Digam «adeus» aos Diesel. Os gasolina, híbridos e eletricos vão chegar em força...

GPL ou E10, hE10 em motores de jeito e a não ser os puramente eléctricos ou híbridos plug-in que são superiores, chega e sobra para arrumar os níveis actuais de poluição nas cidades.

É inegável o impacto do diesel em meio urbano.

Epah, sendo sincero não vejo ninguém no meu círculo de conhecimentos/amizades preocupado com a poluição dos motores a diesel. Enquanto for mais barato que a gasolina e o argumento da revenda pesar na cabeça dos consumidores, a mentalidade não muda. A saúde pública a fica claramente no 2o plano. Isso é conversa dos ambientalistas de esquerda preocupados com as baleias e com as borboletas.

Epah, sendo sincero não vejo ninguém no meu círculo de conhecimentos/amizades preocupado com a poluição dos motores a diesel. Enquanto for mais barato que a gasolina e o argumento da revenda pesar na cabeça dos consumidores, a mentalidade não muda. A saúde pública a fica claramente no 2o plano. Isso é conversa dos ambientalistas de esquerda preocupados com as baleias e com as borboletas.

Não te incomoda o fumo nas cidades?

Não sentes necessidade de fechar muitas vezes o circuito de ar dentro de cidade?

Não estás a ver bem"the all picture"...

Basta que Lisboa e Porto sigam a bitola de outras capitais europeias e a mentalidade é obrigada a mudar á força.

Pode ainda demorar um bom par de anos, mas o caminho, esse já foi traçado, agora é uma questão de tempo.

Há, e contra mim falo já que estou mortinho por pôr as mãos num 3.0 TDI....:sh)

Última edição:
Não te incomoda o fumo nas cidades?

Não sentes necessidade de fechar muitas vezes o circuito de ar dentro de cidade?
Claro que sim, mas a maioria da população não quer deixar de pagar menos pelo combustível. Se polui, azar, pensam eles.
Por várias razões comprei um HSD e afirmo que diesel nunca mais nem se custasse metade da gasolina.

Ainda bem que os diesel vão chegar ao fim. Os diesel modernos são um total embuste. São muito mais caros e ao longo da vida útil com o dinheiro que se gasta a reparar FAP´s, injetores, turbos, EGRs, etc., mete-se um motor a gasolina novo. Há uns tempos falei com um Sr. dono de uma casa de injeção e não fez mais nada senão chamar os diesel modernos de um autêntico cancro.

Ainda bem que os diesel vão chegar ao fim. Os diesel modernos são um total embuste. São muito mais caros e ao longo da vida útil com o dinheiro que se gasta a reparar FAP´s, injetores, turbos, EGRs, etc., mete-se um motor a gasolina novo. Há uns tempos falei com um Sr. dono de uma casa de injeção e não fez mais nada senão chamar os diesel modernos de um autêntico cancro.

O dono dessa casa de injeção que injetores ele repara? Desta ultima geração de motores Diesel, ele não repara nenhum injetor, por isso não gosta deles. :)

Por isso é que há legislação e essa legislação vai tornar os dieseis demasiado caros.

Acho que não preciso de dizer mais nada, apenas que nos testes da autohoje apresentou piores valores de travagem que a Mitsubishi L200.

Por acaso é um pormenor que desconhecia, mas ao que parece, travagem não é propriamente o forte dos Toyota.

mas voltando à questão, estamos a entrar exclusivamente pelo caminho dos HSD, o que também não me parece muito sensato porque há muitas mais propostas híbridas no mercado bem mais interessantes que os toyota, a quase todos os níveis.

Entao a Mitusubishi L200 tem uma travagem de referencia que muitos carros nao conseguem conjungar.

Assim a ler uma mao cheia de testes vi:

0-120

Fiat Tipo SW - 57 (ups mesmo que o Prius)
Peugeot 508 2.0 HDI - 56m
Land Rover Discovery Sport - 62m

Resumindo, o Prius nao é o melhor a travar, nada disso, mas ha pior, e porque nao entitular as outras marcas de fracas a travar? Entao um Tipo SW a fazer o mesmo que o Prius mais leve acho ainda pior.

Essa conversa da travagem nao faz sentido nenhum porque nao queres contextualizar os numeros, nesse teste da L200 porque nao meter a nota que a Autohoje deixou nessa parte do ensaio a falar do peso? Porque nao falar dos pneus que tem imensa justificaçao para uma boa ou ma travagem? Resumir a má travagem e siga sem contextualizar simplesmente para ter coisas para falar de mal, é um escrutínio sem grande necessidade.

Eu admito que nao sou imparcial neste assunto, ja ponderei varias vezes a compra de um Hibrido e este ano o mais certo é meter-me num Auris HSD TS, portanto admito que acho este conceito excelente, e depois da minha experiencia problematica de Diesel modernos nao consigo ver a fantastica maravilha de ter um Diesel. Mas vamos sinceros, nao es totalmente imparcial tambem...

Acho que passa mesmo por aqui. O que leva a uma grande maioria adquirir um diesel passa muito pelo preço da "gota" e o pouco investimento em combustíveis alternativos,tais como o GPL ou o GNV.

Por acaso, um mecânico amigo diz muitas vezes que se não fosse a existência de citadinos a diesel, tinha muito menos lucro. Não pelos FAP, EGR e afins, mas por ter uma manutenção mais cara face ao equivalente a gasolina. De salientar que tenho carros a diesel e a gasolina e em termos de manutenção o mercedes E320 a gasolina é mais barato do que a citroen 2.2 HDi.

