Dúvida Solidworks

Eu tou habituado a modelar partes mecânicas, nada dessas mariquices, não tou a ver como faço os cortes. [8b]

Obrigado bscuba, mas acho que por aí não me safo. [:D]

Realmente só me ocorre a ferramenta de Groove que o bscuba referiu.

No teu caso em particular parece que as grooves seguem um padrão específico. Se deres com esse padrão imagino que não demore muito a fazer isso com a dita "farramenta" [:D]

Já agora que vi a tua imagem... será que alguém me pode ajudar a nível dos grafismos do solidworks... é que quando escolho os "materials" tipo metal ou envidraçados as cores não são nada realistas... fica tudo baço...

já andei à volta das definições tanto no solidworks como na placa gráfica e não consegui resolver nada :sh)

O grafismo para construção é mesmo assim, senão fica lento. Para estas cores e etc. há a ferramenta dos renders.

O grafismo para construção é mesmo assim, senão fica lento. Para estas cores e etc. há a ferramenta dos renders.

Exacto, o PhotoView 360

Quanto à esfera... lamento n poder ajudar mais mas agora nem sequer tenho o SW instalado :sh)

O sweep seria com o 3D sketch, certo?

O sweep pode-se fazer com a curva resultante da projecção, mas muitas vezes dá erro.
O melhor é abrir um 3d Sketch e converter essa curva.

Como surge a curva? Desenha-se a curva num plano como ficaria vista na esfera (vista perpendicular), e aplica-se o comando insert-curve-projected-sketch on face (acho, já não me recordo) com vários comandos e desenhos de curvas (a tocarem umas nas outras) consegue-se chegar a esse resultado.

O sweep pode-se fazer com a curva resultante da projecção, mas muitas vezes dá erro.
O melhor é abrir um 3d Sketch e converter essa curva.

Como surge a curva? Desenha-se a curva num plano como ficaria vista na esfera (vista perpendicular), e aplica-se o comando insert-curve-projected-sketch on face (acho, já não me recordo) com vários comandos e desenhos de curvas (a tocarem umas nas outras) consegue-se chegar a esse resultado.

Tens razão, é por essa via.

Agora tenho é que arranjar forma de projectar as curvas correctamente, porque a peça não é simétrica.

Tens razão, é por essa via.

Agora tenho é que arranjar forma de projectar as curvas correctamente, porque a peça não é simétrica.

Tens que ir projectando...
Sugiro dividir as faces da esfera em várias partes (com sketches e insert-curve-split line) para que ao projectar a curva se possam seleccionar as faces correctas e não projectar do outro lado.
6 planos de projecção chegam (ou seja, um cubo à volta da esfera), sweep com um rectângulo como perfil e tens a tua peça feita.

Tens que ir projectando...
Sugiro dividir as faces da esfera em várias partes (com sketches e insert-curve-split line) para que ao projectar a curva se possam seleccionar as faces correctas e não projectar do outro lado.
6 planos de projecção chegam (ou seja, um cubo à volta da esfera), sweep com um rectângulo como perfil e tens a tua peça feita.

É pá, eu sou mesmo um zero nestes comandos de superfícies... :sh)

http://s11.postimg.org/e4j629m77/hhhhhhhhhhhhhhhhhhh.jpg

Quando faço o sketch no plano e depois seleciono a split line o sketch projecta do outro lado na mesma... [8b]

Revolve-cut resolves. Desenhas a secção transversal num dos pontos, e mandas fazer corte em torno de um eixo!

É mais fácil fazer uma linha de cada vez para fazer o sweep. Ou seja, vais obter vários cut sweep
Mas não há como tentar.
Nessa peça não é necessário usar superfícies.

O revolve cut não serve devido à geometria.

Exacto, o método é o sweep.

Video tutorial on modeling Tennis Ball in SolidWorks - YouTube

Algo deste género mas adaptado à geometria que eu tenho. Agora tenho é que arranjar forma de fazer o cut profile e a intersecção das curvas, com essa parte é que não tou a atinar.

Eu tou habituado a estruturas e afins, esta porra é bem mais simples mas por alguma razão tá-me a dar a volta à cabeça. [8b][8b]

Back