Digam «adeus» aos Diesel. Os gasolina, híbridos e eletricos vão chegar em força...

Infelizmente com a base do argumento é o atirar para ar coisas que não se consegue fundamentar... É um topico perdido.

Mas Híbrido não é solução, porque? Porque alguém disse num fórum e como se sabe isso é sagrado...

Existem alguns em circulação, é uma questão de falar com o proprietário, saber os prós e contras, se for seu amigo pedir para conduzir, em vez de virem para os Fóruns vender a banha da cobra, já parece os Tópicos em que falam do poder de aceleração do ultimo Ferrari, Bugatti, McLaren, ..., que sensação e então a aceleração lateral é do outro Mundo e depois nunca sentaram num, nem com ele parado!

Existem alguns em circulação, é uma questão de falar com o proprietário, saber os prós e contras, se for seu amigo pedir para conduzir, em vez de virem para os Fóruns vender a banha da cobra, já parece os Tópicos em que falam do poder de aceleração do ultimo Ferrari, Bugatti, McLaren, ..., que sensação e então a aceleração lateral é do outro Mundo e depois nunca sentaram num, nem com ele parado!

Entao ficamos nisto:

1- Hibrido nao é soluçao para nada.
2- Porque?
3- Falar com proprietarios e nao vir para foruns falar de aceleraçao de um Ferrari.

Sou sincero, porque criar inutilidade de posts quando nao consegues justificar uma afirmaçao como pedido? Que se aprendeu desta ''discusao''? Absolutamente tirando que nao sabes o que estas a falar por esses rodeios todos em explicar algo simples.

O teu problema é que ja conduzi muitos hibridos, sei o que a casa gasta, portanto queria saber afinal o porque de nao serem soluçao para nada mas realmente é como falar do poder de aceleraçao do ultimo Ferrari com alguem que nunca se sentou em nenhum.

Falar de custo de fabrico e reciclagem, isso ate pode ser relevante mas nao conheço ninguem, seja em que tipo de carro for, que se interesse por isso. Querem algo fiavel, poupado, que cumpra a funçao para o que pretende de um carro, com isto é que queria saber, em termos gerais para quem se preocupar é com os gastos do carro, porque é que um Hibrido nao é uma soluçao para nada. Remeter a perguntar aos proprietarios é estar aqui a perder tempo, e para isso, ha mais topicos no forum.

Claro, pois se a tecnologia está no início...o que importa é verificar o crescimento, e é da ordem dos dois ou três dígitos ao ano. Daqui a 10 anos vamos ver...

http://www.autoexpress.co.uk/volkswagen/97043/vw-id-concept-will-head-a-range-of-electric-cars

Nem daqui a 10 anos o mercado dos eléctricos vai ser grande o suficiente para se considerar o mercado principal por várias razões.

A primeira é que 10 anos é pouco tempo para a transição, para a maioria das pessoas comprar um carro novo só se justifica se o que comprarem for mais económico realmente ou o carro que possuem na altura já estiver em fim de vida.

Para outra grande parte da população, que compra carros em segunda mão, precisa que esse mercado exista, e esse mercado leva ainda mais tempo a existir.

Depois existe a adaptação do mercado, se existir muita gente a andar de eléctricos, nas autoestradas 2 ou 3 postos de carregamento são insignificantes para dar cargas rápidas de 15m ou 30m aos condutores que fazem por exemplo Lisboa Porto.

Outro pormenor é que nas grandes cidades pouca gente tem garagem particular, vão carregar os veículos durante a noite de forma segura como?

Acho isto tudo muito bonito no papel mas na prática existem muitos obstáculos, mais depressa o mercado se volta para a gasolina do que para os eléctricos, num mercado de electricidade liberalizado, não é dificil de concluir que o preço da mesma vá escalar a pique, e isso sim, é muito mau para o consumidor!

Entao ficamos nisto:

1- Hibrido nao é soluçao para nada.
2- Porque?
3- Falar com proprietarios e nao vir para foruns falar de aceleraçao de um Ferrari.

Sou sincero, porque criar inutilidade de posts quando nao consegues justificar uma afirmaçao como pedido? Que se aprendeu desta ''discusao''? Absolutamente tirando que nao sabes o que estas a falar por esses rodeios todos em explicar algo simples.

