Dúvida, acidente sem entendimento

noks

New member
Boa tarde, não sei se aqui é o local indicado mas cá vai :D
Queria que exclarecer uma situação
Circulava eu numa nacional que dá acesso à minha casa, quando habitualmente olho pelo espelho vejo uma carrinha e faço o pisca para a esquerda, para informar que ia virar para para esse mesmo lado, quando vou a fazer a manobra para entrar vem um carro disparado que não o vi pelo espelho que me bateu forte desde a jante da frente até ao farol, só que ele agora não quer assumir a culpa é diz que a culpa é minha, sendo que já inventou várias versões da história, chamei logo a GNR fez o croquie e mediu de travagem do carro dele cerca de 20 metros, isto estamos a falar que era dentro de uma localidade e queria passar logo 2 veículos de uma vez...
Afinal de contas quem é a culpa? Eu pelo que me ensinaram nas aulas de condução ali tinha prioridade e uma pessoa só deve ultrapassar quando estão reunidas as condições de seguranaça para tal... obs tenho testemunha em como me viu fazer o pisca

Last edited:
a culpa é dele, e se dizes que ele era um desses cromos que se mete a ultrapassar tudo e todos como se fosse o rei da estrada, ele nem tem como se safar, pois ele é que não tomou as devidas precauções...

por isso não te preocupes deixa a tua seguradora tratar disso...

Boa tarde, não sei se aqui é o local indicado mas cá vai :D
Queria que exclarecer uma situação
Circulava eu numa nacional que dá acesso à minha casa, quando habitualmente olho pelo espelho vejo uma carrinha e faço o pisca para a esquerda, para informar que ia virar para para esse mesmo lado, quando vou a fazer a manobra para entrar vem um carro disparado que não o vi pelo espelho que me bateu forte desde a jante da frente até ao farol, só que ele agora não quer assumir a culpa é diz que a culpa é minha, sendo que já inventou várias versões da história, chamei logo a GNR fez o croquie e mediu de travagem do carro dele cerca de 20 metros, isto estamos a falar que era dentro de uma localidade e queria passar logo 2 veículos de uma vez...
Afinal de contas quem é a culpa? Eu pelo que me ensinaram nas aulas de condução ali tinha prioridade e uma pessoa só deve ultrapassar quando estão reunidas as condições de seguranaça para tal... obs tenho testemunha em como me viu fazer o pisca

Deve dar 50/50

Uma pessoa só deve ultrapassar quando estão reunidas as condições de segurança assim como TU só deves mudar de direcção se estiverem reunidas todas as condições.

Pensa assim, se tu não tivesses mudado de direcção À esquerda e esperasse que te tivessem ultrapassado não teria havido embate, assim como se o outro não tivesse feito ultrapassagem não tinha havido embate.

A culpa pode ser inteiramente tua, como pode ser 50/50 como pode ser toda dele. Andava ai um caso de um user que teve um acidente igualzinho ao teu, só que o que ia a ultrapassar fugiu do local.

Podes ver a história toda aqui:

http://forum.autohoje.com/road-book...o-barragem-de-montargil-com-fuga-domingo.html

Last edited:
a culpa é dele, e se dizes que ele era um desses cromos que se mete a ultrapassar tudo e todos como se fosse o rei da estrada, ele nem tem como se safar, pois ele é que não tomou as devidas precauções...

por isso não te preocupes deixa a tua seguradora tratar disso...

Adoro os teus posts, cada vez que comentas tens sempre 100% de tudo SEMPRE.

Sabichão[:cool:]

Adoro os teus posts, cada vez que comentas tens sempre 100% de tudo SEMPRE.

Sabichão[:cool:]

ele tem tudo a favor dele, estou farto de ver condutores como o que bateu a fazerem essas tretas em rectas dentro de localidades , e as pressas darem em vagar...

portanto tu tens de render as evidencias o outro é culpado por n motivos, não é preciso ser nenhum sabichão...[;)]

Deve dar 50/50 ele estava a ultrapassar sem condições mas tu também fizeste a manobra sem garantir que estavam reunidas as condições, neste caso a ser ultrapassado.

