DICAS para uma boa "RODAGEM"????

Vê lá se o velhote teu conhecido não tem dupla personalidade e ia para a via do infante, à noite, tentar chegar aos 220, e agora pensas que o carro estará atrofiado. [:D]
Com 91 mkm, esquece isso da rodagem.
O que podes fazer é mudar todos os fluidos do carro, usar um bom óleo sintético, e depois, PROGRESSIVAMENTE, levares o motor a fazer todas as rotações de que ele é capaz.
Faz um teste de compressão ao motor, só para ver se está tudo em condições, e toma atenção ao estado das correias do motor. Não vamos querer surpresas desagradáveis, pois não?

A partir daqui, só restar desejar-te boa sorte com a máquina e boas curvas. [;)]

o meu em 10 anos nunca foi ao red-line e anda ai
não confio nessa coisas dos cortes
corta é o pistão e quem se lixa sou eu

MAZDA RULEZ

Tenho aqui um que já fez uns bons milhares de kms na entrada de redline - quem tiver um pode confirmar o que vou dizer - o heróico Golf III 1.9 que esgota 5ª em quase todas as descidas da A1. [:p]
Tendo em conta que tem 415.000km e que fiz cerca de metade desses kilómetros (nos 4 primeiros anos de vida dele, mas sempre foi o meu carro de recurso e ainda há pouco tempo andei 2 meses com ele em utilização normalíssima) - seguramente 1/10 da kilometragem actual do carro foi feita com rotações próximas do redline.

Durante anos a subida de Torres Novas foi feita c/ o lançamento do foguete antes da saída da A23, entrava na ponte a esgotar, começava a perder rotação e nas 3.500-4.000 levava com 4ª a fundo para se aguentar até lá acima. Nas descidas, sempre que podia esgotava 5ª.
Em 415.000km: de mecânica levou 1 embraiagem e um veio de transmissão, o resto é de origem. Nem sei bem como, dado o tratamento que leva por vários condutores.
Hoje em dia está quase parado, é o carro de reserva e lá em casa ninguém o quer vender.
E o consumo de óleo é o mesmo desde novo e menor que o dos TDIs que por cá já passaram.

Tenho aqui um que já fez uns bons milhares de kms na entrada de redline - quem tiver um pode confirmar o que vou dizer - o heróico Golf III 1.9 que esgota 5ª em quase todas as descidas da A1. [:p]
Tendo em conta que tem 415.000km e que fiz cerca de metade desses kilómetros (nos 4 primeiros anos de vida dele, mas sempre foi o meu carro de recurso e ainda há pouco tempo andei 2 meses com ele em utilização normalíssima) - seguramente 1/10 da kilometragem actual do carro foi feita com rotações próximas do redline.

Durante anos a subida de Torres Novas foi feita c/ o lançamento do foguete antes da saída da A23, entrava na ponte a esgotar, começava a perder rotação e nas 3.500-4.000 levava com 4ª a fundo para se aguentar até lá acima. Nas descidas, sempre que podia esgotava 5ª.
Em 415.000km: de mecânica levou 1 embraiagem e um veio de transmissão, o resto é de origem. Nem sei bem como, dado o tratamento que leva por vários condutores.
Hoje em dia está quase parado, é o carro de reserva e lá em casa ninguém o quer vender.
E o consumo de óleo é o mesmo desde novo e menor que o dos TDIs que por cá já passaram.

Tou a ver que esse golf levou o mesmo tratamento do de cá de casa. É o 1.9 TD, mas só tem 250.000 km, menos que o teu. Mas também já andou muito no redline.. [:cool:]

Quanto ao carro em questão, em rodagem andou o carro até agora.. Ele precisa é de rotação para realmente dar aquilo que pode!!

Mas isso é um VW [:cool:]

Quanto à questão do tópico acho que a preocupação deve ser "abrir" o carro, claro que não precisa ser ligar o carro e levar a 1ª ao corte, etc. mas convém dar-lhe algumas esfregas a sério depois de estar quente [;)]

Olha, eu comprei há uns 6 meses um carro com 13 anos e que marcava 66.500 km (ou 65.600? bah!, vai dar ao mesmo). Tinha sido mudado o óleo aos 63 mil km (está lá o papelinho e o óleo tinha boa côr e até estava no máximo), tinha filtro de ar novo (nota-se pelo aspecto, embora não seja original) e até me disseram que a correia de distribuição e bomba de água tinham sido mudadas então nessa revisão aos 63 mil km.

Ao que consta, esse carro esteve parado, algures durante a sua vida (mas não há muito tempo), durante perto de 2 para 3 anos.

Entretanto o bogas está agora nos 72 mil km, o óleo é o mesmo (acho que é um Delphi 10W40 e continua de boa côr e no máximo) mas já lhe mudei quase todo o sistema de arrefecimento - falta apenas a bomba de água que me pareceu estar boa, assim vista de relance e à distância, de resto já levou o radiador (estava podre), dois tubos metálicos (um nojo com a corrosão interna), dois de borracha (ferrugem nas paredes), termostato (por via das dúvidas) e sensor de temperatura da ventoínha (idem, dúvidas).

