Diário de bordo...das aulas de condução!

catalao, se tiveres possibilidade de treinar no carro da tua mae/pai, em casa, aproveita... nem que seja so para andar para a frente e para tras... o contacto com os pedais, volante e carro so faz bem e habitua-te a conduzir.... pq realmente uma semana sem conduzir parece pco, mas nao é... [;)]

catalao, se tiveres possibilidade de treinar no carro da tua mae/pai, em casa, aproveita... nem que seja so para andar para a frente e para tras... o contacto com os pedais, volante e carro so faz bem e habitua-te a conduzir.... pq realmente uma semana sem conduzir parece pco, mas nao é... [;)]

Eu sei, mas agora a partir da próxima semana já tenho 3 dias de condução.

Esta semana foi assim devido ao exame e ao facto de a minha licença ter ficado no centro de exames.

E o carro dos meus país só terei disponível perto das aulas finais.

Engraçado hoje na aula de condução, saio de casa, para levar a aluna que tinha estado a conduzir antes de mim a casa dela, deixo-a lá, e vou começar "a aula", a subida é um bocadinho inclinada, e deixo ir o carro abaixo ... penso eu para mim (devia ter acelarado em vez de só ir largando devagarinho a embraiagem ... ) ... bem faço manobras, todas e mais algumas, estacionamento, contorno do passeio etc, e depois numa estrada com inclinação paro para olhar e entrar, vinha um carro atras, vou a acelarar e deixo descair o carro, vira-se a instrutura ... "Faz ponto de embraiagem." e penso eu para mim ... "Mas eu já dei isso ?" ... o que safou foi eu ter a teórica toda, e lá consegui fazer bem e andei para a frente ... secalhar penso por ter "aprendido" rápido, já nasci ensinado [:)]

Agora só para a semana, mais 3 aulinhas, mais 2/3 semanas e já devo ir a exame de condução :P Mas realmente o que me apetece é pegar no carro e ir treinar para qualquer lado, pois cada dia que passa sem conduzir parece um sacrificio, e claro, pelo que conduzi até agora, as estradas de curvas e contra curvas são as que mais gosto de conduzir :P

Não percebo o porque de falarem tanto no ponto de embraiagem, e de dizerem se já falaram nisso.

Então como arrancam? Levantam a embraiagem um bocado e começam a acelerar, pronto.

Já tenho a guia na mão!!!
Agora falta é a coragem para pegar sozinha no carro...Porque ainda o deixo ir abaixo imensas vezes (carro a gasolina) e tenho medo de isso acontecer num sitio perigoso..

Já tenho a guia na mão!!!
Agora falta é a coragem para pegar sozinha no carro...Porque ainda o deixo ir abaixo imensas vezes (carro a gasolina) e tenho medo de isso acontecer num sitio perigoso..

Não conheces nenhum local sossegado com alguma inclinação para treinares o ponto de embraiagem?

Hoje tive a 5ª aula. Já não posto à algum tempo porque nao tenho tido tempo e também não há novidades.

Comecei a dosear a embraiagem com calma nos pára-arrancas.
Pela primeira vez contornei a curva de um ramal de saída e correu bem embora mexa um bocado de mais o volante.

Infelizmente ainda tenho algumas pancas inesperadas:

-Aconteceu ao pé do Fluvial quando resolvi travar inesperadamente porque simplesmente pensava que tava em 3ª quando na realidade estava em 1ª.

-E a outra da qual levei uma chamada de atenção do instructor quando não reparei nums semáforos e reparei apenas na passadeira, o que levou a parar quando observei peoes a passar.

Só espero que no exame ou memso na recta final das aulas não continue com estes desvios estúpidos.

Não conheces nenhum local sossegado com alguma inclinação para treinares o ponto de embraiagem?

Só espero que no exame ou memso na recta final das aulas não continue com estes desvios estúpidos.

Já ando com o carrito [kiss] Ontem já fui para o trabalho com ele, não o deixei ir abaixo. à vinda para casa é que o deixei ir abaixo, mas foi só uma vez. Até já dou boleia às minhas colegas, por isso não devo ser assim tão má condutora [:p] lol!

Esses desvios estúpidos como lhes chamas, são normais, eu também fazia muita estupidez nas primeiras aulas, era arrancar em 2ª, era esquecer de piscas...enfim..mas ainda estás no principio, isso são coisas que vais corrigindo, vais ver que daqui a 10 aulas já andas na boa.

Hoje tive a 5ª aula. Já não posto à algum tempo porque nao tenho tido tempo e também não há novidades.

