Duvida sobre devoluções em dinheiro

Lendo e relendo a lei e artigos da comissao Europeia, conclui que a lei nao indica como deve ser feito a devoluçao do dinheiro em caso de rescinçao de contrato, logo nao posso ser obrigado a aceitar somente o vale, como a lei aqui nao é clara e como a lei esta claramente feita para beneficar o consumidor e nao a loja, o procedimento é dar a escolher ao consumidor como quer a devoluçao, e nao obrigar a aceitar o que o vendedor quer.

Lendo e relendo a lei e artigos da comissao Europeia, conclui que a lei nao indica como deve ser feito a devoluçao do dinheiro em caso de rescinçao de contrato, logo nao posso ser obrigado a aceitar somente o vale, como a lei aqui nao é clara e como a lei esta claramente feita para beneficar o consumidor e nao a loja, o procedimento é dar a escolher ao consumidor como quer a devoluçao, e nao obrigar a aceitar o que o vendedor quer.

Faz sentido. Então agora faz aquilo que o CHB aconselhou: vai à loja e faz valer os teus direitos. Se te levantarem problemas, livro de reclamações ou qualquer outro procedimento em que eles se sintam apertados. Acredita que aí vale a pena a chatice, pois como normalmente as pessoas não estão para perder tempo com essas coisas e deixam passar, indirectamente transfere uma certa impunidade para que essas lojas façam o que fazem. Quanto mais gente fizesse "finca-pé" a esse tipo de situações (com a razão do lado do consumidor como é óbvio), de certeza que o procedimento mudava.

No caso dá-se a resolução do contrato, por isso que se restitui tudo o que foi prestado. A loja só podia invocar restituir em algo diferente se... fosse impossivel restituir em dinheiro - o que não é.

Entrega os sapatos e devolvem o dinheiro.

Não entrega um telemóvel ( do mesmo valor) e a loja umas calças ou um cupão para meter gasóleo.

É básico.

Obrigado pelas respostas. Também já contactei a Deco e fiquei bem esclarecido.

Que produto é?
O Continente é obrigado a resolver a questão com o fornecedor porque tu compraste ao Continente e não há Oral B ou à Philips ou outra marca qualquer.

Boas.
O produto é uma escova de dentes electrica recarregável.
A Oral B/Braun remeteu-me para um reparador na minha área de residência. Dirigi-me lá e disseram que já não reparava, mas ainda reencaminhava, depois ligou para algum lugar, e veio-me com um link de um site no qual deveria preencher um formulário, pois recebeu ordem para não reencaminhar e que este seria o procedimento. 40 km em vão e lá vou eu para casa para o pc. Andei uma semana a combinar com alguém da electromáquinas (o tal site) e nunca ninguém me veio buscar nada. Um dia numa das trocas de mails para combinar de novo, a senhora diz-me que era obrigatório adicionar guia de transporte e que é obrigatório enviar o aparelho onde se encontra a etiqueta de características - coisa que acho que já nem tenho - ou não reparam nada.
Aqui, parou tudo, e resolvi cair em cima do continente, pois acho que são exigências demais para um mero consumidor, que apenas deveria necessitar da fatura perante o vendedor para accionar a garantia
Por tudo isto, para a próxima compro uma philips.

Olá a todos. A lei indica que um bem móvel pode ser devolvido ou trocado quando apresenta defeito, independentemente de ter sido usado ou não. O problema é que nos deparamos com os conflitos de consumo que colocam sempre o problema de estar usado ou não ter talão de compra.
A questão é que eu comprei umas calças e ao experimentá-las acentavam bem e gostei delas. Comprei-as, lavei-as e ao usá-las a primeira vez ao andar, a costura lateral começou a virar para a frente da perna: conclusão, elas têm um defeito de fabrico; a parte da frente da calça é menor que a de trás e faz com que a costura rode para a frente. é um defeito e só foi visível aquando do uso. Deveria ter direito a trocar ou mesmo devolver a peça certo? Tenho talão, mas como disse foram usadas. Antes de consultar a lei pensei que não havia nada a fazer pelo que passei por 2 costureiras que me disseram que não havia nada a fazer a nível de arranjo. era defeito de fábrica.
Acham que tenho razão em exigir devolução do dinheiro ou troca?

