«É a gasóleo?»

Mas era um motor muito quadrado e desagravel de conduzir sem ser com faca nos dentes.

Sem dúvida um excelente melhor, tinha na altura a melhor relação potencia cilindrada do mercado.

Infelizmente nunca tive oportunidade de conduzir nenhum exemplar, mas conheço um senhor que teve um, versao sedan, durante 15 anos e vendeu-o com 350.000km, ele falava maravilhas daquilo.

E la tenho que repetir:

Bmw 430i cabrio 252 cavalos = 57 700 euros (site da bmw.pt)

Bmw 430d cabrio 258 cavalos = 73 750 euros (site da bmw.pt)

Fazendo as contas sao 16 050 euros de diferenca.

Para valer a pena ecolher o 430d e sendo um cabrio realmente vou buscar as pipocas e ver os argumentos

Mas era um motor muito quadrado e desagravel de conduzir sem ser com faca nos dentes.

Sem dúvida um excelente melhor, tinha na altura a melhor relação potencia cilindrada do mercado.

Nem por isso. Se olhassemos para a potência, tinha um binário muito baixo para a potência que tinha, mas tendo em conta a cilindrada, o binário estava em linha com os restantes 1.6 que havia no mercado.

Nao se esqueçam também do factor numero de válvulas e a sua influencia nos baixos regimes .

Um diesel é bastante limitado na sua utilização e muito on off em que num curto espaço de tempo temos de meter varias velocidades .

Os novos motores a gasolina teem binario maximo mais cedo que os diesel e durante muito mais tempo que o diesel também .

Um 1.5 dci tem umas baixas fraquíssimas perante varios 1.2 atmosféricos a gasolina .... Para quem anda a falar muito de baixas rpm e prefere um raio de um 1.5 dci ou um 1.3 multijet vai la vai ... Fraquissimos

Depende. Um 1.5 DCI 105, um 1.3 CDTI, e mais alguns, são de facto maus exemplos de linearidade, sendo muito turbo-dependentes.

Mas nem todos são assim. Tens vários exemplos disso, motores cheios de força logo após as 1000 RPM, e já desde há muuuitos anos.

Tens por exemplo o 2.0 HDI 110cv, o 1.9 TDI 100 e 105cv, 1.9 TD's 90cv, etc

E claro, os modernos 2.0 HDI 136, 150, 163, 2.0 TDI 150, etc, que são motores muito lineares, silenciosos e com muita força, portanto, isso que dizes de num diesel teres que meter mais mudanças, é errado, dependendo do motor em questão.

Nem por isso. Se olhassemos para a potência, tinha um binário muito baixo para a potência que tinha, mas tendo em conta a cilindrada, o binário estava em linha com os restantes 1.6 que havia no mercado.

Nao deveria haver muitos 1.6 com a capacidade do vti, principalmente quando aquilo abria o sistema vtec ás 5000rpm se nao me engano [;)]

É isso que quero dizer. Juntava o melhor de 2 mundos. Até as 5000 tinha o torque de um 1.6 normal. Daí para a frente parecia uma mota. 😊

Comparar cilindradas é sempre relativo e não absoluto. Hoje em dia já tens 1.0 com mais potencia que 1.6 Diesel, a andar mais e com um consumo pouco superior.

A verdade é que o "tuga" só faz contas a bomba. O resto é segundo plano, depois vemos que os carros em Portugal levam uma grande fatia do salário do pessoal... É um mercado de contra-senso.

Quando fiz a comparacao é relativamente à media de carros a gasolina e gasoleo em portugal. E é verdade, pelo menos falo do que vejo, ha muitas pessoas (jovens da minha idade) em que os pais tem 2 carros, 1 a gasolina, mais velho ou baratinho com 1.0 ou 1.2 e depois um carro de segmento mais alto, com 1.5/1.6 ou ate mesmo ja 2.0 SEMPRE a gasoleo, ora é claro que depois o pessoal prefere e diz que gasoleo é melhor.

Agora se o é nao sei dizer, eu pessoalmente tenho um 1.4vti 95cv e acho que ganha em algumas coisas mas perde noutras. A verdade é que abdo a ver se troco...

E la tenho que repetir:

Bmw 430i cabrio 252 cavalos = 57 700 euros (site da bmw.pt)

Bmw 430d cabrio 258 cavalos = 73 750 euros (site da bmw.pt)

Fazendo as contas sao 16 050 euros de diferenca.

Para valer a pena ecolher o 430d e sendo um cabrio realmente vou buscar as pipocas e ver os argumentos

Isso deve-se essencialmente ao facto do 430i ser um 2.000 e de o 430d ser um 3.000.

