DPF, problemas e outras coisas.

Tenho uma Scenic 3 1.5 em casa com FAP que raramente faz mais de 3-4kms de seguida, diariamente, várias vezes ao dia e ao fim de 4 anos neste tipo de uso nunca tive problemas.

Antes ainda andávamos ao fim de semana com ela uns kms (40 a 100 em nacional ou autobahn) mas agora nem isso. Raramente faz mais de 5kms de uma vez. Eu abasteci a carrinha no dia 14 de Março e voltei a abastecer a semana passada, anda todos os dias e várias vezes como disse.

Ao que sei os FAP da Renault conseguem regenerar mesmo a frio ou situações menos favoráveis, seja como for, até agora sem problemas... O próximo que vá fazer este tipo de serviço será a gasolina de qualquer das formas (mais devido ao frio no inverno)

A minha experiência é que com percursos longos diários não se tem problema. O meu Corsa nunca teve problemas com FAP. Vendi com 334.000 km. Andamento de 130 km por dia, em duas viagens diárias de 65 km. Muitas vezes nem dava pelas regenerações. Poucas vezes acendeu a luz a indicar a interrupção da regeneração.
Diesel, é para quem anda muito, digo eu.
Não é para o meu feitio ser escravo do automóvel e ter de ir fazer kms de AE só porque é preciso ir regenerar...
Pois a questão é mesmo essa....recuso-me a ter de fazer as vontadinhas desse género ao carro [:D]

Quanto os percursos metem mais de 30 kms, tem tudo para correr bem e o fap aguentar 200k kms da prache, ou mais.

O problema é quando há percursos curtos ao barulho. Tentei dar um uso geral, com poucos kms e deslocações curtas durante a semana, e uns mais longos ao fds num 1.6 tdi de 2018, tive-o 1 ano.

Não estou para andar a modelar a minha vida em torno de um carro, pelo que optei por um que não sendo diesel faz os mesmos consumos e nao tem FAP, nem injecção directa, nem turbo, nem bimassa, nem caixa[:p]

Só tenho pena da Toyota ter demorado tanto tempo a meter um hibrido que me enchesse as medidas no mercado.

Cump.

Tenho um 1.3 Multijet 85 em casa, de 2014.
Em 6 anos nunca deu problemas de FAP e já fez temporadas alargadas de circuitos urbanos curtos, temporadas de nacional/AE... Enfim...
Teve anos de fazer nem 10 mil km e outros de fazer quase 20 mil.

Nunca anda a pastelar na última relação às 1000 e faz mudas de óleo a cada 10 mil km.

Last edited:
Quanto os percursos metem mais de 30 kms, tem tudo para correr bem e o fap aguentar 200k kms da prache, ou mais.

O problema é quando há percursos curtos ao barulho. Tentei dar um uso geral, com poucos kms e deslocações curtas durante a semana, e uns mais longos ao fds num 1.6 tdi de 2018, tive-o 1 ano.

Não estou para andar a modelar a minha vida em torno de um carro, pelo que optei por um que não sendo diesel faz os mesmos consumos e nao tem FAP, nem injecção directa, nem turbo, nem bimassa, nem caixa[:p]

Só tenho pena da Toyota ter demorado tanto tempo a meter um hibrido que me enchesse as medidas no mercado.

Cump.

Em relacao aos hibridos, qual e' a duracao media (em tempo) das baterias antes de ser necessario substiui-las?

Pois está...:

Não era o mesmo Corsa 1.3cdti que ia à revisão várias vezes ao ano com óleo contaminado, com a fatídica solução de FP+EGR off.

Insistir em diesel para uso urbano é crime ambiental e económico[:D]

EDIT: A4 2.7tdi » 200mil km deixou as viagens passou a mais circuito urbano » FP off

Em relacao aos hibridos, qual e' a duracao media (em tempo) das baterias antes de ser necessario substiui-las?

