Dúvida sobre código

Para mim esta imagem é perfeitamente ilucidativa. Existem duas vias, a da direita tem o sinal b1. A via da direita tem de ceder prioridade a quem circula na via da esquerda quando mudar para a via da esquerda, não tem de ceder prioridade a quem circule na via da esquerda para mudar para a via da direita.
45f30d1ed65fdd1e25cd1c6e8872f2d1.jpg

Olhando então para o exemplo das 3 imagens infra que são todas da mesma entrada na A1, se eu vier na via que entra na A1 e chegar à A1 à velocidade normal da A1 não tenho de ceder prioridade a quem circula na via da direita da A1 e queira mudar para a via em que circulo mas se for mais devagar do que a velocidade normal da A1 já tenho de ceder prioridade, e deixo de ter de ceder quando circular à velocidade normal da A1? Para mim isso não faz qualquer sentido.

Não, isso não faz qualquer sentido nem para ti nem para ninguém.
Tens que ceder a prioridade independentemente das velocidades. Da tua e da dos outros.
Deixar de ceder prioridade por causa da velocidade... Está boa esta...

Eu falo de quem tem prioridade a passar para a via da direita e tu respondes como se deve fazer para passar para a via da esquerda?
Tens uma forma de te expressares um bocado complexa mas enfim.
Olha quem vem na AE não tem que ceder prioridade, porque... Tem prioridade.
Está bom assim? Percebeste?

Não, isso não faz qualquer sentido nem para ti nem para ninguém.
Tens que ceder a prioridade independentemente das velocidades. Da tua e da dos outros.
Deixar de ceder prioridade por causa da velocidade... Está boa esta...
Então neste exemplo até quando é que quem entra na A1 tem de ceder prioridade a quem circula na A1 e queira mudar de via para a nova via mais à direita?

PS: para o @tonirai faz sentido, foi o que ele disse.

Então neste exemplo até quando é que quem entra na A1 tem de ceder prioridade a quem circula na A1 e queira mudar de via para a nova via mais à direita?

PS: para o @tonirai faz sentido, foi o que ele disse.
Conforme já te foi respondido:

Explico sim senhor. Com todo o gosto. Estamos cá e para isso. E com exemplos e tudo.
Situação 1: não vem nenhum carro na via para a qual queres entrar.
Verificas que não vem nenhum e entras na estrada nova na via da direita e aceleras até à velocidade que te for mais conveniente dentro dos limites da nova estrada.

Situação 2: tens alguns carros a circular na via prioritária.
Deixas passar os que achares que o teu acesso os vai obstruir. Nomeadamente no direito que eles têm de virem para a sua via da direita. Deves fazer um compasso de tempo, ou até mesmo parar. Conforme descrito pelo CE. Pode entrar à frente daqueles cuja tua ação não vá interferir com o andamento deles. Por exemplo, se eles circularem a 90 km/h e tu conseguires acelerar até essa velocidade, sem que eles tenham que travar, então não tens que lhes dar prioridade por não vais interferir com eles.

Ou seja, no fundo é como um cruzamento qualquer!

Tens uma forma de te expressares um bocado complexa mas enfim.
Olha quem vem na AE não tem que ceder prioridade, porque... Tem prioridade.
Está bom assim? Percebeste?
Tem prioridade na circulação da via em que circula, disso não há nem nunca houve dúvida. Agora se queres dizer que tem prioridade em mudar para uma via de aceleração ou para uma nova via que aumenta o número de vias numa autoestrada para mim tal não faz sentido.

Conforme já te foi respondido:

Como podes comparar com um cruzamento qualquer se não existe um ponto em que as vias se intersectam? Elas apenas ficam paralelas. Continuas a não responder quando quem vem da direita deixa de ter de dar prioridade. É só no local do sinal b1? 10 m depois do sinal? 50 m? 1 km? Já foste ver as regras de colocação do sinal b1?

Tem prioridade na circulação da via em que circula, disso não há nem nunca houve dúvida. Agora se queres dizer que tem prioridade em mudar para uma via de aceleração ou para uma nova via que aumenta o número de vias numa autoestrada para mim tal não faz sentido.