Olá a todos. A lei indica que um bem móvel pode ser devolvido ou trocado quando apresenta defeito, independentemente de ter sido usado ou não. O problema é que nos deparamos com os conflitos de consumo que colocam sempre o problema de estar usado ou não ter talão de compra.
A questão é que eu comprei umas calças e ao experimentá-las acentavam bem e gostei delas. Comprei-as, lavei-as e ao usá-las a primeira vez ao andar, a costura lateral começou a virar para a frente da perna: conclusão, elas têm um defeito de fabrico; a parte da frente da calça é menor que a de trás e faz com que a costura rode para a frente. é um defeito e só foi visível aquando do uso. Deveria ter direito a trocar ou mesmo devolver a peça certo? Tenho talão, mas como disse foram usadas. Antes de consultar a lei pensei que não havia nada a fazer pelo que passei por 2 costureiras que me disseram que não havia nada a fazer a nível de arranjo. era defeito de fábrica.

Letra tão pequena.
Tens. Lê este e outros tópicos por cá.

Era o formato predefinido.
Sim, eu li os vossos posts, foi aqui que me informei. Não tinha era visto nada sobre os artigos terem sido lavados e usados.
A loja em questão é a Tiffosi. Não sei se mais alguém já teve problemas com essa loja ou se é tranquilo. A olho nu o defeito não se nota. Se levantarem ondas posso vesti-las na loja e pedir a presença do gerente para reconhecer que de facto há um defeito? Supondo que falavamos de um telemóvel, também iria mostrar ao lojista ou o que seja que o aparelho não estava a funcionar.

Vai á loja. Isso é defeito de fabrico, em princípio trocam-te as calcas.

Se a garantia é de dois anos... claro que os produtos vão ser usados (!).

Podes pedir, pedir não custa.

Sim, por exemplo, um telemóvel - a primeira pessoa que se fala é com o funcionário. Insatisfeito, com o proprietário / gerente pessoalmente, se não der, por carta.

Se não te ligarem nenhuma podes fazer queixas em sites de consumidores, na deco, podes ir para tribunal, etc.

Tem que ser um defeito...

Pede para trocar evita falar da lavagem.

Sim, por exemplo, um telemóvel - a primeira pessoa que se fala é com o funcionário. Insatisfeito, com o proprietário / gerente pessoalmente, se não der, por carta.

Se não te ligarem nenhuma podes fazer queixas em sites de consumidores, na deco, podes ir para tribunal, etc.

Se é um defeito de fabrico óbvio normalmente fazem a troca. Ainda há pouco tempo comprei uns sapatos que reparei que tinham defeito e fui trocá-los. Um par de sapatos ou um par de calcas sao baratos de fazer, uma troca nao lhes dá grande prejuízo.

eu ja pedi garantia de umas calças...
foi para a fabrica (no porto) e disseram que era desgaste, normal... mas como demoraram 31 dias a responder tiveram de me dar umas calças novas [:D]

em relação aos sapatos... é simples... tem defeito? troca... em vale? na pior das hipoteses em dinheiro...

Boas, como se processam as devoluções por insatisfação no El Corte Ingles?? A embalagem do produto em causa não foi violado. Neste estado eles aceitam a devolução,certo? Caso eles venham com a treta dos vales ou cartões, posso exigir em dinheiro, certo ??

Tens a resposta em cima.

Depende. Se não gostas e achas que cometeste um erro em comprar o produto podem não trocar...
Tens que saber o que fazes. Só se alegares que não tinhas capacidade no momento ( lol ).
Se tem um problema de conformidade aplica-se a lei das garantias...

Boas, como se processam as devoluções por insatisfação no El Corte Ingles?? A embalagem do produto em causa não foi violado. Neste estado eles aceitam a devolução,certo? Caso eles venham com a treta dos vales ou cartões, posso exigir em dinheiro, certo ??

Depende do grau de insatisfação. Se o produto cumpre a função anunciada, legalmente não são obrigados a aceitar devolução, quanto mais ainda exigires que a mesma seja em numerário.

Ele nem sequer abriu a caixa do produto... por isso não tem muito que falar em garantias (insatisfeito, se nem usou!).
Mas eles devem trocar por outra coisa. O cliente é que manda!.

Ele nem sequer abriu a caixa do produto... por isso não tem muito que falar em garantias (insatisfeito, se nem usou!).
Mas eles devem trocar por outra coisa. O cliente é que manda!.

A lei é que manda. O resto são regalias que as lojas normalmente dão.
Mas sim, normalmente quando é assim por cortesia trocam, nem que seja em vales.

Voltar
Superior