A duração vai depender de vários factores que nao consigo controlar. A marca dá 10 anos de garantia, desde que se faça a manutenção anual lá.

De qualquer forma, trocá-la fica ao preço que algumas marcas levam por trocar um lá embraiagem/bimassa...

Até agora estão 100% satisfeito com a decisão. Há pessoal que não se importa de fazer mais uns kms para a regeneração se dar, mas não é o eu caso. Fazia-me uma confusão tremenda.

Para mais acontecia sempre na pior altura, tipo fazer um viagem lx-Lagos-lx, e quando chegava à porta de casa começava a regenerar[8b]

Cump.

Conto pelos dedos de uma mão as vezes que fui dar uma volta com um carro para terminar um processo de regeneração.

Contudo conheço de perto unidades com imensos problemas nesse sistema (injeção/EGR/FAP) e existêm mecânicas piores que outras.

A minha mulher de vez em quando diz-me que o carro ficou com as ventoínhas ligadas. Eu vou ao carro, ligo e desligo (para ele parar com o processo) e volto para casa. [:D]

Neste caso em concreto do carro da minha mulher, são 4.5 anos neste tipo de utilização, e num conjunto que hoje em dia conta com mais de 200.000km.

A malta tem é de fazer a manutenção a tempo e horas e aprender a conhecer o carro.

Tenho um carro a diesel, moderno e com FAP. Como já disse várias vezes, era o carro que queria comprar tendo em conta o meu plafond. E é um carro que em Portugal tem oferta praticamente inexistente a gasolina.

Tenho uma utilização muito pouco ideal. Faço 3km em dias de semana (pré Covid) entre casa e a estação de comboio. No entanto, ao fim de semana dou sempre voltas maiores e faço viagens grandes com alguma frequência , o que acaba por limpar.

Digamos que tenho uma utilização muito irregular, tanto faço 5km por dia durante 5 dias, como faço uma viagem de 500km num fim de semana.

Até agora , sem problemas. Tenho o carro há 30.000km e só senti 3 ou 4 regenerações ativas, o que significa que apesar dos percursos curtos se fazem passivamente. Que eu desse conta, nunca abortei nenhuma.

Mas o risco é real. É o meu primeiro carro próprio a diesel e não me arrependo nada. Sabe bem fazer Lx - Algarve com médias de 140 km/h e consumos pouco superiores a 5L/100. Já cá coloquei vários registos desses.

Este tema dava pano para mangas, mas para não alongarmos a discussão, esse facto pouco ou nada está relacionado com o filtro de partículas.

Tenho uma Scenic 3 1.5 em casa com FAP que raramente faz mais de 3-4kms de seguida, diariamente, várias vezes ao dia e ao fim de 4 anos neste tipo de uso nunca tive problemas.

Antes ainda andávamos ao fim de semana com ela uns kms (40 a 100 em nacional ou autobahn) mas agora nem isso. Raramente faz mais de 5kms de uma vez. Eu abasteci a carrinha no dia 14 de Março e voltei a abastecer a semana passada, anda todos os dias e várias vezes como disse.

Ao que sei os FAP da Renault conseguem regenerar mesmo a frio ou situações menos favoráveis, seja como for, até agora sem problemas... O próximo que vá fazer este tipo de serviço será a gasolina de qualquer das formas (mais devido ao frio no inverno)

Até pode ser (não sei...), mas em 5 kms não há filtro de partículas que tenha tempo para regenerar.

O primeiro carro que tive com FAP vendi-o há quase 4 anos com 293 mil kms sem qualquer problema no FAP...até hoje (o meu mecânico ficou com ele).

O actual tem 220 mil kms e no FAP não teve qualquer problema. Teve sim num dos sensores do FAP (que é problema crónico destes motores, há até um caso aqui no fórum com 10 mil kms, salvo erro) que começa a enviar informações erradas e acende a luz do filtro de partículas. Esse sensor foi trocado há 4 anos, e até hoje ainda não berrou outra vez.

