Dupla Sinalização

Se não tivessem semáforos teriam outra sinalização, como já tiveram antes de terem semáforos.

O sinal azul redondo indica obrigação de sentido de circulação e não proíbe nada a ninguém a não ser circular no sentido inverso do indicado.

E já agora, qual é a diferença entre uma praça de "sentido giratório" e uma rotunda?
Fisicamente? Nenhuma.

A diferença está que, na que tem o sinal de rotunda, é definida uma ordem diferente de prioridade (é este o propósito do sinal).

Se não tivesse este sinal aplicava-se a regra mais comum: quem vem da direita tem prioridade, independentemente de ser triangular, circular, etc.

No caso de pretenderem indicar/alterar o sentido de circulação, mantendo as precedências de passagem, o sinal a utilizar seria este (ou o oposto):
prod_smp_1191313142_41484.jpg

O facto de ter o sinal de rotunda não implica com a outra sinalização, é apenas um sinal de obrigação de sentido.

O Marquês de Pombal, a Rotunda do relógio o Entre Campos, todos são rotundas e têm vários semáforos.

Neste caso em particular para quem entra a sinalização é bem visível, inclusive o sinal de perda de prioridade para quem circula.

Implica, ser rotunda implica que quem lá circule tenha prioridade sobre quem queira entrar.

Isso é o mesmo que teres um stop e um sinal em que não se pode parar e estacionar [:p]

Fisicamente? Nenhuma.

A diferença está que, na que tem o sinal de rotunda, é definida uma ordem diferente de prioridade (é este o propósito do sinal).

Se não tivesse este sinal aplicava-se a regra mais comum: quem vem da direita tem prioridade, independentemente de ser triangular, circular, etc.

No caso de pretenderem indicar/alterar o sentido de circulação, mantendo as precedências de passagem, o sinal a utilizar seria este (ou o oposto):

Se não existir sinal de rotunda, nem qualquer sinal, a placa no centro da estrada deve ser encarada como qualquer outra placa, ou seja...

Teria trânsito nos dois sentidos
Para virar à esquerda teria que se dar a nossa direita à placa, e vice-versa.

[:)][:)][:)]

E não percebo porque é que faz confusão ter um sinal de perca de prioridade no meio da rotunda.:confused:
Também não há semáforos??? Esses também confundem???

Implica, ser rotunda implica que quem lá circule tenha prioridade sobre quem queira entrar.

Isso é o mesmo que teres um stop e um sinal em que não se pode parar e estacionar [:p]
Estar parado num STOP não te coloca na situação de "estacionado" ou "parado"!

Tal como não serás multado se o teu carro avariar numa zona em que é proibido estacionar ou parar.

Epa, o exemplo que eu dei era meramente..

Pronto, eu digo que seria como estar verde e vermelho num semaforo..( como já foi dito..)

E não percebo porque é que faz confusão ter um sinal de perca de prioridade no meio da rotunda.:confused:

Não confunde porque a sinalização luminosa tem prioridade sobre a vertical.

No caso de uma placa a dizer stop / perda de prioridade numa rotunda, é portanto um preciosismo..

Last edited:
Se não tivessem semáforos teriam outra sinalização, como já tiveram antes de terem semáforos.

O sinal azul redondo indica obrigação de sentido de circulação e não proíbe nada a ninguém a não ser circular no sentido inverso do indicado.

E já agora, qual é a diferença entre uma praça de "sentido giratório" e uma rotunda?

Numa praça de sentido giratório, tem prioridade quem vem da direita.
Numa rotunda tem prioridade quem nela circula.

É essa a diferença.

Se não existir sinal de rotunda, nem qualquer sinal, a placa no centro da estrada deve ser encarada como qualquer outra placa, ou seja...

Teria trânsito nos dois sentidos
Para virar à esquerda teria que se dar a nossa direita à placa, e vice-versa.
Não confudas as pessoas João!

Se a placa (ou poste, ou outro obstáculo) se encontrar no eixo da via dás a esquerda à mesma (excepto se for uma triangular ou nos casos em que haja sinalização em contrário).

Se deres a direita à placa vais estar em contramão. Relê o código sff.

Faz confusão porque a situação apresentada é um deadlock e só vai funcionando porque há bom senso.

Quem entra na rotunda não tem prioridade, e no entanto, quem circula na mesma também não.

A solução passa por retirar o sinal de rotunda que não está ali a fazer absolutamente nada.

Outra coisa, nesta rotunda só se perde prioridade, nesse ponto, nos outros, quem segue nela tem prioridade (tem mais 3 saidas/entradas).

Rotunda: praça formada por cruzamento ou entroncamento, onde o trânsito se processa em sentido giratório.

1. Sinalização Vertical

D4 - Rotunda
Deve ser colocado o mais próximo possível da rotunda, por forma a ser facilmente visível pelos condutores que se aproximam da rotunda.

