DICAS para uma boa "RODAGEM"????

venho discordar um pouco das indicaçoes dadas apesar de serem as melhores para a longevidade do motor e para começar a rodagem,mas trabalhei na marca referenciada e sei que todos os motores ja traziam a rodagem de fabrica,alias um dos conselhos dados era o de começar JA a puxar pelo carro,que se algo acontecer está na garantia,isto segundo a propria marca,porque quando recebi o meu novo carro de serviço,renault megane com 0 km a primeira coisa que perguntei foi quando poderia puxar pelo "bicho" e a resposta do vendedor foi....JA....mas realço o cuidado a ter com grandes esticadas ao motor a nivel do turbo,todos os conselhos dados sobre o seu arrefecimento e paragem sao verdade e sigo-os tambem,agora o de nos 1ºs 1000km andar a "senhora de 80 anos que ve mal" porque se nao o motor estoira,para mim e por pessoas proximas que fizeram e fazem como eu nao tivemos qualquer problema a nivel de motor ate hoje,e ja tenho a viatura a 3 anos[kiss]
a unica coisa que faço se tiver 0 km´s é de nos 1ºs 100 150 km nao puxar logo logo por ele para olear e fazer trabalhar os componetes,apartir dai...........ai vai ele[:cool:]

mas enfim é uma opiniao minha e como trabalhei com a marca sei o que estou a dizer,apesar de saber que muitos de voces vao discordar e dizer que sou maluco e tal:sh) [:p]

UM bocado contraditório este post não?!
Mas afinal vem rodado ou não?![:D]

Eu acho engraçado dizerem que os carros vem rodados de fabrica, fizeram-lhes 2000 kms em cima dos rolos?! Naaa.
O máximo que fizeram foi po-lo no banco de ensaio onde testam o motor por 5 minutos, suspensões, travoes, luzes e parte e eléctrica e siga viagem; fábrica--»stand.

Rodagens bem feitas é não puxar o motor a frio e deixar estabilizar antes de desligar, isto aplica-se principlamente em carros com turbo, ao nivel das rotaçoes nos primeiros 1000 kms convém não passar dos médios regimes, variar as rotações, não fazer como muita gente que pega no carro e vai fazer uma valente viagem em Ae sempre á mesma velocidade, caso façam isto vão variando a velocidade para os componentes acamarem melhor e trabalharem em regimes diferentes, sempre que se puder esticar um pouco principalmente em descidas (na ultima mudança), a partir dos 2000 kms ir gradualmente aumentando a velocidade.

E lembrem-se rodagem não é só motor, é travões, caixa e outros componentes ao nivel dos travoes não convem fazer nenhuma travagem a fundo nos primeiros 300/400 kms!

UM bocado contraditório este post não?!
Mas afinal vem rodado ou não?![:D]

Eu acho engraçado dizerem que os carros vem rodados de fabrica, fizeram-lhes 2000 kms em cima dos rolos?! Naaa.
O máximo que fizeram foi po-lo no banco de ensaio onde testam o motor por 5 minutos, suspensões, travoes, luzes e parte e eléctrica e siga viagem; fábrica--»stand.

Rodagens bem feitas é não puxar o motor a frio e deixar estabilizar antes de desligar, isto aplica-se principlamente em carros com turbo, ao nivel das rotaçoes nos primeiros 1000 kms convém não passar dos médios regimes, variar as rotações, não fazer como muita gente que pega no carro e vai fazer uma valente viagem em Ae sempre á mesma velocidade, caso façam isto vão variando a velocidade para os componentes acamarem melhor e trabalharem em regimes diferentes, sempre que se puder esticar um pouco principalmente em descidas (na ultima mudança), a partir dos 2000 kms ir gradualmente aumentando a velocidade.

E lembrem-se rodagem não é só motor, é travões, caixa e outros componentes ao nivel dos travoes não convem fazer nenhuma travagem a fundo nos primeiros 300/400 kms!