Mesmo estando com o sistema de arrefecimento nesse nojo total, a que se juntava um carburador altamente desafinado, algumas fugas de vácuo, distribuidor sujo, cabo de velas gretado (muito), etc. etc., logo no dia seguinte tive que ver se aquilo fazia as 6.500 rpm ou não. Fez (e de que maneira, com o carburador regulado como estava para uma mistura ultra-rica, não havia aquilo de andar a gastar 9 litros [:D]). E nos dias e semanas seguintes também era necessário continuar a confirmar se estaria tudo mais ou menos bem (pimba, 6.500 pra cima).

Claro que os travões foram totalmente revistos (líquido novo e bombitos que tinham fuga), óleo da caixa substituído e poucas mais coisas importantes para a segurança. Portanto a rodagem foi esta e ele continua cada vez melhor (tal vinho do Porto).

E nem sequer é japonês.

a rodagem de um carro ja se nos primeiros 5.000km(pelo menos foi o que fiz com a minha) vai se puxando gradualmente pelo motor, so depois e que se começa a desfrutar em pleno do motor, mas com esses km ja tem a rodagem

puxa um bocado por ele(o que se deve fazer com esse motor) e mais nada

uma boa revisao e o principal.

depois e nao comecar a puxar a maluca!
deixa-te de rodagens as 4000rpm por 1000kms...isso ja esta mais que rodado.
se queres o motor mais "solto", tens que comecar por puxar aos poucos, em 5a ou 4a, por periodos curtos de tempo (tipo puxas uma vez ate as 5000, ficas la uns 10segundos e abrandas...depois puxas de novo ate as 5500 por uns segundos e abrandas, e por ai adiante).
se fizeres em viagem, a diferenca no andamento antes e depois da viagem ja deve ser notoria (carro mais suave, mais solicito)
depois e ir puxando aos poucos, sempre com cabeca para nao partir nada.

eu fiz esse processo no meu carro qd o comprei, com 340mil kms, esta muito melhor (agora com 360mil) e continua a andar como um relogio.

Vê lá se o velhote teu conhecido não tem dupla personalidade e ia para a via do infante, à noite, tentar chegar aos 220, e agora pensas que o carro estará atrofiado. [:D]
Com 91 mkm, esquece isso da rodagem.
O que podes fazer é mudar todos os fluidos do carro, usar um bom óleo sintético, e depois, PROGRESSIVAMENTE, levares o motor a fazer todas as rotações de que ele é capaz.
Faz um teste de compressão ao motor, só para ver se está tudo em condições, e toma atenção ao estado das correias do motor. Não vamos querer surpresas desagradáveis, pois não?

A partir daqui, só restar desejar-te boa sorte com a máquina e boas curvas. [;)]

xD
o homenzinhu é do Pinhal Novo (perto de Setubal)... isso faço eu depois... eheheheheehhh

Esse teste de compressão ao motor é ligar akela makina ao carro k marca lg s ha algo de errado no motor nao é?

obrigado pla dica... [;)]

Tou a ver que esse golf levou o mesmo tratamento do de cá de casa. É o 1.9 TD, mas só tem 250.000 km, menos que o teu. Mas também já andou muito no redline.. [:cool:]

Quanto ao carro em questão, em rodagem andou o carro até agora.. Ele precisa é de rotação para realmente dar aquilo que pode!!

É só gandas malukos aki!!!

ehehehehehhhh

a malta ker é andar no estálo!!!! o resto é conversa...

[:)]

uma boa revisao e o principal.

depois e nao comecar a puxar a maluca!
deixa-te de rodagens as 4000rpm por 1000kms...isso ja esta mais que rodado.
se queres o motor mais "solto", tens que comecar por puxar aos poucos, em 5a ou 4a, por periodos curtos de tempo (tipo puxas uma vez ate as 5000, ficas la uns 10segundos e abrandas...depois puxas de novo ate as 5500 por uns segundos e abrandas, e por ai adiante).
se fizeres em viagem, a diferenca no andamento antes e depois da viagem ja deve ser notoria (carro mais suave, mais solicito)
depois e ir puxando aos poucos, sempre com cabeca para nao partir nada.

eu fiz esse processo no meu carro qd o comprei, com 340mil kms, esta muito melhor (agora com 360mil) e continua a andar como um relogio.
é isso mesmo k vou fazer!!!
eu quero é soltar akele motor porque ele deve tar todo agarrado...
akeles cavalos devem estar todos ferrugentos...
[:)]
Quando o for buscar faço isso durante a viagem d volta, tenho k o ir buscar ao Pinhal Novo, ainda sao certa de 250km...