Sempre que se fala neste tema, vejo muita gente em falar em dar um apertão ao carro, ou fazer viagens ao fim-de-semana para limpar. É preciso perceber que se o FAP precisar de regenerar, não é preciso dar qualquer esticão. Basta circularmos a uma velocidade estabilizada (até é o mais aconselhado), na ordem das 2500 rpms e, se tudo correr bem, menos de 10 minutos depois, o ciclo termina. E só volta a iniciar-se quando o filtro voltar a saturar. Podemos estar a chegar de viagem (como o Ice referiu e acontece a todos), onde havia condições excelentes para a regeneração e voilá, inicia o ciclo. Isto para dizer que as voltas ao fim-de-semana podem atenuar a coisa, mas o carro pode andar a abortar regenerações todos os dias da semana (no limite caso queira regenerar a uma segunda-feira) e só ao fim-de-semana é que completa o ciclo. Como todos sabem, isto não dá saúde ao filtro nem ao óleo do motor. Então se estiver lá 30 mil kms...

Pois a questão é mesmo essa....recuso-me a ter de fazer as vontadinhas desse género ao carro [:D]

Quando tenho tempo e condições, faço-o. Não me custa. É chato estar a queimar gasóleo para o filtro regenerar, não o nego, mas prefiro fazer isso ocasionalmente do que arriscar problemas mais tarde, e os custos associados aos mesmos.

Quando não dá, não dá. Inicia depois, quando voltar a pegar no carro.

Sim não é o fim do mundo claro está, e pior que isso são os problemas como consequência de parar regenerações.
Mas eu se tiver opções ao diesel opto sempre por elas para tambem não ter essa chatice.

Antigamente em carros a carburador ao ligar a frio tinha que se regular o " botão do ar " para ajustar a mistura e depois ir diminuindo aos poucos. Não dava para arrancar logo. Mas aí não me chateava, vá-se lá perceber [:D]

Estava a ouvir um programa na semana passada em que o entrevistado era um professor universitario que fazia peritagens automoveis para tribunais onde ele relata um sem numero de problemas (alguns graves) com os filtros de particulas dos veiculos com motores diesel.
Um comprador de um carro actual precisa de levar estes problemas em conta? Que problemas se podem esperar? Ate que ponto os filtros de particulas sao um problema? Serao os motores a gasolina mais resistentes a uma conducao tipica onde se fazem habitualmente pequenos trajectos (< 30Km)?

Desde que não interrompas a regeneração não tens problemas

Gastas menos de 10€ a instalar uma luz avisadora LED e a unica coisa que tens que fazer é deixar o carro terminar a regeneração enquanto a luz LED piscar..

https://forum.motorguia.net/boxes/1...problemas-com-o-fap-marca-e-modelo-sff-3.html

Last edited:

Eu para mim escolheria sempre hibrido.

O meu carro que faz as viagens mais curtas é diesel (trocos de 3 km no dia a dia) é de 2019 e tem agora 20 000 mas e cedo para conclusões é apenas conduzido por mim.

Digamos que nao tenho que me preocupar propriamente com avarias, reparações etc porque nao sou eu que pago (so perco tempo a tratar)

O meu carro que faz viagens de 15 + 15 é um hibrido, porque foi pago com o meu dinheiro.

Baterias depende da marca, mas na toyota 10 anos não é tema, tem garantia.

Já é o meu segundo hibrido, apesar de mais guloso que o anterior esta a ter um melhor custo de combustivel por km que o diesel de potência equivalente que tinha antes, mesmo sendo um carro muito menos aerodinamico e igualmente pesado

Desde que não interrompas a regeneração não tens problemas

Gastas menos de 10€ a instalar uma luz avisadora LED e a unica coisa que tens que fazer é deixar o carro terminar a regeneração enquanto a luz LED piscar..

https://forum.motorguia.net/boxes/1...problemas-com-o-fap-marca-e-modelo-sff-3.html

Tenho um diesel recente e às vezes faço muita cidade. Noto que a regeneração é interrompida muitas vezes, mas isso tanto acontece em pequenas deslocações, como logo após fazer 300kms de seguida. Não sei qual é o padrão e nem pretendo saber.