Comecei a dosear a embraiagem com calma nos pára-arrancas.
Pela primeira vez contornei a curva de um ramal de saída e correu bem embora mexa um bocado de mais o volante.

Infelizmente ainda tenho algumas pancas inesperadas:

-Aconteceu ao pé do Fluvial quando resolvi travar inesperadamente porque simplesmente pensava que tava em 3ª quando na realidade estava em 1ª.

-E a outra da qual levei uma chamada de atenção do instructor quando não reparei nums semáforos e reparei apenas na passadeira, o que levou a parar quando observei peoes a passar.

Uma vez passei um vermelho assim. :sh) Na Av. João XXI (Lisboa), a descer, antes dos semáforos do cruzamento com a Av. de Roma, existe um semáforo de passadeira. Não vi nenhum peão a atravessar e, só quando ia a passar, é que reparei que estava vermelho. Como é uma descida e estava a chover, achei mais seguro passar o vermelho que travar a fundo... :sh) De notar que eu estava a guiar muito ensonado! [8b] [8b] [8b]

PS: Em Itália e Espanha, estranho é parar nestes semáforos de passadeiras e não o contrário! [:D]

Eu fiz exame de código dia 5. Passei com 1 resposta errada. [:p]

A resposta que errei foi sobre o sinal de perigo de visibilidade reduzida. Agora já sei o nome porque até ir ao livro depois do exame não sabia. [:D]

A minha 1ª aula de condução foi logo no dia seguinte, ou seja, ante-ontem. Só tinha conduzido uma vez o golf da minha irmã durante alguns metros por isso não sabia quase nada. :sh)
As primeiras coisas que fiz foram as tretas do costume, ajustar o banco, meter as mudanças com o carro parado etc... Logo de seguida vem a condução propriamente dita. O carro estava estacionado em espinha ou seja tinha que sair de marcha-atrás para uma estrada nacional cheia de movimento. Até nem correu mal, ao contrário do que estava à espera, comportei-me bem com o doseamento dos pedais para o carro andar e para facilitar as coisas um picheleiro na sua carrinha de caixa aberta cedeu-me logo a passagem. A partir daqui foi sempre a andar a passear até que fui para um largo fazer para-arranca pa aperfeiçoar os meus arranques e de seguida andei em circulos (alternando entre sentido dos ponteiros do relógio e oposto).

Ontem tive mais duas aulas (2 horas seguidas). Desta vez eu e o instrutor andamos às voltinhas à procura de um prédio onde ele mais tarde tinha que ir buscar um aluno. Ao fim de muito tempo às voltinhas (pelo meio dessas voltinhas fiz umas inversões de marcha e um estacionamento à beira do prédio) fomos à escola buscar uns gajos que tinham acabado de fazer o exame de código para dar uma voltinha connosco. Já restava pouco tempo e lá fomos nós até que ele me manda parar e estacionar num sítio com alguns carros (mas ainda tinha algum espaço), estacionei o carro sem problemas (até fiquei surpreendido comigo mesmo, deve ter sido do treino nos joguingos de flash [:D]). Depois foi só contornar um passeio que fazia uma curva manhosa em marcha-atrás (mais uma vez fiquei surpreendido pois não sabia que ia dominar tão bem a visão pelo espelho e o controle do carro ao mesmo tempo). A partir daqui foi dar mais uma voltinha e seguir pa escola.

btw: nestas 3 aulas deixei o carro ir abaixo 2 vezes ao entrar à estrada :sh)
btw2: o carro é um mazda 3 e é muito giro de conduzir. [kiss]

Hoje tenho mais uma aula. Mal posso esperar, já estou viciado em conduzir. [br:)]

É já amanha ... exame de condução ... estou mais ou menos confiante ... vamos lá ver como sai ... só as histórias dos examinadores "corruptos" é que não me agrada, principalmente uma pessoa com mau feitio como eu, ...

Espero conseguir passar :)

é verdade, lourenco, e essa conduçao? esta a correr bem? que parte da conducao dominas melhor? e pior? tás a gostar de conduzir? [;)]

a condução ta a correr bem, mas as x a reduzir de 3ª pa 2ª meto a 4ª ( mas o instrutor disse k e normal fazerem isso, secalhar e do carro [:D][:D] ), mas tb, em 8 aulas so nesta ultima e k deixei ir o carro abaixo uma x :sh)

eu gosto bue de fazer manobras , estacionar, contorno do passei e inversao de marcha

claro k gosto de conduzir [:p][:p][:p]

Voltar
Superior