OBRIGADAO PELA DICA!!! [;)]

xD
o homenzinhu é do Pinhal Novo (perto de Setubal)... isso faço eu depois... eheheheheehhh

Esse teste de compressão ao motor é ligar akela makina ao carro k marca lg s ha algo de errado no motor nao é?

obrigado pla dica... [;)]
isso sao coisas diferentes!

o que falas e a maquina de diagnostico. basicamente ligas o computador ao carro e ele diz-te se os sensores detectaram algo de anormal.
a compressao nao e vista ai, se bem que um caso de compressao extremamente baixa ou muito diferente de cilindro pra cilindro faz "disparar" o numero de falhas detectadas.

a compressao e vista com uma maquina que se coloca no lugar das velas, um pouco como uma balanca das que tens em casa (mede a pressao em cima dela...), a maquina mede a pressao dentro do cilindro.

Cuidado em relação ao óleo que pões. Se o carro durante a sua vida utilizaou óleo mineral, é um pouco perigoso mudar para um sintético, pois as folgas que eventualmente estão neste momento "tapadas" pelo óleo mineral que é mais espesso, vão-se manifestar. Tenta ver que óleo isso levou e depois toma uma decisão.

Olá lovers do mundo automóvel...

Estou prestes a comprar um Honda Civic 1.6ls 110cv de 95 a uma pessoa amiga. O carro pertence a um velhote meu conhecido que por acaso está em óptimo estado. Aquele motor a trabalhar parece um relógio e se chegou alguma vez ao Red-Line foi uma sorte. Tem 91000km está parado +/- à 3meses porque o homem não renovou a carta e portanto não lhe pode pegar...

Para voltar a fazer uma rodagem como deve ser eu tenho em mente andar cerca de 1000km sem passar das 4000rpm e sem fazer arranques forçados. Depois começo a estica-lo suavemente de vez em quando até ao inicio do Red-line e mais tarde é que passo a levar o pé ao fundo...

Gostava que dessem sugestões e comentassem se fizerem favor...

Um abraço, Obrigado.

Recomendo vivamente que faça uma revisão completa.
Filtro do ar
Filtro de oleo + oleo
velas (ver muito bem o estado das velas susbtituidas, pois elas dizem muito sobre o estado do motor)
correia de destribuição
verificação do avanço de ignição
verificar o CO (se está com mistura rica ou pobre)
Purga do circuito de refrigeração com verificação das tubagens e eventual substituição de algum tubo
verificação do termostato de agua e substituição se não estiver bem
Purga do circuito travagem e eventual substituição de alguma peça
alinhamento da direcção
verificação dos pneus (estado do rasto e paredes ainda a pressão) e calibração das jantes
verificação dos rolamentos dos cubos das rodas
ver como está o prato da embraiagem
ver o nivel da valvulina da caixa

Acho que não esqueci nada
;-)

Recomendo vivamente que faça uma revisão completa.
Filtro do ar
Filtro de oleo + oleo
velas (ver muito bem o estado das velas susbtituidas, pois elas dizem muito sobre o estado do motor)
correia de destribuição
verificação do avanço de ignição
verificar o CO (se está com mistura rica ou pobre)
Purga do circuito de refrigeração com verificação das tubagens e eventual substituição de algum tubo
verificação do termostato de agua e substituição se não estiver bem
Purga do circuito travagem e eventual substituição de alguma peça
alinhamento da direcção
verificação dos pneus (estado do rasto e paredes ainda a pressão) e calibração das jantes
verificação dos rolamentos dos cubos das rodas
ver como está o prato da embraiagem
ver o nivel da valvulina da caixa

como isso é um Honda[kiss] e ainda por cima com apenas 90.000 kms...é quase novo...[;)]

preocupa-te com:
- correia de distribuição, mesmo que pareça em bom estado troca!!
- filtros óleo e ar
- óleo 10W40
- muda ´óleo da caixa de velocidades, ATENÇÃO QUE NÃO É VALVULINA!!!!!é o mesmo óleo do motor!!!
- troca o líquido de refrigeração e o óleo dos travões

epá de resto e se não sentires nada de especial deixa andar!
[;)]

depois de mudares o óleo e sempre com o motor na sua temperatura ideal é dar pau no bicho!!!

Oleo correcto para cada função

Oleo correcto para cada função

como isso é um Honda[kiss] e ainda por cima com apenas 90.000 kms...é quase novo...[;)]

preocupa-te com:
- correia de distribuição, mesmo que pareça em bom estado troca!!
- filtros óleo e ar
- óleo 10W40
- muda ´óleo da caixa de velocidades, ATENÇÃO QUE NÃO É VALVULINA!!!!!é o mesmo óleo do motor!!!
- troca o líquido de refrigeração e o óleo dos travões

epá de resto e se não sentires nada de especial deixa andar!
[;)]

depois de mudares o óleo e sempre com o motor na sua temperatura ideal é dar pau no bicho!!!

Eu não vou por oleo do motor na caixa e também não aconcelho a ninguém a fazer isso, pois é num fosforo que a caixa e o diferencial (no meu caso) vai encomendar a alma ao criador.

Eu não vou por oleo do motor na caixa e também não aconcelho a ninguém a fazer isso, pois é num fosforo que a caixa e o diferencial (no meu caso) vai encomendar a alma ao criador.

amigo, não sei que carro tens, mas no caso dos Hondas a cx de velocidades não leva Valvulina, mas sim óleo[;)]

Voltar
Superior