O teu problema é que ja conduzi muitos hibridos, sei o que a casa gasta, portanto queria saber afinal o porque de nao serem soluçao para nada mas realmente é como falar do poder de aceleraçao do ultimo Ferrari com alguem que nunca se sentou em nenhum.

Falar de custo de fabrico e reciclagem, isso ate pode ser relevante mas nao conheço ninguem, seja em que tipo de carro for, que se interesse por isso. Querem algo fiavel, poupado, que cumpra a funçao para o que pretende de um carro, com isto é que queria saber, em termos gerais para quem se preocupar é com os gastos do carro, porque é que um Hibrido nao é uma soluçao para nada. Remeter a perguntar aos proprietarios é estar aqui a perder tempo, e para isso, ha mais topicos no forum.

Tens razão, é uma inutilidade tentar-te explicar o quer que seja, afinal tu já conduziste muitos híbridos, tu sabes tudo, e não consegues argumentar a favor dos híbridos e nem compras um para ti!

Não espalhar mitos s.f.f...as baterias de um Toyota são mais baratas que um turbo ou uma coleção de injetores...e o preço dos elétricos resolve-se com o tempo, ainda me lembro do preço das primeiras televisões de plasma de 40 polegadas...

As baterias do prius nada têm a ver com as um eléctrico.
Se os eléctricos usassem nimh, eram pesadíssimos, tinham baixas descargas e pouca autonomia.
Não é mais correcto saber quanto é que custam as baterias do prius plug in?

Tens razão, é uma inutilidade tentar-te explicar o quer que seja, afinal tu já conduziste muitos híbridos, tu sabes tudo, e não consegues argumentar a favor dos híbridos e nem compras um para ti!

Mas fui eu que fiz uma afirmaçao que depois de pedidas explicaçoes, se remete a falar com proprietarios?

Se tu sabes, pergunto novamente: Hibridos nao sao soluçao, porque?

Nao queres responder, ok é so dizeres isso mesmo, mas para uma discusao seria, algo que se possa aprender e nao estar a encher chouriços como esta a acontecer agora por postas atiradas ao ar, se calhar é remete ao que sabemos e deixar afirmaçoes sem sustentaçao para outros lados.

Mas queres algo a favor dos hibridos? Vamos embora:

- Menor consumo.
- Teres um motor que te da potencia/binario instantâneo, um sistema hibrido aliado a um motor turbo pode resolver e bem a situaçao de turbo lag, melhorar agradabilidade e andamento.
- Dependendo do sistema, teres menos componentes de desgaste e menor manutençao.
- Um Hibrido Plug-In pode facilmente para muita gente, aliar o poder andar em modo electrico em cidade ou ate em percurso casa-trabalho, e ao mesmo tempo teres um motor a combustao para tudo o resto.
- Poder usar motores mais pequenos e menos potentes, mais eficientes e de manutençao mais baixa e acessivel.
- Poder usar arranque em modo electrico em cidades, diminuindo a poluiçao sonora e ambiente em meios tao prejudicados por estes tipo de poluiçao.
- Ao arrancar em modo electrico, o carro torna-se menos barulhento, menos desagradavel, e mais confortavel.
- Poder estar parado e nao haver necessidade do motor estar a trabalhar ao mesmo tempo sem ter os contras dos tipicos start&stop, como ficar sem AC.

Acho que ja chega, e como ves, nao tenho problema em justificar as minhas coisas, apesar de nunca ter tido que os hibridos sao a soluçao para tudo ou algo do genero.

As baterias do prius nada têm a ver com as um eléctrico.
Se os eléctricos usassem nimh, eram pesadíssimos, tinham baixas descargas e pouca autonomia.
Não é mais correcto saber quanto é que custam as baterias do prius plug in?

Eu respondo a uma afirmação sobre baterias de híbridos, e respondem-me que não têm nada a ver com as baterias de elétricos...de facto este tópico é de uma inutilidade total, não se consegue discutir nem fundamentar nada.

Curioso, os argumentos são sempre os mesmos, uma tecnologia muito boa, uma tecnologia de transição, daqui por 10 anos é só híbridos ou elétricos, um colega comprou um Honda à mais de 10 anos, e já na altura diziam isto!

O mais engraçado, é que os defensores dos híbridos dizem aos outros para comprar que aquilo é a 7ª maravilha, mas para os próprios não querem! Temos que ter paciência que estes vendedores de maravilhas.

