Tchaikovsky
New member
O assunto gasóleo é como o assunto gasolina, obsoleto e a precisar de substituição por combustível proveniente das energias renováveis.
O Planeta agradece.
O Planeta agradece.
Bem, não te vou desmentir... mas podes conduzir o meu motor de 875cc turbinado e comutar as vezes que quiseres de combustível e veres se sentes qualquer diferença... mas também foi bem afinado, em testes de estrada a gasolina e GPL durante mais de 70km com todas as mudanças a irem ao corte de forma a registar o débito que o carro fazia a gasolina e copiar esses registos.
O meu Panda 4X4 foi o primeiro carro equipado com motor TwinAir a ser adaptado em Portugal, e o ficheiro foi criado a partir do nada. Até teve que levar injetores mais potentes do que os inicialmente recomendados pela BRC porque estes não aguentavam o débito. A mudança de débito às 4000rpm fazia o kit comutar para gasolina. O meu serviu para a BRC criar o ficheiro para futuras adaptações.
O meu carro, a meu pedido, tem exatamente a mesma performance seja a gasolina ou a GPL... mas porque eu o quis. Podia ter melhores consumos, mas em altas o motor comutava para gasolina para ter mais performance, ou ter mais performance a GPL aumentando o consumo. No meu caso preferi que ficasse igual nos dois combustíveis.
Esse 735i, será atmosférico, certo? Instalação à quanto tempo? E será que foi bem afinado para ter performances iguais?
São muitos fatores que podem fazer oscilar a performance.
Aliás, no GPL, mais do que a escolha da marca/modelo do kit a instalar, é a qualidade do instalador que faz a diferença.
É verdade sim senhor. Eu apoio a introdução do diesel como combustível profissional.
Mas profissional refiro-me a transportes e entregas... não ao Senhor Joaquim ir para o trabalho.
Hoje, não faz sentido o diesel ter mais benesses nos impostos que a gasolina, deveria ser igual, como já acontece em países mais civilizados. O diesel deveria ser como o gasóleo verde, só para uso profissional.
Onde eu quero chegar é que, um bom diesel, e um bom negócio, compensa muito mais que a gasolina. Eu nunca na vida andaria a pagar quase um euro e meio por um litro de gasolina, ou ter que andar a contar os kms que faço para não ficar com prejuízo. Se puder comprar um diesel ao preço de um a gasolina, compro sempre diesel, como os meus trajetos são sempre Viana-Porto ainda equacionaria comprar um carro com DPF, mas para já nunca comprarei nenhum carro que pague os impostos rídiculos pós 2007, já é um escândalo ter que pagar 140€ por um 1.8 de 1996, nunca pagaria os valores de agora.
Isto no AHO tem muita gente ou com problemas de auto-confiança em si e/ou na escolha automóvel que fazem ou então gostam de embirrar, não apontando o dedo a ninguém em particular, mas isto é assim:
Vou dar o exemplo da minha mãe, tem um A3 1.9TDI 100cv de 2002 com 220 mil km. NUNCA deu problemas, a única reparação foi trocar uma polie da correia dos acessórios que grilava, de resto é só manutenção a horas paga 40€ de selo, faz 5 litros de média a c*gar mesmo, tem uma repro de 130-140cv em cima (isto já está fora da conversa mas estou a por em contexto), não tem FAP, tem um ESP muito bom, abs, airbags essas tretas todas, até já o levei a trackdays. O carro já andou muito mas agora o dia-a-dia dele é ir para o trabalho, voltar e mais umas voltinhas, tipo 20km por dia. Alguma vez vou trocar este carro e este motor por um 1.0 turbo espremido que se calhar nem 8 anos dura sem dar um problema sério? Ou trocar por um diesel mais pequeno, que não tem a mesma fiabilidade, que não dá o mesmo prazer, paga muito mais de selo, com FAP, mais espremido e que tem uma probabilidade muito maior de dar chatices? Claro que não.
Vou dar o meu exemplo, herdei uma Laguna 1.8 de 96 com 90cv, 310 mil km e a gás paga 140€ (!!) de selo, não tem nem de perto o motor do TDI de 90cv, faz uns consumos absolutamente ridículos, nunca fiz menos de 10 aos 100, se fosse a gasolina preferia andar a pé. Certo que o motor tem uma fiablidade muito boa, mas tenho a certeza absoluta que o carro da minha mãe chega lá sem problemas nenhuns, e a pagar muito menos de selo. Quem lê o fórum e vê estes apologistas da gasolina parece que está num fórum americano em que toda a gente tem altos carrões, mustangs com V8s de 5 litros, mas não, são carros iguais aos do gasóleo com a diferença de serem a gasolina, e que não são demónios de velocidade. Claro que sabe bem esticar um motor a gasolina ao redline (eu faço-o várias vezes no laguna mas é mais por necessidade do que por outra razão qualquer lol), mas sabe ainda melhor, num dia normal, ter que ultrapassar a baixa velocidade sem fazer uma redução, simplesmente pisas mais o acelerador e ele vai. Claro que agora também se pode fazer isto com um gasolina turbo, mas a maior parte das pessoas que tem um carro a gasolina ainda andam num atmosférico e aí não há volta a dar, mesmo em subidas é frustrante, numa subida que o TDI da minha mãe antes da repro entrava a 140 e acabava a 150 no Laguna entra a 140 e acaba a 100 se não reduzir, cheguei a andar em terceira a 500rpm da redline só para aguentar os 120.
