DICAS para uma boa "RODAGEM"????

É por isso que não percebo esta questão do turbo e volto a perguntar:

fazer os primeiros ou útimos km de uma viagem em rotações baixas para o turbo não disparar não terá o mesmo efeito pretendido?[8b]

Para tentar clarificar e aprender mais umas coisas quanto a isso, fiz uma pesquisa rápida mas só encontrei respostas de fóruns, nada de "oficial".

A ideia generalizada é deixar arrefecer o turbo antes de desligar o carro. Obviamente, se ele não foi puxado deve arrefecer depressa, se andou em esforço demorará mais. Portanto, é uma questão de sensibilidade em saber quando o turbo tiver arrefecido. Mas a ideia que já tinha e que vi confirmada é que um minuto ou dois depois de estacionar será suficiente mesmo que ainda não tenha arrefecido nos últimos quilómetros.

Estás 5 minutos parado para o carro aquecer?

O carro aquece melhor em andamento, desde que em ritmos calmos é assim que deve ser..

Exacto. O meu nem aquece se estiver parado ...nem em 15 minutos. E mesmo a andar nas calmas chego a fazer 15 km e chego a casa com a temperatura do óleo abaixo dos 90 graus. Agora se começar a passar das 2500rpm aí aquece logo.

mas se o turbo nunca pára quando está ligado, não é por ficarem 1 minuto ou 15 minutos parados que o turbo vai deixar de rodar "em seco" quando o desligarem.
a única coisa que interessa é aguardar um pouco (ou fazer condução mais suave antes de parar) para o turbo arrefecer um pouco, mas isto só é relevante quando estiveram a forçar muito o motor e o turbo aquece bastante.

De facto o turbo não pára mas reduz "a sua" velocidade com o carro ao ralentin! A dita condução suave, pelas 2000, já implica que o turbo rode bem mais rápido do que ao ralentin...contudo é como dizes: se estivemos a apertar com o carro esperamos mais tempo caso contrário, menos tempo e a dita condução suave neste caso favorece para que esse tempo seja diminuto mas eu nunca opto por desligar mal para o carro...enquanto destranco as portas e solto a pequenota da cadeira faz tempo suficiente para depois o desligar.

Não percebo nada de mecânica mas penso que durante a rodagem se for feita maioritáriamente com uma condução calma, mas com algumas aceleradelas valentes pelo meio, ou seja uma condução normal para a maioria, penso que não tem quaisquer consequências para o motor.
Agora fazer os primeiros kms sempre a fundo, que acho que ninguem anda sempre assim é que trará algumas consequências para a máquina.
Os cuidados que tenho com o motor do carro são os que tenho sempre ou seja deixar o motor aquecer sempre antes de arrancar.

Cmps

a pouca experiencia que tenho diz me que que se nao o puxar de vez em quando as mudancas ficam "presas" e nao desenvolve tao bem...

julgo que cada um deve "ouvir" o seu carro para saber o que fazer...
e claro que ninguem aqui vai puxar um redline depois de ligar ao carro, nem nos primeiros Km... mesmo porque os carros novos as mudancas sao um pouco "apertadas" e depois vao soltando com o tempo...dai que nao convem andares SEMPRE em baixas nem sempre em altas...fazes uma conducao linear e conforme aquilo que o carro "deixa fazer"...

os valores de tal rpm para tal kilometragem sao muito genericos...depende de tudo imaos alguma coisa....nao so dos Km...o mesmo carro se andar sempre com 5 pessoas vai ser diferente do que so andar com 1...(obviamente)

o que quero dser e que cada caso e diferente, e sinceramente axo que devemos jogar um pouco pelo seguro e nao abusar muito no inicio(o pistons tao muito apretadinhos ali dentro ainda [:p] )

É lógico que não espero até que a temperatura esteja nos níveis normais. Espero um pouco parado até que o ponteiro se mexa um bocado por exemplo até a temperatura mínima, depois começo a andar muito lentamente tipo 30kmh até que o carro aqueça.

