DOMÓTICA

Vejo problemas práticos em todas essas funcionalidades. [:D] Qual a lógica de teres um ambiente definido para 20-22º, a sala estar a 15º, entrares nela, o sistema ligar, e quando saíres o sistema desligar?

Poupa electricidade. Se eu não estou na sala porque há-de o aquecimento de estar preocupado em manter a temperatura? Assim, só liga quando lá está alguém. Se precisar ligar, claro!

Para as luzes não faz mais sentido detectores de movimento que permitisse ligar apenas uma luz de cada vez à passagem? Assim evitas gastar luz no corredor todo.

A iluminação hoje em dia não pesa quase nada em termos de consumo. Além disso esqueci-me de dizer que ao entrar as luzes ligam e depois desligam se passados 5 minutos não detectarem mais movimento.

Se dormires uma sesta por 30 minutos durante o dia, e o alarme ligar automaticamente, o que vai acontecer quando acordas? Tem reconhecimento facial ou vais ter de te preocupar em desligar?

Eu não entrei nos pormenores todos. O alarme pode armar-se de 2 formas: alarme total em que dispara com tudo que mexa ou abra; e alarme parcial que só dispara com intrusões de exterior (portas e janelas). Só ligo o alarme total quando vou para fora.

No estores, caso queiras pontualmente um estore sempre aberto, podes controlar manualmente?

Claro, continua a haver interruptores. A única diferença face aos interruptores anteriores é que agora além de funcionarem com o toque, também funcionam em frequência RF 433MHZ, o que lhes permite serem controlados por dispositivos compatíveis, que no meu caso é o Broadlink RM Pro.
Os interruptores são semelhantes a este: https://www.alibaba.com/product-det...l?spm=a2700.7724857.main07.188.69a90bd1OaNEYp

Por acaso era algo que gostava de fazer aqui em casa e começar pelos interruptores. Comecei a ler alguma coisa no fórum da concorrência, mas a maior parte para mim parece ser chinês :sh)[s)]

33Stradale, instalastes interruptores tb da Broadlink? Como são, em termos de qualidade, design?

e lâmpadas inteligentes? Gostava de colocar nos quartos dos miúdos...

Ando a tratar do upgrade com base em KNX. O agregador de funcionalidades e sistemas (luz, estores, clima, porteiro, som, tv..) estará a cargo de um controlador Control 4, que já existe. Infelizmente ando sem t€mpo para acelerar as coisas, pelo que anda tudo a passo de caracol.

Domótica

Domótica

Por acaso era algo que gostava de fazer aqui em casa e começar pelos interruptores. Comecei a ler alguma coisa no fórum da concorrência, mas a maior parte para mim parece ser chinês :sh)[s)]

33Stradale, instalastes interruptores tb da Broadlink? Como são, em termos de qualidade, design?

e lâmpadas inteligentes? Gostava de colocar nos quartos dos miúdos...

Fora os dos estores, que tem que ser interruptores de pressão e a Broadlink não tem desses, os outros sao todos da Broadlink. Mas não tenho (ainda) a casa toda com interruptores destes. Eles sao esteticamente quase neutros (sao quadrados de vidro branco). A única coisa que não me agrada especialmente neles é o facto de os botões, que sao sensores tácteis, terem um contorno iluminado em azul. Eu dispensava isso. A qualidade é boa. É uma das razoes que me levou a escolher coisas da Broadlink. Nota-se que é material de qualidade. Por exemplo, cheguei a ter uma tomada inteligente da Sonoff, que ate é uma marca conhecida, mas que ligada a um aquecedor de 1500 watts sobreaquecia. Com estas da Broadlink isso não acontece.
Sobre as lâmpadas inteligentes, eu optei por ir pelo lado dos interruptores. Acho uma opção mais lógica do que estar a comprar as lâmpadas. Mas eu não vejo assim tantas vantagens na parte da iluminação. Se eu tivesse uma casa enorme de 2 ou 3 pisos talvez.

Enviado por dispositivo móvel.