Um carro a gasóleo gasta quase sempre menos quantidade de um combustível muito mais barato, basta fazerem uma viagem num carro a gasolina de 300k-500km e ficam logo com a carteira a arder
Onde eu quero chegar é que, um bom diesel, e um bom negócio, compensa muito mais que a gasolina. Eu nunca na vida andaria a pagar quase um euro e meio por um litro de gasolina, ou ter que andar a contar os kms que faço para não ficar com prejuízo. Se puder comprar um diesel ao preço de um a gasolina, compro sempre diesel, como os meus trajetos são sempre Viana-Porto ainda equacionaria comprar um carro com DPF, mas para já nunca comprarei nenhum carro que pague os impostos rídiculos pós 2007, já é um escândalo ter que pagar 140€ por um 1.8 de 1996, nunca pagaria os valores de agora.
Na minha opinião, GPL é a escolha perfeita, mas num motor que se mexa, mas quando leio os apologistas da gasolina dizerem que não se pode por o carro X a GPL, ou que se nota muito a diferença na potência, e que basicamente preferem andar um 1.4 arrastadeira a gasolina do que um 2.0turbo a GPL então não sei o que diga.
Sei que é uma opinião impopular, mas pelo menos quando falam na gasolina falem sempre nas vantagens do GPL, agora já se pode estacionar na maior parte dos parques subterrâneos com o novo selo no vidro e é a única maneira de convencerem alguém a trocar de um carro a gasóleo por um a gasolina. O meu próximo carro espero que seja um Volvo turbo que andam por aí baratos a gás, aí sim, teria um carro superior a qualquer diesel com os mesmos custos de utilização (exceto que ia continuar a pagar um IUC ridículo)
Não é um Post impopular, mas sim sem fundamento e com muita coisa errada.
Um 1.0T não dura 8 anos? Com que base dizes isso? Pela cilindrada? Quando saiu o 1.9 TDI bem me lembro de conversas que tão pouca cilindrada aquilo não ia durar nada e tal... Aliás os 1.0 da Ford já se provou que são bem fiáveis ao ponto de não haver problemas.
IUC? O antigo sistema de IUC era ridículo, onde na cabeça de alguém se aceita um 1.9 TDI pagar 30€ de selo e um 1.2 num segmento B pagar 55€? Então vamos beneficiar carros mais caros e prejudicar carros mais acessíveis e poupados? Lógicas... Dai que hoje em dia um 1.0T paga menos que um 1.6 Diesel e anda mais a todos os níveis, o sistema actual ainda tributa a parvoíce do CO2 mas é mais justo tributar a cilindrada, quem compra um 2.0 é alguém com mais poder financeira para suportar um IUC maior que alguém que compra um 1.0, parece-me senso comum.
O Diesel somente é bom negócio pelo financiamento, injusto diga-se, do combustível. Num país que se faz de ponta a ponta em 800km, tirando profissionais, os particulares não tem motivos para usar Diesel só o fazem porque se incentiva a nivel de impostos um combustível mais caro e mais poluente a ser mais usado.
Se descessem como deve de ser os impostos na gasolina, ficando ela uns cêntimos valentes mais barata que o Diesel, já não dizias isso nem a maioria ia preferir Diesel tirando se fizessem uma grande quilometragem, mas para isso o mais certo era ser em trabalho e ai a coisas era diferente.
Pois, mas é como as coisas são aqui. Os "ses" não são a realidade. SE a gasolina fosse barata obviamente não teria apenas um carro a gasolina, teria um carrão, mas isso não acontece. Temos que viver como podemos, se me sai mais barato um carro a gasóleo então vou comprar um carro a gasóleo, não me serve de nada ter o carro que tenho quando em termos de euros fica me igual ao diesel e ainda pago um IUC ridículo.Não é um Post impopular, mas sim sem fundamento e com muita coisa errada.
Um 1.0T não dura 8 anos? Com que base dizes isso? Pela cilindrada? Quando saiu o 1.9 TDI bem me lembro de conversas que tão pouca cilindrada aquilo não ia durar nada e tal... Aliás os 1.0 da Ford já se provou que são bem fiáveis ao ponto de não haver problemas.
IUC? O antigo sistema de IUC era ridículo, onde na cabeça de alguém se aceita um 1.9 TDI pagar 30€ de selo e um 1.2 num segmento B pagar 55€? Então vamos beneficiar carros mais caros e prejudicar carros mais acessíveis e poupados? Lógicas... Dai que hoje em dia um 1.0T paga menos que um 1.6 Diesel e anda mais a todos os níveis, o sistema actual ainda tributa a parvoíce do CO2 mas é mais justo tributar a cilindrada, quem compra um 2.0 é alguém com mais poder financeira para suportar um IUC maior que alguém que compra um 1.0, parece-me senso comum.
