A malta tem é de fazer a manutenção a tempo e horas e aprender a conhecer o carro.
Tenho um carro a diesel, moderno e com FAP. Como já disse várias vezes, era o carro que queria comprar tendo em conta o meu plafond. E é um carro que em Portugal tem oferta praticamente inexistente a gasolina.
Tenho uma utilização muito pouco ideal. Faço 3km em dias de semana (pré Covid) entre casa e a estação de comboio. No entanto, ao fim de semana dou sempre voltas maiores e faço viagens grandes com alguma frequência , o que acaba por limpar.
Digamos que tenho uma utilização muito irregular, tanto faço 5km por dia durante 5 dias, como faço uma viagem de 500km num fim de semana.
Até agora , sem problemas. Tenho o carro há 30.000km e só senti 3 ou 4 regenerações ativas, o que significa que apesar dos percursos curtos se fazem passivamente. Que eu desse conta, nunca abortei nenhuma.
Mas o risco é real. É o meu primeiro carro próprio a diesel e não me arrependo nada. Sabe bem fazer Lx - Algarve com médias de 140 km/h e consumos pouco superiores a 5L/100. Já cá coloquei vários registos desses.
Este tema dava pano para mangas, mas para não alongarmos a discussão, esse facto pouco ou nada está relacionado com o filtro de partículas.
Tenho uma Scenic 3 1.5 em casa com FAP que raramente faz mais de 3-4kms de seguida, diariamente, várias vezes ao dia e ao fim de 4 anos neste tipo de uso nunca tive problemas.
Antes ainda andávamos ao fim de semana com ela uns kms (40 a 100 em nacional ou autobahn) mas agora nem isso. Raramente faz mais de 5kms de uma vez. Eu abasteci a carrinha no dia 14 de Março e voltei a abastecer a semana passada, anda todos os dias e várias vezes como disse.
Ao que sei os FAP da Renault conseguem regenerar mesmo a frio ou situações menos favoráveis, seja como for, até agora sem problemas... O próximo que vá fazer este tipo de serviço será a gasolina de qualquer das formas (mais devido ao frio no inverno)
Até pode ser (não sei...), mas em 5 kms não há filtro de partículas que tenha tempo para regenerar.
O primeiro carro que tive com FAP vendi-o há quase 4 anos com 293 mil kms sem qualquer problema no FAP...até hoje (o meu mecânico ficou com ele).
O actual tem 220 mil kms e no FAP não teve qualquer problema. Teve sim num dos sensores do FAP (que é problema crónico destes motores, há até um caso aqui no fórum com 10 mil kms, salvo erro) que começa a enviar informações erradas e acende a luz do filtro de partículas. Esse sensor foi trocado há 4 anos, e até hoje ainda não berrou outra vez.
Sempre que se fala neste tema, vejo muita gente em falar em dar um apertão ao carro, ou fazer viagens ao fim-de-semana para limpar. É preciso perceber que se o FAP precisar de regenerar, não é preciso dar qualquer esticão. Basta circularmos a uma velocidade estabilizada (até é o mais aconselhado), na ordem das 2500 rpms e, se tudo correr bem, menos de 10 minutos depois, o ciclo termina. E só volta a iniciar-se quando o filtro voltar a saturar. Podemos estar a chegar de viagem (como o Ice referiu e acontece a todos), onde havia condições excelentes para a regeneração e voilá, inicia o ciclo. Isto para dizer que as voltas ao fim-de-semana podem atenuar a coisa, mas o carro pode andar a abortar regenerações todos os dias da semana (no limite caso queira regenerar a uma segunda-feira) e só ao fim-de-semana é que completa o ciclo. Como todos sabem, isto não dá saúde ao filtro nem ao óleo do motor. Então se estiver lá 30 mil kms...
Pois a questão é mesmo essa....recuso-me a ter de fazer as vontadinhas desse género ao carro [

]
Quando tenho tempo e condições, faço-o. Não me custa. É chato estar a queimar gasóleo para o filtro regenerar, não o nego, mas prefiro fazer isso ocasionalmente do que arriscar problemas mais tarde, e os custos associados aos mesmos.
Quando não dá, não dá. Inicia depois, quando voltar a pegar no carro.