Não estejas já com o rf a colocar as vias de aceleração em jogo. Nunca se falou disso. Nesse caso a prioridade tem que ser dada na mudança da via e não faz qualquer sentido a mudança para essa via de um carro que venha de trás na via prioritária.

No caso de uma nova via à direita, o CE obriga-te a circular nela, pelo que quem vem na via prioritária tem direito, prioridade de a ela aceder. Pelo que quem entra nessa via, tem que ceder a prioridade a quem faz a mudança de via para essa nova via da direita.

Estão a complicar o que é fácil.

Nomeadamente no direito que eles têm de virem para a sua via da direita.
Esse tal direito que têm de vir para a via da direita é aplicável em qualquer ponto de uma autoestrada? Tenho de começar a prestar atenção quando circular na via da direita para dar prioridade a quem queira mudar para a via em que circulo?

Como podes comparar com um cruzamento qualquer se não existe um ponto em que as vias se intersectam? Elas apenas ficam paralelas. Continuas a não responder quando quem vem da direita deixa de ter de dar prioridade. É só no local do sinal b1? 10 m depois do sinal? 50 m? 1 km? Já foste ver as regras de colocação do sinal b1?

Bem se não há interseção, não devia existir sinalização.
Seria como numa AE em andamento normal.
Então para quê que lá estão os sinais?

Já respondi a FORMA como deve ser cedida a prioridade de quem vem da via não prioritária (afinal até tinha respondido bem, mas depois tu alegaste que te estavas a referir aos outros...).
Sobre o LOCAL, deve obrigatoriamente (quando assim assinalado, o que é a grande maioria das vezes e das fotos apresentadas) no local onde está representado horizontalmente o sinal de cedência de prioridade.

Que mais dúvidas é que tens?

Esse tal direito que têm de vir para a via da direita é aplicável em qualquer ponto de uma autoestrada? Tenho de começar a prestar atenção quando circular na via da direita para dar prioridade a quem queira mudar para a via em que circulo?

Sim, é um direito que resulta de uma obrigação. Mas sim, tens mesmo essa obrigação de circulares na via mais à direita de uma autoestrada.
Tens que estar sempre atento é o meu conselho. Mas nesse caso, quem muda para a tua via (a mais à direita da AE), tem que estar muito mais atento do que tu.
Mas essa situação não tem nada a ver com o que aqui se está a falar, nomeadamente?

1 - Aí sim, não há interseção de vias.
2 - Nesse caso não tens sinalização a regular a cedência de prioridade.

Mais dúvidas... [kiss]

Bem se não há interseção, não devia existir sinalização.
Seria como numa AE em andamento normal.
Então para quê que lá estão os sinais?

Já respondi a FORMA como deve ser cedida a prioridade de quem vem da via não prioritária (afinal até tinha respondido bem, mas depois tu alegaste que te estavas a referir aos outros...).
Sobre o LOCAL, deve obrigatoriamente (quando assim assinalado, o que é a grande maioria das vezes e das fotos apresentadas) no local onde está representado horizontalmente o sinal de cedência de prioridade.

Que mais dúvidas é que tens?
Não te consigo perceber... Então 10 m à frente do sinal b1 este já não tem validade? É só no local onde se encontra?

Se reparares no exemplo da A1 que coloquei o risco contínuo acaba bem depois da sinalização horizontal e vertical de perda de prioridade. Quando o risco contínuo passar a descontínuo quem tem prioridade? Já reparaste que neste caso a nova via nem sequer é considerada via de aceleração?

Last edited:
Quando o que te motiva a participar é atacar os outros e não tentar chegar à resposta da questão que foi feita no tópico.

Quando não tens argumentos...

Olha a de hoje aconteceu e deve ser dedicada a ti.
Ou então foste tu que rogaste praga.

Vou numa via de uma estrada nacional.
É um IC e portanto é vulgar nas subidas abrirem duas vias. Estás ver, certo?
Neste caso a pequena particularidade é que a abertura desta via provém de um acesso ao IC.
Devidamente regulado com sinalização de cedência de prioridade, horizontal e vertical.
Venho a 80 Km/H com o CC ligado e que é o limite da velocidade naquele troço.