B1 - Cedência de passagem
Deve ser colocado na proximidade imediata da rotunda, isto é, na posição correspondente ao local onde os condutores devem parar e aguardar a passagem dos outros veículos.
Pode ainda ser colocado a uma distância máxima da intersecção de:
- 50m fora das localidades;
- 25m dentro das localidades;
- ou se acompanhado de painel adicional Modelo 1 (indicador da distância), pode ser repetido a uma maior distância da intersecção, indicada no painel.
Os sinais D4 e B1 podem ser colocados no mesmo suporte.

B7 - Aproximação de rotunda
Deve ser colocado entre 150m e 300m da rotunda;
Caso as características da via não permitam a colocação àquela distância, deve ser utilizado o painel adicional Modelo 1, com indicação da distância à rotunda.

Nem existe sinalização de rotunda no marquês nem no relógio. É apenas uma praça de sentido giratório, onde quem vem da direita tem prioridade, caso não tivesse semáforos.

No relógio existe o sinal azul de rotunda. [;)]

EDIT: Escreve aí depressa onde ficam essas duas rotundas, senão este tópico transforma-se num caos!!! :eek: [:)] [:)]

Sinalização portuguesa no seu melhor...

2 sinais de cedência de prioridade contraditórios: por um lado, o sinal de rotunda, impõe que quem circula na rotunda tem prioridade sobre quem pretender entrar na mesma, ainda que se apresente pela direita; por outro, o sinal triangular de cedência de prioridade implica que, quem circula na rotunda, tem de ceder passagem a quem nela vai entrar...

Se a intenção era ceder prioridade a quem entra na rotunda, bastava retirar o sinal de rotunda pois, nesse caso, a rotunda transformava-se em cruzamento, com aplicação das regras gerais de prioridade (neste caso, para que pessoas não fossem apanhadas desprevenidas, eu colocaria o sinal triangular).

Tendo em conta que os dois sinais são contraditórios e estão no mesmo nível hierárquico (sinalização vertical), alguém sabe como isto se resolveria no caso de sinistro?

Eu sinceramente não faço ideia...

:sh)

Quem entra na rotunda por essa entrada tem lá o sinal a dizer que tem prioridade:

B3.gif

Quando passar por lá se tiver tempo tiro uma foto, por isso em caso de acidente é muito simples resolver [;)]

É estranho (Para quem é de Setúbal) é ver o pessoal a dar prioridade nessa entrada a quem lá circula, por ai ve-se logo quem é da zona ou não [:)]

Não sei qual é a dúvida!!

O que há mais por aí são rotundas onde a meio há um semáforo, ou uma cedencia de passagem ou stop. Do meu ponto de vista estes sinais servem para regular o transito da melhor maneira, de forma a dar prioridade ao local de onde vem a maioria do transito.

Ora, se virem um sinal vermelho numa rotunda, com certeza param, não? então que raio de confusão vos faz ver um stop ou um sinal de cedência de passagem? Param da mesma forma que parariam com um stop.

Os sinais de transito têm uma ordem hierarquica e como tal os sinais de stop, semáforos e cedências de passagem prevalecem sobre os sinais da rotunda...[;)]

Esta é nova.

Em que artigo é que isso está?

Não me digas que não sabes que há sinais de transito que prevalecem sobre outros!! :sh)

Quando num cruzamento tens um semaforo e no mesmo cruzamento tens também um stop...a qual obedeces?![;)]

E se no mesmo cruzamento estiver um agente regulador de transito? [;)]

Pois....[:p]

Pelo menos acho que é assim, mas até posso estar a dizer asneirada!!

Last edited:
Não me digas que não sabes que há sinais de transito que prevalecem sobre outros!! :sh)

Quando num cruzamento tens um semaforo e no mesmo cruzamento tens também um stop...a qual obedeces?![;)]

E se no mesmo cruzamento estiver um agente regulador de transito? [;)]

Pois....[:p]

Pelo menos acho que é assim, mas até posso estar a dizer asneirada!!

A hierarquia é, salvo erro, a seguinte: Sinalização horizontal, vertical, semaforos, policia.

A hierarquia é, salvo erro, a seguinte: Sinalização horizontal, vertical, semaforos, policia.

É Policia, Semaforos, Vertical, horizontal...mas não sei se dentro de cada categoria haverá hierarquias também..tinha ideia que sim, mas não encontro nada que o aprove![;)]

Ora, se virem um sinal vermelho numa rotunda, com certeza param, não? então que raio de confusão vos faz ver um stop ou um sinal de cedência de passagem? Param da mesma forma que parariam com um stop.

Os sinais de transito têm uma ordem hierarquica e como tal os sinais de stop, semáforos e cedências de passagem prevalecem sobre os sinais da rotunda...[;)]

Ora, se um sinal de rotunda, para além de comportar uma determinada forma de circulação, implica igualmente uma excepção à regra de cedência de prioridade, porque é que não há-de ser considerado um, como tu denominaste, "sinal de cedência de prioridade"?

Não sei qual é a dúvida!!

Eu estou igual...

A não ser que quem entre na rotunda tem prioridade porque tem dois sinais a concederem-lhe prioridade (sinal amarelo no local referido por um user), enquanto que quem circula na rotunda só tem um.....quem entra na rotunda dá 2-0 a quem nela circula?[:D] [:D] [:D]

Back