As rotações que não se deve passar na rodagem de certeza que variam de carro para carro. Lembro-me do meu IMA ca de casa.O carro tem uma caixa muuuuito longa, sendo que ir às 3500rpm é muito diferente de ir às 3500rpm por exemplo do meu civic. No IMA aí já se sente que vai a esforçar mais o motor, enquanto que no civic 1.8 o carro vai sem qualquer esforço.
Uma rodagem sem puxar nunca uma mundança deve deixar o carro bastante preso, que não acho muito bom para o motor.

Este tópico da para reparar que tirando o que os manuais dizem não há um grande conhecimento técnico nos cuidados a ter com os carros quer seja em rodagem ou fora dela, principalmente nos carros turbionados.

É lógico que não espero até que a temperatura esteja nos níveis normais. Espero um pouco parado até que o ponteiro se mexa um bocado por exemplo até a temperatura mínima, depois começo a andar muito lentamente tipo 30kmh até que o carro aqueça.

.

Além disso o aquecimento do motor tem várias variáveis em jogo, Varia com a cidade em que se está, a altura do ano, etc. Mas por exemplo numa noite fria sou bem capaz de estar cerca de 5m a espera que o motor aqueça um pouco

Cmps

Mas em termos técnicos qual o problema de conduzir acima das 2500rpm com o carro a frio?!

Outra questão que telho lido e fiquei confuso: Mas o turbo não "dispara" só acima de uma certa rotação? Ou mesmo a 30 à hora o turbo está a funcionar?!:confused:

Mas em termos técnicos qual o problema de conduzir acima das 2500rpm com o carro a frio?!

Outra questão que telho lido e fiquei confuso: Mas o turbo não "dispara" só acima de uma certa rotação? Ou mesmo a 30 à hora o turbo está a funcionar?!:confused:

experimenta deitar agua na fervura...e efeito e semelhante...

o oleo ainda nao ta quente, logo nao tem a viscosidade dita "apropriada", se vais apertar com o motor com ele frio "queimas" as peças do motor porque o oleo nao faz a sua funcao...
a temperatura do oleo e FUNDAMENTAL e tenho pena de muitos carros actualmente ja nao terem termometro[8b]

mesmo se reparares se alguma vez fizeres isso vais reparar que o motor soa mais ronco...puxar ao red line i rebentas o motor [kiss]

se tiver enganado alguem me corrija [;)]

o turbo está sempre ligado
simplesmente dependendo das rotacoes e do teu pe no acelerador ele "faz mais pressao" ou nao :)
e o ""disparar" do turbo nao e quando ele arranca, e qd esta a fazer forca e dps (por exemplo de uma 3ª a fundo pa uma 4ª) "cai", aquele "pfsss" (ahah, lindo nao?) e que e o disparar... ;)

Última edição:
Rodagem: qual a abordagem correcta?

Rodagem: qual a abordagem correcta?

Acho que existem várias teorias, mas não sei se existe um consenso:

1) Um motor diesel deve ser "poupado" na rodagem ou não? (há quem diga que os motores de hoje estão prontos de fábrica e que o único cuidado é ter o motor quente antes de "apertar" com ele)

2) Com que nº de km deve ser trocado o óleo pela primeira vez? (há a teoria que deveria ser cedo, pois esse óleo é que contém as impurezas do processo de fabrico do motor)

E então, qual a vossa opinião?