Visto assim tens razao[8b] [:D]

o que queria dizer é que as viaturas de fabrica ja tiveram o motor a funcionar e entre deslocaçoes perto de 60 a 80 km que depois sao "cuidadosamente" retirados da marcaçao dos manometros.eu faço os cuidados que disse ao inicio devido a nao saber como funcionam as outras marcas ou se o proprio motor nunca andou mesmo.mas acho uma parvoice estar 1000 km ou mais a andar como se um gajo estivesse na escolinha de conduçao.
visto por mim penso assim:
- carro novo esta na garantia,logo o que acontecer de mal...oficina
- nao foi feita para andar a viatura?porque tanta mariquiçe.
- acham que os carros a quando da chegada aos stands/entrepostos ja nao levaram uma senhora esfrega dos vendedores ou de quem os descarrega?
- 100 km sao o suficiente para todas as peças do motor entrarem em rolamento e funcionamento
- é um mito a historia de andar devagar ao inicio e nao puxar porque o motor rebenta
- ele rebentar rebenta...se fizerem os 1ºs mil Km´s sempre em primeira e em red line[:)]
- e mais nunca terao o motor com a alma e vida que desejam ( esta veio de gajo da "renocas" quando me entregou a viatura [:p] )

[:cool:]

Boas! 1º - Lê o manual do carro pois tem tudo o que precisas de saber.
2º - Não apertar com o carro a frio (serve para qualquer carro em rodagem ou não);
3º - Goza o carro e não te preocupes muito com (muitas) rotações e afins... Ou seja conduz normalmente. Não adianta andar com tretas. Se fores "tipo portuga" ai não há remedio.

Não cometas é o crime de andar a fundo e desligar o carro de imediato (conheço um caso em que o motor partiu nas bombas de combustivel e começou a escorrer óleo para o chão).

Visto assim tens razao[8b] [:D]

o que queria dizer é que as viaturas de fabrica ja tiveram o motor a funcionar e entre deslocaçoes perto de 60 a 80 km que depois sao "cuidadosamente" retirados da marcaçao dos manometros.eu faço os cuidados que disse ao inicio devido a nao saber como funcionam as outras marcas ou se o proprio motor nunca andou mesmo.mas acho uma parvoice estar 1000 km ou mais a andar como se um gajo estivesse na escolinha de conduçao.
visto por mim penso assim:
- carro novo esta na garantia,logo o que acontecer de mal...oficina
- nao foi feita para andar a viatura?porque tanta mariquiçe.
- acham que os carros a quando da chegada aos stands/entrepostos ja nao levaram uma senhora esfrega dos vendedores ou de quem os descarrega?
- 100 km sao o suficiente para todas as peças do motor entrarem em rolamento e funcionamento
- é um mito a historia de andar devagar ao inicio e nao puxar porque o motor rebenta
- ele rebentar rebenta...se fizerem os 1ºs mil Km´s sempre em primeira e em red line[:)]
- e mais nunca terao o motor com a alma e vida que desejam ( esta veio de gajo da "renocas" quando me entregou a viatura [:p] )

[:cool:]

Os motores não "rebentam" o que se coloca por uma má rodagem é os problemas que podem surgir a médio prazo, mesmo fora da garantia, depois aparecem casos do género: epá parti um turbo, o meu carro consume imenso óleo, faz barulhos esquesitos etc etc.

Mas claro muita gente tem os carros pouco tempo ou andam pouco não faz mal.

Eu já disse e volto repetir, não é preciso andar a "pisar ovos" na rodagem
mas convém ter cuidados básicos que ja foram mencionados.

Mais um pouco e encontramos pessoal aqui a dizer que a rodagem não existe e é tudo invenção do pessoal [:)]

Rodagem de fábrica? [:D] Ouve-se cada uma!

