Dúvida - Track day

Detesto seguradoras... são, regra geral, das empresas que operam no mercado das que menos defendem os interesses dos seus clientes...

Contudo, já pensaste que uma das razoes pq o cerco é apertado e o preço é tão caro é precisamente o elevado volume de fraudes ?!

Vou-te só dar um exemplo, existe uma grande seguradora nacional cujo departamento de fraudes são "só" cerca de 20 pessoas !
Não tenhas pena deles, mesmo assim. O negócio dos seguros é mais rentável de dia para dia. Mesmo com as fraudes a crescer. Acho mal que existam negócios cuja rentabilidade em relação a outros é ditada pelas leis. Ou acham que é por acaso que o ramos dos seguros é o único a que todos os grupos do sector bancário de dedicam em paralelo?

Eu comecei por dizer que sou contra as fraudes, por isso não se venham armar em santos comigo. Simplesmente acho que é de condenar menos quem usufrui abusivamente de um serviço pelo qual tem vindo a pagar e de que regra geral não tira partido, do que é de condenar uma empresa que basei a maioria dos seus lucros em sistemas viciados e muita falsa-fé.

o problema está que a maioria do pessoal pensa que andar lá dentro é igual a acelerar cá fora! e as coisas não são bem assim...

os travões têm uma fadiga tremenda, os pneus igualmente, a suspensão tm reacções mais bruscas, a velocidade é geralmente maior...

[;)]

é preciso entrar com calma, aquecer bem o carro e ter mto respeito pelos outros e pela pista! e ir aumentando o andamento gradualmente!

enfim, ter uma condução limpa![;)]
No estoril parece que todos se esquecem disso. Sempre que vejo imagens de track-days no estoril fico abismado com a estupidez e falta de civismo de alguns condutores. Curiosamente nos TD que vi em Braga toda a gente se controla mais. Talvez a atmosfera seja menos contagiante.

Mas o que dizes é bem verdade. Muitas das pessoas que vão aos TD não imaginam o esforço que estão a infligir ao carro e o quanto estão a encurtar a esperança de vida dos seus carrinhos.
Os carros de estrada não foram feitos para aquele tipo de utilização, por isso há que levar os TD muito nas calmas...

No estoril parece que todos se esquecem disso. Sempre que vejo imagens de track-days no estoril fico abismado com a estupidez e falta de civismo de alguns condutores. Curiosamente nos TD que vi em Braga toda a gente se controla mais. Talvez a atmosfera seja menos contagiante.

Mas o que dizes é bem verdade. Muitas das pessoas que vão aos TD não imaginam o esforço que estão a infligir ao carro e o quanto estão a encurtar a esperança de vida dos seus carrinhos.
Os carros de estrada não foram feitos para aquele tipo de utilização, por isso há que levar os TD muito nas calmas...

de facto ou é por ser o Estoril, ou não sei, aqui arrisca-se mais, mas por outro lado tenho que dizer que é raro haver problemas ligeiros, muito menos graves, e os casos que existem são pontuais e resolvidos prontamente, principalmente quando a organização é com o MCE.

o grande problema é que não se consegue fazer grupos apenas para os mais experientes, e grupos apenas para os menos experientes!

existe um aspecto dos carros que a maioria não pensa, mas que em pista são levados a esforços incríveis: tudo que é borrachas, sinoblocos, etc, sofrem bastante com as forças envolvidas!

daí uma revisão a seguir a um TD ser quase obrigatória!
por outro lado e se o andamento não for excessivo aconselho vivamente a experimentarem![;)]

existe um aspecto dos carros que a maioria não pensa, mas que em pista são levados a esforços incríveis: tudo que é borrachas, sinoblocos, etc, sofrem bastante com as forças envolvidas!

daí uma revisão a seguir a um TD ser quase obrigatória!
por outro lado e se o andamento não for excessivo aconselho vivamente a experimentarem![;)]
Muito bem visto. Até as soldas de fábrica dos chassis podem ceder em alguns pontos. Só quem já viu de perto o que acontece aos carros de corrida ao fim de 3 ou 4 provas pode ter uma ideia. Mas é como dizes e bem: evitando correctores, travagens fortes e rotações demasiado altas, é possível alguém divertir-se muito estragando pouco mais do que os consumíveis. [;)]

De facto sempre me disseram que as seguradoras não pagam.
No entanto julgo que a questão só se coloca em danos proprios, uma vez que em danos a terceiros, o condutor será obrigado a chegar-se a frente...
As vezes ponho-me a pensar que até é capaz de ser uma coisa positiva, como travão para alguns excessos...