1) Um motor diesel deve ser "poupado" na rodagem ou não? (há quem diga que os motores de hoje estão prontos de fábrica e que o único cuidado é ter o motor quente antes de "apertar" com ele)

2) Com que nº de km deve ser trocado o óleo pela primeira vez? (há a teoria que deveria ser cedo, pois esse óleo é que contém as impurezas do processo de fabrico do motor)

bem eu n percebo muito bem disto mas aqui vai a ideia, corrijam-me se enganado
1)qualquer motor deve ser um pouco estimado na rodagem, porque e aqui que se observa problemas provenientes de fabrica (ex:barulhos esquisitos) e também e vital para as peças acamarem
uma ideia que confundem é que os carros vêm com a rodagem de fabrica MENTIRA!, eles cada vez + vem com folgas + apertadas, logo e preciso - rodagem para as peças acamarem
na minha CBR eu nos primeiros tempos fui devagar mas quando sentia a mota um pouco presa ia para a autoestrada que libertava o carvão todo.
2)essa do oleo foi a primeira vez que ouvi, mas penso que mudando o oleo na altura indicada pelo fabricante e o + indicado, se tiverem medo mudar + cedo, n nos esqueçamos que os "filtros são para se usar". na minha "trotineta" a muda de oleo vai ser na próxima revisão e ainda esta na rodagem, visto o mecânico n alertar para isso.
"Honda the power of dreams"

Tenho amigos que mudaram o óleo logo aos 5000km em casa para retirar algumas limalhas mas já me disseram que só se resolve mudando o filtro também, entretanto já há bujões magnetizados em que agarram todas as limalhas de ferro e que depois são limpos na revisão (atenção que agarram as limalhas de ferro mas muitos motores hoje em dia têm muitas peças em aluminio e essas só saiem pelo filtro e óleo).

Rodagem - Qual a melhor forma ?

Rodagem - Qual a melhor forma ?

Olá a todos !

Penso ainda nao haver nenhum topico acerca de qual a melhor forma de efectuar a Rodagem a um veículo novo, pelo que gostaria que pudéssemos aqui relatar as nossas experiencias, e opiniões, se se deve efectuar devagar, devagarinho, ou se lhe devemos dar GÁS logo de inicio !

Eu penso que os motores hoje em dia já vêm "rodados"... mas em qualquer dos casos vamos aqui discutir o assunto, até porque há muito boa gente que "ainda" vai comprando carros novos !! apr:)

Eu por mim, conheço individuos ( e eu proprio ) que andaram ali sem passar as 3000rpm nos primeiros 1500 kms e o motor ficou pastelão !

E conheço outros que foi sempre "prego na chapa" desde inicio e os motores ficaram brutais em termos de desempenho !

Lá em casa, os primeiros 1000 kms com calma, sem abusar na rotação. Depois começamos gradualmente puxar pela rotação durante uns 500 kms / 700 kms +/- , ou seja, nunca há uma passagem brusca de baixos para altos regimes.

É regra em todos os carros novos que passam por casa e até agora nenhum ficou pastelão. Bem pelo contrário.

Lá em casa, os primeiros 1000 kms com calma, sem abusar na rotação. Depois começamos gradualmente puxar pela rotação durante uns 500 kms / 700 kms +/- , ou seja, nunca há uma passagem brusca de baixos para altos regimes.

É regra em todos os carros novos que passam por casa e até agora nenhum ficou pastelão. Bem pelo contrário.

Olá

Quando dizes o que está a Bold, referes-te concretamente a que faixa de rotação ? Ou seja, não passas por exemplo das 2000rpm ? 3000 ?

O importante é que nao haja brusquidao em termos de motor..

Tudo o resto é teoria..a doutrina divide-se e muito, mesmo quando debatida entre os maiores engenheiros da industria..[:D]

Nao te esqueças é que o motor é apenas uma componente do automovel a fazer a rodagem e a acamar..

Uma travagem á campeao logo ao km 2..é capaz de nao dar bom resultado...[:cool:]

Eu evito andar em baixa rotação a não ser nas descidas.

Em baixa rotação o motor produz menos potência e consequentemente fica com o trabalho (de puxar pelo carro) mais dificultado. ...e não gosto de dificultar o trabalho à mecânica, principalmente nos primeiros Kms.

Michael

Voltar
Superior