A informação que tive da oficina (marca) é que só não se deve interromper regenerações "forçadas", isto é, aquelas que são anunciadas no CB e que que acende uma luz amarela (alegadamente, poi nunca vi).

Tenho um diesel recente e às vezes faço muita cidade. Noto que a regeneração é interrompida muitas vezes, mas isso tanto acontece em pequenas deslocações, como logo após fazer 300kms de seguida. Não sei qual é o padrão e nem pretendo saber.

A informação que tive da oficina (marca) é que só não se deve interromper regenerações "forçadas", isto é, aquelas que são anunciadas no CB e que que acende uma luz amarela (alegadamente, poi nunca vi).

O meu se quando fica a bufar e regeneração interrompida ( penso que sim) é as semanas inteiras. Em duas das 4 deslocações. Que vou fazer...
so para quando o levo a uma viagem maior no fim de semana mais proximo. E depende da qualidade da viagem, porque as vezes para por meia semana, as vezes por 2...

À regeneração é tudo menos inteligente. Posso fazer 120 km e nada.. no dia a seguir faço 2 e la esta ele a tentar.

Tudo se resolvia com um botão para efetuar manualmente a regeneração. A máquina não consegue adivinhar qual o trajeto que iremos fazer.

Ainda na próxima sexta vou ao Algarve , viagem ideal para limpar. Com azar meu, só vai acumular e nada de limpezas ...

Não me preocupo com isso do FAP, também acho que existem mais motores propensos a ter problemas devido ao FAP que outros, eu no meu A4 na minha rotina diária faço a maior parte das vezes menos de 10km´s por trajecto e nunca tive problemas desses, regenerações já interrompi várias vezes então quando tou a casa paciência não vou andar a passear só porque sim.
Preocupo-me isso sim em levar à revisão o carro a horas em ter uns bons pneus no carro agora FAP não me preocupo[;)]

Last edited:
Tudo se resolvia com um botão para efetuar manualmente a regeneração. A máquina não consegue adivinhar qual o trajeto que iremos fazer.

Ainda na próxima sexta vou ao Algarve , viagem ideal para limpar. Com azar meu, só vai acumular e nada de limpezas ...

Era isto. A cereja no topo do bolo era num daqueles milhentos menus do computador de bordo, um com o grau de saturação do dito. E pronto. Epá, ainda só tenho o filtro a 50%, mas para a semana vou andar sempre em trajetos curtos, é melhor queimar já isto.

Podia ser extra e custar 500 euros, que ia poupar mais que isso a muito boa gente.

Tive uma Megane Sport Tourer de 2014 ate Fevereiro várias foram as vezes em que cheguei a casa e lá estava o FAP a regenerar, nunca fui dar voltas adicionais, apenas deixava-o terminar o serviço parado e nunca tive chatices.

Como me foi atribuído um carro de empresa em Dezembro e a Megane passava uma semana parada optei por vendê-la e comprar um carro a gasolina.

O carro de serviço é um Punto de 2012 e raro é o dia em que o FAP não regenera, a maior parte dos dias faço percursos curtos com ele e isso nota-se.

Como é que vocês identificam que o processo está a acontecer?
Tenho agora um carro a gasolina com filtro. O meu anterior a diesel também tinha. Nem num nem noutro alguma vez notei alguma coisa.
Sempre me disseram para estar atento às rotações do motor n ralenti e aos consumos, mas nunca vi nada que fosse evidente para que pudesse ser notado facilmente.

Pelas ventoinhas? Só ouço as ventoinhas quando ando armado em parvo com o carro...

Back