O Diesel somente é bom negócio pelo financiamento, injusto diga-se, do combustível. Num país que se faz de ponta a ponta em 800km, tirando profissionais, os particulares não tem motivos para usar Diesel só o fazem porque se incentiva a nivel de impostos um combustível mais caro e mais poluente a ser mais usado.
Se descessem como deve de ser os impostos na gasolina, ficando ela uns cêntimos valentes mais barata que o Diesel, já não dizias isso nem a maioria ia preferir Diesel tirando se fizessem uma grande quilometragem, mas para isso o mais certo era ser em trabalho e ai a coisas era diferente.
Na minha opinião, GPL é a escolha perfeita, mas num motor que se mexa, mas quando leio os apologistas da gasolina dizerem que não se pode por o carro X a GPL, ou que se nota muito a diferença na potência, e que basicamente preferem andar um 1.4 arrastadeira a gasolina do que um 2.0turbo a GPL então não sei o que diga.
Isto do Diesel vai ser como as escolas privadas, no dia que o governo fizer aquilo que já deveria ter feito há muito tempo lá vai a carneirada toda para a gasolina novamente.
No outro dia dei uma volta num Ibiza, 1.9TDI claro, tinha 220cv, e só bebia 3.5L/100 a andar a fundo, na velocidade cruzeiro dele ~200km/h fazia menos.
Havia quem dissesse que a descer o ponteiro subia e ganhava gasóleo, mas nunca fui muito nessa conversa.
Isto no AHO tem muita gente ou com problemas de auto-confiança em si e/ou na escolha automóvel que fazem ou então gostam de embirrar, não apontando o dedo a ninguém em particular, mas isto é assim:
Vou dar o exemplo da minha mãe, tem um A3 1.9TDI 100cv de 2002 com 220 mil km. NUNCA deu problemas, a única reparação foi trocar uma polie da correia dos acessórios que grilava, de resto é só manutenção a horas paga 40€ de selo, faz 5 litros de média a c*gar mesmo, tem uma repro de 130-140cv em cima (isto já está fora da conversa mas estou a por em contexto), não tem FAP, tem um ESP muito bom, abs, airbags essas tretas todas, até já o levei a trackdays. O carro já andou muito mas agora o dia-a-dia dele é ir para o trabalho, voltar e mais umas voltinhas, tipo 20km por dia. Alguma vez vou trocar este carro e este motor por um 1.0 turbo espremido que se calhar nem 8 anos dura sem dar um problema sério? Ou trocar por um diesel mais pequeno, que não tem a mesma fiabilidade, que não dá o mesmo prazer, paga muito mais de selo, com FAP, mais espremido e que tem uma probabilidade muito maior de dar chatices? Claro que não.
Oh amigo, voce vive num mundo muito restrito.
Vou dar outra situação. Tenho um Portugues que veio para Zurique ha 1 ano e tambem diesel para aqui e para ali.
Tem um mercedes C220 cdi coupe com 177 cavalos (nao uma arrastadeira com 100 cvs) e tambem sabes que isto dos 5..6 aos 100 e espectaculo.
Ontem disse ok vamos dar um passeio e tu impoes o ritmo e eu peguei no GLC 300 (2.0 turbo gasolina 4x4 e 245 cavalos). Cidade com rotundas, ir as compras na Alemanha, 180 na Autobahn.
Resumo: Sempre que fazia 40-120 ele desaparecia porque o diesel demora o seu tempo a reagir. Rotundas eu fazia a 60 e ele tinha que travar porque o peso do diesel ja se sabe.
Depois o mercedes tem caixa de 6 e eu tenho caixa auto de 9 ou seja 120 vou a 1400 rpm.
No fim ele gastou 22 litros de diesel (fizemos a volta de 400 kms misto) e eu gastei 26 litros.
O tuga que era tao convicto do diesel, disse epah podemos trocar da proxima vez...adorei essa leveza direccao, os arranques e poder falar de vidros abertos em cidade sem o tac tac.
Nao vamos reduzir o mundo a 1.0 turbos existe 2.0 ....3.0 turbos e isso sao carros. E aqui na Suiça alemanha gasolina com 400 000 e so quereres amostras amigo. Estamos a falar de Golfs R, Audi S5, Focus RS, Golf GTI, POlo GTI tudo com 250 000 p cima.
Diesel e para quem nao tem alma ou dinheiro (isso percebo). Agora quem gosta de carros e sabe conduzir.
Isto e outro problema. O people que conduz diesel e 2000 as 3500....isso mata qq gasolina
De que ano é o c coupe e o glc?
Qual a medida de pneus dos 2?
O c é também 4x4?
Isso do diesel curvar puor, neste caso, por causa do peso é mesmo para rir!
Se a gasolina existem motores grandes, a diesel também existem e com um matraquear interessante até!