No entanto julgo que a questão só se coloca em danos proprios, uma vez que em danos a terceiros, o condutor será obrigado a chegar-se a frente...
Em teoria é. Mas como é que isso se resolve se as duas partes não chegarem a acordo? É que ali as autoridades públicas não "riscam nada". :confused:

V7 vejo que ficaste a pensar no assunto[;)].

É realmente uma questão delicada para a qual gostaria de obter

a resposta:).

Imaginemos que numa curva o carro A vai pela trajectória

interior e o B opta pelo exterior e acabam por bater, como fica?

Cpts e Viagens Seguras[;)].

Julgo que terá que ser resovido em tribunal.
Mais, julgo que será possivel pedir as autoridade para levantarem um auto de ocorrencia.
Se não houver consenso terá que ser resolvido em tribunal... como todas as outras disputas.

Julgo que terá que ser resovido em tribunal.
Mais, julgo que será possivel pedir as autoridade para levantarem um auto de ocorrencia.
Se não houver consenso terá que ser resolvido em tribunal... como todas as outras disputas.

as leis do código da estrada não são aplicáveis no circuito!

apenas as leis do bom senso e da educação!

[;)]

quem lá vai sabe e aceita isto!

mas não dramatizem! em mais de 15 TD apenas vi um toque ligeiro entre 2 carros, e uns 5 toques em carros sozinhos e sim umas 150 saídas pelas escapatórias! [:D] [:D]

Bom dia, queria aproveitar este tópico para que fossem trocados alguns conselhos e dicas para quem vai, ou está a pensar ir, pela primeira vez a um track day.

Este fim de semana vou-me estrear nestas andanças, pelo que me apercebi o ambiente vai ser calmo e o pessoal vai mais pela experiência que pela competitividade, o que é importante para quem está a viver pela primeira vez.

Para além de pneus e a aconselhável revisão, que posso mais ter em consideração ? Sei as noções básicas teóricas de andar em pista mas há sempre pormenores que é importante levar, como evitar cones muito próximos por causa do pedras, dar trajetórias aos carros mais rápidos, garantir ultrapassagens em segurança, falem um pouco da vossa experiência. [;)]

A minha manga vai ter meia hora porque também não me interessa dar porrada no carro, é daily. [:D]

Bom dia, queria aproveitar este tópico para que fossem trocados alguns conselhos e dicas para quem vai, ou está a pensar ir, pela primeira vez a um track day.

Este fim de semana vou-me estrear nestas andanças, pelo que me apercebi o ambiente vai ser calmo e o pessoal vai mais pela experiência que pela competitividade, o que é importante para quem está a viver pela primeira vez.

Para além de pneus e a aconselhável revisão, que posso mais ter em consideração ? Sei as noções básicas teóricas de andar em pista mas há sempre pormenores que é importante levar, como evitar cones muito próximos por causa do pedras, dar trajetórias aos carros mais rápidos, garantir ultrapassagens em segurança, falem um pouco da vossa experiência. [;)]

A minha manga vai ter meia hora porque também não me interessa dar porrada no carro, é daily. [:D]
Nunca participei, mas estando na mesma posicao que tu, o feedback que obtive para alem disso:

- Fazer algumas pausas para arrefecer motor/componentes;
- Ultrapassar pela esquerda facilita, mas nao é must. So te arriscas a que te batam mais facilmente, eventualmente;
- Se um gajo é claramente mais rapido que tu, nao sejas um idiota;
- Vai pela experiência e nao pela competitividade;

- Leva gopro e mostra nos o bicho depois no seu habitat natural [;)]

1. O mais importante de tudo: praticar uma condução defensiva. Ao contrário do que alguns pensam (e muito infelizmente alguns desses andam lá dentro) um TD não é uma corrida. Usa os espelhos e facilita a ultrapassagem de viaturas mais rápidas (recomendo a utilização dos piscas para sinalizar o lado para onde te vais arrumar e dares a perceber que viste o carro mais rápido). De igual forma, quando fores tu o mais rápido, só ultrapasses quando tiveres a certeza que quem vai à frente te viu e sabe as tuas intenções. E vai preparado para tolerar exageros de alguns artistas, sem entrar em despiques. Por exemplo acontece muito apanhar malta que não sabe curvar nem sai da frente mas depois desaparece nas rectas. Nestes casos é melhor abrandar e dar-lhes espaço para depois retomar o andamento, não andar frustrado atrás deles volta após volta ou tentar manobras perigosas como disputas de travagem. Assume sempre o pior dos outros. É isso o que condução defensiva significa, no fundo.