Fora os dos estores, que tem que ser interruptores de pressão e a Broadlink não tem desses, os outros sao todos da Broadlink. Mas não tenho (ainda) a casa toda com interruptores destes. Eles sao esteticamente quase neutros (sao quadrados de vidro branco). A única coisa que não me agrada especialmente neles é o facto de os botões, que sao sensores tácteis, terem um contorno iluminado em azul. Eu dispensava isso. A qualidade é boa. É uma das razoes que me levou a escolher coisas da Broadlink. Nota-se que é material de qualidade. Por exemplo, cheguei a ter uma tomada inteligente da Sonoff, que ate é uma marca conhecida, mas que ligada a um aquecedor de 1500 watts sobreaquecia. Com estas da Broadlink isso não acontece.
Sobre as lâmpadas inteligentes, eu optei por ir pelo lado dos interruptores. Acho uma opção mais lógica do que estar a comprar as lâmpadas. Mas eu não vejo assim tantas vantagens na parte da iluminação. Se eu tivesse uma casa enorme de 2 ou 3 pisos talvez.

Obrigado pela resposta. Apesar do led azul, que tb não acho piada, os dos Broadlink parece-me mais bonitos (por exemplo comparando com os Sonoff). Vê-se alguns vídeos com falhas meses interruptores, já tiveste algum problema? Outro problema é a profundidade das caixas. Aqui tenho aquelas quadradas de metal e parece que não são profundas o suficiente para os Broadlink, vou ter que ver melhor...

Obrigado pela resposta. Apesar do led azul, que tb não acho piada, os dos Broadlink parece-me mais bonitos (por exemplo comparando com os Sonoff). Vê-se alguns vídeos com falhas meses interruptores, já tiveste algum problema? Outro problema é a profundidade das caixas. Aqui tenho aquelas quadradas de metal e parece que não são profundas o suficiente para os Broadlink, vou ter que ver melhor...

Nunca me falhou nenhum. As caixas em minha casa sao do tamanho standard e servem perfeitamente, mas de facto não deixam praticamente espaço nenhum por ocupar.

Ando a tratar do upgrade com base em KNX. O agregador de funcionalidades e sistemas (luz, estores, clima, porteiro, som, tv..) estará a cargo de um controlador Control 4, que já existe. Infelizmente ando sem t€mpo para acelerar as coisas, pelo que anda tudo a passo de caracol.

KNX é muito mais poderoso mas começo a achar que esse tipo de soluções mais infra-estruturais não vai a lado nenhum porque estão a a aparecer em força soluções muito mais baratas que fazem basicamente 80 % do que elas fazem e por uma pequena fraccao do preço. Solucoes da Broadlink, Orvibo, Sonoff, Xiamoi, etc, sao mais que suficientes para tudo o que a maioria das pessoas quer e não é preciso andar a montar nada de muito elaborado.

Hoje estava a ver um novo relógio despertador inteligente da XIAOMI e pelos vistos, através de uma app aquilo dá para controlar diversos equipamentos inteligentes que possam ter por casa.

A minha dúvida é a seguinte: uma coisa simples como acender e apagar luzes. Se tiverem uma tomada inteligente da Sonoff, conseguem controlar o ligar/desligar através da app da XIAOMI, ou tem de se usar uma app para cada marca?

Cumprimentos

Hoje estava a ver um novo relógio despertador inteligente da XIAOMI e pelos vistos, através de uma app aquilo dá para controlar diversos equipamentos inteligentes que possam ter por casa.

A minha dúvida é a seguinte: uma coisa simples como acender e apagar luzes. Se tiverem uma tomada inteligente da Sonoff, conseguem controlar o ligar/desligar através da app da XIAOMI, ou tem de se usar uma app para cada marca?

Cumprimentos

Acho que o que estás a falar funciona com Android e tens o google assistant, acho que consegues pôr tudo no google google assistant

A regra é cada marca a sua app.

Mas muitas marcas usam o ecosistema da Tuya (www.tuya.com) e sendo assim usa-se uma única app.

Alternativa, mas mais trabalhosa, é usar, pe, o Home Assistant (Home Assistant (home-assistant.io)) é possível agregar diferentes tecnologias, de diferentes fabricantes numa única interface.

Eu uso o Home Assistant com equipamentos de diferentes marcas (Shelly, Blitzwolf, Xiaomi, Moes, Aqara, etc) com diferentes protocolos de comunicação (Wifi e Zigbee) e é, neste momento, o meu hobby.

Voltar
Superior