Mais um pouco e encontramos pessoal aqui a dizer que a rodagem não existe e é tudo invenção do pessoal [:)]

Rodagem de fábrica? [:D] Ouve-se cada uma!

entendo a tua ironia mas posso garantir-te que a marca seat depois de o carro sair da linha de produçao anda e anda bem e leva a rodagem mesmo,eu proprio vi e comprovei o que digo na fabrica de espanha[;)]

mas enfim cada um tem a sua ideia[;)]

e aquela porrada nos km´s é verdade assim como tu entras num carro com 0km´s e ficas feliz com isso,nem imaginas que ja fez perto de 50 a 60 km so em deslocaçoes de fabrica camioes rolos de testes,vendedores a "testarem os carros" e depois....toma la um carro com 0km´s que nunca andou:sh) [;)]

epa tanta mariquiçe [:)][:D]

o meu carro quando saiu do stand a uns 6 anos levou um valente esticao em AE e dps na serra de sintra. o motor ta impecavel problemas 0
acho q nunca teve aqueles cuidados de deixar o motor arrefecer em bombas da AE nem nada a nao ser quando veio para as minhas maos. o q quero explicar e simples, tp ou tem um motor q aguenta ou nao tem simples quanto isso [;)]

cumps

Passou na TV há uns anos o Mr. Magoo. O raio do homem passava pelos mais variados perigos e saía sempre ileso. Ainda por cima era míope.

epa tanta mariquiçe [:)][:D]

o meu carro quando saiu do stand a uns 6 anos levou um valente esticao em AE e dps na serra de sintra. o motor ta impecavel problemas 0
acho q nunca teve aqueles cuidados de deixar o motor arrefecer em bombas da AE nem nada a nao ser quando veio para as minhas maos. o q quero explicar e simples, tp ou tem um motor q aguenta ou nao tem simples quanto isso [;)]

cumps

he he he nao estou sozinho no mundo[:D] [;)]

Como, ou o que fazer, uma rodagem!!

Como, ou o que fazer, uma rodagem!!

Como se deve fazer uma rodagem a um veículo novo?

Esta é uma questão que me causa muitas dúvidas, porque existem muitas opiniões e poucas são concensuais..

É que se não for assim então parece-me que as marcas, para salvaguardar a sua propria fiabilidade, deveriam ser mais explícitas nos Manuais e dizer concretamente :

- até aos 500km nao passe das 1500rpm
- dos 500 aos 1000 nao passe das 2500rpm !

Concordo. O meu Toyota Auris vinha com notas desse genero, mas no 207 que o substituiu não encontro sequer referencia no manual, e pelos vendedores é "uso normal logo no inicio". Os japoneses sao mais objectivos...

Ha muita informacao contraditoria neste tema. No caso do Auris, cumpri o recomendado (restrições claras) porque ninguem conhece o motor melhor que o seu fabricante, especialmente neste caso.

No caso do 207 (motor BMW/PSA THP 1.6 175 com 600km) , não tenho informação no manual mas tenho tentado controlar-me um pouco de forma semelhante ao Toyota nos 2500km, embora me apeteca esticar-me com frequencia.

Uma vantagem é que neste (curto) periodo mais "calmo", o condutor vai-se adaptando a um carro diferente e evita-se excessos prematuros... na pratica é fazer a rodagem ao condutor. :P

Última edição:
Novo Carro - Comportamento a ter nos 1ºs kms?

Novo Carro - Comportamento a ter nos 1ºs kms?

Caros,

Estou a 3 semaninhas (espero eu) de receber o meu 1º carro (a pagar por mim ehehe) e estou com uma dúvida que gostava de ver esclarecida:

Já ouvi várias versões sobre o comportamento a ter no pisar dos pedais nos 1ºs kms - tipo, 1000-3000km - isto é, sobre o chamado "esticar" do motor.