A nossa fiscalidade penaliza muito a cilindrada, ou seja os preços dos carros estão muito distantes porque os impostos são muito diferentes.

Quando fiz a comparacao é relativamente à media de carros a gasolina e gasoleo em portugal. E é verdade, pelo menos falo do que vejo, ha muitas pessoas (jovens da minha idade) em que os pais tem 2 carros, 1 a gasolina, mais velho ou baratinho com 1.0 ou 1.2 e depois um carro de segmento mais alto, com 1.5/1.6 ou ate mesmo ja 2.0 SEMPRE a gasoleo, ora é claro que depois o pessoal prefere e diz que gasoleo é melhor.

Agora se o é nao sei dizer, eu pessoalmente tenho um 1.4vti 95cv e acho que ganha em algumas coisas mas perde noutras. A verdade é que abdo a ver se troco...

Os carros/motores mudaram muito os ultimos 10/5 anos:

Repara: Adam S 1.4 turbo gasolina 150 cavalos (nao ha equivalente a diesel).

Eu alugo carros de 2 em 2 semanas mas a maioria caixa auto: Com caixa auto a diferenca entre diesel e gasolina e pequena. A gestao da caixa e o mantimento do motor na faixa ideal sao exemplares em 2016:

Mercedes E250 CDI auto de 7
Bmw 320xd auto de 7
BMW320d auto de 8
GLA 250 auto de 7
Nissan Pathfinder (a pior caixa auto ate agora)
Mitsubishi outlander auto
Skoda Superb 1.8 TSI 4x4 manual
Mini Cooper manual
Seat Leon 1.2 TSI
BMW 118i auto
Fiat 500x 1.6 JTD 120
Mercedes A180 CDI
VW Golf VII Bluemotion
Citroen C1 68 cavalos
Ford Focus 1.0 100 cavalos

Estes sao os ultimos que me lembro fazendo alguns apenas 500kms outros mais de 3000 kms.

A BMW 320xd Sport Auto foi a melhor diesel ate agora (muito melhor que a E250CDI mas como saiu o novo modelo E esta opiniao nao e valida). A caixa em modo Sport e os 190 cavalos permitem viagens mto relaxadas).

So que ha um sempre um mas...

Ate pegar no GLA 250(2.0 turbo gasolina 211 cavalos) Nao pela potencia mas pela experiencia....as rotacoes ate 5000 rpm em cidade,,a leveza do motor, a sonoridade....enquanto o bmw 320d e funcional....40-120 relativamente sem esforco....170 em autobahn.......o GLA fazia-me sorrir....em rotundas que o controlo de traccao da bmw entra devido ao understeering.....o GLA podia carregar a fundo e aquele ronco..e o controlo de traccao nunca entra.....e algo que ate agora nenhum diesel.

E em cidade o start stop...estreme o volante pedais.....num gasolina ele so pede to ride the wild wind.....com o skoda 1.8 TSI 160 cavalos foi o mesmo. Em Portugal temos 1 passat 1.9 TDI 130 cavalos mas nao tem nada a ver....apenas anda rapido....nao entusiasma...

Isso deve-se essencialmente ao facto do 430i ser um 2.000 e de o 430d ser um 3.000.

A nossa fiscalidade penaliza muito a cilindrada, ou seja os preços dos carros estão muito distantes porque os impostos são muito diferentes.

Ha muitas coisas erradas se formos analisar ms e o que temos:

Na Suica as marcas vem os carros com manutencao incluida:Audi BMW, Mercedes e Porsche ate 100 000 kms. Assim nao e preciso debater revisoes....Esta incluido.

Golf 1.4 TSI 150 e 2.0 TDI 150 sao equivalentes mas paga mto menos imposto o 1.4. No entanto quase de certeza q a maioria prefere diesel.

É isso que quero dizer. Juntava o melhor de 2 mundos. Até as 5000 tinha o torque de um 1.6 normal. Daí para a frente parecia uma mota. 

Precisamente, tinhamos um carro com consumos bons andando em baixa rpm e com um desempenho dito normal, daí para a frente apartir das 5000 o cantar ja era outro e o desempenho "transformava-se" [:D]

Outra pergunta:
"El Adblue se puede adquirir en las estaciones de servicio y su demanda va en aumento por la entrada en vigor de la normativa de emisiones Euro 6. Su precio, a fecha de noviembre de 2015, se sitúa entre los 10 y los 12 euros para una garrafa de 10 litros."

