Diário de bordo...das aulas de condução!

Não, circula-se a 90km/h, a menos que tenha este sinal nas entradas:

2-27.gif

Ou, obviamente, se tiver um sinal de limite máximo de velocidade de 100km/h. [;)]

na minha terra é 100

90 é fora das localidades

Pois é, ontem não contei pormenores porque já estava à pressa para ir workar..
Mas o dia do exame foi assim:
Fui eu a conduzir desde o Montijo até ao Barreiro. Era eu e outra rapariga que íamos a exame. Chegados lá, andámos a conhecer a cidade, a ver os locais por onde é costume os examinadores nos mandarem passar, os stops escondidos, os semáforos que abrem e fecham depressa, as ruas de sentido único..Passámos a manhã nisto, almoçámos (pago pelo instrutor[:cool:]) e lá começou o exame. Primeiro foi a outra rapariga. Começou logo mal,saiu do estacionamento sem olhar pelos espelhos (reprimenda do examinador) e andou 1km com o travão de mão puxado! Esqueceu-se de uns quantos piscas e andou a pastelar na via rápida, mas passou.
A seguir fui eu. Comecei por andar dentro da cidade, depois fiz estacionamento em L (que tive de corrigir, mas sem prob), estacionamento em paralelo ( à primeira) e contorno de passeio em marcha atrás (que achei que ficou um bocado ranhoso, mas o examinador disse que estava bom). Passei então à via rápida, andei sempre nos limites sem pastelar, depois voltámos para a ANIECA e como ainda faltava um pouco para o fim do exame, fomos até ao cais e fiz uma inversão de marcha e acabei por ficar atravessada na estrada porque o examinador viu um conhecido e mandou-me parar ali mesmo... Cheguei ao fim, parabéns às duas e tomem lá o papel para a emissão da carta[:D]
Erros a apontar: deixei o carro ir abaixo (a vergonha, o escândalo!) porque parei onde não estava à espera de ter de parar e com a conversa esqueci-me de meter primeira...:o e o estacionamento que tive de corrigir..
Acho que ainda ganhei uns pontos por ter evitado um acidente, já que estava a fazer uma rotunda, e estava a dirigir-me para a segunda saída quando sai uma mota da primeira saída e só não lhe dei um "chega para lá" porque virei o volante... Enfim..
O que interessa é que passei, e mais uma semana ou duas (falta vir a guia) e meto o chasso a andar! Próximo passo: fazer o DB do meu clio!

na minha terra é 100

90 é fora das localidades

Vai ler o código. 100km/h é nas vias reservadas a automóveis e motociclos e para ser considerada como tal, tem que ter aquele sinal. Senão o tiver, o limite é igual ao de fora das localidades. Aliás, o CE nem refere fora das localidades. Refere limites de 50 para as localidades, 120 para as AE's, 100 para as reservadas a automóveis e motociclos e 90 para as restantes. portanto, é 90km/h a menos que esteja sinalizada de outro modo. [;)] Para ser 100km/h, tem que ter o sinal que eu indiquei.

Bem, hoje foi o 1º dia. Ao sair do parque da escola, o instrutor decidiu levar-me pra um sítio mais calmo dado que os meus pára-arrancas foram do catano (NOT! [:D]).

Fui pró lado da entrada do "Planetário" (Porto) fazer a inversão de marcha. Tive alguns ajustes do instrutor mas lá consegui fazer.

Depois fui para o Campo Alegre até ao "IPANEMA PARK" e depois andei ao pé do Colégio Alemão.

Apenas andei a fazer as coisas normais para uma primeira aula (parar, mudar de direcção sinalizando correctamente, contornar obstáculos).

Tive algumas dificuldades, mas adorei imenso que até queria mais (o instructor é que não ia curtir muito a ideia [:D]).

E prontos, foi a minha primeira aventura [;)]

P.S.: O "bólide" é um "Mazda 2" e achei o carro engraçado e a caixa suave.

Amanha vou para a minha 9º Aula de condução ... E já tou farto de andar sempre a 50 Km/h ... mas lá vou a cumprir o código a certinha, sempre a controlar a velocidade ... a novidade de hoje é que estava a chover e já aprendi a usar o limpa-brisas ...

O carro é um punto (versão anterior ao Grande Punto) 1.3 Diesel, e tenho gostado muito ... só é pena os pedais serem demasiado juntos o que atrapalha um bocadinho ...

Só de pensar que ainda falta o triplo das aulas para ir a exame ...

Vai ler o código. 100km/h é nas vias reservadas a automóveis e motociclos e para ser considerada como tal, tem que ter aquele sinal. Senão o tiver, o limite é igual ao de fora das localidades. Aliás, o CE nem refere fora das localidades. Refere limites de 50 para as localidades, 120 para as AE's, 100 para as reservadas a automóveis e motociclos e 90 para as restantes. portanto, é 90km/h a menos que esteja sinalizada de outro modo. [;)] Para ser 100km/h, tem que ter o sinal que eu indiquei.

o ic19 tem esse sinal :sh) por isso é que tava a afirmar!

Hoje já andei mais calmo.

Não deixei descair o carro, mas ainda faço os pontos de embraiagem um
bocado tortos, assim como cheguei a enganar uma vez a meter a 3ª, metendo a 5ª por vez dela (arranhadela na embraiagem ftw [:D]).

A 3ª usei a primeira vez, mas pouco porque não curto muito andar muito rápido (mas também não gosto de pastelar). Das vezes em que o pé "era pesado", era quando não doseava o pedal como deve ser e aí até o instructor me chamou a atenção.

Praticamente andei pelo Campo Alegre, ao pé do Fluvial (e porque me enganei no caminho), Av. Marechal Gomes da Costa e depois Boavista.

E foi mais uma aventura de um "maçarico" [:p]

hoje foi a minha 3ª aula [:p]

até correu bem, andei em autoestrada depois fui para o centro de exames, fazer manobras no percurso deles, enquanto o instrutor falava ao telefone andava eu a fazer contorno do passeio a direito e a descer e fiz tb ponto de embraiagem . . .
Depois andei a estacionar axo k é em 'L' , a olhar pelos espelhos é na boa, mas a olhar pa tras nao acho piada nenhuma :sh)
Á vinda para casa vim outra x pela autoestrada, fiz a primeira ultrapassagem xd[:D] ja passei dos 130 lOl (o instrutor é que mandou acelerar:sh) )

ate correu bem xD

hoje foi a minha 3ª aula [:p]

até correu bem, andei em autoestrada depois fui para o centro de exames, fazer manobras no percurso deles, enquanto o instrutor falava ao telefone andava eu a fazer contorno do passeio a direito e a descer e fiz tb ponto de embraiagem . . .
Depois andei a estacionar axo k é em 'L' , a olhar pelos espelhos é na boa, mas a olhar pa tras nao acho piada nenhuma :sh)
Á vinda para casa vim outra x pela autoestrada, fiz a primeira ultrapassagem xd[:D] ja passei dos 130 lOl (o instrutor é que mandou acelerar:sh) )

ate correu bem xD
nice... qual é o carro de instruçao?

um peugeot 307 1.4 HDI eu ate gosto do carro, mas hj andei um bocado cm o vidro aberto tive k o fechar logo, odeio o barulho :sh)

tem umas cenas fiches, reguladores electricos dos espelhos, da imenso geito kdo keremos fazer manobras, eu viro smp o do lado do pendura para as rodas[:blush:]

Voltar
Superior