As seguradoras quase de certeza que vão dar 50/50, caso não estejas satisfeito podes sempre ir em frente e tentar por outras vias mas acho difícil.

Porque é que dizes que tinhas prioridade? Estavas a ser ultrapassado e querias mudar de direcção (atenção que não estou a dizer que a culpa foi tua, só estou a perguntar)

Um colega meu da faculdade teve um acidente idêntico ao teu, felizmente também com uma testemunha que o viu a fazer pisca com antecedência e o outro que fez a ultrapassagem foi dado como 100% culpado.

ele tem tudo a favor dele, estou farto de ver condutores como o que bateu a fazerem essas tretas em rectas dentro de localidades , e as pressas darem em vagar...

portanto tu tens de render as evidencias o outro é culpado por n motivos, não é preciso ser nenhum sabichão...[;)]

não é proibido ultrapassar dentro das localidades!
se o user ia a virar para casa e não existir linha continua/ sinalizacao que proiba a ultrapassagem, a culpa pode muito bem ser dele!

Ias virar à esquerda num cruzamento/entroncamento, ou para o interior da tua residência?

Pois, eis a grande questão.

A malta pensa que tem prioridade quando acede à entrada da garagem ou caminhos particulares e depois... [;)]

Antes de mais obrigado por responderem...
1°Ponto ia virar para um local privado aonde tem a habitação
2° ponto eu olhei ao espelho e só vi uma carrinha que vinha atrás de mim, a reta a cerca de 100 metros atrás tem um pequeno alto que tira um pouco a visibilidade, e a carrinha que vinha atrás era uma daquelas grandes de caixa aberta mesmo que ele estivesse atrás da carrinha não o via, 20 metros de travagem dele, já se pode ver a que velocidade ia, não quero ofender niguem que tenha seats mas era um ibiza 6k2 fumarento, portanto se os putos querem fazer rally que o façam na pista, conclusão peritagem só segunda feira e pelo que me disse a minha seguradora irá só o perito da seguradora de quem me bateu...

Acho que vai por aqui uma grande confusão, quando sinalizada a manobra para virar á esquerda o que vem atrás só tem que aguardar, neste caso acidente na sequência de ultrapassagem é manobra perigosa.
Neste caso não interessa se vira á esquerda para uma garagem ou nacional, a manobra tem que ser feita e desde que não tenha ninguém de frente é permitida desde que não tenha traço continuo, quem vem atrás espera.

Acho que vai por aqui uma grande confusão, quando sinalizada a manobra para virar á esquerda o que vem atrás só tem que aguardar, neste caso acidente na sequência de ultrapassagem é manobra perigosa.
Neste caso não interessa se vira á esquerda para uma garagem ou nacional, a manobra tem que ser feita e desde que não tenha ninguém de frente é permitida desde que não tenha traço continuo, quem vem atrás espera.

Se eu colocar pisca depois e iniciar uma manobra de ultrapassagem antes quem tem de esperar é quem está a virar à esquerda.

As leis não sei baseiam em senso comum nem em civismo...

Se o user não o viu e iniciou a manobra e ele já lá está... Por mais rápido que o outro fosse levaria só multa por velocidade excessiva

Dizes tu.

Já assisti a um acidente igual. Nesse caso o carro que ia a ultrapassar, ultrapassou 1/2 dúzia de carros. 100% de culpa para quem ia a virar à esquerda.
Assisti a outro parecido, um carro ultrapassou um camião que ia virar à esquerda, com pisca aberto. 100% de culpa para quem ia a virar à esquerda.
Não me perguntem porquê. Não fui eu quem decidiu a culpabilidade.

Onde é que aprendeste isso?

Acho que foi mais ou menos assim.

ehg2gj.jpg

Ainda deu uma trabalheira

Back