2. Levar o carro com tudo em ordem, qualquer pequeno problema em estrada é amplificado em pista e não há nada pior que gastar dinheiro em inscrições, viagens e etc e depois não conseguir usufruir.

3. Reagir adequadamente aos sinais que o carro nos vai dando. Por exemplo se os pneus começarem a perder aderência é porque estão a sobreaquecer. É melhor abrandar uma volta para os arrefecer do que insistir e destruí-los completamente.

4. Verificar pressão dos pneus entre sessões, logo após sair de pista. Como a pressão sobe com a temperatura ou se começa o TD com uma pressão baixa (mas para saber qual é preciso experiência anterior) ou vai ser preciso tirar ar pelo menos da primeira para a segunda sessão.

5. No final de tudo fazer nova revisão à viatura (fluídos, travões, pneus, etc) e limpar restos de borracha, pó de travão e afins. No mínimo dos mínimos recomendo que se siga o plano de manutenção para condições severas de utilização que algumas marcas publicam.

Last edited:

Nao te consigo ajudar, mas fiquei curioso... Por acaso tens um mini? Ou vais estar em braga este fim de semana?

1. O mais importante de tudo: praticar uma condução defensiva. Ao contrário do que alguns pensam (e muito infelizmente alguns desses andam lá dentro) um TD não é uma corrida. Usa os espelhos e facilita a ultrapassagem de viaturas mais rápidas (recomendo a utilização dos piscas para sinalizar o lado para onde te vais arrumar e dares a perceber que viste o carro mais rápido). De igual forma, quando fores tu o mais rápido, só ultrapasses quando tiveres a certeza que quem vai à frente te viu e sabe as tuas intenções. E vai preparado para tolerar exageros de alguns artistas, sem entrar em despiques. Por exemplo acontece muito apanhar malta que não sabe curvar nem sai da frente mas depois desaparece nas rectas. Nestes casos é melhor abrandar e dar-lhes espaço para depois retomar o andamento, não andar frustrado atrás deles volta após volta ou tentar manobras perigosas como disputas de travagem. Assume sempre o pior dos outros. É isso o que condução defensiva significa, no fundo.

2. Levar o carro com tudo em ordem, qualquer pequeno problema em estrada é amplificado em pista e não há nada pior que gastar dinheiro em inscrições, viagens e etc e depois não conseguir usufruir.

3. Reagir adequadamente aos sinais que o carro nos vai dando. Por exemplo se os pneus começarem a perder aderência é porque estão a sobreaquecer. É melhor abrandar uma volta para os arrefecer do que insistir e destruí-los completamente.

4. Verificar pressão dos pneus entre sessões, logo após sair de pista. Como a pressão sobe com a temperatura ou se começa o TD com uma pressão baixa (mas para saber qual é preciso experiência anterior) ou vai ser preciso tirar ar pelo menos da primeira para a segunda sessão.

5. No final de tudo fazer nova revisão à viatura (fluídos, travões, pneus, etc) e limpar restos de borracha, pó de travão e afins. No mínimo dos mínimos recomendo que se siga o plano de manutenção para condições severas de utilização que algumas marcas publicam.

Obrigado, a questão dos pneus é interessante, comprei 4 Potenza RE050A com 20% de piso para torrar lá, para não estragar os meus que são novos. Apesar de não ir "faca nos dentes" espero que dêm para 30 minutos com um grip decente, se não também se torna chato e perigoso.
A pressão dos pneus não vai dar para explorar nada porque é só uma manga, vou entrar com 2.0 e no fim corrijo para vir para casa.
Quanto à revisão, estou na espetativa com os travões e o respetivo óleo se vão comportar, espero que não fadiguem muito cedo. No fim haverá lugar a uma revisão. [;)]

Nunca participei, mas estando na mesma posicao que tu, o feedback que obtive para alem disso:

