DICAS para uma boa "RODAGEM"????

Olá a todos !

Penso ainda nao haver nenhum topico acerca de qual a melhor forma de efectuar a Rodagem a um veículo novo, pelo que gostaria que pudéssemos aqui relatar as nossas experiencias, e opiniões, se se deve efectuar devagar, devagarinho, ou se lhe devemos dar GÁS logo de inicio !

Eu penso que os motores hoje em dia já vêm "rodados"... mas em qualquer dos casos vamos aqui discutir o assunto, até porque há muito boa gente que "ainda" vai comprando carros novos !! apr:)

Eu por mim, conheço individuos ( e eu proprio ) que andaram ali sem passar as 3000rpm nos primeiros 1500 kms e o motor ficou pastelão !

E conheço outros que foi sempre "prego na chapa" desde inicio e os motores ficaram brutais em termos de desempenho !

Em rodagem, a unica coisa que se deve evitar é acelarar com o motor frio e atingir rotaçõs elevadas.
De resto, pode-se fazer uma condução completamente normal.

Eu devo ser um gajo com sorte, pois os meus carros sempre foram bem puxados logo desde novos e nunca tive nenhum problema com eles. [;)]

A melhor recomendação para uma boa rodagem é:

Aproveitar para fazer a rodagem em AE ou a velocidades superiores a 70 km/h.
Não abusar muito do acelerador ou do conta-rotações em subidas (não se deve ultrapassar o meio do curso do acelerador ou as 3.200rpm - motor a gasolina).
Aproveitar, após os primeiros 500-1000km, todas as descidas para aumentar a rotação do motor sem grande recurso ao acelerador.
Deve levar-se, de vez em quando, o motor a rotações mais elevadas, mas só em descidas, aproveitando a força da gravidade.

Estes cuidados deverão manter-se até, pelo menos, os 2.000km.
Após essa quilometragem deverá começar-se a introduzir uma condução normalizada (sem constrangimentos).

Recomendo, por fim, que após os primeiros 5.000km se mude o óleo e o filtro.

Ilustre, podes discorrer um pouco mais sobre o "quid"[:p] desta sugestao?

Sendo a caixa e as transmissoes componentes vitais do veiculo, nao seria melhor leva-los a acamar de forma progressiva, dando-lhes assim utilizaçao?

Última edição:

Não abusar muito do acelerador ou do conta-rotações em subidas (não se deve ultrapassar o meio do curso do acelerador ou as 3.200rpm - motor a gasolina).
Aproveitar, após os primeiros 500-1000km, todas as descidas para aumentar a rotação do motor sem grande recurso ao acelerador.
Deve levar-se, de vez em quando, o motor a rotações mais elevadas, mas só em descidas, aproveitando a força da gravidade.

Estes cuidados deverão manter-se até, pelo menos, os 2.000km.
Após essa quilometragem deverá começar-se a introduzir uma condução normalizada (sem constrangimentos).

Recomendo, por fim, que após os primeiros 5.000km se mude o óleo e o filtro.

Então e para os Turbo-Diesel ?

Ilustre, podes discorrer um pouco mais sobre o "quid"[:p] desta sugestao?

Sendo a caixa e as transmissoes componentes vitais do veiculo, nao seria melhor leva-los a acamar de forma progressiva, dando-lhes assim utilizaçao?

Distinto,

A tua chamada de atenção é pertinente. Nunca pensei o que disse acima quanto ao motor relativamente à caixa de velocidades.
Faz todo o sentido.
É uma questão que se resolve no regresso a casa depois da volta na AE, isto para quem vive na cidade...(por exemplo com uns semáforos).

De qualquer modo, acho mais importante (e merecedor de atenção e todo o cuidado) a rodagem do motor...

...diferente da minha.

...ainda assim, tivémos carros iguais com rodagens diferentes que andavam o mesmo.
:)

Michael

É verdade.
Sinceramente, acho que uma rodagem deve ser feita com bom senso ou seja sem grandes abusos.
Contudo, a aquisição duma viatura nova, com 0km, provoca em mim um sentimento de protecção e de cuidado extremo, o que será talvez desnecessário, considerando o facto de os motores virem rodados de fábrica.

O mesmo que para os Otto-turbo [;)]

Não acelerar a frio, não fazer acelerações rapidas e evitar altas rotações

O mais importante é ter cuidado com a lubrificação do turbo.

Não acelerar a frio, não é na rodagem de sobrealimentados.
Nâo acelerar a frio é sempre válido em qualquer motor durante toda a sua vida.

Muito mais importante que evitar as altas, é evitar as baixas rotações onde nos arriscamos a forçar a situações de 'underpower'.

Michael

Este tema da "melhor rodagem" é engraçado...

Mas o mais engraçado é as proprias marcas mencionarem o assunto no Manual de uma forma bastante vaga... dá mesmo a sensação de não ser algo de muito importante...

Por exemplo na minha ultima compra, que foi a Mondeo 2.2 Tdci de 175cv diz simplesmente para "não abusar" nas rotações nos primeiros 1500km..

Mas o que é para eles "não abusar" ? Não passar dos 2000rpm ? das 3000 ?

Acho tudo um bocado vago !

E é isso que me deixa a pensar... será que de facto estes motores mais recentes, TD ou Gasolina, não virão já preparados para fazerem uma rodagem de uma forma mais "á vontade" do que antigamente ? Ou seja, não haver limites em termos de rpm nos primeiros 1000-2000km...

