DPF, problemas e outras coisas.

New member
Estava a ouvir um programa na semana passada em que o entrevistado era um professor universitario que fazia peritagens automoveis para tribunais onde ele relata um sem numero de problemas (alguns graves) com os filtros de particulas dos veiculos com motores diesel.
Um comprador de um carro actual precisa de levar estes problemas em conta? Que problemas se podem esperar? Ate que ponto os filtros de particulas sao um problema? Serao os motores a gasolina mais resistentes a uma conducao tipica onde se fazem habitualmente pequenos trajectos (< 30Km)?

Estava a ouvir um programa na semana passada em que o entrevistado era um professor universitario que fazia peritagens automoveis para tribunais onde ele relata um sem numero de problemas (alguns graves) com os filtros de particulas dos veiculos com motores diesel.
Um comprador de um carro actual precisa de levar estes problemas em conta? Que problemas se podem esperar? Ate que ponto os filtros de particulas sao um problema? Serao os motores a gasolina mais resistentes a uma conducao tipica onde se fazem habitualmente pequenos trajectos (< 30Km)?

Um comprador actual tem de ter a consciência que anda com um laboratório debaixo dele. É o catalisador, é o fap, é o scr e adblue.....

Quando corre mal, é o fabricante que não presta... [8b]

Para trajectos curtos <20kms, gasolina sempre. Ou eléctricos vá..

Um comprador actual tem de ter a consciência que anda com um laboratório debaixo dele. É o catalisador, é o fap, é o scr e adblue.....

Quando corre mal, é o fabricante que não presta... [8b]

Para trajectos curtos <20kms, gasolina sempre. Ou eléctricos vá..

Ha muita coisa que eu comeco a pensar, sao os diesel e os DPF, os hibridos/electricos e a longevidade das baterias (nao esquecer que a idade media dos carros em Portugal e' de cerca de 13 anos). Restam os carros a gasolina, terao algum problema que eu nao detectei?
Isto quase parece obsolescencia programada por parte dos fabricantes automoveis.

A gasolina passaram a ter FAP nos últimos anos...

Eu continuo com latas velhas que não tenho pachorra para arranjar os meus [:D]

A gasolina passaram a ter FAP nos últimos anos...

Eu continuo com latas velhas que não tenho pachorra para arranjar os meus [:D]

Nao estava ao corrente disso. Acabei de ler que os filtros de particulas dos carros a gasolina nao tem tendencia a entupir como os dos diesel, posso confiar nisso?

Tenho um carro com DPF há perto de 2 anos, comprado na altura com 174.000 km, hoje com 196.000 km, e nenhum indício de problemas com DPF, EGR, etc...

Tenho um carro com DPF há perto de 2 anos, comprado na altura com 174.000 km, hoje com 196.000 km, e nenhum indício de problemas com DPF, EGR, etc...

Como disse inicialmente, os problemas parecem ser mitigados quando e' normal fazerem-se trajectos mais compridos. Sera esse o caso?

Não quer dizer que não venhas a ter. É precisamente nessa ordem de quilómetros que eles começam a colmatar e precisam de ser substituídos ou teres de recorrer a serviços de "soluções para filtros de partículas".

Se é que me entendes..

Como disse inicialmente, os problemas parecem ser mitigados quando e' normal fazerem-se trajectos mais compridos. Sera esse o caso?

É esse o caso. [;)] E fazer sempre mais um pequeno "esticanço" quando estou para parar o carro e ele está a meio de uma regeneração.

Não quer dizer que não venhas a ter. É precisamente nessa ordem de quilómetros que eles começam a colmatar e precisam de ser substituídos ou teres de recorrer a serviços de "soluções para filtros de partículas".

Se é que me entendes..

Mas a essa quilometragem até é mais aceitável. De qualquer forma, mandei fazer um diagnóstico há uns meses e não havia indícios de "sobrecarga".