Neste momento quem diz que as coisas vão mudar são as marcas, maior parte delas ja avisaram conforme o lançamento de novos modelos vão reduzir as opções diesel disponíveis e aumentar as opções híbridas, plug in e elétricos. Claro que isso demora tempo, o próprio mercado automóvel tem de se adaptar a transição, o preços dos carros, combustíveis, e impostos também vão mudar!!!

A Toyota já vende mais de 1 milhão de híbridos por ano, e ultrapassou os 10 milhões em histórico. Se as outras marcas não tivessem andado a dormir no diesel...

Bom...eu não sei o futuro do sector mas tenho cada vez mais uma ideia formada sobre o assunto...os ( verdadeiros ) Híbridos são uma opção viável a curto prazo...sejam ou não plug-in...

- Fiz recentemente 1000 kms com um chr híbrido (1500kg)...média geral 5.5L onde com um corolla 1.4 d4d (1200kg) nos mesmos percursos e com o mesmo estilo de condução faço os mesmos 5.5...e num corolla 1.4 vvti 7.5...

- Com o chr circulava por ex nos parques de estacionamento subterrâneos ou não em eléctrico...nos centros ( mesmo centros) das cidades eléctrico a maior parte das vezes...parece-me uma vantagem para todos...sonora e sem poluição ( fumos ou cheiros)...

- Nao acredito em híbridos passados como a Honda onde os seus motores eléctricos tinham 14 ou 20 cv...Nao acredito nos recentes híbridos anunciados de 48v com motores igualmente com cerca de 10cv a auxiliar o de combustão...

- Recentemente o chr hibrido ( falo dele apenas pq experimentei ) ganhou todos os comparativos que teve com a concorrência a diesel ( e que li) em revistas portuguesas...Ateca 1.6 tdi...volvo v40 2.0d...ford kuga 1.5 tdci...renault kadjar 1.5 dci, honda hrv 1.6d, nissan qq 1.5 dci...etc...com um consumo médio que rondava o que eu fiz...5.5...e cerca de menos 1 litro/100 do que os concorrentes a gasóleo...Vitorias tangentes mas que mostram a validade do produto...

- Nao digo que é melhor ou pior que os diesel ( cá em casa tb os há )...mas que, actualmente, são uma boa opção...acho que sim...

Mas os híbridos têm sempre um motor a combustão que paga IUC, manutenção, e um custo de aquisição um pouco mais caro que um diesel de prestações idênticas.

Depois ainda existe o consumo, que no caso do híbrido apenas tem um consumo inferior em cidade, de resto consome mais e usa um combustível mais caro.

Para quem anda muito em cidade, como os taxistas, um híbrido é uma boa aposta, mas para quem usa um híbrido em circuito misto, no meu entender, ainda não compensa.

Lá está, depende do sistema e do carro.

No caso dos Híbridos da Toyota realmente o IUC sendo um 1.8 não é baixo, mas depois a manutenção essa já é, seja em revisão para algo com 136cv, seja por não ter vários componentes. O preço depende do carro, um Auris HSD consegue ser mais barato que um Diesel equivalente.

Nem daqui a 10 anos o mercado dos eléctricos vai ser grande o suficiente para se considerar o mercado principal por várias razões.

A primeira é que 10 anos é pouco tempo para a transição, para a maioria das pessoas comprar um carro novo só se justifica se o que comprarem for mais económico realmente ou o carro que possuem na altura já estiver em fim de vida.

Para outra grande parte da população, que compra carros em segunda mão, precisa que esse mercado exista, e esse mercado leva ainda mais tempo a existir.

Depois existe a adaptação do mercado, se existir muita gente a andar de eléctricos, nas autoestradas 2 ou 3 postos de carregamento são insignificantes para dar cargas rápidas de 15m ou 30m aos condutores que fazem por exemplo Lisboa Porto.

Outro pormenor é que nas grandes cidades pouca gente tem garagem particular, vão carregar os veículos durante a noite de forma segura como?

Acho isto tudo muito bonito no papel mas na prática existem muitos obstáculos, mais depressa o mercado se volta para a gasolina do que para os eléctricos, num mercado de electricidade liberalizado, não é dificil de concluir que o preço da mesma vá escalar a pique, e isso sim, é muito mau para o consumidor!

Concordo com este post!

