Dúvida, acidente sem entendimento

A estrada não tem marcação nenhuma, pelo que estou a ver ou vai ficar 50/50 ou vou ser o culpado, relatório da GNR conta para algo? Eu não o vi mas as provas e da maneira que foi o acidente ele vinha com muita velocidade, mas o agente que me preencheu o papel disse que não pode provar nada...
Vai uma pessoa traquila da vida e acontece isto, e mais sorte tive porque se estivesse mais a frente tinha embatido contra a minha porta e sabe-se lá aonde estava agora..

Por outro lado, se estavas à frente de uma carrinha de caixa aberta como dizes, o que ultrapassou podia perfeitamente não ter visto que estavas a fazer pisca e pensou somente que à frente ia uma "lesma" daquelas típicas de encontrar nas nacionais.

Mas o problema é que as histórias dele não combinão, ele quando me bateu saiu logo do carro a dizer que não tinha ligado o pisca, agora que ele soube que tinha uma testemunha, já diz que não viu o meu carro, eu no momento do embate a primeira coisa que me veio à cabeça foi, de aonde veio este gajo... agora que ele vinha a 50 isso não vinha de certeza porque se ele viesse atrás da carrinha e utrapasa-se travava a tempo antes de embater, agora a única explicação que arranjo foi que ele de certeza vinha a alta velocidade e no momento que olhei pelo espelho ele estava a "chegar" atrás da carrinha e não teve meias medidas e pôs a ultrapassar, agora aqui não me venham com coisas que vinha a pouco mais de 60klm/h porque tenho impressão que a GNR comentou que ele vinha a 90/100klm/h mas amanhã vou a GNR confirmar isso se tiver autorização...

testemunhei um acidente em tudo igual....

uma mota a ultrapassar vários carros (+3) em excesso de velocidade embateu num carro que ia na minha frente a virar para casa....

foi dado 50\50... seguiu para tribunal... e morreu ai!

já não tenho a certeza se ficou a 50\50 ou se o carro foi considerado culpado a 100%!

basicamente o que me explicaram foi que ambos estão a realizar uma manobra perigosa que envolve a invasão da faixa contraria, logo tem de se precaver contra os riscos...

A zona de embate dos carros numa mesma situação pode ser a diferença entre ser 100% culpado ou não...

Já telefonei para a minha seguradora e eles dizem que eu sou o culpado... mas eles podem fazer isso? Nem peritagem nem levantam o auto da GNR?

Se quiseres perder um pouco de tempo a ler, vê os casos 15, 16 e 17.

http://sitedosseguros.com/uploads/tabela-pratica-responsabilidades.pdf

Isso serve para indicar como as companhias vão decidir? [:p]

Este sinistro é comum e depende da sinalização no local (horizontal e vertical), sinalização dos veículos e o que se provar destas.
A sinalização luminosa de mudança de direcção não é um direito absoluto.

Há uma grande tendência para a responsabilidade ser atribuída a quem muda de direcção à esquerda, por não verificar que já estava a ser ultrapassado quando inicia a mudança de direcção, mesmo em sede judicial, ou de 50/50 por ambos não acautelarem as manobras.

SE existir prova de sinalização atempada, estar ao eixo da via, e o embate nos veículos indicar que as manobras são ao mesmo tempo, eventualmente altera para responsabilidade de quem ultrapassa.

Só não aceito que seja a responsabilidade porque vira para um local privado, porque isso, por si, não dá qualquer responsabilidade.

Já assisti a um acidente igual. Nesse caso o carro que ia a ultrapassar, ultrapassou 1/2 dúzia de carros. 100% de culpa para quem ia a virar à esquerda.
Assisti a outro parecido, um carro ultrapassou um camião que ia virar à esquerda, com pisca aberto. 100% de culpa para quem ia a virar à esquerda.
Não me perguntem porquê. Não fui eu quem decidiu a culpabilidade.

Já telefonei para a minha seguradora e eles dizem que eu sou o culpado... mas eles podem fazer isso? Nem peritagem nem levantam o auto da GNR?

Parece que as decisões continuam a ser iguais às que eu tinha referido. Nada de novo a Oeste.

Isso serve para indicar como as companhias vão decidir? [:p]

Este sinistro é comum e depende da sinalização no local (horizontal e vertical), sinalização dos veículos e o que se provar destas.
A sinalização luminosa de mudança de direcção não é um direito absoluto.

Há uma grande tendência para a responsabilidade ser atribuída a quem muda de direcção à esquerda, por não verificar que já estava a ser ultrapassado quando inicia a mudança de direcção, mesmo em sede judicial, ou de 50/50 por ambos não acautelarem as manobras.

SE existir prova de sinalização atempada, estar ao eixo da via, e o embate nos veículos indicar que as manobras são ao mesmo tempo, eventualmente altera para responsabilidade de quem ultrapassa.

Só não aceito que seja a responsabilidade porque vira para um local privado, porque isso, por si, não dá qualquer responsabilidade.
Eu tenho 1 testemunha em como me viu a fazer o pisca.
Agora só acho estranho vir um perito ver os carros, a minha seguradora disse que só tenho seguro contra terceiros e que não tenho essa possibilidade, agora que o perito do outro seguro pode puxar a brasa à sardinha dele isso pode.
Conclusão, vai acabar por ir para tribunal

O fazer o pisca não é suficiente para culpabilizar o outro condutor, nesse caso em particular tu é que deverias esperar que fosses ultrapassado e so depois virar á esquerda. Como disse anteriormente, so provando que o outro veículo vinha em velocidade escessiva e não permitindo que tivesses visto a manobra deste é que poderia ser atribuída culpa ao outro, mas seria muito difícil.
Se tentares ir para tribunal acho que vais perder ainda mais dinheiro...

O fazer o pisca não é suficiente para culpabilizar o outro condutor, nesse caso em particular tu é que deverias esperar que fosses ultrapassado e so depois virar á esquerda. Como disse anteriormente, so provando que o outro veículo vinha em velocidade escessiva e não permitindo que tivesses visto a manobra deste é que poderia ser atribuída culpa ao outro, mas seria muito difícil.
Se tentares ir para tribunal acho que vais perder ainda mais dinheiro...
Pois lá está, se o tivesse visto no espelho de certeza que não me tinha metido...
Neste momento estou desempregado posso sempre usar um advogado pelo estado.
O problema é mesmo ficar sem o carro, o acidente deu-se domingo, e ia começar a trabalhar segunda, melhor azar é impossível.

A testemunha pode ser importante.
As companhias não são obrigadas a fazer averiguações, se entenderem que os elementos já disponibilizados são suficientes para tomar uma decisão quanto à responsabilidade.

Se só tens seguro contra terceiro o que deves fazer é ir reclamar à companhia do outro (caso o assunto esteja em Convenção IDS e não concordes) e aguardar pela posição.
Se não concordares podes ver se tens a Cobertura de Protecção Jurídica ou defesa juridica ou nome similar, para eles analisarem, pois podem assumir despesas com advogados e taxas se entenderem que possas ter razão.

Tens igualmente a hipotese do CIMPAS, se a companhia contrária for aderente e nem necessitas de advogado até certo valor.

Esqueci de um pormenor, a cerca de 10 metros antes do embate tem uma passadeira, isso tem algum peso?

Esqueci de um pormenor, a cerca de 10 metros antes do embate tem uma passadeira, isso tem algum peso?
Tanto como se tivesse um STOP 10 metros à frente...

Absolutamente irrelevante para o acidente.

Back