- Fazer algumas pausas para arrefecer motor/componentes;
- Ultrapassar pela esquerda facilita, mas nao é must. So te arriscas a que te batam mais facilmente, eventualmente;
- Se um gajo é claramente mais rapido que tu, nao sejas um idiota;
- Vai pela experiência e nao pela competitividade;

- Leva gopro e mostra nos o bicho depois no seu habitat natural [;)]

Obrigado, vou levar sim senhor. [:cool:]

Obrigado, a questão dos pneus é interessante, comprei 4 Potenza RE050A com 20% de piso para torrar lá, para não estragar os meus que são novos. Apesar de não ir "faca nos dentes" espero que dêm para 30 minutos com um grip decente, se não também se torna chato e perigoso.
A pressão dos pneus não vai dar para explorar nada porque é só uma manga, vou entrar com 2.0 e no fim corrijo para vir para casa.
Quanto à revisão, estou na espetativa com os travões e o respetivo óleo se vão comportar, espero que não fadiguem muito cedo. No fim haverá lugar a uma revisão. [;)]

Se vais andar no Vasco Sameiro recomendo que comeces (a frio) com uma pressão mais baixa nos pneus do lado direito face aos do lado esquerdo. 0.1 ou 0.2 bar. Para ficarem iguais depois de quentes. A maior parte das curvas são para a esquerda, pelo que os pneus da direita aquecem mais.

Em termos de travagem não penso que venhas a ter problemas. Só há uma travagem grande nessa pista (para a primeira curva). Para além disso sendo a tua primeira experiência em pista duvido que consigas travar no limite o suficiente para expôr deficiências nesse particular.

Algumas breves dicas:

1. Carro
Obviamente que tudo depende do andamento a dar ao carro e sendo a 1ª vez, será bom ter calma, entrar mais devagar e ir estudando as reacções do carro e adaptar o mesmo ao tipo/condição da pista. Deixar passar os mais apressados é fundamental. Vai no teu ritmo.
Atenção a todos os componentes mas principalmente aos travões (óleo, pastilhas e discos). Convém que estejam em condições. Travar bem nas primeiras 2 voltas não significa que trave sempre da mesma maneira e convém ir testando para não ficar agarrado no fim da recta da meta. A pessoa vai ganhando confiança na mesma proporção que muitas vezes vai perdendo travagem e só se apercebe tarde demais (a malta que anda nisto há mais tempo usa discos/pastilhas/óleo/tubos específicos para evitar retardar/minimizar ao máximo a perda de eficácia.

2- Condução
Atenção ás bandeiras e significado das mesmas.
Quando eventualmente não tiveres ninguém a aproximar-se rapidamente, experimenta dar um pouco mais de velocidade naquela curva mais apertada para ganhar progressivamente confiança. Evita correctores.
Como já frisei, olhar sempre pelo retrovisor e deixar passar os mais experientes ou apressados.
Se ultrapassares, tenta evitar pontos críticos. tem paciência e faz a manobra numa recta mais larga.
Mais vale divertir-te neste 1.º contacto, andar algo menos mas ir conhecendo melhor a pista/carro para iniciares a tua margem de progressão.

Boas gazadas.

assim sendo "vemos-nos" por la ;)
Com que carro vais? para dar uma vista de olhos

Um CTR preto, e tu ? Não vi lá nenhum Ibiza...

Pessoal correu tudo pelo melhor, ao inicio estava um pouco apreensivo porque via muitos carros desfraldados e mal tratados e meter o meu ao barulho é sempre complicado, mas depois das primeiras voltas percebi que não havia qualquer tipo de risco, é dar trajetórias aos mais rápidos e não andar a disputar curvas muito perto, até para evitar pedras.

Acabei por fazer 12 voltas no segundo 1:50, devia ter gerido o tempo de outra forma, acabei por andar a meio gás em todas as voltas e e dar/receber lugares quando devia ter feito uma volta "faca nos dentes" e uma para descansar intercaladamente, tenho pena de não ter uma hot lap como gostava mas a experiência foi tão boa que é para repetir.

A postura do pessoal na pista foi exemplar, e no fim não fui a nenhum corretor nem tive nenhum comportamento de risco que é o que interessa, só lá ficou pneu, pastilhas e gasolina. [:cool:]

Last edited:
Back