citação:Originalmente colocada por paulinhuu
Uma grande análise ???? talvez...
Mas quanto á Citroën ter sido uma marca de prestígio até aos anos 70 , sim isso é verdade... o problema foi depois quando ficou junta com a Peugeot, ficando na PSA (grupo criado pelo governo francês )...
Essa da fiabilidade, não sei onde a foram buscar....
Desde o seu lancamento (1955) até 1962 , o Citroën DS usava suspensão hidráulica mas com um líquido vermelho creio eu, que era causador de alguns problemas e tinha tendência para não ser de grande fiabilidade....Mas a partir de 1962 esse líquido vermelho foi substituído por um verde que foi até ao Xantia.. acho que se chama LHM....bastou isto do óleo vermelho para dizer que o DS já era um carro problemático...
Mas quanto a mim, a Citroën pode nunca ter sido bem vista por muita gente, por causa de "injustiças"...
O DS porque as primeiras versões tinham o tal problema do óleo vermelho que fazia com que a suspensão, a direcção e travões ficassem avariados. Além disso, as primeiras unidades tinham motores um pouco fracos para o que era pedido..
Nos anos 70, 80, todos critivavam a Citroën por ter uma chapa fraquinha, quando comparada com a dos alemães por ex.... e assim, todos achavam que eram carros inseguros porque eram "frágeis"....mal sabiam as pessoas que estes, se for preciso, até eram mais seguros que os "Chapa de ferro", mas enfim..
Depois, era o tal problema da pouva fiabilidade eletrónica... ora se os Citroën avariavam um pouco em eletrónica, talvez fosse por estes terem mais inovações que os outros, e como tal, teriam que avariar mais, como é normal...
Um MB 300D dura muito mais que um CX, mas o CX também tem muito mais luxo , conforto e equipamento que um 300D...
Ou seja a Citroen muitas vezes só foi vista no seu lado mau, mas lados maus todas as marcas t~em, mas muitas vezes , o público só sabia reparar no lado mau da Citroën, esquecendo o bom...
Há uns anos atrás fizeram ganda festa com o aparecimento dos faróis direccionais....
Ora em 1967 mais coisa menos coisa, já a Citroën havia instalado isso no DS , mas tal sistema foi proibido vá-se lá saber porquê...
Outra foi o AX , que era de facto um carro frágil tanto por dentro como de chassis, mas, era um carro muito ágil, que gastava pouco e andava muito, muito divertido de conduzir e já trazia Vidros elétricos, coisa que num utilitário dos anos 80, era novidade...Mas ninguém soube ver isso.. só souberam ver o lado mau do AX...
O GSA trazia comandos satélite, que foi uma boa inovação, dado que o condutor não precisava de tirar as mãos do volante para aceder a várias funções do carro... também ninguém "reparou" nessa inovação...
O XM diziam que dava erros de eltrónica... talvez porque a tivesse, ao invés de outros carros que não tinham nada disso...
Depois vem aquela que eu acho mais graça... a da Suspensão hidro-pneumática da Citroën ser pouco fiável e de manutenção cara. Mais um mito parvo do Mundo automóvel...pois esta suspensão é melhor, mais confortável, mais fiável e a sua manutenção é mais barata que uma suspensão convencional... mas mais uma vez, ninguém soube ver isso...
o 2CV foi visto para muitos como o carro feito de lata que tinha um motor de cortar relva.....mas esquecem-se que era muito económico e meteu a frança sobre rodas, além de ser o 1º carro de série na Europa....E também se esqueçem das versões Bi-motor .. mas pronto.
Além disso os anos 90 não ajudaram em nada a marca, porque foi a dita época negra da citroën... pois o Saxo, e ZX não eram propriamente Citroëns da velha guarda, apesar de terem boas performances e um bom comportamento, mas estavam longe de ser puros Citroën, e mais uma vez, isso serviu para rebaixar a marca...
Depois veio o Xsara, que foi desprezado, apesar de ter um excelente chassis....
O C5 , que é dos melhores autmóveis do segmento D em termos de espaço e conforto, mas ninguém sabe ver isso...Querem é AUDIS por causa da qualidade de interiores...
E pior que isto, nos anos 90 existia a espetacular suspensão Activa, que foi e é pouco falada e recordada no Mundo automóvel, mas que foi considerada a mais evoluída do Mundo...
Aliás as suspensões Citroën , continuam entre as melhores senão mesmo a melhor do Mundo.
Mas como já disse, a Citroën sempre foi vista por muitos, pelos seus pontos negativos... mas pontos negativos todas as marcas têm, mas a citroën foi sempre o "patinh feio" só por causa da fragilidade do AX e pelos erros eletrónicos dos XM e mais umas coisitas....
Ah, e pela suposta fraca fiabilidade das suas suspensões... esta faz-me rir...