Basicamente, já me disseram que nos 1ºs tempos não deveria puxar pelo motor e mantê-lo sempre em rotação baixa mas também já me disseram que nos 1ºs tempos deveria dar-lhes umas acelerações valentes.

Em que ficamos? O que é verdade e o que é mito? Será que a acção a ter varia com a marcar/motor em questão?

O melhor será nos primeiros 5000km ir subindo gradualmente de rotações.

Nada de prego a fundo mal comeces a andar com o carro.

Vai-te habituando a ele e deixa que ele se habitue a ti, para assim se conhecerem mutuamente. Assim serão mais um (de entre muitos) dois em um [;)]

O melhor será nos primeiros 5000km ir subindo gradualmente de rotações.

Nada de prego a fundo mal comeces a andar com o carro.

Vai-te habituando a ele e deixa que ele se habitue a ti, para assim se conhecerem mutuamente. Assim serão mais um (de entre muitos) dois em um [;)]

Como se fosse um jogo de sedução [br:)] [:D]

Na dúvida vale a pena prevenir. Nos primeiros 1000Kms:

Gasolina: Não passar as 3500RPM
Diesel: Não passar as 2750RPM

Evitar acelerações a fundo

A partir dos 1000Kms até aos 4/5000: começar a puxar um pouco mais, mas sem "cortar".

A partir dos 5000, acho que o carro está "formado" e apto para andanças normais.

Não sei se é mito ou não, mas o que é certo é que em modelos mais recentes que calculam os intervalos de manutenção com base no óleo etc, nota-se a diferença entre quem cumpre esses aspectos que mencionei ou não. Há quem se "estique" mais um pouco e não ligue a isso, e ou acaba com consumo de óleo (nada de grave), ou com intervalos de manutenção mais reduzidos.

Rodagem

Rodagem

Viva,

Gostaria de saber que cuidados acham que se deve ter na rodagem de um carro. Já ouvi (normalmente por parte de vendedores) que os actuais motores já vêm com a rodagem feita e por isso a rodagem já não tem a importância que já teve. No entanto, por vezes, alguns users do fórum a referem que devido a rodagens mal feitas os carros e/ou gastam mais e andam menos do que outros carros com rodagens bem feitas. Qual a vossa opinião? Que cuidados acham que se deve ter durante os primeiros 5000/10000 km do carro?

pcg2001

Viva,

Gostaria de saber que cuidados acham que se deve ter na rodagem de um carro. Já ouvi (normalmente por parte de vendedores) que os actuais motores já vêm com a rodagem feita e por isso a rodagem já não tem a importância que já teve. No entanto, por vezes, alguns users do fórum a referem que devido a rodagens mal feitas os carros e/ou gastam mais e andam menos do que outros carros com rodagens bem feitas. Qual a vossa opinião? Que cuidados acham que se deve ter durante os primeiros 5000/10000 km do carro?

pcg2001

5000 km é um exagero quanto mais 10000km!! :confused:

Uma rodagem o máximo dos máximos 1500km. Segue o que diz o manual de instruções do teu carro e não inventes tipos de rodagem que ouves dizer, do género acelera pouco ou acelera muito.

5000 km é um exagero quanto mais 10000km!! :confused:

Uma rodagem o máximo dos máximos 1500km. Segue o que diz o manual de instruções do teu carro e não inventes tipos de rodagem que ouves dizer, do género acelera pouco ou acelera muito.

Penso que tens toda a razão, embora a minha especialidade não seja própriamente relacionada com a mecânica automóvel mas antes termodinâmica, estive á tempos a tirar uma especialização, em que estavam presentes cerca de 25 Eng. mecânicos,onde essa questão veio á baila e todos práticamente foram unanimes em considerar que os motores hoje em dia já não precisam de especiais cuidados de rodagem, ou seja, já não é como no meu tempo de adolescente em que normalmente se fazia uma viagem á terra para efectuar a rodagem ao carro.
Um abraço

Voltar
Superior