10 euros dao para quantos kms?

Depende. Um 1.5 DCI 105, um 1.3 CDTI, e mais alguns, são de facto maus exemplos de linearidade, sendo muito turbo-dependentes.

Mas nem todos são assim. Tens vários exemplos disso, motores cheios de força logo após as 1000 RPM, e já desde há muuuitos anos.

Tens por exemplo o 2.0 HDI 110cv, o 1.9 TDI 100 e 105cv, 1.9 TD's 90cv, etc

E claro, os modernos 2.0 HDI 136, 150, 163, 2.0 TDI 150, etc, que são motores muito lineares, silenciosos e com muita força, portanto, isso que dizes de num diesel teres que meter mais mudanças, é errado, dependendo do motor em questão.

Mas tu deste me a razao toda ao mencionares os 2.0 ...

Um 1.5 dci tem mais potencia e binario derivado do turbo que do proprio motor ! Um 2.0 nato já tem maior binario e mais cavalos dai que em baixas isso se sinta mais e nao se note tanto a turbo dependencia !

Pegando num 1.5 dci de 110cvs , em baixas rpm onde nao há efeito turbo o motor deverá se comportar como se fosse um atmosferico e um 1.5 terá sempre pouco binario e poucos cavalos ... o que lhe dá a alma dos 110cvs e o dito binario é mesmo o turbo , alias até deve dobrar o que o bloco em si dá !

Dai que um 1.5 a gasolina atmosferico por exemplo tem melhores baixas que um 1.5 dci

Sim porque os instaladores cá também não cumprem regulamentos, ainda aí tudo com instalações zé da esquina que não são inspeccionadas.[8b]
É que nem para espicaçar tens jeito.

Vê-lá tu que às vezes de fábrica os sistemas dão mais problemas (cof cof Subaru)

venho um pouco tarde, mas e só para que acrescentar que a Subaru nunca teve (pelo menos ate 5ª geração) kits montados de serie/fabrica, as versões a GPL que existiram cá e no resto do mundo eram montadas por empresas a parte nos países comercializados.

venho um pouco tarde, mas e só para que acrescentar que a Subaru nunca teve (pelo menos ate 5ª geração) kits montados de serie/fabrica, as versões a GPL que existiram cá e no resto do mundo eram montadas por empresas a parte nos países comercializados.

Tarde ou não, toda a gente é benvinda para acrescentar informação e assunto ao tópico [;)]

Um 1.5 dci tem mais potencia e binario derivado do turbo que do proprio motor ! Um 2.0 nato já tem maior binario e mais cavalos dai que em baixas isso se sinta mais e nao se note tanto a turbo dependencia !

Pegando num 1.5 dci de 110cvs , em baixas rpm onde nao há efeito turbo o motor deverá se comportar como se fosse um atmosferico e um 1.5 terá sempre pouco binario e poucos cavalos ... o que lhe dá a alma dos 110cvs e o dito binario é mesmo o turbo , alias até deve dobrar o que o bloco em si dá !

Dai que um 1.5 a gasolina atmosferico por exemplo tem melhores baixas que um 1.5 dci

Exatamente, em diesel de cilindradas baixas nota-se muito a turbo dependencia como referiste

Sim, percebo o que dizes, mas não esquecer que há motores diesel de baixa cilindrada que são muito lineares apesar de terem turbo. Mas claramente não é o caso dos primeiros 1.5 DCI 105, 1.3 cdti, etc

Ainda ha pessoas que nao se deixam formatar [:D]
O avô de um grande amigo meu tem um 500SEL de 1991, um autentico maquinao, é um v8 acho eu e tem mais de 300 cavalos. Aquilo facilmente faz medias de 20L na boa (e é normal) mas o senhor adora o carro e trata-o como familia literalmente. Ha uns tempos o dono de um stand da zona dele queria fazer negocio com ele envolvendo um A8TDi de 2002 e mais €€.. Mas á partida seria um bom negócio. Resposta do avô do meu amigo: "Nem por um A8 dos novos pêlo por pêlo, neste carro confio 100% e quero que se **** a gasolina que bebe, ao menos não me dá chatices, nestes novos ja nao é assim".
Absolutamente irredútivel [:p]

Mas atenção, estsmos a falar de um homem de 70 anos fanático por 2 coisas: mercedes e gasolina [:D]
Ainda é dos que diz que só existem duas marcas de carros... [:D]

Ainda se discute?
Num país pobre prevalece o que é mais económico e não aquilo que se gosta mais. Qual é a dúvida.

Back