verdade??

Obrigado

Só podes ir a exames (categoria B) aos 18 anos, de resto podes inscrever-te quando quiseres. A licença tem a sua validade (2 anos), logo, e a partir daí, é só fazer as contas.

Já me disseram que posso começar a fazer o código aos 17 mas as aulas de condução só com 18. É verdade??

Obrigado
Boas.
Podes fazer as aulas de código que conseguires e 8 aulas de condução. Isto pelo menos na escola em que andei. Exames só aos 18.

Abraço

Boas !
Eu ainda sou novinho, tenho a carta á sensivelmente 2 anos . Tirei a carta com um peugeot 206HDI . Ate foi engraçado . Eu ainda nao tinha feito o exame de codigo e ja andava a ter aulas de conduçao . Passei no codigo, que demorei 2 meses a fazer, depois mais 2 meses para a conduçao e em 4 meses ja estava pronto para a estrada . Ainda me lembro da aula antes do exame por coimbra . E depois o dito exame . Tive sorte, porque o examinador era porreiro, porque fiz la uma asneira que o meu instrutor disse que se fosse outro estava lixado que chumbava . No exame de codigo passei com uma errada, no exame de conduçao fiz 4 erros . Uma rotunda que entrei assim meio á rambo, uma segunda que arranhou, pisei um traço ou algo assim do genero e a outra foi numa nacional a 90km/h e em 4ª e o examinador a perguntar se o carro tinha 6 mudanças . Menos sorte teve o rapaz que foi comigo, so fez o estacionamento e a fazer inversao do sentido de marcha subiu passeio, mas nao de forma controlada, mas sim de forma bastante descontrolada . Conclusao, 2 anos de carta, um acidente em que nao fui culpado, 3 vezes manado parar para soprar ao balao e uma dessas vezes pediram me o cinzeiro para ver se tinha vestigios de charro no cinzeiro [:D]
Mas para o exame de conduçao convem ir calmo, sem stress . O meu examinador meteu - se a dar me conversa e a falar comigo e o tempo passou num instante . Não doeu nadinha [:p]
Estejam sempre atentos a tudo e pratiquem uma conduçao defensiva [;)]

Cumprimentos
Alexandre Póvoa

Boas.
Podes fazer as aulas de código que conseguires e 8 aulas de condução. Isto pelo menos na escola em que andei. Exames só aos 18.

Abraço

Só podes ir a exames (categoria B) aos 18 anos, de resto podes inscrever-te quando quiseres. A licença tem a sua validade (2 anos), logo, e a partir daí, é só fazer as contas.

Obrigado pelas respostas.

Vou começar a ver isso visto que faço 18 anos em Janeiro e quero ter carta o quanto antes.

Obrigado
Podes inscrever-te aos 17 anos e meio, mas para o exame de código só podes ir com 18 feitos. Ou seja tens um prazo de pelo menos 6 meses
Boas.
Abraço
Exactamente[;)] A legislação a isso obriga.
A partir da 15ª aula de código assinada tens de dar 8 aulas de condução. E só com essas 8 aulas, mais as de código podes ir a exame de código.
Depois é a condução que no meu caso são 24 aulas práticas antes do exame de condução

Hoje tive mais uma aulita. Ia bem no Corsa C de 2001, até há hora em que num cruzamento com um semáfro mais uma vez um idiota num Ibiza semi-novo me manda uma buzinadela[8b][8b][8b][8b] O pormenor é que o dito ia em sentido contrário. Mas a minha atitude foi melhor, a minha instrutora agarrou também da buzina e eu também. Conclusão foi tudo a apitar também.
De resto não fiz muitas idiotices. Só passei de 3ª para 1ª com um camião atrás (a manete das mudanças acho que é muito leve) e deixei ir o carro a baixo.
E numa avaliação de 1 a 5, em 6 aulas ainda só tenho 1:sh)

Última edição:
Por acaso tenho tido sorte já que até hoje nas minhas 22 aulas de condução nenhum caramelo me buzinou seja por que motivo fosse. Também, da minha parte até ao momento nunca houve nenhum momento que fosse necessário fazerem-no. Mas eu até me passo é com as manobras que alguns condutores fazem só para não terem que ir atrás de um carro da instrução.[8b] Até um autocarro já me ultrapassou numa curva na zona dos Capuchos, e digamos que ia a 50 km/h não fazia sequer ideia que o homem fizesse aquilo.

Lá continuei a viagem, mas o meu instrutor até se virou para mim: "eu tinha medo de andar de autocarro", e eu "uma pessoa habitua-se"[:)].

Em princípio amanhã serei proposto a exame [kiss] lá para o final de Abril devo ter o exame. O tempo de espera no IMTT de Setúbal anda por volta disto.

Última edição:
Lic, tenho 20 anos, mas já tenho algum sentido de responsabilidade . Uma coisa que se deve pensar quando se anda de carro numa estrada é que, nós nao andamos sozinhos nas mesmas . Por vezes em certas situações temos de pensar por nós e pensar tambem nos outros . Temos de pensar sempre mais á frente que os outros condutores . E uma coisa que nunca pode acontecer é enervarem - se a conduzir . Tentar sempre manter a calma . Uma pessoa enervada leva a cometer mais erros do que uma pessoa calma e tranquila daquilo que faz .
Há que haver civismo e pensar sempre que se fizermos alguma asneira na estrada poderemos estar não so a prejudicarnos mas tambem a terceiros . Nunca pensar de uma forma egocentrica .
O respeito é algo que se aprende e que vem da educação de todos .

Cumprimentos
Alexandre Póvoa

E é já na próxima 6ª feira dia 23 que será a minha vez de provar que sei conduzir, em Setúbal.[kiss]

O meu maior medo é ficar com uma pilha de nervos. Parecia que tinha desaprendido, não conseguia fazer um estacionamento à primeira, ouvia para inverter sentido de marcha, eu iniciava a marcha simplesmente.:sh)

Vamos lá ver se a coisa melhora até lá.

Voltar
Superior