É esse o caso. [;)] E fazer sempre mais um pequeno "esticanço" quando estou para parar o carro e ele está a meio de uma regeneração.

Mas a essa quilometragem até é mais aceitável. De qualquer forma, mandei fazer um diagnóstico há uns meses e não havia indícios de "sobrecarga".
Está bem........

Tomo os devidos cuidados, se está a regenerar é andar mais um pouco para terminar, ou então ir para AE ocasionalmente durante uns km.

A minha experiência é que com percursos longos diários não se tem problema. O meu Corsa nunca teve problemas com FAP. Vendi com 334.000 km. Andamento de 130 km por dia, em duas viagens diárias de 65 km. Muitas vezes nem dava pelas regenerações. Poucas vezes acendeu a luz a indicar a interrupção da regeneração.
Diesel, é para quem anda muito, digo eu.
Não é para o meu feitio ser escravo do automóvel e ter de ir fazer kms de AE só porque é preciso ir regenerar...

Um comprador de um carro actual deve escolher a motorização com base na sua utilização, e não no seu gosto pessoal.

Hoje em dia os sistemas de FAP estão bastante maduros, logo são bastante fiáveis em caso de utilização apropriada.

Por aqui vão 197 mil km numa megane 3 , sem problemas de obstrução do FAP. Mas são 2x80 km/dia, só com trânsito entre o Lumiar e Telheiras.

Um comprador de um carro actual deve escolher a motorização com base na sua utilização, e não no seu gosto pessoal.

Hoje em dia os sistemas de FAP estão bastante maduros, logo são bastante fiáveis em caso de utilização apropriada.

Por aqui vão 197 mil km numa megane 3 , sem problemas de obstrução do FAP. Mas são 2x80 km/dia, só com trânsito entre o Lumiar e Telheiras.

Como assim? Quais sao as motorizacoes mais adequeados para determinada utilizacao?

Como assim? Quais sao as motorizacoes mais adequeados para determinada utilizacao?

Falo de gasóleo vs gasolina.

Se meteres um carro a gasóleo, com FAP, a fazer percursos curtos. Existe a forte probabilidade de o sistema vir a dar problemas precocemente.

Está bem........

Pois está...:

A minha experiência é que com percursos longos diários não se tem problema. O meu Corsa nunca teve problemas com FAP. Vendi com 334.000 km. Andamento de 130 km por dia, em duas viagens diárias de 65 km. Muitas vezes nem dava pelas regenerações. Poucas vezes acendeu a luz a indicar a interrupção da regeneração.
Diesel, é para quem anda muito, digo eu.
Não é para o meu feitio ser escravo do automóvel e ter de ir fazer kms de AE só porque é preciso ir regenerar...

A malta tem é de fazer a manutenção a tempo e horas e aprender a conhecer o carro.

Tenho um carro a diesel, moderno e com FAP. Como já disse várias vezes, era o carro que queria comprar tendo em conta o meu plafond. E é um carro que em Portugal tem oferta praticamente inexistente a gasolina.

Tenho uma utilização muito pouco ideal. Faço 3km em dias de semana (pré Covid) entre casa e a estação de comboio. No entanto, ao fim de semana dou sempre voltas maiores e faço viagens grandes com alguma frequência , o que acaba por limpar.

Digamos que tenho uma utilização muito irregular, tanto faço 5km por dia durante 5 dias, como faço uma viagem de 500km num fim de semana.

Até agora , sem problemas. Tenho o carro há 30.000km e só senti 3 ou 4 regenerações ativas, o que significa que apesar dos percursos curtos se fazem passivamente. Que eu desse conta, nunca abortei nenhuma.

Mas o risco é real. É o meu primeiro carro próprio a diesel e não me arrependo nada. Sabe bem fazer Lx - Algarve com médias de 140 km/h e consumos pouco superiores a 5L/100. Já cá coloquei vários registos desses.

Back