Enquanto o Governo continuar a subsidiar Táxis e autocarros a diesel, querem que o cidadão comum que pouco dinheiro lhe sobra ao fim do mês, escolha uma opção mais cara! O absurdo é ter governantes que acreditem nisso.

Aumentem os impostos sobre os veículos que consomem gasóleo e gasolina, e com este aumento subsidiem os veículos elétricos, cobrem portagens na entrada das cidades para os ligeiros a gasóleo e gasolina, e isentos os veículos elétricos, façam realmente uma politica ambiental e veremos se as pessoas não compram 1 veiculo elétrico para meio urbano.

O problema é que os automóveis a gasóleo e gasolina são os maiores contribuintes em impostos para o Orçamento de Estado, por isso os políticos estão se pouco importando para o ambiente.

Não basta subsidiar veículos elétricos. É necessário criar soluções de carregamento capazes e acessíveis a todos. Já aqui foi levantada a questão de como carregar um elétrico ou um plug-in durante a noite, em segurança, não tendo garagem. Neste momento nem com segurança, nem sem ela. E durante o dia idem aspas.

Concordo, mas os preços vão ter de cair bastante, porque os de agora são absurdos.
Além disso muita gente terá de fazer alterações em casa por causa dos carregamento (eu por exemplo), mas desengane-se quem achar que vai ser ao mesmo preço que agora.
De momento o que me preocupa mais até é a pouca autonomia, associada por exemplo à inexistência de um local de carregamento próximo do trabalho, que torna de momento essa opção inviável para mim.

Não tenho dúvidas que passará muito por aqui o futuro, mas não creio que será exclusivo nem tão pouco nos prazos que apresentam.

Em um futuro longínquo, quando só houver carros autónomos, ninguém precisará ter um carro. O transporte será um serviço, prático, semelhante à um táxi, mas com muito mais ofertas, já que todos os carros irão pertencer a empresas de serviços. Não temos que pagar manutenção, nem ficar preocupados com carregamentos, garagens, impostos, inspeções, etc.
Pelo menos é essa a minha visão dos transportes a muito longo prazo (>30 anos).

Mas isso ainda vai levar uma série de anos a ser feito. E a rede elétrica, não veai ter de sofrer alterações para fazer face aos consumos mais elevados? (pergunta sem qualquer ironia, pois disto não percebo nada).

Assim, na minha modesta opinião, os diesel só vão acabar a curto prazo, se não conseguirem cumprir a legislação ambiental, seja por motivos técnicos (pouco provável) seja por questões de custos (mais provável).

Penso que ainda temos mercado para Prius e afins ainda durante muitos anos. Os 100% elétricos neste momento só servem para distâncias curtas/ médias (exceção aos Tesla com custos proibitivos para uma elevada percentagem de portugueses).

Dou como exemplo eu próprio que várias vezes tenho de ir em trabalho de Almada até Braga ou Porto ou Bragança e regressar no mesmo dia. Como faço isto num elétrico atual?

Contas feitas, quer a nível pessoal quer a nível profissional com os km que faço a opção mais económica (cá está - opção económica) é diesel atualmente.

Antes tive vários a gasolina e o último aos 90000 levou uma bomba de água e aos 150000 estava a pedir a bimassa. Problemas que não acontecem só nos diesel...

Agora se os híbridos baixarem significativamente de preço, a conversa pode muito bem vir a ser outra.

Em um futuro longínquo, quando só houver carros autónomos, ninguém precisará ter um carro. O transporte será um serviço, prático, semelhante à um táxi, mas com muito mais ofertas, já que todos os carros irão pertencer a empresas de serviços. Não temos que pagar manutenção, nem ficar preocupados com carregamentos, garagens, impostos, inspeções, etc.
Pelo menos é essa a minha visão dos transportes a muito longo prazo (>30 anos).

30 anos
andas a ver muitos filmes de ficção cientifica.
Acreditava mais que daqui por 30 anos andássemos todos a cavalo.

Mas isso ainda vai levar uma série de anos a ser feito. E a rede elétrica, não veai ter de sofrer alterações para fazer face aos consumos mais elevados? (pergunta sem qualquer ironia, pois disto não percebo nada).

Assim, na minha modesta opinião, os diesel só vão acabar a curto prazo, se não conseguirem cumprir a legislação ambiental, seja por motivos técnicos (pouco provável) seja por questões de custos (mais provável).

Penso que ainda temos mercado para Prius e afins ainda durante muitos anos. Os 100% elétricos neste momento só servem para distâncias curtas/ médias (exceção aos Tesla com custos proibitivos para uma elevada percentagem de portugueses).

Dou como exemplo eu próprio que várias vezes tenho de ir em trabalho de Almada até Braga ou Porto ou Bragança e regressar no mesmo dia. Como faço isto num elétrico atual?

Contas feitas, quer a nível pessoal quer a nível profissional com os km que faço a opção mais económica (cá está - opção económica) é diesel atualmente.

Antes tive vários a gasolina e o último aos 90000 levou uma bomba de água e aos 150000 estava a pedir a bimassa. Problemas que não acontecem só nos diesel...

Agora se os híbridos baixarem significativamente de preço, a conversa pode muito bem vir a ser outra.

Já sabes a solução não é? Compra um prius [:)]

A rede eléctrica tem sofrido bastantes melhorias nos últimos anos, penso que essa parte está a ser precavida.

Voltar
Superior