Acho que passa muito por as questões aqui levantadas a celeridade da real introdução dos veículos eléctricos no mercado, que ainda não estão, mas vão estar cheios de obstáculos.
Diria que hoje, tendo um uso quotidiano e certinho em termos de km a dar ao carro, é fácil e rentável manter um elctrico, tendo as infraestruturas necessárias disponíveis. Acontece que se a coisa se começar a massificar, começam a surgir os problemas de utilização, a falta ou sobrelotação de postos de abastecimento, e a consequente subida de preço da energia.
Ao contrário do que muita gente pensa, a energia eléctrica precisa de ser produzida, e para isso é preciso infraestruturas que custam muito caro e envolvem faturas de poluição imesuráveis. Por acaso alguém tem ideia da quantidade de CO2 libertada para produzir uma grama de cimento? [:D]

Posto isto, acho que a solução mais "fácil" e até ecológica passará por desenvolver motores de combustão cada vez mais eficientes e menos poluentes, e aqui o apertar com as regras anti-poluição pode ser uma boa ajuda para acelerar esse processo. Se passa pelos híbridos? Para já sim, é um caminho de fuga, mas rapidamente alguém desenvolve um sistema de combustão ou periférico mais eficiente.

Já os eléctricos, além do desenvolvimento que é necessário para tornar viável o próprio sistema de propulsão, será preciso investir na rede de suporte dessa tecnologia, e é por aí que o processo poderá atrasar.

Lá está, depende do sistema e do carro.

No caso dos Híbridos da Toyota realmente o IUC sendo um 1.8 não é baixo, mas depois a manutenção essa já é, seja em revisão para algo com 136cv, seja por não ter vários componentes. O preço depende do carro, um Auris HSD consegue ser mais barato que um Diesel equivalente.

A diferença é muito reduzida.

Falta depois o consumo e o facto do preço da gasolina ser mais alto.

Diesel que tenha um consumo médio de 5,5 L/100km - 5,5 x 1,20€ = 6,6€/100km ou 6 600€ por cada 100 000km.

Híbrido que tenha um consumo médio de 6 L/100km - 6 x 1,45€ = 8,7€/100km ou 8 700€ por cada 100 000km.

E fiz as contas para um consumo muito favorável do híbrido, mesmo assim dá uma diferença de 2 100€ a cada 100 000km, ou seja, não compensa o híbrido.

Só quando o preço da gasolina e do diesel estiverem mais próximos é que justifica o híbrido, pela sua manutenção mais barata.

Um Hibrido da Toyota para gastar 6L o Diesel tem de gastar 7.

A andar normalmente, num Prius 3G de um familiar fiz menos de 5L sem problemas. Em cidade não conseguia meter aquilo a gastar mais de 5.2, só andando mesmo a forçar consumos altos.

Apesar do preço da gasolina ser mais alto, a realidade é que a diferença não é abismal. Depende novamente do sistema e modelo.

Última edição:
Um Hibrido da Toyota para gastar 6L o Diesel tem de gastar 7.

A andar normalmente, num Prius 3G de um familiar fiz menos de 5L sem problemas. Em cidade não conseguia meter aquilo a gastar mais de 5.2, só andando mesmo a forçar consumos altos.

Apesar do preço da gasolina ser mais alto, a realidade é que a diferença não é abismal. Depende novamente do sistema e modelo.

Qual o consumo em AE?

Mesmo com o consumo médio equivalente entre ambos, são 1 250€ de diferença a favor do diesel.

Podemos argumentar com a manutenção, mas acaba por ser ela por ela com a troca de baterias.

O IUC também é mais caro no híbrido, por muita volta que se dê, o híbrido ainda não compensa para um utilizador normal, apenas para quem faça muita cidade é que compensa claramente.

A volta dos 5.5-5.8 sem passar dos 130, a partir daí 6-6.5. O mesmo que a minha Ex C-Max 1.6 TDCI.

Troca de bateria? Trocas de baterias quando se precisar, o Prius que falo já conta com quase 230.000km e até agora bateria de origem. Um Bimassa com estes km já começa a dar sinais de si, embraiagem... Para não falar em discos e pastilhas que o Híbrido gasta menos que um carro normal devido a travagem regenerativa.

Nestes km, o Prius em questão levou 1 jogo de discos a frente e pastilhas, só, pneus, óleo e filtros claro e pouco mais.

Falas do utilizador normal, tendo em conta que parte da população se encontra em centros urbanos, o utilizador normal é o que faz muita cidade e cerca de 20.000km. Acho que o utilizador normal compensa.

Voltar
Superior