O caramelo entra para a via ligeiramente à minha frente (em vez de ceder a prioridade). Ou seja, ficamos lado a lado, embora ele ligeiramente mais adiantado.
O meu capot dava com as portas de trás dele.
Eu retomo a dianteira, porque vinha com mais velocidade.
Ele retoma a dianteira, porque entretanto acelerou mais do que a velocidade a que eu vinha.
Resultado ultrapassou-me pela direita.

Pergunta (para o rrrffff, nunca mais responder, mas esta é mesmo muito prática):

Achas esta m.... (cena) aceitável? Correto? Tolerável? Bonito?

Não estejas já com o rf a colocar as vias de aceleração em jogo. Nunca se falou disso. Nesse caso a prioridade tem que ser dada na mudança da via e não faz qualquer sentido a mudança para essa via de um carro que venha de trás na via prioritária.

No caso de uma nova via à direita, o CE obriga-te a circular nela, pelo que quem vem na via prioritária tem direito, prioridade de a ela aceder. Pelo que quem entra nessa via, tem que ceder a prioridade a quem faz a mudança de via para essa nova via da direita.

Estão a complicar o que é fácil.

Mas qual é o propósito de uma via de aceleração ter um sinal de cedência de passagem?

E se eu vou na autoestrada e aparece uma via de aceleração bastante comprida, o código da estrada impede-me de passar imediatamente para essa via?

Last edited:
Não te consigo perceber... Então 10 m à frente do sinal b1 este já não tem validade? É só no local onde se encontra?

Sim, assim como o sinal de cedência de prioridade colocado no acesso à AE em Guimarães, não tem valor em Lisboa.
Tal e qual como num cruzamento qualquer (já aqui disse isto, estou a ficar francamente repetitivo...).

Tens que ceder a prioridade antes, se entrares bem, porreiro, se bateres, vais ter chatice.
De qualquer forma, até pelo sentido do movimento existe sempre alguma tolerância em relação ao local da cedência de prioridade.
Eu já fico feliz quando não me tentam ultrapassar! [:D]
Ou tomar a minha saída no caso de via de aceleração e acesso a outra saída... Isso é que nem sempre acontece...

Mas qual é o propósito de uma via de aceleração de aceleração ter um sinal de cedência de passagem?

E se eu vou na autoestrada e aparece uma via de aceleração bastante comprida, o código da estrada impede-me de passar imediatamente para essa via?

Pela décima, enésima, milionésima vez...

NÃO SE ESTÁ A FALAR DE VIAS DE ACELERAÇÃO.

Tu é que insistes em deturpar com esse argumento.

Muda a cassete...

Sim, assim como o sinal de cedência de prioridade colocado no acesso à AE em Guimarães, não tem valor em Lisboa.
Tal e qual como num cruzamento qualquer (já aqui disse isto, estou a ficar francamente repetitivo...).

Tens que ceder a prioridade antes, se entrares bem, porreiro, se bateres, vais ter chatice.
De qualquer forma, até pelo sentido do movimento existe sempre alguma tolerância em relação ao local da cedência de prioridade.
Eu já fico feliz quando não me tentam ultrapassar! [:D]
Ou tomar a minha saída no caso de via de aceleração e acesso a outra saída... Isso é que nem sempre acontece...
Se reparares no exemplo da A1 que coloquei o risco contínuo acaba bem depois da sinalização horizontal e vertical de perda de prioridade. Quando o risco contínuo passar a descontínuo quem tem prioridade, quem circula na nova via mais à direita e nela se mantenha ou quem circula na anterior via mais à direita e queira mudar para a nova via mais à direita? Já reparaste que neste caso a nova via nem sequer é considerada via de aceleração?

Last edited:
Pela décima, enésima, milionésima vez...

NÃO SE ESTÁ A FALAR DE VIAS DE ACELERAÇÃO.

Tu é que insistes em deturpar com esse argumento.

Muda a cassete...

A tua resposta é do tipo: O TEU EXEMPLO CONTRARIA A MINHA LÓGICA, POR FAVOR NÃO O USES, RESTRINGE-TE AO MEU EXEMPLO.

Eu estou a fazer uma pergunta PERFEITAMENTE VÁLIDA. Porque não a respondes? Porque te irias contradizer? Temos pena.

Pergunto outra vez: qual é o propósito de uma via de aceleração ter sinais de cedência de passagem?

Back