O que quero dizer com isto é a pessoa poder usar todas as faixas de rpm ( menos o red-line of course ! ) mas esporadicamente... e não se preocupar muito com o resto nos primeiros milhares de km´s....

É que se não for assim então parece-me que as marcas, para salvaguardar a sua propria fiabilidade, deveriam ser mais explícitas nos Manuais e dizer concretamente :

- até aos 500km nao passe das 1500rpm
- dos 500 aos 1000 nao passe das 2500rpm !

Etc, etc etc.... é que no fundo é a sua propria fiabilidade que está em jogo !

Será essa a intenção dos homes ?

Última edição:
Na semana passada fui buscar um charuto com menos de 2 anos que tinha acabado de levar um motor novo (diesel, não sei se interessa). Perguntei se tinha que fazer a rodagem como é normal num motor novo (supostamente o charuto levou motor novo ou reconstruído, que vai dar no mesmo).

Disseram: "Pode andar à vontade! Isso já vem rodado de fábrica!"

"- Então posso já chegar ali à A2 e meter-me nos 220?"

"- À vontade! Se o carro der essa velocidade, então pode. Isso já vem rodado de fábrica!".

Claro que o charuto não passa dos 190 (205 a descer). Mas já os deu...

O carro (ups... o charuto) também não é meu nem sou eu que pago as contas...

Na semana passada fui buscar um charuto com menos de 2 anos que tinha acabado de levar um motor novo (diesel, não sei se interessa). Perguntei se tinha que fazer a rodagem como é normal num motor novo (supostamente o charuto levou motor novo ou reconstruído, que vai dar no mesmo).

Disseram: "Pode andar à vontade! Isso já vem rodado de fábrica!"

"- Então posso já chegar ali à A2 e meter-me nos 220?"

"- À vontade! Se o carro der essa velocidade, então pode. Isso já vem rodado de fábrica!".

Claro que o charuto não passa dos 190 (205 a descer). Mas já os deu...

O carro (ups... o charuto) também não é meu nem sou eu que pago as contas...

[:)] [:)] [:)] [:)] [:)] [:)]

Os motores usados em competição, não fazem nada que se pareça com aquilo a que chamamos de "rodagem".
A rodagem deles é feita na pista de cronómetro na mão.
E como todos sabem, os motores de competição querem-se o mais eficientes possível.

Michael

Rodagem (TDI)

Rodagem (TDI)

Boa tarde a todos.
Encomendei um seat ibiza (modelo novo) 1.9 TDI de 105cv que chegará, provavelmente, na proxima sexta.
Gostaria de saber se ha alguém com carros equipados com este motor que me possa indicar a melhor maneira de fazer a rodagem. É que tenho ouvido opiniões diversas junto de amigos meus: alguns dizem para não passar das 2500rpm nos primeiros 1000km enquanto outros me dizem para começar já a apertar com ele.
Obrigado.

Boa tarde a todos.
Encomendei um seat ibiza (modelo novo) 1.9 TDI de 105cv que chegará, provavelmente, na proxima sexta.
Gostaria de saber se ha alguém com carros equipados com este motor que me possa indicar a melhor maneira de fazer a rodagem. É que tenho ouvido opiniões diversas junto de amigos meus: alguns dizem para não passar das 2500rpm nos primeiros 1000km enquanto outros me dizem para começar já a apertar com ele.
Obrigado.

Já agora aproveito a "boleia". Tenho uma golf variant com o mesmo motor a chegar para o mês que vem. Entretanto disseram-me também para ter alguns cuidados com o "tratamento" a dar ao turbo. Se alguém quiser concretizar melhor, a gerência agradece!

Eu não passaria das 2500 rpm's nos 1ºs 2000 kms.

E acrescentaria:

- Não circular muito tempo a uma velocidade estabilizada, fazendo variar as rotações do motor;
- Procurar fazer actuar os vários sistemas do motor;
- Não fazer arranques nem reduções mais bruscas;
- Não deixar morrer as rotações (nunca circular abaixo da 1500)
- Cuidado acrescido em frio (não passar das 2000);
- Cuidado acrescido em quente (deixar 1 minuto ao ralenti após uma viagem mais prolongada);
- Mudar o óleo e o filtro após os 2000Km (embora muitos achem/pensem que é um disparate).

Já agora aproveito a "boleia". Tenho uma golf variant com o mesmo motor a chegar para o mês que vem. Entretanto disseram-me também para ter alguns cuidados com o "tratamento" a dar ao turbo. Se alguém quiser concretizar melhor, a gerência agradece!

A regra é não passar de metade da rotação total do motor até atingir a temperatura ideial do liquido de refrigeração (90ºc) e mesmo assim dar mais alguns minutos para a temperatura do oleo estar um nivel ideal (+100ºc). So ai puxar avontade.

Dp de tiradas grandes a andardepressa n desligar o carro imediatamente. Isso contece muito nas bombas de combustivel das AE. Um gajo vem a dar calor, entra na bomba e desliga o motor. Isso é muito mau para os turbos. Convem deixar um pouco a trabalhar até o oleo/agua arrefecerem o turbo.

Já sei que vai aparecer ai muita gente a dizer que é um exagero, mas em mim resulta que so no meu jipe tenho 270.000 kms com o turbo de origem sem nunca ter sido mexido, por isso sempre segui á risca estes conselhos, dados por quem percebe de mecanica a serio.

Voltar
Superior